Ir para conteúdo

Walter Lembi

Membro
  • Total de itens

    129
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    1

Histórico de Reputação

  1. Thanks
    Walter Lembi deu reputação a Guto Pinto em 2 ou 4 tempos ?????   
    Isso é uma coisa que muitos não sabem os motores Rabeta Longas( 20 polegadas)  foram feitos pra andar em barcos com  popa altas  , o intuito de ter uma popa mais alta  é pra agua não entrar por trás principalmente em locais com ondas como no mar, tb são utilizados como motores auxiliares em Veleiros devido ao mesmo motivo ,existe no exterior até os extralongos de 25 polegadas.
    O problema que 99% dos barcos usados no Brasil são para motores de rabeta curta( 15 polegadas), se colocar um rabeta longa nesses barcos a hélice trabalha  muito no fundo comprometendo o desempenho e aumentando o consumo .   Outro mito muito comum que ouço é que os motores de 25hp e 40hp tem rabeta longa e são ruins de andar em água rasas, na verdade o tamanho é o mesmo de um 5hp o que acontece que esses motores por serem mais pesados a popa fica mais enterrada quando parados ou em baixa velocidade.  Hoje todos motores até 40hp aqui usam rabeta curta( 15 polegadas) e os acima de 50hp já são todos de 20 polegadas , os rabetas longas abaixo de 40hp tem que encomendar e são usados só como motores auxiliares.   Olhe um rabeta longa colocado no barco correto pra ele.

  2. Like
    Walter Lembi recebeu reputação de Joao Manoel Leonello Lucas em Equipamento Lago do Peixe   
    Intergreen Firestick (ou equivalentes) não pode faltar:
    Cor LD (laranja/dourada)

    e tons de osso/fosco:

    outra violenta é a MARINE SPORTS SAVAGE 85:

     
     
     
     
  3. Like
    Walter Lembi recebeu reputação de Joao Manoel Leonello Lucas em Equipamento Lago do Peixe   
    Usei com mesmo, Splitring, snap de 30lbs e leader 0.60mm YGK
  4. Upvote
    Walter Lembi deu reputação a Guto Pinto em Qual a velocidade do seu barco? Enquete.   
    Animal hein, cadeira eletrica, kkkkkkk
  5. Upvote
    Walter Lembi deu reputação a GVicentim em Qual a velocidade do seu barco? Enquete.   
    Motor: Tohatsu 30hp(2015)
    Barco: Metalglass- karib 410 (4m)
    Carga: Eu(65kg), e 10l de gasolina..
    Velocidade: O maxímo , com umas pequenas marolas, foi 62km/h medido por GPS celular, barco hp max para 15HP.. da um medo de ir, mas foi tranquilo, os colega com cracker box v8 passo mal hahaha


  6. Upvote
    Walter Lembi deu reputação a Katsumi Teshima em Qual a velocidade do seu barco? Enquete.   
    Motor : Mercury 15hp super.
    Barco: Karib 500 Metalgrass -Locado  na represa de Nazaré Paulista (Atibainha).
    Carga: 2 adultos  e uma criança( cerca de 170 k), mais motor elétrico, bateria e tralha de pesca,etc.
    Condições: sem onda e vento.
    Velocidade: 38km com o peso acima e 40km somente  com 1 adulto (80kg).
    GPS do celular.
  7. Upvote
    Walter Lembi deu reputação a Fabrício Biguá em [Motores de popa] Saiba como usar, armazenar e muito mais...   
    Tutorial de uso, armazenamento, funcionamento e manutenção de motores de popa de baixa cilindrada.
     
    Percebi q vários usuários do fórum tem dúvida de como usar, armazenar, funcionar e manutenir corretamente seus motores de popa de baixa cilindrada. (15hp a 60Hp - todos 2T)
    Tentarei criar um tutorial, com a ajuda de vários usuários do fórum, ainda na versão 1.0, para tentar ajudar na medida do possível, já q eu tb não sou especialista no assunto. Se tais passos forem levados em conta 95% dos problemas encontrados pelo utilizador do motor de popa poderão ser evitados/sanados.
    Uma providência q julgo de extrema importância é a compra de um horímetro. Esse aparelho é facilmente instalado ao motor e tem por finalidade o registro do tempo de uso, em horas, do seu motor de popa. Com isso vc pode programar toda a manutenção dele.
    Procure no Google por horímetro, Sendec, e veja se consegue adquirir um.

    Vale a dica.
    Outra q considero importante é a compra de um "orelhão" ou "telefone" q nada mais é q uma peça onde vc conecta a mangueira de água ao motor para refrigerá-lo, quando fóra da água.

    1 - Mangueira ligada.
    2 - Orelhão ou telefone.
    3 - "Mijada"
    Vamos ao q interessa.
    Para facilitar a leitura de um tópico tão grande e complexo, dividi o assunto nos seguites ítens:
    Nas Dicas de utilização, armazenamento e funcionamento eu falo:
    - Para quem não está habituado a manipular motores de popa.
    - Para usuários que já manipual bem seus motores de popa.
    - Como calcular o arrasto ideal do seu motor.
    - Como saber a velocidade máxima alcançada pelo seu motor: (teóricamente
    - Como saber se a hélice do seu motor é a mais apropriada para o seu barco?
    Enquanto nas Dicas de manutenção eu falo sobre:
    - Como trocar o óleo da transmissão
    - Se o seu motor cair na água
    - Como descarbonizar seu motor
    - Como saber se seu motor está precisando ser retificado?
    Dicas de utilização, armazenamento e funcionamento
    Para quem não está habituado a manipular motores de popa:
    1 - Leia atentamente o manual do usuário antes de utilizar o seu motor pela primeira vez.
    2 - Esteja devidamente habilitado (arrais amador) antes de utilizar seu motor em águas "públicas".
    3 - Jamais, nunca, nem pense em pilotar embriagado.
    4 - Apesar de vc estar motorizado ande sempre com o remo, jogo de ferramentas e salva-vidas a bordo.
    5 - Utilize sempre gasolina de boa procedêcia e faça a mistura correta de óleo 2T/Gasolina. A mistura ideal de óleo 2T e gasolina deve ser de 1 litro de óleo 2T para 40 litros de gasolina. Para motores novos essa mistura é diferente, mais "gorda/rica", normalmente 1 litro de óleo 2T para apenas 25 litros de gasolina. Consulte o manual específico do seu motor e cheque a mistura ideal para motores novos.
    6 - Antes abastecer seu tanque jogue um pouco de combustível dentro, balance o tanque e jogue fora esse combustível com prováveis resíduos do tanque.
    7 - Cheque se o motor está corretamente afixado na embarcação.
    8 - Use sempre o salva motor, que nada mais é q uma corda amarrada ao mesmo e presa na embarcação. Se por acaso o motor se soltar da embarcação, e isso acontece pode apostar, vc não perderá seu motor.
    9 - Use a chave de ligar presa ao braço.
    10 - Evite navegar com o acelerador totalmente aberto. Navegue a 80%. Além da diferença de velocidade não ser grande, o consumo de combustível será muito maior.
    11 - Navegue sempre com o motor de popa destravado. (cuidado quando for dar marcha-ré).
    12 - Mantenha a bordo uma reserva mínima de combustível. Se o piloto vacilar e se esquecer de conferir o tanque e o combustível acabar, uma reserva de 2 litros conseguirá tirá-lo do sufoco.
    13 - Proporcionalmente quanto maior a cilindrada de um motor de popa maior será o consumo, né?!?! Essa resposta está ERRADA. Mas pq??? Porque a distância percorrida por um motorzão é muito maior q a pelo motorzinho....então, se um motorzinho for andar aquela mesma distância, com certeza gastará mais combustível. Por uma questão de peso de motor, tipo de embarcação, necessidade de percorrer grandes percursos, tática comercial e afins, ERRONEAMENTE se acredita q motores pequenos são mais econômicos.
    14 - ATENÇÃO - Quando o seu motor estiver no cavalete (suporte de motor) funcionando com o auxílio do "orelhão" vc não deve acelerá-lo acima dos 1.500 RPM. A pressão da água na mangueira tem q fazer o seu motor "mijar" durante o funcionamento. Caso contrário ele irá aquecer.
    15 - CUIDADO - Não é aconselhável engatar o motor funcionando no cavalete, mas se o fizer certifique-se de que ele está bem preso, não existam pessoas próximas a hélice e não acelere muito. Caso contrário vc poderá ficar sem uma perna.
     Para usuários que já manipulam bem seus motores de popa
    1 - Se o seu motor estiver parado a vários meses/anos, antes de funcioná-lo vc deverá desmontar todo o carburador e checar o estado das juntas, giclês e etc. Se vc aplicou óleo de máquina, (ensinaremos como fazer isso mais abaixo) tem tudo para o sistema estar em boas condições de uso. Ainda assim é interessante dar uma limpada em tudo com querosene ou gasolina.
    Retire a(s) vela(s), aplique um pouquinho de óleo (pode ser de máquina tb) na cabeça do pistão(ões) e puxe (algumas vezes) levemente a "cordinha" da partida. Se for guardar o motor muito tempo vc tb poderá fazer a mesma coisa. Tal procedimento tem por finalidade manter a integridade dos anéis, camisa(s) e pistão(ões). Como nosso combustível geralmente é de péssima qualidade, os resíduos de uma má queima podem gerar oxidação de tais peças, e vc, ao tentar ligar o motor sem seguir essa dica poderá riscar a camisa e comprometer a vida útil do motor.
    2 - A hélice do motor deve estar sempre em ótimas condições. Amassados, quebrados, trincas e tals farão a transmissão vibrar, perdendo performance e comprometendo a durabilidade e vida útil.
    3 - As dimensões da hélice devem ser proporcionais ao tipo de embarcação e sua utilização. Para entender a hidrodinâmica da hélice acesse o link abaixo.
    http://www.nautibras.com.br/suporte/texto-007.htm
    Antes de ligar o motor:
    4 - Conecte a mangueira apenas no tanque já abastecido. Enfie com cuidado uma chave de fenda na esfera do encaixe da mangueira (na outra estremidade) e bombe a "perinha" para q o combustível novo passe limpando toda a mangueira.
    5 - Conecte a mangueira no motor...bombe novamente a "perinha" até q ela fique cheia de combustível (dura). Puxe o afogador, acelere um pouquinho e tente a partida.
    Antes de guardar o motor:
    6 - Jamais guarde o seu motor com resíduos de água suja (barrenta ou salgada) no sistema de refrigeração dele. Dê um jeito de funcioná-lo em água limpa antes de guardá-lo. (orelhão, balde, piscina, etc.)
    7 - Deixe-o funcionando até apagar desconectado da mangueira de combustível.
    8 - Abra o capacete, retire o copinho/cuba do carburador e puxe a "cordinha" da partida para q todo o resíduo de combustível da tubulação seja "cuspido" fóra.
    9 - Solte a mangueira de combustível q entra no carburador e aplique um pouquinho de óleo fino (tipo Singer de máquina) na tubulação. Esse óleo tem por finalidade lubrificar as juntas do carburador e evitar ressecamentos. Quando vc for ligar o motor novamente pela primeira vez ele funcionará muito mais facilmente.
    Como calcular o arrasto ideal do seu motor:
    1 - De acordo com o representante e importador dos motores Suzuki no Brasil, qualquer motor carburado, independente do numero de Hps, funcionando em stand by (funcionando parado), gasta 0,275 ml por HP/Hora:
    15 Hp x 0.275 ml = 4,13 L/Hora
    25 Hp x 0,275 ml = 6,88 L/Hora
    40 Hp x 0,275 = 11 L/Hora
    2 - Para se chegar ao Arrasto ideal da embarcação, usa-se a regra de 22 a 28 Kg por Hp do motor:
    28 Kg x 15 Hp = 420 Kg
    28 Kg x 25 Hp = 700 Kg
    28 Kg x 40 Hp = 1120 Kg
    Então vamos tentar exemplificar essa conta: (aproximadamente)
    Barco de Alumínio 5m = 100Kg
    Motor de Popa 15Hp = 30Kg
    Caixa de Gelo = 20Kg
    Motor Elétrico = 4Kg
    Bateria 60Amp = 25Kg
    Caixas de Isca (3) = 30Kg (já incluído máquina fotográfica, e toda a tralha)
    Tanque de Combustível = 25Kg
    Pescadores (3) = 240Kg (80Kg cada um)
    Total aproximado = 474Kg
    ....ou seja...vc estará navegando com 54Kg a mais de peso q o ideal...Sua embarcação está sobre carregada, gerando um gasto de combustível maior, e navegando numa velocidade um pouco abaixo da "recomendável". Tenha paciência.
    Como saber a velocidade máxima alcançada pelo seu motor: (teóricamente)
    1 - Vamos usar uma fórmula básica.
    2 - Normalmente os motores de 15hp, 25hp e 40hp tem a relação da engrenagem da rabeta de 2.00:1, ou seja, a cada 2 voltas completas do eixo principal da transmissão a hélice dá 1 volta completa em torno do seu eixo. (os Mercury/Mariner são assim. Já o Sea Pro tem relação de 1.92:1. Cheque a relação do seu motor no manual do usuário)
    3 - Usarei o Mercury Sea Pró de 25 Hp para exemplificar:
    5600 x 0,521 x 13 x 0.0009469 = 35.91 milhas por hora x 1,85200 = 66,5 Km/h.
    Essa é a velocidade máxima do motor navegando sozinho, sem piloto, barco ou outra coisa pra arrastar..kkkkk...
     Como saber se a hélice do seu motor é a mais apropriada para o seu barco?
    Aqui está um dos maiores segredos em como tirar o máximo desempenho do seu motor/barco e garantir uma longa vida útil do seu motor. Tentarei usar uma linguagem o mais simples possível.
    Para fazer esse teste vc precisará de um tacômetro instalado ao motor para saber o giro alcançado.
    1 - Coloque o motor na sua embarcação + tanque cheio + 2 pescadores (+ ou - 150Kg).
    2 - Já de motor quente acelere ao máximo e veja qual a rotação máxima atingida.
    No caso de muito giro.
    No caso de pouco giro.
    3 - Normalmente o diâmetro e o passo da hélice vem escrito na lateral dela. O Sea Pro da Mercury, por exemplo, está vindo de fábrica com a hélice 9.9 x 13.
    9.9 = diâmetro
    13 = passo
    4- Faça as contas e veja qual a ideal para o seu motor.
    Dicas de manutenção
    Obs: O ideal é fazer a manutenção do seu motor a cada 50 horas de uso. (1ª revisão com 20h de uso)
    Se precisar abrir o capacete do motor e mexer na parter mecânica dele durante a pescaria o faça perto da margem. É super comum ao se mexer (retirar parafusos, velas, cabos, e etc) deixar cair alguma coisa dentro d'água, então, o faça na margem, é beeeemmmm mais fácil recuperar algo q cair, além de estar melhor apoiado, mais pessoas poderão te auxiliar.
    Como trocar o óleo da transmissão
    1 - É ideal trocar o óleo da transmissão a cada 100 horas de uso (eu recomendo metade disso) ou a cada 6 meses de uso.
    2 - Esteja com todas as ferramentas e o óleo específico de transmissão a mão. (vasilha para coletar o óleo, chave de fenda grande, seringa e estopas)
    3 - Normalmente se indica óleo 90 para a transmissão, mas procure pelos óleos API-GL4 ou GL5. Vários óleos 90 são tipo GL3 ou GL2....ou seja, menos "tecnológicos". Compre o importado.
    4 - Retire o parafuso do óleo da transmissão (o de baixo)....deixe todo o óleo escoar. Não jogue o óleo na água. O meio ambiente agradeçe.
    5 - Depois retire o parafuso do óleo da transmissão da parte superior.
    6 - Os parafusos geralmente são imantados, limpe-os antes de colocá-los novamente no lugar.
    7 - O ideal é q vc tenha uma motolínea ou bomba de óleo q consiga "empurrar" o novo óleo de baixo para cima, assim evita-se a formação de bolhas dentro da transmissão, mas empurre o óleo de baixo para cima até q ele escoe pelo orifício superior. Feche os parafusos e pronto.
    8 - Caso vc não tenha essa bomba, não tem problema. Feche o parafuso inferior e com uma seringa (sem agulha) coloque lentamente o óleo pelo orifício superior até q ele escoe. Feche e pronto.
    Se o seu motor cair na água
    1 - Retire as velas e vire-o de cabeça pra baixo para escoar a água q por ventura estejam na câmara de combustão.
    2 - Jogue um pouco de gasolina (pode ser temperada) dentro do(s) cilindro(s), e ainda sem as velas, puxe a partida levemente e lentamente para q seja limpa e lubrificada a(s) câmara(s) de combustão. Repita o procedimento umas 3 vezes.
    3 - Leve seu motor o mais rápido possível para um mecânico especializado.
    4 - Caso vc esteja em plena pescaria e não tem outro motor, outra saída, e precisa desse, limpe as velas com combustível e deixe-as secar.
    5 - Assopre e seque as cabeças dos cabos de velas.
    6 - Retire a cuba do carburador, escoe a água/combustível de dentro e com a mangueira do tanque conectado ao motor, bombe a "perinha" e acelere o motor até "cuspir" gasolina nova. Tal procedimento tem por finalidade retirar a água do sistema.
    7 - Seque todas as conexões elétricas do motor.
    8 - Instale as velas no lugar.
    9 - Feche tudo e tente a partida. Caso não dê certo repita todo o procedimento.
    10 - Normalmente não entra água no óleo da transmissão, mas vale a pena checar. Se tiver como vc comprar óleo de transmissão nas proximidades ótimo, troca logo, caso contrário seu motor estará em risco. Retire o parafuso de escoamento do óleo da transmissão e veja se o óleo está esbranquiçado (sinal de água misturada com óleo).
     Como descarbonizar o motor
    Obs: Vc irá na verdade descarbonizar a câmara de combustão. (pistão, anéis e cilindro)
    Geralmente a cabeça do pistão é porosa e como nossa gasolina é "ótima", a má queima gera resíduos (carvão)...e esses resíduos se aderem na cabeça do pistão. Durante o funcionamento do motor esse carvão fica encharcado de combustível e como a temperatura da câmara é altíssima ele fica incandecente, gerando ainda mais calor a queima e consequentemente uma pré-ignição da mistura ar/combustível. Motor trabalhando mais quente menor será a vida útil. Lembrando q qualquer volume sólido dentro da câmara, no caso o carvão, aumentará a compressão do motor, aquecendo-o e diminuindo tb a vida útil.
    1 - Esteja com todas as ferramentas a mão. (descarbonizante de boa qualidade - Wurtz e etc -, chave de vela e pano limpo. Lembrando q descarbonizante pode agredir plásticos, borrachas, amianto, a pintura do motor e outros componentes mais macios)
    2 - Funcione o motor até q ele fique quente.
    3 - Retire as velas e aplique o desengripante na cabeça dos pistões.
    4 - Deixe o desengripante agir por 12h.
    5 - Jogue gasolina dentro da câmara. Simule a partida levemente e lentamente (SEM AS VELAS). Alterne o ponto morto superior e inferior do outro pistão e jogue combustível novamente dentro da câmara. (lembrando q quando um pistão está no topo da câmara o outro está embaixo, alterne-os para fazer a limpeza).
    6 - Quando vc simular a partida o pistão irá jogar todo o combustível sujo pra cima, uma melequeira só de carvão e gasolina, esteja com muito pano/estopa a mão para não deixar escorrer pelo exterior de todo o motor de popa.
    7 - Repita essa lavagem até q saia apenas gasolina limpa da câmara.
    8 - Deixe secar por por alguns minutos.
    9 - Enquanto a câmara seca aproveite para limpar as velas e deixe-as secar.
    10 - Instale novamente as velas e tente a partida.
    Como saber se seu motor precisa ser retificado?
    1 - A ferramenta para se checar a compressão do motor é chamada de relógio comparador de pressão de cilindros, ou medidor de compressão.
    2 - Leve o seu motor até uma oficina mecânica ou adquira um medidor desses nas lojas de ferramentas.
    3 - Retire uma vela do motor e rosqueie o medidor ao cilindro. (as outras velas continuam no lugar)
    4 - Simule a partida como se fosse ligar o motor (rapidamente e com força). Claro q a chave de ignição deve estar fora do motor.
    5 - Cheque no relógio o máximo de pressão conseguida. Se for inferior a 85PSI seu motor está precisando de trocar os pistões. E se estiver acima de 140PSI ele está com o cabeçote rebaixado, ou com muito carvão sobre o pistão indicando carbonização excessiva.
    6 - Repita tal procedimento em todos os outros cilindros e se a diferença entre eles for maior q 10% vc tb deverá retificar o motor.
    Bem...espero q tais dicas tenham sido úteis. Deu trabalho, aff. 
    Grande abraço.
    Fabrício Biguá
  8. Upvote
    Walter Lembi deu reputação a Fabrício Biguá em [Caminhonete para rebocar barco] Impressões de todas.   
    Amigos...compreendo a indignação de todos vcs (q é a minha tb).
    Mas não tem como uma multinacional investir bilhões em um País como o nosso, e lucrar menos q o nosso Governo...rsrs
    Sim, não tem como ela vender um carro por R$ 100.000.00, lucrar apenas R$ 20.000,00 (só como exemplo), e dar R$ 30.000,00 de imposto pro Governo q não fez nada no processo de produção. Concordam?!?!
    Ontem fiz uma compra de R$ 948,00 e no final da notinha estava lá: IMPOSTOS = R$ 386,00
    Isso é uma vergonha. O mercado tem q repor o q vendeu, tem q lucrar, tem q pagar impostos de funcionários, iluminação, energia, e etc, etc, etc, etc....Ou seja, quanto ele jogar em cima do produto pra conseguir pagar essa mamata do Governo?!?!
    Vamos tirar apenas os impostos da compra. Ou seja, dos R$ 950,00 q eu paguei, sobraram R$ 480,00 de lucro bruto pro mercado. 
    Pra pagar todos os gastos, acredito q eles joguem 50% em cima do valor dos seus produtos (em média)...ou seja, R$ 240,00...rsrs
    De uma compra q poderia custar R$ 240,00...daí joga-se o lucro do mercado e mais um imposto justo, estamos pagando R$ 950,00. 
    E isso é pra TUUUDDDOOOOOO.....
    Qual a chance disso dar certo?!?! 
  9. Upvote
    Walter Lembi deu reputação a Gilbertinho em Usina de Belo Monte. A fraude amazônica.   
    Fabrício,
    Em meu ponto de vista, o assunto deve ser dividido em três frentes:
    A primeira, inconcebível, é de natureza criminal. Não é possível tolerar um país eivado de tanta corrupção. Penso que não haverá laja-jato suficiente para levar essa sujeira toda a um nível suportável, já que corrupção é uma praga universal, que no Brasil não encontra limites.
    A segunda, respeita à capacidade de geração de Belo Monte, a dimensão de seu lago e seus impactos ambientais. De início, o país precisa ter eletricidade em volumes que assegurem o fornecimento contínuo para uma população crescente e também para a indústria, atualmente estagnada. A energia hidráulica é nossa principal matriz energética, por vocação.
    Terceira, é irrelevante quantos Maracanãs caberiam na área inundada pela represa, considerando a extensão territorial da Amazônia e do país como um todo. Essa conta não fecha diante das necessidades energéticas de todos nós. Veja que muitos dos que se queixam dos impactos ambientais reclamam dos apagões do sistema elétrico nacional, todo interligado, e quase todos derivam da escassez de energia em certos períodos do ano.  Para finalizar, vejo as opiniões dos midiáticos, famosos e intelectuais como manifestações sem relevância alguma, só o fazem porque nada tem a dizer de útil ou construtivo para a população, melhor seria que fizessem apenas o que sabem fazer, e criticar governos não é uma delas.
    Me vejo como ambientalista de carteirinha, porém não posso ignorar as necessidades humanas. Como geógrafo, entendo que o que há no planeta está a disposição do homem, desde que explorado de modo sustentável. O resto é hipocrisia de quem usa e reclama se não tiver para usar.
    Peço desculpas por contrariar a maioria dos colegas.
    Gilbertinho 
    Após este manifesto, li na uol um artigo sobre as previsões de Nikola Tesla para o século 21, que vem de encontro aos meus argumentos. Transcrevo a seguir:
    "Muito antes do início do próximo século, o reflorestamento sistemático e o gerenciamento científico de recursos naturais terão trazido um fim para todas as secas, incêndios florestais e inundações devastadoras. A utilização universal da energia hidroelétrica e sua transmissão à longa distância vai abastecer todas residências com energia barata e dispensará a necessidade de queimar combustíveis. Sendo que a luta existencial será diminuída, deve haver desenvolvimento motivado por ideais e não questões materiais."    
  10. Upvote
    Walter Lembi deu reputação a Guto Pinto em Araguaia 1970   
    Estou pegando uns albuns antigos do meu pai e começar a fazer uns relatos.  Lembrando pra quem entrou pelo link direto, essa é uma sala vintage onde é permitido fotos que são  "proibidas" em outras salas. 
    Pescaria realizada no Rio Araguaia em 1970, conversando com o Véio acredito que seja na região de Bandeirantes.   Pescaria naquela época era uma aventura daquelas, sem hora e dia pra chegar ou ir embora.  E não era só pescaria sempre associado a caça junto.   A pesca era realizada basicamente por "pinda" e anzol de galho, se na turma toda tivesse um molinete era muito,  lembrando  que eles não eram profissionais, na verdade naquela época a pesca era realizada basicamente dessa maneira.  Não havia conscientização nem informação como hoje.   Caso os moderadores acharem que as fotos forem pesadas, podem deletar sem problema algum
    A Viagem demorava em torno de 48 h, percurso hj que realizamos em 13h .  A turma sempre tinha um caminhão onde iria os barcos motores, tralhas,  freezer, geradores e uma Veraneio "zera" pro pessoal .  Chegando no destino pelo menos mais um dia pra montar o acampamento. 
     Meu pai então com 27 anos. 

     
    Veraneio 

     
    Acampamento

     
    Figurino da época
    38 na cintura e 12 na mão. época que bandido tinha medo de roubar  kkkkkkkkk

     
    Nessa época era comum juntar todos peixes pra separar e carregar, na foto ali era uma Piraíba de 160kg pega na Pinda
     


      Meu Pai não sabia e não sabe nada, típico colete da época, kkkk

     

     


     

     
    Bom é isso , não sou de escrever muito, o correto seria meu Véio relatar, pois tem histórias marcantes em cada uma seja de brigas com onça, acidentes, carros quebrados, caminhão atolado,  barcos afundados, até de pescador que morreu e colocaram  o defunto no frezeer dos peixes  pra não estragar,   daria pra escrever um livro
    Como tudo na vida evolui, hoje meu pai é praticante de pesque solte.   45 anos depois: 

     
     
     
  11. Upvote
    Walter Lembi deu reputação a Eduardo Chedid em [Nova Shimano Casitas] Review Técnico - Por Chedid LDS   
    Salve Galera do fórum vamos nós para mais um review técnico feito por mim ,mas deixando claro que além das pinturas faço custom tb com carbontex , rolamentos cerâmicos boca modelo novo troca de peças internas ,troca de manivelas .
    Muitos já sabem disso alguns outros não , trabalho quase que 100 % pela internet e correios aonde as pessoas mandam de qualquer lugar do País para mim  as carretas faço o serviço e mando de volta completamente modificada e melhorada a carreta .
    QUEREM MEU CONTATO ?
    AQUI ESTÁ :
    WHATS APP (11) 967808633 (CLARO)  EDUARDO CHEDID
     
    Por aqui no fórum inbox : EDUARDO CHEDID
    Pelo facebook : EDUARDO CHEDID / LOJINHA DE SALIM / LDS TUNING
     
    E agora com pagina no facebook tb : 
     
    https://www.facebook...908102209227865
     
    Dáu ma curtida e uma olhada nos projetos lá tb.
     
    Mas como fiz algumas carretas , kkkkk , me perco sempre , portanto podem haver algumas repetições haja visto que as fotos e reviews estão hospedados em nuvem portanto vou deixar aqui antes de tudo os links dos outros tópicos para vcs e depois sim algumas custom:
     
    http://www.turmadobi...sonalizações/
     
     
    http://www.turmadobi...sonalizações/
     
     
    http://www.turmadobi...sonalizações/
     
     
    http://www.turmadobi...eduardo-chedid/
     
     
    Fora essas custom acima possuo os reviews técnicos tb que vão aparecendo por aqui , seguem :
     
     
    http://www.turmadobi...ersonalizaÇÕes/
     
     
    http://www.turmadobi...did-lds-tuning/
     
     
    http://www.turmadobi...eduardo-chedid/
     
     
    http://www.turmadobi...sto-tanto-dela/
     
     
    E aqui abaixo o review da chronarch ci4 que sempre afirmei ser um projeto falho da shimano :
     
     
    http://www.turmadobi...tes-de-coração/
     
     
    Mas hoje finalmente vou fazer um review da  CASITAS sim o modelo novo da shimano , bonita , muito bonita , mas será que ela vale o que custa?
    Vale a pena investir nela ?
    É um bom lançamento ?
    A shimano conseguiu convencer com ela ?
     
    Agradecendo aos amigos Vagner e Edivan Nunes , (dono da carreta) pois assim que chegou a carreta para ele não teve dúvidas e mandou junto a outras duas MS , para fazer uma custom e esse review.
    Dizem que quem tem amigo não morre pagão né , kkkkk
     
    Vamos então a ela :
     

     
     
    Vamos as especs de fabrica dela :
     
    Modelo: Casitas 151HG
    Relação de recolhimento: 7:2:1 (76 Centímetros de recolhimento por manivelada).
    Número de rolamentos: 5 rolamentos de inox (SA-RB) + 1 rolamento de roletes
    Tipo de Freio: SVS
    Capacidade de linha: 0,30 mm – 135 m.
    Peso: 190 g (gramas)
    Fabricante: Shimano
    Drag: Sistema Cross Carbon 5,5kg 11lbs    
    Chassi: Grafite High
     
    Ela lembra a aldebaran :
     

     
     
     Na verdade a shimano está chegando com a série nova e provavelmente muitas delas terão essa característica bicuda , realmente enche os olhos a carretilha , o peso é dentro dos padrões 190 gramas , o corpo e laterais são todos de grafite .
    a manivela curvada e com os acabamentos em cromo (plastico ok) mas dá um ar de nobreza a carretilha.
    Mas vamos lembrar que as características ficam por aí mesmo pois a casitas é uma carreta de entrada da shimano e verão a partir de agora:
     

     
    A estrela em plástico , exatamente como a série g , a manivela nova bastante ergonômica , nessa manivela existem 4 buchas de nylon , que podem ser substituídas por rolamentos sairíamos de 5 rolamentos para 9 , isso é apenas suposição.
     
    O restante das peças idênticas a série g mesmo , aliás a praticamente todas as shimano.
     

     
     
    Aqui em baixo uma foto do desmonte da tampa lateral aproximado :
     

     
     
     Importante destacar que essa carretilha por ser de entrada traz consigo o sistema antigo de apoio do pinhão por apenas 1 rolamento , a outra ponta fica apoiada na lateral de grafite da carreta , diferentes das modelos atuais que possuem 2 rolamentos .
    Os rolamentos mesmo dizendo o fabricante se tratarem de anti rusty bearing , são do tipo comum e não trazem consigo nenhuma inscrição do fabricante tb , ( ANTES ERAM NMB) .
     
     

     
     
     
     
    Aqui o sistema novo de sapatas do carretel , mais simples que os das mais top , o material das sapatas é mais mole tb , dando um freio melhor.
    Exatamente como nas antigas que vinham com buchas brancas e vermelhas ( os shimanistas lembram disso).
    Outro ponto importante , eles ficaram mais fáceis de armar e desarmar , bastando puxar para frente para soltar e empurrando para trás para travar.
    Diferente dos carretéis com as buchas vermelhas , que para soltar precisa corre ela para o lado , isso já estava dando muitas quebras e reclamações.
    Outro ponto importante , ela possui tampa solta e não de giro como a curado .
    Economia de peso , material e como o freio possui ajuste externo , novamente tiraram o charmoso giro da tampa.
     

     
     
     
     
    Carretel apoiado por 2 rolamentos , leve , boa capacidade de linha ,com eixo em aço inox , (evita torção)
     
     

     
     
    Assim como o corpo as tampas são em grafite , a shimano usa esse material desde as bantam , bem consagrado , agora os parafusos , poderiam ter sede em metal , são auto atarrachantes , isso me irrita muito , pois quando vejo uma carretilha com esse acabamento e preço .
     

     
     
     
    Aqui o sistema motriz dela , não  possui microdentes a coroa é bem grande e podem ver na foto que todas as peças são em latão / bronze e chapa .
    Pra variar ela veio entupida de graxa , os discos são em carbono o superior com pouca área de contato e a shimano afirma drag de 5,5 kg , mais que o suficiente para os tucunarés aqui do Sudeste ,
    Os discos freio são em carbono e oferecem uma durabilidade bem maior que os de papel carbonados antigo e uma maciez muito boa tb.
    Essa carreta ,não está preparada para os Amazônicos , a insistência provavelmente causará quebras ou desgastes prematuros.
     

     
     
     
     
    Foto do sistema interno de apoio do pinhão torre e devaneador , tudo exatamente igual a série G com pequenas exceções como o tijolo de desarme , agora ser em chapa dobrada e o sistema do eixo devanador .
     

     
     
     
    Aqui a torre em alumínio e com rolamento incorporado , pra variar mais 2 parafusos auto atarrachantes.
     
     

     
     
    Sistema completo de devaneador  , notem mais 1 bucha de nylon , vcs estão contando ? se sim e substituída por rolamento , já seriam 10 no total.
    Enxergo isso como evolução da shimano pois ela começa a usar peças iguais em várias carretilhas e com isso abre a possibilidade de um upgrade nelas.
     

     
     
     
    Aqui a foto do corpo e o focinho solto.
     

     
     
    Aqui uma foto do material e sigla no corpo da carreta.
     
     

     
     
    Outra foto do corpo em grafite.
     
    Bom considerações finais , boa carreta ?
     
    quem vai poder falar isso são vcs.
     
    O que vi é uma carreta linda , de entrada com tecnologia antiga , um verdadeiro face lift.
     
    Mas uma shimano.
     
    Acho o preço dela , por volta de us 120,00 alto pela proposta .
     
    Aqui ela custa por volta de 800 dilmas / temer ???
     
    Achei que fosse aparecer para substituir a caenan , mas não pois a caenan foi relançada no mesmo corpo da casitas .
     

     
    Pelo que entendí a CASITAS  é uma série acima da caenan nova .
     
    Mas o que tiraram  dela ?
     
    Rolamentos ? provavelmente , fricção ? provavelmente
     
    Galera fica então mais um review para vcs poderem confrontar os modelos na hora da compra .
     
    Bom pessoal por enquanto é só.
    Precisa de mim para uma custom ? (11) 967808633 EDUARDO CHEDID / LDS TUNING ( WHATSAPP)
     
     
     
×