Ir para conteúdo

Nova Liger ac 2024


Posts Recomendados

178g com coroa em latão, novo freio mais moderno, tem coisas que a Shimano não faz kkkk

Pequena, parruda e moderna 

Shimaneiros de plantão citem uma carretilha equivalente a está da Shimano 🙂

https://liger-ac.marinefishing.com.br/

 

Screenshot_20240514_183533_Chrome_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Arcer changed the title to Nova Liger ac 2024

Sou fã de equipamentos leves e a Liger sempre me chamou atenção. Porém, nunca usei. 

Será que a MS está mudando um pouco o foco dessa linha? Parece ter ficado mais robusta e capaz de aguentar o tranco pra quem pesca os Açus. As versões anteriores não tinham este foco, certo? Posso estar enganado kkk

 

Aliás essa questão de Coroa e Pinhão é algo que sempre me deixa em dúvida!

 

Bronze, Latão, Alumínio, Duralumínio... Nunca entendi completamente essas diferenças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Carlos Sommer disse:

Sou fã de equipamentos leves e a Liger sempre me chamou atenção. Porém, nunca usei. 

Será que a MS está mudando um pouco o foco dessa linha? Parece ter ficado mais robusta e capaz de aguentar o tranco pra quem pesca os Açus. As versões anteriores não tinham este foco, certo? Posso estar enganado kkk

 

Aliás essa questão de Coroa e Pinhão é algo que sempre me deixa em dúvida!

 

Bronze, Latão, Alumínio, Duralumínio... Nunca entendi completamente essas diferenças.


Eles já avisaram que vão manter a versão atual da Liger de 139 gramas, não será descontinuada. 
Também acho que essa nova versão aguentaria uma pesca de Açus. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Carlos Sommer disse:

 

Bronze, Latão, Alumínio, Duralumínio... Nunca entendi completamente essas diferenças.

Simples, Bronze ou latão são metais muito mais resistente que o alumínio ou os que tem a base em alumínio como o duralumínio, alumínio aeroespacial, etc..etc.  esses "derivados" de alumínio dizem serem um alumínio melhorado e mais resistentes, então porque não colocam logo de latão em todas as carretilhas que é mais resistente???? Um dos motivos é o peso que vai agregar a carretilha e hoje em dia todos querem carretilhas levinhas (eu também🙂) mas como tudo tem um preço nesse caso é as carretilhas ficarem mais "frágeis" mas não se assuste com esse termo "frágeis"  pois esses "aluminiuns" tem uma boa resistência que se sabendo usar não terás problemas por muito tempo.

Já os piões são praticamente todos em latão por provavelmente  sofrerem mais pressão. 

Carretilhas mais parrudas em geral tem Pião e coroa em latão, chassis em alumínio e eixo do carretel em aço inox.

Exemplo: da diferença de peso entre o latão e alumínio 

GridArt_20240517_143243122.jpg

 

E essa diferença poderia ser maior pois a coroa de latão é a menor se fossem do mesmo tamanho a diferença de peso seria ainda maior 

 

20240517_143038_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

simples.. devido as caracteristicas basicas do metal..

 

o peso desses itens sao baixos, pouco impactam no resultado final.

 

mas o latao é superior em resistencia mecanica, possui grau maior de resistencia a corrosao em comparacao ao aço mas menor em relacao ao aluminio. Mas conduz muito calor ou seja, dependendo de onde for, num drag forte ou numa pancada maior, ele literalmente vai moer todas as engrenagens q estao em contato com ele... o aluminio tende a ser mais macio e quebradico em relacao ao latao, mas corroi menos em relacao ao latao (bom pra lugares mais umidos ou com sal).

 

Ai entra outras questoes tb, como o tamanho e a direcao dso dentes das engrenagens, dentes menores, sao mais macios porem mais delicados, dentes maiores sao mais rusticos porem vc vai sentir mais... ai vai da engenheria e precisao desejadas.

 

certamente em dentes muito pqnos, usarao latao, em dentes maiores o aluminio.

 

por fim, existem zilhoes de ligas de todos os materiais... cada uma com uma aplicacao melhor ou pior .. 

 

so de aluminio devem ter umas centenas, por exemplo o duraluminio eh um aluminio mais fraco, bom pra moldar, por exemplo frisos... aguenta uma barbaridade de corrosao mas pouco de tracao mecanica... o aluminio naval em relacao ao aluminio normal, eh mais forte, aguenta mais receber pancadas, bom pra barcos q sao sempre judiados com tocos, carretinhas, etc.... o aluminio aeronatico tem caracteristicas de dureza e maleabilidade distintos e por ai vai...

 

latao imagino ser igual...

 

 

entao vc comparar um latao com um aluminio sem saber qual tipo de latao e qual tipo de aluminio, eh o mesmo que comparar avestruz com batatas... certamente vai errar logo no inicio da conceitualizacao da peça...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahh e nao esqueca da corrosao entre metais diferentes (tem um nome que eu esqueci), dependendo do orçamento do projeto e da finalidade, se usa um material aqui ou ali que vai piorar ou ajudar essa questao e ai meu amigo, contra o financeiro, pode ter certeza, nao irao ligar pra liga, pro proposito, pra isso ou aquilo, vai valer o custo final e ponto final. e ai vale o que tiver menor corrosao entre os metais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia foi mal concebida pela Marine Sports, a carretilha ter chassi em aluminio e coroa e pinhão em latão é ok, mas e a capacidade de linha? Mudou quase nada em relação a liger original, um amigo comprou e conseguiu colocar somente 50 metros de linha 0,30 mm multi...creio eu que é muito pouco para a pesca de açus e trairões. Faria muito mais sentido eles terem uma versão com coroa e pinhão de latão nas carretilhas Lubina GTX, Legacy ou Chroma, que possuem capacidade de linha compatível com a pesca mais pesada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que a Marine vem errando ultimamente.

 

A Venator AC é tipo uma Liger, só que com a saída de linha "travada".

 

A Legacy com freio magnético, trava demais o lançamento para nossa realidade brasileira.

 

A nova Liger? Mais do mesmo... ou seja.. duas liger e venator AC para mesma finalidade - pesca leve a média.

 

Eu gostaria da Lubina GTS de volta. A Lubina tem freio centrífugo, sim, nem magnético, nem dual break, apenas centrífugo como deve ser! A Lubina tem estrutura mais robusta para os açus (os internos, área de contato maior dos discos de freio etc.), porém a GTX é demasiadamente veloz.

 

Uma GTS com velocidade entre 7 e 8.3, com coroa de latão, seria TOP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Joao Paulo ML disse:

 

A Venator AC é tipo uma Liger, só que com a saída de linha "travada".

Como assim saida de linha travada? 

Tinha uma Ac até esses dias otima carretilha vendi porque mesmo muito pequena (mesmo corpo da liger) ela não  é confortável  e me causava fadiga na mão, esse formado não deixa a mão abraçar perfeitamente a carretilha, mesmo problema das pequenas Abus muito pequenas, leves, resistentes mas uma ergonomia  que não foi pensada na mão do pescador 

Screenshot_20240520_113229_Google_1.jpg

 

Isso é uma carretilha ergonômica e confortável 

20240520_121230_1.jpg

 

Screenshot_20240520_122807_Hue Pix_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vish é tanto lançamento que nem tenho noção mais.   Continuo com minha Liger Mg e Venator Se há 12 anos na lida,  e vai pro suiá denovo esse ano,  nunca abri nem pra ver se tem graxa na coroa até hj. Num sei q esse povo faz pra destruir tanta coroa  assim, kkkkkk.  Acho que é mais teoria do que prática

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o eixo de destrave passa tampando o olhal, conforme observado pelo grande Eduardo Chedid em um de seus vídeos

e já vi mais de um video de cara que faz manutenção de carretilhas pegar AC faltando no olhal o quia de linha revestido em titânio, provavelmente pelo atrito da linha empurrada pelo eixo de destrave mal localizado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guto Pinto disse:

Vish é tanto lançamento que nem tenho noção mais.   Continuo com minha Liger Mg e Venator Se há 12 anos na lida,  e vai pro suiá denovo esse ano,  nunca abri nem pra ver se tem graxa na coroa até hj. Num sei q esse povo faz pra destruir tanta coroa  assim, kkkkkk.  Acho que é mais teoria do que prática

Concordo com você

 

é muito preciosismo e muito marketing, também questão de gosto.. mas claro, essa "perfumaria" também faz parte do prazer da pesca esportiva kkkkk

 

já vi piloteiro usar uma Lubina GTX nos dourados de corredeira, pinchando todo dia.. durou 2 anos até abrir o bico.. e a coroa é duralumínio

 

tem um amigo meu que usa 2 Chronarch para tudo há anos, açu, dourado no pincho.. nunca abriram o bico.. e é micromódulo

 

abç!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Joao Paulo ML disse:

Concordo com você

 

é muito preciosismo e muito marketing, também questão de gosto.. mas claro, essa "perfumaria" também faz parte do prazer da pesca esportiva kkkkk

 

já vi piloteiro usar uma Lubina GTX nos dourados de corredeira, pinchando todo dia.. durou 2 anos até abrir o bico.. e a coroa é duralumínio

 

tem um amigo meu que usa 2 Chronarch para tudo há anos, açu, dourado no pincho.. nunca abriram o bico.. e é micromódulo

 

abç!!

 

Tb  acho que é mais preciosismo e o prazer de ficar estudando e discutindo as tralhas , elaborando teorias do que  o que ocorre na prática mesmo. Já fui assim há muitos anos, hj  acho que devido a falta de tempo e correria eu pego as carretilhas , só troco as linhas confiro o leader e ponho na mala. Kkkkkkk. Volta da pescaria,  limpo, passo um oleo nos rolamentos e sem fim e ta proxima pra outra. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/05/2024 em 12:50, Guto Pinto disse:

 nunca abri nem pra ver se tem graxa na coroa até hj. 

Lembrei do nosso colega Marcelo Pires dizendo que o ideal é não lubrificar as engrenagens das carretilhas, vai ver ele ta certo e a Shimano errada quando recomenda a lubrificação 😛:gorfei::yes4:

 As minhas prefiro que continuem sempre bem Lubrificadas:read:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arcer, o quesito lubrificação tem 999999999 mil erros e menos de 2 acertos…

 

longe de mim ser o cara q entende ehehhe eu tb mantenho td lubrificado (ui!)..

 

mas existem milhares de tipos, materiais, caracteristicas e resultados em lubrificantes, especialmente em graxas, e ma grande maioria deles, em pouco tempo perdem caracteristicas fisicas e ou endurecem, o q eh uma enorme tragedia em engrenagens tao delicadas e pequenas.

 

sim, nosso amigo pode estar certo! Nao sei se esta… mas pode estar!

 

via de regra: pqnas engrenagens, se dao melhor secas, isso evita q elas “pulem” dentes ou se tornem excessivamente lentas (toda graxa trava engrenagem)… pra isso isso oleo eh muitas vezes mais indicado ou nem mesmo oleo…

 

ademais, alguns materiais literalmente se degradam com alguns tipos de graxa (por exemplo fibra de carbono e compositos, so graxas a base de litio!)

 

eu gosto absurdamente de graxa de molibdemio, pois tem caracteristias de aderencia ao metal incriveis e sao excelentes pra deslizar… se eh boa pra isso ou nao, nao sei, mas uso ehehhe meus molinetes e carretilhas so funcionam com ela… mas eh cara e dificil de achar

 

enfim, assunto polemico..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teoria do que tá dando certo , não  mexe, kkkkkk.  Rolamento e sem fim sim,  acaba que se nao fizer uma limpeza e colocar um tico de óleo fino ( uso singer msm ou da abu) acaba prejudicando o desempenho, mas abrir  carretilha, meter graxa num trem delicado onde vai entrar poeira, areia, agua com detrito e grudar td nessa graxa sei  não, carretilha é igual um diferencial de  carro só que não é blindado.  Eu nunca quebrei um dente de uma carretilha minha.  E olha q tem umas que uso aqui no pardo td semana q são de doer o jeito que estao.  Carretilhas que quebraram comigo sempre mesma causa, desgaste do gatilho, e drag perdeu eficiencia. Essa Liger mesmo minha nao usei pra pesca leve não, foi Trairao, Tucuna Uatuma , Teles, Serra, Peixe  , cachorra etc. Estou certo, não sei, provavelmente  não , pois todo equipamento requer  manutenção, mas eu levo pro lado da prática

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Astra-Taranis disse:

 

eu gosto absurdamente de graxa de molibdemio, pois tem caracteristias de aderencia ao metal incriveis e sao excelentes pra deslizar… 

Desde sempre uso graxa ptfe mais conhecida como graxa teflonada e como disse o Guto em time que está ganhando não se mexe rs. Ultimamente estou usando essa

20240520_235216_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Astra-Taranis disse:

Alguns materiais literalmente se degradam com alguns tipos de graxa (por exemplo fibra de carbono e compositos, so graxas a base de litio!)

O que aprendi e sigo é que esses materiais se evita lubrificantes de origem mineral, vários pontos da carretilha uso um pingo de óleo sintético para motores de carros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Astra-Taranis disse:

Deveriam fazer como eu: nao pesquem! O equipo dura milhares de anos perfeito!

 Meu avô dizia "eu não sei como vcs acabam com um calçado tão rápido", ele tinha um Passo Double que usava pra ir na missa aos domingos, usava engraxava e voltava pra caixa rs, sapato dele demorava anos em perfeitíssimo estado :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/05/2024 em 21:39, Guto Pinto disse:

Teoria do que tá dando certo , não  mexe, kkkkkk.  Rolamento e sem fim sim,  acaba que se nao fizer uma limpeza e colocar um tico de óleo fino ( uso singer msm ou da abu) acaba prejudicando o desempenho, mas abrir  carretilha, meter graxa num trem delicado onde vai entrar poeira, areia, agua com detrito e grudar td nessa graxa sei  não, carretilha é igual um diferencial de  carro só que não é blindado.  Eu nunca quebrei um dente de uma carretilha minha.  E olha q tem umas que uso aqui no pardo td semana q são de doer o jeito que estao.  Carretilhas que quebraram comigo sempre mesma causa, desgaste do gatilho, e drag perdeu eficiencia. Essa Liger mesmo minha nao usei pra pesca leve não, foi Trairao, Tucuna Uatuma , Teles, Serra, Peixe  , cachorra etc. Estou certo, não sei, provavelmente  não , pois todo equipamento requer  manutenção, mas eu levo pro lado da prática

Gutor a Liger MG e a mais versatil que saiu,  corpo em magnesio so tem tomar cuidado com corrosao , a minha passou por um total custon com chedid , melhoria de freio troca de sistema de freio de magnetico pra centrifico , aumento capacidade de linha frei e mais alguns , hj minha titular pra amazonas , e nos pequenos amarelos e azuis uso uma venator lite e uma liger 2022

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Vagner disse:

Gutor a Liger MG e a mais versatil que saiu,  corpo em magnesio so tem tomar cuidado com corrosao , a minha passou por um total custon com chedid , melhoria de freio troca de sistema de freio de magnetico pra centrifico , aumento capacidade de linha frei e mais alguns , hj minha titular pra amazonas , e nos pequenos amarelos e azuis uso uma venator lite e uma liger 2022

 

Chedid é fera demais, fiz uma SLX total custom com ele ("projeto Super SLX"), ainda acatei a sugestão dele dessa manivela animal p hélice amazônica

 

assim que testar eu posto aqui

 

essa Metanium aproveitei o embalo e mandei também kkk

 

abç

WhatsApp Image 2024-05-23 at 15.07.11.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...