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O FTB foi atualizado e otimizado.

Antes, para visualizar todas as nossas salas, era preciso descer a barra de rolagem por muito tempo. Isto dificultava a nossa vida, principalmente a dos novos usuários, que não encontravam as salas/assuntos de interesse.

Agora as salas foram transformadas em "sub salas" e incluídas em grandes fóruns.

Esperamos que tenham gostado. :amigo:

Posts Recomendados

Olá a todos. Sou um novo por aqui, apesar de acompanhar o fórum há meses como visitante.

Gostaria dos conselhos do pessoal sobre um casco de alumínio  para mar abrigado, região de caraguatatuba, ubatuba, são Sebastião e ilha bela, em sp.

Objetivo: pesca de fundo com jigs/isca natural,  de corrico e eventualmente de arremesso com iscas.

Pescarei 90% do tempo em 2 pessoas, ou menos.

Não pretendo deixar o barco em marina, eu mesmo colocarei e retirarei da agua. Eventualmente sozinho.

Já possui bote inflável de 4,5mts com console e motor de 40. Sei o que esperar do mar na região, o tempo pode mudar rápido e ficar bem chato de navegar. 

Velocidade é desejada, mas segurança vem primeiro. Também porque no mar, quando está batido, a velocidade diminui muito, pois bate bastante e fica desconfortável  e mais perigoso. Devo navegar até os pontos de pesca entre 20 e 40 minutos. Se for mais longe será por perto da Costa, sempre com  pontos abrigados por perto.

Minhas prioridades na compra:

- casco borda alta, fundo em v, preferencialmente com quebra mar, ideal seria popa fechada com refluxo, preferencialmente  proa avançada.

- tamanho mínimo de 4,8mts, máximo 6 mts

- casco seguro, compartimentos estanque com flutuadores são importantes. Flutuação  positiva seria fantástico, mas nem sei se existe para alumínio.

- facilidade para por é retirar da agua é imprescindível. Possuo carro compacto, motor 1.6, etios automatico. O peso de todo o conjunto influencia.

- gostaria de utilizar o tohatsu 30hp. Partida elétrica é dispensável, console seria interessante mas não obrigatório.

- casco pode ser usado, soldado ou rebitado. Motor muito pouco usado ou zero.

 

Já li muitos tópicos de vocês. Gostei do scorpion 165 e 175 da pantanaltica, savage, robalo da mogi, dentre outros. Ocorre que fico na dúvida sobre equilíbrio entre esses cascos e o motor 30.

O scorpion 175 parece fantástico,  borda larga, pesa o mesmo que o 165. Mas será que come 2 pessoas e tralha fica satisfatório?  Barco pesa 130kg, de acordo com fabricante.

Já o savage e robalo, tem cascos seguros para mar? A borda é alta o suficiente? Cortam bem a agua, ou espirra muito pro barco?

Peso do barco + 200 kg de pescadores, + 51 do motor + 30 de combustível + 70 kg de tralhas (caixa térmica, cabo, ancora, 2 bancos, varas, capota)

Ou seja, arredondando para cima uns 500kg. 30 hp X 25kg/hp da 750kg de limite, usaria uns 2/3 da capacidade, do motor, ainda com reserva para emergencia.

Pois é, o papel aceita tudo. Por isso peço opinião dos amigos!  Quem já usou barcos similares em mar? O que aconselham?

Se meu orçamento fosse maior comprava um com console, motor de 40 ou 50, e punha na marina, kkk. Mas não da, hehehe.

Gostaria de limitar meus gastos em 20mil, já com documentação. Mais que isso acaba inviabilizando. E não abro mão de motor muito novo, ja tomei susto em mar algumas vezes. Por isso tive bote, é um salva vidas com motor!

Desde já agradeço as dicas!!!!!!!

 

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Leonardo, logo os mais entendidos aparecem e surgirão muitas opiniões.

Não vejo outro casco que não os que citou, incluiria também o Boto (uma amigo aqui do fórum, o Kikuta) já navegou com o Boto (Fluvimar) dele em locais como o que citou e, segundo ele, foi tranquilo. Acho que consegue customizar com uma borda mais alta também.

Outro casco que gosto muito é o Wave da Maresias, baita de um barco e os caras tem bastante expertise na construção de barcos de pequeno porte para uso em mar abrigado, detalhe dele é que é um pouco mais pesado que os 130 Kgs que citou. Mas, como constroem sob encomenda, vale a pena dar uma olhada visto que não fica tão longe de sua cidade.

Quanto ao motor, barco mais pesado pede motor mais potente e pra esses modelos não tenho experiência pra lhe dizer se o 30 é pouco, inclusive tenho essa dúvida também.

Se limitar seus gastos em 20 mil, um Tohatsu 30 hoje sai por aproximadamente R$ 10.000,00 a R$ 10.500,00, metade do valor do conjunto, esses cascos mais reforçados geralmente são mais caros.

Pensaria em um 40 HP usado e de boa procedência que sairia até mais barato, acredito, que um 30 novo. Teria mais motor pra tocar um casco mais pesado como o que busca, com isso teria mais segurança em eventualidades.

Mas como disse, logo o pessoal aparece e dará dicas com mais conhecimento de causa.

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Olá Leonardo 

 

Eu tenho um boto e já usei ele 2X em Ubatuba, a marina que usei ficava em Maranduba; fiz um vídeo

Meu carro é um Fox 1.6, e não tenho problemas com o reboque (claro que para vagens mais longas vou eu e mais um no carro para não exagerar no peso)

 

 

Esse modelo tem também sem comando como o do amigo Renato Barreto

 

Mas o preço passa um pouco do valor descrito no seu relato 

 

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7 minutos atrás, Mario Kikuta disse:

Pois é, fantástico o conjunto. Mas o orçamento não dá para mim por enquanto.  Planejando 20Mil sei que depois invento mais cousa, eletrico, fishfinde, gps, e por aí vai. Não posso me enganar.

E é bem pesado um conjunto desses, me preocupa isso.

Abraço e obrigado

 

7 minutos atrás, Mario Kikuta disse:

 

Eu tenho um boto e já usei ele 2X em Ubatuba, a marina que usei ficava em Maranduba; fiz um vídeo

 

Esse modelo tem também sem comando como o do amigo Renato Barreto

 

Mas o preço passa um pouco do valor descrito no seu relato 

 

Obrigado pela dica, não conhecia o boto, vou pesquisar sobre ele. Vou também mandar email para a maresias, quem sabe vale a pena?  Abraço!

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Leonardo, com certeza o Wave da Maresias é mais caro que o Boto, mas vale a pena falar com ele sim pois entendem muito do assunto e podem lhe oferecer algo que se encaixa no que procura.

Olhando preço como fator limitante e não deixando de lado a qualidade, o Robalo da Mogi talvez apareça como um candidato forte.

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desculpa minha ignorancia, mas oq  eh flutuacao positiva??

 

pq nao um bote inflavel? hj tem uns bem legais, modernos e tal, vc monta e desmonta, guarda no porta malas... nao tem carretinha, nao tem garagem etc... 

 

so um detalhe, no mar a flutuabilidade eh maior, logo um 30 vai andar bem nesses barcos!

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1 minuto atrás, Astra-Taranis disse:

desculpa minha ignorancia, mas oq  eh flutuacao positiva??

 

pq nao um bote inflavel? hj tem uns bem legais, modernos e tal, vc monta e desmonta, guarda no porta malas... nao tem carretinha, nao tem garagem etc... 

 

so um detalhe, no mar a flutuabilidade eh maior, logo um 30 vai andar bem nesses barcos!

Flutuação positiva significa que esse barco cheio de água não afundaria. Ficaria na superfície, virado ou não. Nesse caso basta se segurar no barco e aguardar ajuda. Sem os flutuadores descem na hora como um martelo na água. .Com relação  a botes já tive 3. Os de montar navegam mal e são pequenos. Os maiores são pesados e caros, e depois de uns 2 anos começam a dar manutenção. Se for um flexboat ou Zefir aguenta mais, mas são muito mais caros. E tem muito pouco espaço interno pra pesca, nada de viveiro, etc... aliás, o pessoal da mogi disse que o robalo não afundaria se embarcar, devido aos flutuadores nos bancos. Recebi email deles hoje.

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leonardo usei algumas vezes apenas os botes, nao tenho muita base pra questiona-lo, se vc diz, pra mim é verdade absoluta.

 

sobre a flutuacao positiva, muitos barcos de aluminio assim o sao, maioria deles tem pets ou isopores dentro dos bancos, os EVAs que se usam hj no assoalho tb garantem uma boa flutuabilidade, tem varios videos no youtbe de fabricas testando seus barcos virando, enchendo de agua, basta procurar e vc vai ver :)

 

ha tb os calacas q se garantem com a borda flutuante deles na pagina do facebook deles, tem dois relatos de usuarios em aguas maritimas e estao gostando muito.

 

tem q ver o q te agrada mais, pode pagar etc... de qqr forma, barco de 6 metros no teu caso é OBRIGACAO absoluta.

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Eu sei que existem lanchas que o próprio casco é o elemento flutuante e nesses casos com um pouco mais isopor na popa me parece que elas realmente não afundam 

 

Os barcos de alumínio tem seus espaços preenchidos por isopor ou garrafas PET mas, SMJ, estes elementos garantes a flutuação do barco, já se vc tiver um motor na popa, uma bateria amarrada na proa e um motor elétrico eu não sei não

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LEONARDO amigao  = ja quebrei a cabeça ; e ate´agora  =  ñ achei uma soluçao  ideal  ; p/  o caso = FLUTUAÇAO   ???/  

 no meu caso ;   duvida  =   é  um  material    ideal  e pontos  de  enchimento  de flutuadores ????

agora no seu caso =   TEM QUE GARANTIR  MSMO  =  QUE Ñ AFUNDE  OK  =  caso  tenha algumas dicas  sobre flutuaçao  e materias    =  agradeço /joia:::

 

 

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   leonardo  = nosso  amigo aqui do forum =  rodrigao  =  POSTOU  =  um  video intereçante  =  da uma pesquisada  no  topico   = FLUTUAÇAO  =   O VIDEO ESTÁ LA´ OK 

 

BOLINHAS  DE   =    PING   PONG    KKKK   LEGAL    .....joia:::

ABRAÇO /:good:

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Veja o vídeo. Somente com flutuadores internos nos bancos já aguenta o barco com esses 2 Caras!

Além do pet e isopor sei que existe um tipo de espuma expandida, mas não lembro o nome. O objetivo desues materiais é OCUPAR o espaço de compartimentos estanques para evitar que a água entre lá em caso de perda da estanque idade.

Conversei na mogi e pantanaltica, os barcos deles que possuem esses flutuadores internos  os bancos são seguros. No mar a flutuabilidade é maior também.

Umas vez, surfando uma onda num bote inflável com console e 40hp, perdi o equilíbrio e soltei meu peso no manche. Acelerei com tudo, desci a onda com tudo e passei, literalmente, debaixo da onda que vinha a frente. Enchi o bote de água ao limite da borda. Como tinha motor sobrando, e bote não afunda, abri o dreno da popa e acelerei, em minutos estava sem água no barco. Passou o susto, continuei o passeio.

Se fosse um barco de alumínio estaria encrencado. Mas com borda alta, largo, nunca entraria debaixo da onda, passaria por cima! Não foi imprudência, foi um acidente.

Por isso estou pesquisando muito para comprar um casco adequado para mar, 5cm a mais de borda ajuda muito. O casco em v profundo ajuda muito com mar bravo que é o momento em que estamos correndo de volta pra casa e queremos velocidade para evitar complicações.

Abraço  aos amigos!

 

 

 

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Coloque um 25 ou 40hp atrás, tire os isopores ou pet do banco da popa, pois hj quase td mundo  usa com tanque e bateria embutidos nesse banco , coloquem num rio ou represa com agua pesada e onde não encoste no fundo , abram o tampão  e veja se flutua, kkkkkkkk. Duvido, vai ficar no máximo  só o bico de fora se der sorte, se forem aqueles semichatos onde o banco da popa é porta tanque , o do meio é viveiro  e o da frente tem caixas de bateria e poita, aonde vai esses flutuadores, ou serão suficientes?     Barco que não afunda é  inflavel na minha opinião

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Em 13/09/2016 at 17:20, Lamana disse:

Eu não acredito que "Borda Flutuante" flutue alguma coisa.

 

Em 13/09/2016 at 17:25, Fabio Giovanoni disse:

estou plenamente  de acordo c/ mestre lamana  :good:

ñ flutua  nem alguma coisa =  e nem um poucooo.....

 

 

Opa, Lamana e Fabio. Tudo bem com vocês amigos?

 

Então, a borda flutuante flutua sim! joia:::

Mas o que garante a flutuação de uma FlashBass ou GranFlashBass não é apenas a borda, mas sim uma série de fatores.

 

A borda flutuante calculamos como um auxilio de flutuação de 20kg. Supomos que seja um barco modelo FlashBass de 5m que pesa 90kg, já temos 20kg de flutuação da borda flutuante. Na de 5m possuem 3 borrachoes de EVA, cada um para afundar totalmente precisa de no mínimo 60kg, ou seja, são 180kg de flutuação a mais, garantidos já que os borrachões são exclusivamente fixos nas laterais dos barco. Além disso ainda possui o isopor no banco. Todos esses fatores juntos dão quase 300kg juntos, e o barco pesa 90kg, um motor 15 hp pesa 40kg, sobra bastante flutuação, não? rs

 

Além disso a borda flutuante auxilia principalmente pela resistência que da ao casco contra torções, a resistência e tão, mas tão grande que ela só recebe aquela curvatura através de maquinas, imagine só a resistência que o barco ganha, diferente dessas outras bordas normais que é a mão, e ainda esteticamente dá outra vida ao barco.

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Opa, Leonardo Cortez. Tudo bem?

 

Vi seu comentários, e está buscando um barco para essa finalidade '' Objetivo: pesca de fundo com jigs/isca natural,  de corrico e eventualmente de arremesso com iscas.''. A Calaça Náutica tem alguns modelos específicos para isso, que servem para tudo. O primeiro é o FlashBass para motores de 15 a 30 HP ou até 40 sob encomenda, possui 1.60 m de boca, baixo peso, alta perfomance e ótima estabilidade, confira no link: http://www.calaca.com.br/flashbass/

 

Ou o nosso novo modelo, a GranFlashBass que tem ótima performance com motores de 15 a 50 HP's, que tem uma estabilidade sensacional e como a FlashBass, também é perfeita para a pesca com iscas naturais ou com artificiais de arremesso nas plataformas. O modelo está sendo lançado essa semana, mas já deixei um relato aqui no fórum, veja aqui no link:

 

Tenho certeza que gostará muito, são os barcos com as maiores tecnologias em navegação, durabilidade e acabamentos especiais disponíveis no Brasil. Qualquer coisa me chame pessoalmente no WhatsApp (62)98151-8564 para tirar melhor as suas dúvidas.

 

Abraço!

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    sr . joao     =  OBRIGADO PELA SUA ATENÇAO  OK   /   VALEU  =      como digo  em todos os topicos  que  participo   =    GOSTO  É GOSTO   NÉ   ??     ;   CADA UM TEM UMA OPINIAO  TAMBEM /

o  meu dinheiro  ;   e meu  gosto  ;   e   minha opiniao    = sobre borda  flutuante  ;  no caso  aqui   =   Ñ GASTO   MEU DINHEIRO C/ ISSSO  ; NEM TEMPO / ..........

  E CONTINUO  PAGANDO P/ VER  =  UMA SOLUÇAO  P/ OS CASCOS ;    CANOAS  ;   BOTES     ;  DE ALUMINIO   X  FLUTUAÇAO  OK  /

como  gutao  disse   ai  =  BARCO  QUE Ñ AFUNDA  É  INFLAVEL   =   AQUI NO CASO  É FATO   OK /  

a maioria de  barcos  exercito  e resgate   marinha   =   todos  sao   inflaveis  ;  tanto console  como manche  ok/ 

 

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46 minutos atrás, Fabio Giovanoni disse:

    sr . joao     =  OBRIGADO PELA SUA ATENÇAO  OK   /   VALEU  =      como digo  em todos os topicos  que  participo   =    GOSTO  É GOSTO   NÉ   ??     ;   CADA UM TEM UMA OPINIAO  TAMBEM /

o  meu dinheiro  ;   e meu  gosto  ;   e   minha opiniao    = sobre borda  flutuante  ;  no caso  aqui   =   Ñ GASTO   MEU DINHEIRO C/ ISSSO  ; NEM TEMPO / ..........

  E CONTINUO  PAGANDO P/ VER  =  UMA SOLUÇAO  P/ OS CASCOS ;    CANOAS  ;   BOTES     ;  DE ALUMINIO   X  FLUTUAÇAO  OK  /

como  gutao  disse   ai  =  BARCO  QUE Ñ AFUNDA  É  INFLAVEL   =   AQUI NO CASO  É FATO   OK /  

a maioria de  barcos  exercito  e resgate   marinha   =   todos  sao   inflaveis  ;  tanto console  como manche  ok/ 

 

Bom dia, Fabio. Tudo bem?

 

Sim, com certeza respeito sua opinião, os barcos infláveis tem uma devida vantagem justamente por serem infláveis... rsrs

 

Agora a borda flutuante como eu disse, o barco não depende dela para flutuar nesses casos, mas sim, a soma de vários fatores na qual ela está incluída. 

 

Mas as maiores vantagens da borda flutuante são estruturalmente, devido ao seu formato que deixa o barco contra torções, a borda e construida de alumínio estrutural com liga mais resistente que as normais, ou seja, bem levinho e super resistente. Uma barra de 5m da borda flutuante pesa 150 gramas a mais do que aquela borda bem fina tradicional. 

Alem da enorme vantagem estrutural, tem as vantagens como na estética e no conforto, primeiro por que fica muito agradável para quem está dentro e por fora, deixa o barco todo liso como se nem fosse de alumínio. Já quando falo de conforto, seria por causa do seu formato, quando você anda sentado ali no banco com a mão na borda, ou coisas do tipo ela gera um ótimo conforto além de que não tem quinas para você se machucar com uma eventual pancada, etc. Outra diferença é que ela funciona como se fosse um "airbag", qualquer impacto extremamente forte, a borda poderá amassar um pouco, porem salva a borda do barco de amassar.

 

Bem, quem não está acostumado às vezes pode achar um pouco estranho, mas garanto que quem usa, não quer outro tipo mais, assim como muitos aqui do fórum.

Vou tirar algumas fotos para ilustrar isso melhor hoje. Abraço! 

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sr joao  =  qto ao quesito  estrutura  / estetica  e tals  =  estou de acordo =  sem duvida  joia:::         =     sem dizer=           + ou  -  peso  ok  /  CONCORDO  C/ TUDO OQ DISSE  AI EM CIMA  OK /

mas   ultimos comentarios   ; duvidas   do   =  topico  =  diz segurança x flutuaçao   p/ mar    ???   qro ver um      ;; casco ;     ; como citados aluminio   no mar    =   ñ virar ancora ;  navegando  c/ plena carga ;  e mar bravo  

  =    borda flutuante   =       correto   que  =  ACRESCENTE AO CONJUNTO  OK  /  MAS  NO CASO AQUI  ??????????

varias garrafas pets fixadas em baixo =  de uma borda normal      =    ja ´ é  uma simples flutuaçao    =   tambem  bem simples / 

se quiser resiatencia   ;  estrutura ;   pode ser de PVC    =    VARIAS MEDIDADAS  NÉ ?/  encher =   de varios  materiais  tambem  = bem simples e eficiente  ok / 

a questao é aspkito =   visual  ; estrutural  =  e outras tantas variantes ok  /   

MAS  AINDA Ñ VI NADA INTERESSANTE ; E REAL  AQUI NO BRASIL  no quesito = FLUTUAÇAO  =   CANOAS  ; BOTES  ; BARCOS  DE ALUMINIO  OK / ainda  mais   c/ porta  TUDO   KKKKK  ...... 

 

 

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Eu sou igual a São Tomé - "Só acredito naquilo que vejo"....Para tirar a dúvida do pessoal, acho que seria interessante algum fabricante de barcos de alumínio  fazer um vídeo sobre flutuação, mas numa situação real...barco com um motor de popa (pode ser de uns 25 HP, que é o minimo recomendado p/ navegar em grandes represas), motor elétrico e uma bateria de uns 100 AH amarrado na proa.

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