Nao fique neurotico com o rpm da lenta!
motor 2 tempos, com gasolina de baixa octanagem (comum) e com metade alcool.. pode esquecer esses 1500 rpm ai!
esse tipo de motor sofre muito com altitude e temperatura! Vc regula na tua cidade, no balde, chega no rio em outra cidade, 100 metros a mais ou menos de altitude muda completamente o ponto da lenta…
o correto eh: motor ja quente, vc vem devagar sem acelerar e poe em neutro ele nao pode morrer … em neutro vc poe frente ou re, nao pode dar um tranco forte (um tranquinho suave eh normal, uma pancada nao!)… se vc mexeu a cabeca eh pq ta fora…
sobre por no ponto, tenha em mente q o manual segue uma margem de seguranca, pra varios tipos de gasolina, desde as tops ate as mijolinas e especialmente as indianas etc… entao o manual tende a por uma margem pra evitar a pre ou pos detonacao, use essa margem pois nem sempre vc tera a melhor gasolina ou o melhor oleo na melhor proporcao possivel
motor 2 tempos eh muito mais o ouvido e sensacao q usar a pistola… as vezes q vi usando a pistola de ponto, deu regulagem muito diferente do manual, justamente pq perde a margem de segurança!
sempre ouvi q o motor trabalha diferente (temperatura e rpm) anda mais… mas dai vc tb perde margem de seguranca..
entre ganhar 1kml q mais e 1.5kmh a mais e arriscar… eu fico na seguranca!
detalhe, mercury anda melhor com 5 a 10% a menos de oleo q manda no manual, mas pra isso eh bom andar no talo e evitar baixa rpm (motor 2tempos lubrifica mal em baixa rpm).
sao detalhes q ng te conta q fazem diferenca, por isso: siga o manual…
vc acerta aos milimetros em casa, chega no rio com temperatura quente, altura diferente, ta expondo teu motor a quebra por ta usando parametros muito pequenos de margem de erro…
as vezes colocou mais ou menosbgasolina/ oleo… ta feito a merda!
por fim: o mercury vibra e sempre deve ter os parafusos reapertados, o meu no primeiro uso, no shake down reapertei todos e tinham alguns bem soltos… especialmente ali na bacia e rabeta… vale sempre a pena conferir acho q eh chave 10