Ir para conteúdo

Vara 25lbs - Compro, custumizo ou uso o cabo da vassoura?

Posts Recomendados

Fala mentirosos, bão?

Sei que todo mundo já está cansado com tantos tópicos de vara de pesca pois só aqui no grupo tem uns milhões, mas estou com uma dúvida quanto a compra de uma vara para puxar hélice e gostaria de um feedback antes de adquirir.

Detenho três varas de 25lbs (Rapala Gold, Sumax Safira e Vfox T-blade).

Gosto muito das três, porém, um tempo atrás fui em uma loja de pesca e fiz a besteira de colocar as mãos em uma Enzo Premium.

Achei a vara extremamente leve e confortável, mas com o preço bem saRgado.

Creio que a Enzo seja mais leve que as minhas varas, mas “acredito” que o conforto nem seja tanto pelo peso mas talvez pelo cabo e balanceamento.

Em um outro tópico sobre varas de pesca criado recentemente o @Joao Paulo ML, quem eu agradeço pela dica, me contou que estava utilizando a vara Venator 30lbs para puxar hélice.

Gostei da ideia de uma 30lbs pois aparentemente era mais rígida.

Pois bem, fui em uma loja de pesca atrás da Venator e da Enzo Premium para tirar a dúvida.

Peguei 3 varas na mão, (duas Venator, sendo uma 25 e uma 30 lbs) e uma Enzo Premium 25 lbs.

Sinceramente, não consigo dizer qual é mais rígida pois só com o teste seria possível afirmar, mas com as varas em mãos pude notar diferenças entre elas.

Aparentemente não há diferenças de espessuras no blank da Venator 25 para a 30 Lbs, pois elas são exatamente idênticas.

Outra questão é que as Venators tem 14 gramas menos que a Enzo, mas na minha mão, “parecia” que a Enzo tinha o mesmo peso ou era até um pouco mais leve.

A única resposta plausível que encontrei pra isso foi no tamanho do cabo da Enzo, que apesar de não ter medido, parecia ser uns 2 cm maior até o início do reelseat.

Agora começam as perguntas.

Será que o tamanho do cabo deixa a vara mais confortável para o meu braço e por isso parece ser mais leve e balanceada?

Outra coisa que notei é, mesmo a Venator sendo 30lbs, o blank dela é bem mais fino que a da Enzo. Pode isso Arnaldo?

O blank da Venator 30lbs não deveria ser minimamente mais grosso do que a Venator 25lbs?

A Enzo Premium realmente aguenta o tranco? Digo isso porque me falaram que ela quebrava bastante e comprar uma vara com baixa resistência não está no meu radar. O valor está muito salgado pra isso.

Como atualmente uma Enzo P. é vendida entre 900,00 a 1.000,00 Lules, seria melhor adquirir uma ou customizar uma vara? Pergunto isso pois não tenho ideia do valor de uma custom, mas não queria passar desse valor, o qual já acho extremamente salgado.

Atualmente tenho ouvido muito sobre a customização do blank F3. Essa seria uma opção melhor que a Enzo?

Será que seria um custo benefício eu pegar alguma das minhas 3 varas e mandar para algum customizador tentar reduzir o peso e balancear a vara? Alguém já fez isso?

Abraço a todos.

G. Bragatto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse preço de até R$1.000,00 eu estou com uma Rapala Amazon Propeller na cesta...rs... no mercado livre já acha por menso de R$900,00 e dentre tantas opções de varas é a que mais me cativa para puxar hélices nessa faixa de preço.

Não deixe de avaliar essa opção também hein...

Link para o comentário

A vantagem da customizada vai além da performance e está no prazer de ter a cor escolhida, trançado, nome gravado no cabo,... Mas a performance melhor só vai acontecer se você se conhecer como pescador, de modo a solicitar o tipo de vara e acessórios corretos para o seu perfil de pescador e tipo de pescaria.

Tem varas comerciais excelentes para todos os bolsos e gostos e você irá se divertir igual, mas se comprar a primeira custom se prepare para comprar a segunda...

Link para o comentário

Em 15/10/2025 em 12:29, Gabriel Bragatto disse:

Fala mentirosos, bão?

Sei que todo mundo já está cansado com tantos tópicos de vara de pesca pois só aqui no grupo tem uns milhões, mas estou com uma dúvida quanto a compra de uma vara para puxar hélice e gostaria de um feedback antes de adquirir.

Detenho três varas de 25lbs (Rapala Gold, Sumax Safira e Vfox T-blade).

Gosto muito das três, porém, um tempo atrás fui em uma loja de pesca e fiz a besteira de colocar as mãos em uma Enzo Premium.

Achei a vara extremamente leve e confortável, mas com o preço bem saRgado.

Creio que a Enzo seja mais leve que as minhas varas, mas “acredito” que o conforto nem seja tanto pelo peso mas talvez pelo cabo e balanceamento.

Em um outro tópico sobre varas de pesca criado recentemente o @Joao Paulo ML, quem eu agradeço pela dica, me contou que estava utilizando a vara Venator 30lbs para puxar hélice.

Gostei da ideia de uma 30lbs pois aparentemente era mais rígida.

Pois bem, fui em uma loja de pesca atrás da Venator e da Enzo Premium para tirar a dúvida.

Peguei 3 varas na mão, (duas Venator, sendo uma 25 e uma 30 lbs) e uma Enzo Premium 25 lbs.

Sinceramente, não consigo dizer qual é mais rígida pois só com o teste seria possível afirmar, mas com as varas em mãos pude notar diferenças entre elas.

Aparentemente não há diferenças de espessuras no blank da Venator 25 para a 30 Lbs, pois elas são exatamente idênticas.

Outra questão é que as Venators tem 14 gramas menos que a Enzo, mas na minha mão, “parecia” que a Enzo tinha o mesmo peso ou era até um pouco mais leve.

A única resposta plausível que encontrei pra isso foi no tamanho do cabo da Enzo, que apesar de não ter medido, parecia ser uns 2 cm maior até o início do reelseat.

Agora começam as perguntas.

Será que o tamanho do cabo deixa a vara mais confortável para o meu braço e por isso parece ser mais leve e balanceada?

Outra coisa que notei é, mesmo a Venator sendo 30lbs, o blank dela é bem mais fino que a da Enzo. Pode isso Arnaldo?

O blank da Venator 30lbs não deveria ser minimamente mais grosso do que a Venator 25lbs?

A Enzo Premium realmente aguenta o tranco? Digo isso porque me falaram que ela quebrava bastante e comprar uma vara com baixa resistência não está no meu radar. O valor está muito salgado pra isso.

Como atualmente uma Enzo P. é vendida entre 900,00 a 1.000,00 Lules, seria melhor adquirir uma ou customizar uma vara? Pergunto isso pois não tenho ideia do valor de uma custom, mas não queria passar desse valor, o qual já acho extremamente salgado.

Atualmente tenho ouvido muito sobre a customização do blank F3. Essa seria uma opção melhor que a Enzo?

Será que seria um custo benefício eu pegar alguma das minhas 3 varas e mandar para algum customizador tentar reduzir o peso e balancear a vara? Alguém já fez isso?

Abraço a todos.

G. Bragatto.

Buenas

Salvo engano o casting máximo dessas Enzo é fraco

Eu uso as HRRR dini ou slim, com 2 gt embaixo. As minhas pesam entre 38 e 41 gramas - tenho 6 unidades e pesei todas elas

Já o problema da Amazon propeller, mencionada, é o tamanho.. são curtas! Nesse caso de Rapala é preferível a Pinima 30lbs

vara de hélice tem que medir 6 pés 

assim, para mim a Venator ficou ideal - 6 pés, 48g casting, vara leve, não ligo para cabo inteiriço 

a dica do João Medeiros parece excelente também!

Link para o comentário

5 horas atrás, Joao Paulo ML disse:

Já o problema da Amazon propeller, mencionada, é o tamanho.. são curtas! Nesse caso de Rapala é preferível a Pinima 30lbs

vara de hélice tem que medir 6 pés 

João eu tenho umas de 6" e já tive até maior, menor não, mas confesso que essas teorias ainda me intriga perante o que já experimentei até hoje, outras teorias e a questão da propria rapala construir um projeto de uma vara especifica para Amazonia para puxar hélices com essa configuração e comprimento...me deixa muito curioso de trabalhar com uma vara desse tamanho, alinhado a outros detalhes, principalmente porque não usei uma ainda que ficasse muito satisfeito.

Já vi muito pescadores usando vara "curtas" e desses mutios se dizem satisfeitos, mas essa teoria de varas mais longas já li muito e tinha comprado a ideia e tals...mas ainda não estou satisfeito...rs...é preciso testar mais hehe...

A Vara Rapala pinima vi uma amigo quebrando uma na minha frente teoricamente fazendo tudo certo, mas a vara partiu no meio ao bater um Açu paca de uns 70cm....por via das dúvidas eu evito...rs...mesmo que possa seja um problema particular daquela peça e tals né...

Acho que tem muitas variaveis que fazem diferença....ai e compor o conjunto equilibrado x perfil do pescador...mas contudo porém testar na prática para sentir a ferramenta na mão trabalhando hehe...

Link para o comentário

Edmar,

Só para não deixar de colocar um pitaco, até por ser pescador de molinete e não de carretilha.

Tenho tentado montar meus conjuntos de pesca com algumas "observações", visando uma adequação do conjunto com o pescador.

Mesmo sabendo que a forma de tracionar as iscas na pescaria gera um diferencial expressivo numa comparação de molinete x carretilha, exerço o meu propósito de pescar apenas com varas de 6' (5'8" e 6'2" são só aceitáveis), com linhas multifilamento assemelhadas, respeitando o estilo das formas de trabalho, principalmente nas iscas de hélice.

Entendo que muitos usuários de carretilhas atribuem às varas a preocupação maior de "acertar o trabalho da isca"...

Para mim (e outros), as variações do desejado de se obter numa vara, passam pela qualidade do blank, o que ele lhe entrega x o que deseja pescar com o conjunto.

Trabalhar com varas de blank  "medium heavy" e pontas rápidas (ou extra fast), tornam os objetivos mais esportivos e acurados.

Não tenho qualquer "preconceito" com varas comerciais de qualidade, mas confesso que trabalhar com uma vara customizada, tem seu encanto.

Acredito que possa  ter fugido da temática postada, mas pode ser útil para quem está com esse tipo de dúvida. 

Link para o comentário

27 minutos atrás, Edmar Alves disse:

João eu tenho umas de 6" e já tive até maior, menor não, mas confesso que essas teorias ainda me intriga perante o que já experimentei até hoje, outras teorias e a questão da propria rapala construir um projeto de uma vara especifica para Amazonia para puxar hélices com essa configuração e comprimento...me deixa muito curioso de trabalhar com uma vara desse tamanho, alinhado a outros detalhes, principalmente porque não usei uma ainda que ficasse muito satisfeito.

Já vi muito pescadores usando vara "curtas" e desses mutios se dizem satisfeitos, mas essa teoria de varas mais longas já li muito e tinha comprado a ideia e tals...mas ainda não estou satisfeito...rs...é preciso testar mais hehe...

A Vara Rapala pinima vi uma amigo quebrando uma na minha frente teoricamente fazendo tudo certo, mas a vara partiu no meio ao bater um Açu paca de uns 70cm....por via das dúvidas eu evito...rs...mesmo que possa seja um problema particular daquela peça e tals né...

Acho que tem muitas variaveis que fazem diferença....ai e compor o conjunto equilibrado x perfil do pescador...mas contudo porém testar na prática para sentir a ferramenta na mão trabalhando hehe...

Boa tarde,

Pesco com uma Rapala Pinima 30Lbs, ótima vara Custo X Beneficio, nunca tive problemas, porem não cheguei a pegar peixes acima de 70CM pra testar  😅😅

Link para o comentário

38 minutos atrás, Edmar Alves disse:

Cara, eu já testei de tudo também

Essa moda de vara longa para plug comum realmente, a vara muito longa atrapalha, pois se deve deixar a ponta totalmente para baixo para trabalhar a isca, se for acima de 5.8 tocará a água; então prefiro 5.8, até 5.6 vai - essas cada vez mais difíceis de encontrar 

Agora para o movimento da hélice para mim tem que ser 6 pés, eu tenho 1.90m.. e eu arremesso com uma mão só então 6.3 ou 6.6 fica desajeitado

Eu acho que a Rapala errou feio nessa linha Propeller: a primogênita de 40 lbs é curta, 5.7 (você tem que curvar todo o corpo para puxar).. e as novas 6 pés, 35 lbs, tem casting fraquíssimo para hélice: 35g! Na teoria não aguenta uma HRRR mediana 

Quanto as Pinima já ouvi essa fama de "quebradeira", mas nunca tive problemas 

Link para o comentário

12 minutos atrás, Edmar Alves disse:

Edmar, 

Estava comentando com o Sone algo parecido, que para cravarmos a vara perfeita teríamos que testar todos os modelos e ver qual agrada mais.

Eu uso vara de 6 pés para pesca de bait, mas sinceramente não sei se com uma vara mais longa ou mais curta obteria mais conforto e desempenho.

Cada pescador possuí uma estatura, corpo, mão e mente, adaptando-se melhor a um produto. 

Não dá pra generalizar tudo, pois tem quem tenha 1,58 de altura e outros 2,10.

Essa minha dúvida surgiu porque me senti confortável com uma vara na mão, (papo estranho esse. kkkkkk).

Mas falando sério, parecia que a Enzo Premium era mais leve do que algumas varas que informavam ser mais leves.

Cheguei a uma conclusão que "TALVEZ" seja por causa de onde o reelseat foi posicionado, deixando o cabo um pouco mais longo.

Essa é a minha percepção, mas pode ser que minha percepção esteja totalmente errada.

Tinha comentado com o Sone o seguinte:

"Também não gosto de cabo bi-partido.

Hoje em dia quase todos modelos de vara de fábrica vem com cabo bi-partido.

Antes achava que era uma vantagem pois deixa a vara mais leve, mas hoje, a minha impressão é que "talvez" até desbalanceie a vara.

Acredito que a vara tem que ter um contra-peso, tamanho e peso perfeito, pra não ficar puxando muito o bico pra baixo.

Esse é um dos motivos que eu comecei a renegar o cabo bi-partido e os cabos curtos."

Pode ser que eu esteja bostejando pela boca mas essas são as minhas percepções atuais.

O que vocês acham?

Mas não adianta a vara se apresentar perfeitamente na mão do pescador e na agua o desempenho ser uma porcaria.

Que incógnita.

Abraços.

G. Bragatto.

Link para o comentário

12 minutos atrás, Gabriel Bragatto disse:

Edmar, 

Estava comentando com o Sone algo parecido, que para cravarmos a vara perfeita teríamos que testar todos os modelos e ver qual agrada mais.

Eu uso vara de 6 pés para pesca de bait, mas sinceramente não sei se com uma vara mais longa ou mais curta obteria mais conforto e desempenho.

Cada pescador possuí uma estatura, corpo, mão e mente, adaptando-se melhor a um produto. 

Não dá pra generalizar tudo, pois tem quem tenha 1,58 de altura e outros 2,10.

Essa minha dúvida surgiu porque me senti confortável com uma vara na mão, (papo estranho esse. kkkkkk).

Mas falando sério, parecia que a Enzo Premium era mais leve do que algumas varas que informavam ser mais leves.

Cheguei a uma conclusão que "TALVEZ" seja por causa de onde o reelseat foi posicionado, deixando o cabo um pouco mais longo.

Essa é a minha percepção, mas pode ser que minha percepção esteja totalmente errada.

Tinha comentado com o Sone o seguinte:

"Também não gosto de cabo bi-partido.

Hoje em dia quase todos modelos de vara de fábrica vem com cabo bi-partido.

Antes achava que era uma vantagem pois deixa a vara mais leve, mas hoje, a minha impressão é que "talvez" até desbalanceie a vara.

Acredito que a vara tem que ter um contra-peso, tamanho e peso perfeito, pra não ficar puxando muito o bico pra baixo.

Esse é um dos motivos que eu comecei a renegar o cabo bi-partido e os cabos curtos."

Pode ser que eu esteja bostejando pela boca mas essas são as minhas percepções atuais.

O que vocês acham?

Mas não adianta a vara se apresentar perfeitamente na mão do pescador e na agua o desempenho ser uma porcaria.

Que incógnita.

Abraços.

G. Bragatto.

@Gabriel Bragatto faz todo sentido o posicionamento do reelseat interferir na percepção de peso, acredito fortemente que aí mora a diferença que você sentiu.

Link para o comentário

Também dando o meu pitaco e opinião: já testei todo tipo de vara( papo continua estranho kkkk), mas a que melhor me adaptei foi a 6.3 pés!! Nesse comprimento vc perde a precisão ( mais curtas são infinitamente melhores), mas vc ganha em distância e facilidade no trabalho da isca( pelo menos p mim que tenho 1,82 de altura)! Já minha esposa que tem 1,62 e também pesca, não consegue trabalhar isca de superfície com varas maiores q 5.6 pés! Então acredito que o fator altura é determinante na escolha da vara!!

Link para o comentário

1 hora atrás, Bruno Rodrigo Nogueira disse:

Também dando o meu pitaco e opinião: já testei todo tipo de vara( papo continua estranho kkkk), mas a que melhor me adaptei foi a 6.3 pés!! Nesse comprimento vc perde a 

Bruno, 

Também tenho a mesma altura e acredito que para iscas de plug, uma vara mais longa não prejudicaria a pescaria, exceto em precisão.

Já para as 25lb para hélice eu não tenho certeza certeza se uma 6.3 seria boa.

Você também usa 6.3 para hélice?

Abraço.

G. Bragatto.

Link para o comentário

19 minutos atrás, Gabriel Bragatto disse:

Bruno, 

Também tenho a mesma altura e acredito que para iscas de plug, uma vara mais longa não prejudicaria a pescaria, exceto em precisão.

Já para as 25lb para hélice eu não tenho certeza certeza se uma 6.3 seria boa.

Você também usa 6.3 para hélice?

Abraço.

G. Bragatto.

Sim, uso 6.3 para todas as iscas!!

Link para o comentário

20 horas atrás, Joao Paulo ML disse:

tem que ser 6 pés, eu tenho 1.90m

hummm ai você matou a xarada a meu ver! Isso influencia demais né.

Eu tenho 1,73cm...logo me dá mais "duas pitadas" de esperança kkkkk

Phodis que Kid tirou tres pitadas aqui oh...rs...

20 horas atrás, Kid M disse:

Não tenho qualquer "preconceito" com varas comerciais de qualidade, mas confesso que trabalhar com uma vara customizada, tem seu encanto.

Abraço Camaradas!

Link para o comentário

20 horas atrás, Gabriel Bragatto disse:

Ah disso eu não tenho dúvida que uma vara bem construida e balanceada faz toda diferença, idependente do peso né. Essa configuração faz toda diferença, por isso que como o Kid falou que a vara customizada por um bom profissional a seu gosto é exclusiva e certamente será a melhor custo beneficio em muitos casos, mesmo com preço mais alto. 

Link para o comentário

2 horas atrás, Edmar Alves disse:

Só para complementar o ponto de vista postado.

Cada vez mais, com a idade, faz-se escolhas pontuais, quase sempre focadas em algo que lhe aumente o prazer (lá ele... lingua2::).

Desta forma, as "compras & percepções" passam buscar com maior ênfase aquilo que nos permite "zelar" pelo material como se este fosse "de ouro"...

Fazer uma vara customizada, mesmo sendo um pouco mais caro, sugere que "seu proprietário" vá ser muito mais cuidadoso no usar e até no guardar,

A rotulação de vara para hélice, para jig, superfície e outras tantas quase sempre fica "prejudicada" pelo apego em usar um determinado conjunto.

Assim sendo, não apenas para os que pescam de uma mesma maneira, a adaptação sugere até que o conjunto se torne um prolongamento dos braços.

Confesso-lhes que já - como muitos outros - tive obsessão em "carimbar" como "vara para isso, vara para aquilo" os investimentos realizados.

Hoje, olhando para trás, reconheço que havia () muito exagero nessas preferências, principalmente na crença de que "precisa ser de determinada forma".

Finalizo argumentando que os encantos de conjuntos montados celebram um orgulho para "o dono", não necessariamente "ser usado no risco de quebra"...   

Link para o comentário

1 hora atrás, Kid M disse:

Só para complementar o ponto de vista postado.   

Kid,

Sim, o zelo por uma custom é sempre maior por se tratar de um desejo do proprietário, além de empregar um alto custo.

No meu caso, não estou atrás de algo emocional ou uma utopia que irá suprir minhas vontades em ter uma custom exclusivíssima, mas almejando apenas conforto e desempenho.

Entendo quem busca um produto exclusivo com diversas características pessoais, pois tem quem goste de discos de vinil, quadros, estatuas, action figures... e há aqueles que gostam de varas ::please::.

Caso eu opte por uma custom, irei escolher a montagem mais clean de todas, sem qualquer tipo de adorno ou adereços pois será para usar ao extremo.

Claro que tomarei muito cuidado para preservá-la, mas se tratando de pescaria, é muito difícil proteger um produto considerado frágil quando se tem um peixe tomando linha pra um lado e um louco dando aquela chicotada para o outro.

Eu acho que quanto maior emprego de valor, adereços e exclusividade se exige numa custom, mais apego emocional se tem pelo bem e muitas vezes acaba virando mais uma obra de arte do que algo funcional.

Abraço.

G. Bragatto.  

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
  • Criar Novo...