Ir para conteúdo

Aprenda inserir no seu GPS o mapa náutico de todo o litoral


Posts Recomendados

Pois é turma....mais um bom tutorial aqui do FTB.

 

Aprenda a inserir Mapas BlueChart G2 no seu GPS Garmin.

 

Não sei vcs conhecem os mapas náuticos para os GPS da Garmin...se não, aqui vai.

Imagem PostadaImagem Postada

Esses mapas são conhecidos como BlueChart....e detalham todo o litoral de vários continentes do mundo (esse vai de Natal até Buenos Aires). Vc terá informações sobre a profundidade do mar, contorno terrestre, canais, bóias e muito mais.

Para quem não sabe...o Brasil tb possui esse mapa. Não de todo o Brasil, mas apenas de parte do litoral e interior, normalmente, o mais pescado por nós.

Descobri esse essas dicas em outro fórum de GPS da internet, e resolvi postar aqui pra vcs.

arrow::Requisitos necessários para a instalação do mapa.

- Ter um GPS Garmin com suporte a outros mapas. (geralmente os novos GPSs com cartões de memória e extensão "X", como os Hc"x", Cs"x", e por aí vai)

- Cartão de memória (SDCard) com espaço livre de 800Mb.

- Conexão do cartão de memória com o PC.

Aqui uma imagem da área de cobertura do BlueChart Vision Brasil.

Imagem Postada

Então vamos por a mão na massa.

Baixe os 04 arquivos dos links abaixo.

arrow::- Link 01

arrow::- Link 02

arrow::- Link 03

arrow::- Link 04

 

Descompacte apenas o primeiro arquivo....O próprio programa se encarregará de descobrir os outros 3 (q devem estar na mesma pasta), e descompactará todos eles em um único arquivo chamado gmapsupp.img. Esse mapa deverá ter 783Mb.

Depois copie o arquivo gmapsupp.img para dentro da pasta Garmin do cartão de memória do seu GPS.

Obs: caso o seu cartão esteja zerado, sem dado algum, não se preocupe. Crie uma pasta dentro dele chamada Garmin e pronto.

Depois q o cartão de memória estiver com o mapa (gmapsupp.img) dentro da pasta Garmin, insira-o no seu GPS.

Vá até SISTEMA/MAPAS/DEFINIR MAPA....Desabilite qualquer um dos mapas que por acaso estiver habilitado (geralmente o BaseMap da Garmin), e habilite apenas o mapa BlueChart, ou VSA004.

Obs: se deixar vários mapas habilitados simultaneamente o GPS ficará louco...hehee.

Prontinho...ao acessar novamente o mapa do seu GPS estará lá o BlueChart com todos os detalhes do litoral brasileiro e boa parte das águas interiores. Eu encontrei boas represas na região de SP, RJ e tals, totalmente mapeadas, algumas até com fotos de satélite. palmas::

Bem...olhando assim parece complicado....mas quem tem o mínimo de facilidade em operar o seu GPS Garmin conseguirá fazê-lo rapidamente.

A dificuldade maior está em esperar o download dos mapas, por isso, aconselho a fazerem a conta Premium no Rapidshare.

Depois de fazer a primeira vez...é molezinha.

É isso...qualquer dúvida postem aqui pra baixo.

Visando economia de tempo não darei suporte a perguntas comuns feitas por MP.

Curtam o mapa joia:::

Abs.

Fabrício Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Vocês sabem se existe mapa detalhado como estes dos rios da região de Brasília?

Opa Rodrigo.....não existe não.

Ou melhor...vc pode baixar através do BirdEyes do programa BaseCamp da Garmin....

Ocorre q apenas os GPSs mais novos é q aceitam estas imagens... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Comandante,

Pelo desenho em vermelho no mapa, as represas de Furnas e 3 Marias ficaram dentro. Sabe dizer se consigo visualizar as imagens dessas represas por esse mapa náutico?

Acho q sim, Waltão...para ter certeza mesmo teria q instalar no GPS pra conferir....mas é 99% de certeza q sim. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comandante,

Desculpe a ignorância desse jumento que lhe escreve.

Conseguí fazer quase tudo certinho, só esqueci que meu computador não tem leitor de SD. Se eu salvar o arquivo gerado "gmapsupp.img" em um pendrive e levar para outro micro com leitora, eu consigo gravar o arquivo no SD do GPS?

suici:: suici:: suici::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comandante,

Desculpe a ignorância desse jumento que lhe escreve.

Conseguí fazer quase tudo certinho, só esqueci que meu computador não tem leitor de SD. Se eu salvar o arquivo gerado "gmapsupp.img" em um pendrive e levar para outro micro com leitora, eu consigo gravar o arquivo no SD do GPS?

suici:: suici:: suici::

Sem estress meu amigo...hehee....é a idade... :gorfei:

E dá sim...Tente gravar dois arquivos (o segundo apenas com o nome diferente)...Geralmente esses arquivos muito grandes acabam corromper os dados durante a cópia...então grave dois arquivos como precaução...Chegando lá vc insere um no cartão....se der certo...blz pura. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comandante, para voltar ao mapa base tenho que retirar o SD e reconfigurar o mapa. É assim mesmo?

Num precisa não, Waltão....vá em CONFIGURAÇÕES/OPÇÕES DE MAPA;...e deixe habilitado apenas o mapa q vc quer, ex: City Navigator ou o mapa base, ou o Vision, q se não me engano aparece como VR004, ou algo assim.

Os q vc não for utilizar deixe DESABILITADO.

Teste aí... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Boa Noite,

Sou nobato por aqui, muito bom esse seu topico,

Gostaria de saber se tem algum mapa da Serra da Mesa tenho um GPSMAP 421s e gostaria de utilizar la, será que poderia me ajudar????????????????????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...