Ir para conteúdo

O FTB foi atualizado e otimizado.

Antes, para visualizar todas as nossas salas, era preciso descer a barra de rolagem por muito tempo. Isto dificultava a nossa vida, principalmente a dos novos usuários, que não encontravam as salas/assuntos de interesse.

Agora as salas foram transformadas em "sub salas" e incluídas em grandes fóruns.

Esperamos que tenham gostado. :amigo:

Edmar Alves

Membro
  • Total de itens

    152
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    3

Histórico de Reputação

  1. Upvote
    Edmar Alves deu reputação a Guto Pinto em O Que é um Bom parceiro de Pesca?   
    Tem vários fatores envolvidos,  mais o mais importante é termos tolerância  tanto do parceiro como nossa mesmo. Ninguém é obrigado a ser  ou pensar igual a ninguém , por isso cada vez mais pessoal acha difícil arrumar parceiro pra pesca, a intolerância impera no mundo atual.   Imagina eu esses tempos atrás que fui pescar com meus primos, numa tarde conseguiram soltar a minha poita sem amarrar, dar cabeleira num molinete meu e ainda quebrar uma cadeira do barco, kkkkkkkk. No fim do dia pescamos do mesmo jeito e demos risadas, lógico o fumo comeu soltou tb,.  O que não dá pra tolerar é nego folgado aí é dose aqueles que não ajudam nada pensam quem somos guias de pesca.
  2. Like
    Edmar Alves deu reputação a Henrique Mendonça em VARA TATULA XT ( MODELO NACIONAL 2018)   
    Tenho sim. A que tenho é a modelo 601MFBA 16lb 6'0. É um espetáculo de vara, na vdd é minha xodó rs. Pesa 90g e é muito resistente. O que impressiona é que arremessa de 3,5g a 17g. Deve ter quase uns 10 anos. Pena que não encontra mais dela no mercado. Mas a Tatula lembra muito ela e é top tbm...
  3. Thanks
    Edmar Alves deu reputação a Quito em VARA TATULA XT ( MODELO NACIONAL 2018)   
    Usei uma em janeiro em Barcelos.
    Gostei bastante dela, mas não sou nenhum expert em varas.
    Posso comparar ela com outra vara que tenho que é a Venator SE, gostei mais sem sombra de dúvidas da tatula!!!
    Eu classificaria ele com ação média rápida (apesar de ela falar que é rápida)
     
    Espero ter ajudado.
    Abraços.
  4. Thanks
    Edmar Alves deu reputação a RafaelCaye em Dica de compra de Molinete médio (3.000) p/isca artificial   
    Edmar, bom dia!
     
    Estou usando o MS Venator 1500. Decidi comprá-lo pela qualidade do material (grande parte feita em carbono) e isso por fim acaba deixando todo o molinete bastante leve. Faço arremessos o dia todo e não sinto incômodo algum nos dedos, mãos ou braço. 
     
    Começo a fazer análises quanto ao peso do produto e capacidade de linha pra decidir o que comprar.
     
    Se você fará vários arremessos, para captura de peixes como traíra, por exemplo, você precisa optar por um equipamento leve. Se você fará arremessos para captura de peixes grandes, acredito que o mais importante é considerar a capacidade de linha e não o peso.
     
    Quanto ao ambiente ter bastante estrutura, acredito que você deve usar uma vara de 6~6'3 pés com maior potência. Talvez uma MH possa resolver. Dessa forma você consegue rebocar o peixe com mais facilidade também. 
     
    Existem vários fatores. Tenho uma varinha Lubina X 16lbs 5'6 rápida e super leve, que uso em lugares limpos. E uma Infitiny 20lbs 6'3 rápida com potência mediana para lugares com mais estrutura. A Lubina X patina em lugares sujos. Não consigo tirar nenhum peixe. Com a Infinity não tem tempo ruim. E em ambas utilizo o Venator 1500.
     
    Espero ter ajudado.
     
    Fraterno abraço!
     
  5. Upvote
    Edmar Alves deu reputação a John Benned Viera Lima em Drag de Carretilha - A verdade   
    vara 25 lbs..linha 40lbs ...
    O robalo de dorso negro...ai não sei te explicar pq fica assim...é brigador...violento...pula tanto qnt um tarpon....eh loucura tu embarca um.
    os pescadores artezanais aki ...falam que é o robalo macho...talvez seja...comportamento em epoca de acasalamento....mas o comportamento é de fato..mais agressivo.
    Não tem misterio...carretilha de drag bom ...ou drag+dedo...vara de boa qualidade extra rapida...e coragem pra pescar em cima das pedras cheias de cracas
  6. Thanks
    Edmar Alves deu reputação a Beto Caranha em MELHORES BLANK'S e VARAS PARA PLUGS DE SUPERFÍCIE   
    Lamiglas Pro 17lbs o melhor das varas que já usei pra essa faixa de peso de isca! Carrega muito bem ...  qualidade de arremesso e trabalho de isca
  7. Thanks
    Edmar Alves deu reputação a Salin em MELHORES BLANK'S e VARAS PARA PLUGS DE SUPERFÍCIE   
    tenho 
    StCroix, 14scII ,17scIII ,20scV libras . todas sao fantásticas 
    recentemente fiz uma custo beneficio de 11 libras V-FOX um pouco mais pesadinha porém muito boa com us customizador de Campo Grande Ms 
    posso dizer dos balnk que eu tenho que os StCroix sao os melhores, porém custo beneficio os V-fox sao muito bons !!
     
    estou namorando um North-Fork 10 libras, por enquanto pesquisando mais sobre o blank.
  8. Upvote
    Edmar Alves deu reputação a Fabrício Biguá em [Banidos] Mais 2 usuários na data de hoje.   
    Há algum tempo tenho refletido sobre as razões do nosso FTB ter ser tornado, em grande parte das vezes, um fórum chato. Sim, chato pra caralh. 
    Admito que é complicado tomar conta de tanta coisa, e por tantos anos. Há mais de uma década eu, o Kid M e o Xande, "perdemos" nosso tempo disponível, para manter este espaço prazeroso.
     
    Nos últimos anos demos uma esfriada. A explosão das outras mídias sociais mudaram a forma de acesso do nosso fórum (o q é assunto para outro tópico), mas o fórum tinha uma "cara" própria, de camaradagem, respeito, vontade de aprender/ensinar, e, por falha nossa, deixamos a coisa "correr frouxa".
    Via uma cutucada q um amigo dava em outro, uma resposta atravessada num outro, um mimimi descabido, e por aí vai...mas deixava a coisa se resolver sozinha. 
    Ocorre q isto estava se tornando a nossa cara. 
    Eu já tinha me cobrado para tentar reverter isto.
    Por estarmos aqui há tantos anos, sabemos exatamente o q dá certo e o que não dá. Quem está aqui para ajudar e quem não está, quem adora um barraco, quem odeia ser contrariado, e por aí vai.
    Atualizamos a plataforma, o layout, instalamos tudo o q há de mais moderno em se tratando de fórum, redistribuímos as salas, e aos poucos estamos tentando ajustar tudo. Deixamos tudo pronto para mudarmos!! 
     
    Nos últimos meses, já havia comentado com a moderação e alguns usuários do fórum, que uma meia dúzia de usuários estava dando um rumo diferente do de antes, diferente do que acreditamos ser o ideal. Chegamos a alertar estes amigos para q parassem com provocações sem fundamento, com imposições de ideias, e etc. Em quase todos os casos o meu pedido foi ignorado, pior, deixaram claro que "eu sou assim, e, se não gostam, problema". 
    Por estarmos em um local livre, fomos "empurrando com a barriga", afinal, regra alguma havia sido quebrada.
    Agora resolvemos agir nestes casos.
     
    Somos favoráveis a toda forma de posicionamento, desde que feita com educação. 
    Ocorre que hoje, o posicionamento do nosso amigo @Angelo Roberto, num tópico pra lá de chato, me fez refletir e tomar uma nova decisão...
     
    Este foi o posicionamento do Angelo...
    "vejo sempre que muitos tem vontade de falar um pouco do que viu ou viveu, porém acabam se sucumbindo ao medo da patada."
     
    ...ou seja, estávamos/estamos no caminho errado. 😪
    E foi assim que resolvi incluir mais uma regra nas formas de posicionamento feitas pelos nossos usuários. Não com restrição as ideias (q continuam e deve ser sempre livres), mas na forma de posta-las. Na forma de responder a um outro amigo. Ninguém é obrigado a conviver com grosserias e verdades absolutas. Ao invés do incomodado se mudar, resolvemos inverter a coisa.
     
    Então tá firmado:
    - grosserias descabidas, em resposta a alguma pergunta ou assunto, será analisada pela moderação, podendo, o grosso, receber advertências pelo tipo de postagem/provocação/grosseria.
    - caso o grosso, mesmo estando certo no posicionamento, contribuir para que a grosseria continue, continuará sendo advertido.
    - caso a "vítima" do grosso, responda sendo mais grossa ainda, a moderação tb irá adverti-lo.
     
    E caso a troca de grosserias continue, a moderação poderá banir temporariamente ou definitivamente o(s) usuário(s).
    No caso de banimento definitivo, TODAS AS POSTAGENS TAMBÉM SERÃO EXCLUÍDAS. Isso para se evitar futuros mimimis e ameaças.
     
    Postei um tópico no nascimento do FTB. O engraçado é que ele nunca saiu de moda (link mais abaixo).
    ...mas não importa o quanto você contribuiu positivamente com o fórum.
    Nada justifica agredir, provocar ou impor goela abaixo a sua opinião. Aqui somos TODOS IGUAIS...isso vale pra mim, q criei o fórum, passando pela moderação (q tb faço parte), pelo usuário com 10.000 mensagens, e vai até o usuário q se cadastrou há poucos minutos atrás.
     
    Respeitem o próximo para não serem os próximos a serem banidos. É só o que pedimos. Não é muito, né!??! 
     
     
  9. Upvote
    Edmar Alves deu reputação a Fabrício Biguá em MELHORES BLANK'S e VARAS PARA PLUGS DE SUPERFÍCIE   
    Tenho algumas varas de pesca que as considero "diferenciadas" das demais que usei até hoje:
     
    - Daiwa Steez, 8-16lbs, 6.0" = uma verdadeira obra de arte para o tipo de pescaria citada.
    - REDAI, Black Mamba I, 14lbs, 6.0" = infelizmente saiu de linha, mas uma vara muito bem resolvida em todos os sentidos. Levíssima e resistente.
    - REDAI, Black Mamba II, 12lbs, 6.0" = lançamento que me surpreendeu. Depois de meia dúzia de arremessos você não lembra q está usando uma vara de pesca.
     
    - K2, Phenix, 12lbs = tive uma Custom by Severino que foi a melhor vara q tive (60g). Infelizmente a regra de distância entre os passadores da Fuji Guide, não se aplica a ela. É um dos blanks mais leves e quebradiços que conheci. Quebrei-a durante o arremesso, lançando uma Bonnie 85. .  Depois fiz outra, agora para molinete, mas mandei colocar 2 passadores a mais q o recomendado, e vem aguentando bem o tranco.
     

     
     
  10. Thanks
    Edmar Alves deu reputação a Pedro Dominguete em MELHORES BLANK'S e VARAS PARA PLUGS DE SUPERFÍCIE   
    Sem dúvida as St Croix!!! 
  11. Thanks
    Edmar Alves deu reputação a Rafael Takahiro em MELHORES BLANK'S e VARAS PARA PLUGS DE SUPERFÍCIE   
    Fala Edmar, gosto muito das Redai Viking e Black Mamba, 1 e 2 geração. Tenho e aprovo completamente!
    Extremamente leves e confortáveis.
    Já tive Venator 12lbs, que é mais leve, mas tem a desvantagem de ser menor (5´6). Mas também é muito boa!
    Numa última visita a uma loja, peguei na mão a SpeedStyle e a Benkei da Major Craft, achei bem confortáveis tbm!
  12. Thanks
    Edmar Alves deu reputação a Kid M em MELHORES BLANK'S e VARAS PARA PLUGS DE SUPERFÍCIE   
    Continuo optando pelas Berkley Lightnning ! (exclusive customizadas)
    Não são fáceis de serem encontradas, mas funcionam muito bem com molinetes !
    Recomendo sem susto até por não serem caras (salvo pelos impostos brasileiros...)
     
  13. Thanks
    Edmar Alves deu reputação a Fabrício Biguá em Review técnico da nova LIGER POR EDUARDO CHEDID / LDS TUNING w   
    DAQUI PRA BAIXO APENAS ASSUNTOS QUE TENHAM CONEXÃO COM O TÓPICO. 
  14. Upvote
    Edmar Alves deu reputação a Guto Pinto em Review técnico da nova LIGER POR EDUARDO CHEDID / LDS TUNING w   
    Acho que a proposta da Liger continua sendo pesca leve de peixes até seus 5kg , acho que o chassi de magnésio nesse caso não teria tanta vantagem, além de não ser recomendado usar em água salgada, mas lógico se viesse de magnésio seri melhor pois com certeza colocarão pra pescar tamba em pesqueiro ou açu na amazônia, kkkkkkkkkkk  .  Quanto ao preço, não é que a MS subiu o preço, mas sim todas as marcas devido a desvalorização  do Real nos útimos anos,  a Liger antiga já tava por base de 800 a 900 antes de sair de linha, lembro que paguei 450 em 2013 na minha, acredito que se essa nova viesse com chassi magnésio ela bateria R$1000 mais pra mais.   Lá no Paraguai o preço das carretilhas  MS em dólar continua o mesmo desde que fui em 2015, o problema é a conversão dos ultimos anos que ferrou.  Bons temos quando se achava vara  IM 10 pra cima passadores fuji por menos de 200 e carretilhas tops por menos de 500, quando entro no meus históricos de comras na net de 2010 até  2015 ´da vontade de chorar, kkkkkkk
  15. Thanks
    Edmar Alves deu reputação a Eduardo Chedid em Review técnico da nova LIGER POR EDUARDO CHEDID / LDS TUNING w   
    Salve galera, obrigado pelos comentários e visualizações, logo mais review técnico da liger no site tb. 
    Esse formato novo achei mais interessante e completo, mas claro não consigo agradar a todos. 
    De qualquer maneira está disponível agora em vídeo e logo mais na única biblioteca de reviews do País 
    www.ldstuning.com.br 
     
    ABRAÇO A TODOS!!!! 
  16. Upvote
    Edmar Alves deu reputação a Pollaku em Review técnico da nova LIGER POR EDUARDO CHEDID / LDS TUNING w   
    Ele desmontou e discriminou cada peça por isso ficou comprido o video, né?! Tudo isso de graça. Obrigado pelo parecer, pra mim foi de grande valia.
  17. Thanks
    Edmar Alves recebeu reputação de Guilherme Liotti em Daiwa Steez A TWS ou Daiwa Steez SV TWS 1016 ?   
    Olá Guilherme, eu tenho uma Steez SV TW 1016 a uns 2 anos;
    Na época pesquisei bastante para arriscar gastar uma grana dessa em uma única carretilha;
     
    Dentre tantas características, o ponto decisivo foi a promessa de evitar cabeleiras sem perder eficiência em arremessos e o que a teoria escrevia foi constatado na pratica;
     
    Outros diferenciais que influenciou minha decisão:
    - Praticidade nas regulagens durante a pescaria. Colocado a linha no carretel você faz uma única regulagem no ajuste fino, para tirar a folga do carretel, ai ela tem uma regulagem externa que vai de 0 a 20, que você mudará raramente, eu particularmente para pesca com iscas artificiais entre 5 a 15 gramas coloco no 3, só aumento para 5 quanto venta muito para corrigir os arremessos e evitar cabeleiras, ainda assim consigo arremessos muito bons! Pode virar de frente para o vento e meter a mão sem dó que a danada vai corrigindo e cortando o vento bonito! hehe...
    Isquinhas menores de até 2 gramas aumenta a regulagem para 6 já é o suficiente...
    Ela suporta iscas até 35 gramas recomendação fabrica;
     - Outro ponto que me influenciou muito foi o tamanho, encaixa na mão direitinho e gera muito conforto na pescaria, um ponto único é poder apoiar o dedo polegar no suporte superior a frente do carretel, dá muita segurança na briga com o peixe;
    - Acho ela muito bonita também, um projeto harmonizado, construída em um chassi todo magnésio inteiro ficou show;
     
    Unica coisa que não gosto dela são os knobs (manoplas) que acho pequenas, no futuro se puder trocar vou colocar os da Metanium MGL que acho perfeito;
     
    Não tenho experiência para falar se atende Amazonia, porque nunca pesquei lá e nunca peguei peixes grandes (iguais aos de lá) com ela para fazer alguma observação;
    Acho que talvez a Zilion SV TW você ficaria mais seguro;
     
    A principal recomendação que te indico é se, assim como eu, você for desastrado com cabeleiras sua vida vai mudar para sempre!
     
    😅😅😉
     
     
  18. Upvote
    Edmar Alves recebeu reputação de Carrão em LINHAS DE MONOFILAMENTO PORQUE NÃO ?   
    Obrigado companheiro pela grande contribuição!
    De fato eu fiz esses mesmos levantamentos de pros e contras de cada uma delas e ainda alguns outros;
    Dois pontos que fico "batutando", a questão de ter emenda entre fluor e multi, que mesmo que seja um nó perfeito gera bastante atrito, e a questão de para pesca de tucunares sudeste você não precisa de mais que 50 metros de linha, no maaaaximo 70, que considerando uma linha mono de 25 a 30 libras caberia tranquilo na maioria das carretilhas padrão hoje...
    E o ponto principal de querer usar mono é que os tucunarés estão cada vez mais "veacos" e em época de represa subindo é bater na isca e correr para meio das estruturas... (já "perdi" alguns bons)
    Por outro lado tem muitas variados e fortes vantagens do multi, inquestionáveis, mas a fortíssima desvantagem da baixa resistência a abrasão...
    E um ponto que tenho serias dúvidas é o trabalho em geral das iscas se é melhor com mono ou multi....é polêmico, já escutei muitas teorias e já tive algumas conclusões praticas...
    Enfim...vamos trocando opiniões e amadurecendo as ideias...hehe...
    O importante é pescar e acima de tudo, divertir.
     
     
     
     
  19. Upvote
    Edmar Alves deu reputação a Carrão em LINHAS DE MONOFILAMENTO PORQUE NÃO ?   
    Caro Everson, segue aí minha opinião:
    Linhas de mono e multi tem, logicamente, características diferentes e com isso prós e contras diferentes.
    As Monofilamento tem mais resistência a abrasão, são mais transparentes na água (as linhas transparentes né), não fazem atrito nos passadores. Em contra partida, possuem memória (ainda que algumas possuam bem pouco), tem elasticidade, são menos fortes a tração do que a Multi, tem bitola mais grossa (quando comparada com uma Multi de mesma libragem) e por isso cabe menos linha no carretel.
    As Multifilamento não tem memória e nem elasticidade (ou pelo menos tendem a zero), possuem força de tração excelente e possuem uma bitola mais fina (quando comparada com uma Mono de mesma libragem) o que propicia mais linha no carretel. Contundo, são menos resistentes à abrasão, são mais visíveis na água, provocam mais atrito nos passadores (Apesar que as Multi enceradas de qualidade quase não geram atrito).
    Como podemos ver, ambas tem prós e contra, né! Tanto é que quem pesca de Multi, geralmente usa líder de Mono (seja de fluorcarbono ou não), para unir os prós de cada linha e minimizar os contras.
    Eu pesquei muitos anos com Mono, até para isca artificial, mas mudei para a Multi e me adaptei muito bem, acho melhor para arremessar, para trabalhar, acho que a Multi faz um arrasto menor na água (devido a bitola poder ser menor), a fisgada fica mais certeira (devido a ausência de elasticidade)...mas sempre uso o líder, para evitar estouros de linha por abrasão, para melhorar a apresentação da isca, uma vez que linha mono de fluor é mais transparente na água, para evitar que a garatéia fure a linha de Multi (isso às vezes acontece).
    Hoje eu uso multi para iscas artificiais, mas mono para pesca pesada, pelo fato de que é uma linha mais em conta e porque, na minha opinião, para pesca pesada é interessante ter linhas de bitola mais grossa, para evitar o encavalamento da linha no carretel da carretilha (as carretilhas de pesca pesada geralmente tem um drag mais forte e a pressão da linha no carretel é maior, ficando mais fácil da linha penetrar no carretel e encavalar).
    Acho que é isso! (Minha opinião apenas)
    Espero te ajudado!
     
  20. Thanks
    Edmar Alves recebeu reputação de Armando Ito em LINHAS DE MONOFILAMENTO PORQUE NÃO ?   
    Bacana Armando! Obrigado pelas indicação.
  21. Upvote
    Edmar Alves deu reputação a Kid M em LINHAS DE MONOFILAMENTO PORQUE NÃO ?   
    Apenas algumas sugestões do tempo em que usava linhas mono para tucunaré, mas já me bandeei para as multi...
          
  22. Upvote
    Edmar Alves deu reputação a Guto Pinto em LINHAS DE MONOFILAMENTO PORQUE NÃO ?   
    Eu não uso monofilamento pra iscas artificiais há muito tempo, por vários motivos já citados pelos colegas mas também pelo quesito segurança, se erra uma arremesso e acerta um galho, aguapé etc. e puxa pra desenroscar a isca vem igual uma bala em nossa direção devido a elasticidade da linha, já vi muito disso. Agora pra outros tipos de pesca gosto e uso demais a monofilamento, aqui mesmo no Pardo onde pesco toda semana as piaparas não comem na multi nem a porrete. 
  23. Upvote
    Edmar Alves deu reputação a Armando Ito em LINHAS DE MONOFILAMENTO PORQUE NÃO ?   
    utilizei muito Triumph e Trilene
     
  24. Confused
    Edmar Alves deu reputação a Astra-Taranis em LINHAS DE MONOFILAMENTO PORQUE NÃO ?   
    Aquetivé
     
    A que tiver no carretel!
    Normalmente uma 0.30 ou 0.33...
  25. Upvote
    Edmar Alves deu reputação a Lucca Brasi em LINHAS DE MONOFILAMENTO PORQUE NÃO ?   
    Quer uma linha mono de primeira linha? Applaud F1 verde, da Sanyo. Serve para iscas naturais e também para artificiais ( apesar que para estas as multi são insuperáveis). Mas, como mono, é inigualável! 
×
×
  • Criar Novo...