Ir para conteúdo

Motor não atinge giro/velocidade máxima. Causas aqui.


Posts Recomendados

  • Respostas 53
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Olá Italo, boa tarde.

Pela minha humilde experiência, tem que controlar pela elevação do motor.

Se o seu motor tem trim, é só proceder ao ajuste.

Forte abraço

José Geraldo,

Irei efetuar alguns testes. Mas no início devo "arrancar" com o barco com o trim alto ou baixo? Posso ir mexendo no TRIM com o barco em movimento?

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pergunta não foi para mim mas vou dar um pitaco.

A arrancada deverá ser sempre com o trim baixo, depois do planeio você vai levantando o motor até achar a posição de maior velocidade sem que a proa fique batendo, isso é, sem que o barco fique cavalgando.

UFA!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Boa noite,

Tinha colocado a mensagem abaixo no tópico do Mercury 25hp Sea Pro, mas tem muita coisa que serve para este tópico também. Aproveito e atualizo as informações já que tem algum tempo e já pude testar mais.

Gostaria de fazer algumas considerações sobre hélice, giro máximo, velocidade, altura do motor, inclinação do motor (trim)

Há alguns meses fiz uma reforma no barco, um Karib 500 (1993), instalei plataformas, o peso do barco aumentou e a velocidade diminuiu. Estou usando o hélice original 9 7/8 x 13.

Como levei só o barco o Levi, que fez a reforma (www.levinautica.com.br), não pode alterar a altura do motor, mas me orientou a deixar a placa antiventilação de 1 a 1,5 polegadas acima do fundo do barco, ao contrário do que indicam os manuais.

Ele disse que talvez tivesse que regular novamente a inclinação do motor (trim) para não cavalgar (o que é extremamente simples de se fazer: basta deixar na regulagem o mais alto possível sem que o barco cavalgue/pule). E que provavelmente iria ventilar nas curvas em alta velocidade, mas como a maior parte do tempo navega-se em linha reta ou curvas suaves e não devemos fazer curvas em alta velocidade isso não seria um problema.

Como ele tem mais de 20 anos de experiência com barcos e motor, resolvi testar.

Comprei um tacometro xing-ling no Ebay (que não é pra motor 2 tempos 2 cilindros, e mostra o rpm em dobro) e pude testar diferentes configurações medindo velocidade (com GPS) e RPM.

Depois da reforma o barco não passava dos 43 km/h (eu sozinho = 110kg).

Levantei o motor 1,8 cm, o barco manteve os 43 km/h a 5000 RPM (máximo). Levantei o trim um ponto, a velocidade aumentou para 46 km/h, mas o motor ventilava muito.

Levantei o motor mais um pouco cerca de 2,5 cm acima do fundo do casco. A velocidade pulou para 49 km/h e o giro foi a 5.200 RPM. Levantei o trim e o barco ventilava direto, abaixei o trim e a velocidade diminuiu para 44km/h.

Deixei o motor com a placa anti-ventilação a 1 polegada acima do fundo do barco. Tenho usado assim desde junho de 2011, já reparei que o giro e velocidade variam dependendo do dia, pelo o que li é conforme temperatura do ar, pressão atmosférica, vento, maré, distribuição de peso no barco.

A distribuição do peso no barco muda a velocidade, agora o parceiro vai ao meu lado durante a navegação, em geral aumenta de 3 a 4 km/h a velocidade máxima do que se o parceiro fosse sentado no meio do barco. Se tiver um pouco de marolas e o barco cavalgar peço pro parceiro ir pro banco do meio do barco, ou diminuo a aceleração.

A velocidade máxima que alcancei até agora foi 51.4 km/h com duas pessoas no barco. E o giro máximo até agora foi 5.400 RPM.

Mas na maior parte do tempo a velocidade máxima fica em 48 km/h e o giro em 5100 RPM.

Reduzindo um pouco a aceleração, para economizar combustível, ando a 43 km/h e o RPM varia de 4.700 a 4.800.

O manual indica RPM máximo de 5.600 a 6.000. E pelo o que pesquisei para cada polegada de passo que se reduz o hélice teoricamente aumenta 200 rpm.

Estou considerando trocar o hélice para um de passo 12. O que teoricamente aumentaria o giro, a velocidade e reduziria o consumo.

O objetivo é navegar mais rápido em cerca de 80% de aceleração. E assim diminuir o consumo sem diminuir muito a velocidade.

Se conseguir economizar 1 litro de combustível por pescaria, considerando que pesco quase todo fim de semana, o custo do hélice novo se pagaria em menos de 1 ano.

Porém ainda tenho uma dúvida: maior RPM não significa maior consumo? Ou a velocidade compensa?

Enfim, daqui um tempo vou testar, mas provavelmente só ano que vem, pois fiz uma cirurgia de quadril e estou proibido de pescar.

No sábado emprestei o barco pra um amigo, bem mais leve do que eu, e ele pegou 58 km/h com o meu barco.

RESUMINDO:

O motor com a placa antiventilação 1 polegada abaixo do casco dá mais estabilidade, por isso os fabricantes recomendam assim.

Mas se você quer desempenho suba o motor, quanto menos rabeta na água menos atrito, menos atrito = mais velocidade (e RPM também), mas tem um limite de quanto subir.

Quanto subir: tem que testar, subir o suficiente pra que o barco continue estável. Uma dica é que em curvas em alta velocidade vai ventilar um pouco, se não ventilar dá pra subir mais, se ventilar muito, foi demais.

Em barcos com motores acima de 50hp também é recomendável afastar o motor do casco, uma peça que faz isso é conhecida como jack plate. Mas não vou falar sobre, porque não tenho conhecimento suficiente.

Somente depois de ajustar a altura do motor, a inclinação do motor, a distribuição do peso dentro do barco (ítem que a maioria ignora mas faz muita diferença) e fazer vários testes com tacômetro e velocímetro (GPS) é que vai ter informações suficiente pra saber se precisa ou não trocar o hélice.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eloy.....perfeitas colocações, observações e teste... palmas:: palmas:: palmas::

Este tópico seu ajudará muitttaaaa gente, tenha certeza.

Só uma dica....cuidado apenas para não levantar o motor demais. Sei q vc achou o limite para não cavitar demais...ocorre q este limite de cavitar ou não, deve ser observado atentamente pelo "piloto" para não deixar o motor aquecer demais. Sim....aquece.

Uma dica q peguei com o Juarez foi a de ficar observando constantemente a temperatura do motor quando estamos navegando com o trim ou com o Jack muito alto.

Como os motores menores tem menos opções de ajustes durante a navegação, e menos relógios com informações diversas, muitos não observam isto...

Só para vc ter uma idéia....mesmo sem cavitar....mas com o trim no "máximo"....o motor aquece uns 4 graus ou mais, e rapidamente...hehee...Então, fique de olho na temperatura.

Geralmente o motor suporta bem esta diferença...mas fique de olho.... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu a dica Fabrício,

Como meu motor é pequeno não tem relógio de temperatura.

Então sempre verifico se está circulando água corretamente e evito pilotar muito tempo em aceleração máxima.

Meu objetivo em obter o máximo desempenho não é para correr, mas para poder ter a melhor relação consumo/velocidade possível.

Mas fiquei curioso com esses 4 graus a mais. Até pensei em comprar um termometro, rsrsrs. Qual seria a temperatura ideal de funcionamento?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eloy...esta tb foi nova pra mim.

Acredito q motores como menos de 60hp isso não seja "tão" importante.

No caso do 175hp ele trabalha na casa dos 42, 44 graus.

...basta levantar o trim um pouco q ele pula facinho para 48....hehee... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...

OLA PESSOAL SOU NOVO AKI, PRAZER PINDUKA!!

MUITO BOA A AULA, MAS TENHO UM PROBLEMINHA COM MEU BARQUINHO.

TENHO UM ALBATROZ 500SLX COM MOTOR E COMANDO YAMAHA 40HP ANO 2000.

COMPREI O BARCO SEPARADO DA LANCHA ENTAO EU MESMO INSTALEI O MOTOR E COMANDOS, TUDO FUNCIONANDO PERFEITAMENTE , ALTURA DO MOTOR EXATA TUDO CERTO ALCANCANDO APROXIMADAMENTE 30 MILHAS COM TANQUE CHEIO E PILOTO.

ENTAO VEM O PROBLEMA NAO CONSEGUI INSTALAR O CONTA GIRO ENTAO NAO SEIA ROTACAO E GOSTARIA DE SABER.O MECANICO DA MINHA CIDADE NAO SABE E CONCESSIONARIO 100 KM DE DISTANCIA, FICA RUIM SO P LIGAR UM CONTA GIRO (FIOS).

SE ALGUEM PODER ME AJUDAR FICO GRATO.

ABRACO A TODOS

PINDUKA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Pinduka....seja muito bem vindo ao nosso fórum. É um grande prazer tê-lo aqui. Sinta-se em casa.

Antes de responder a sua pergunta...solicito a vc q, ao digitar o seus textos, o faça em caixa baixa, pois caixa alta, segundo as regras de etiqueta da internet, significa q vc está gritando...ehhee...Blz?!?! joia:::

Bem...quanto a instalação do conta giros, não tem o menor mistério...basta vc dar umas 3 ou 4 enroladas do único fio q sai do tacômetro (conta giros) em um dos cabos de vela...só isso.

Vc já adquiriu o seu tacômetro???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Ola Pessoal, tambem sou novo aqui e estou com uma duvida a respeito deste topico ! Tenho uma Pantanaltica Conquest Master 17, com motorização Mercury 90 Optimax , e ja fiz algums testes de troca do helice do meu motor inclusive ja procedi na instalação de um par de Flap's mecanicos para que ele não cavalgue com o Trim no maximo da altura possivel ! Isso de cavalgar eu ja acertei na altura dos Flap's, porém a velocidade e os Giros do motor não atingiram o maximo que e de 5500 giros consequentemente eu não chego na velocidade que eu acho ser ideal, com a Helice com passo 19 atinge no maximo 36 Mphs, dai um amigo me emprestou uma helice de inox laser compasso 20 e ai meu barco atingiu ate 37 Mphs então acho que meu problema não esta no tamanho da Helice ne , e sobre a altura da instalação no meu barco esta 2,5cms acima do fundo do casco do meu Barco seria por isso que ele não desenvolve mais giro ou velocidade compenssa eu abaixar o motor ao nivel du fundo do meu casco pra ver se ele melhora o desempenho ?

Sigo aqui no aguardo que alguem me ajude nas minhas duvidas ok

Abs Amigos

-- -----------------------------------------

Adriano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Eloy, possuo um karib 500 com um suzuki 30 hp e posso dizer que no meu caso o que mais influencia no desempenho é a posição do trim e o peso. Utilizo o trim com o motor o mais baixo possível, ou seja, a rabeta do motor ficando encostada no barco o máximo possível. A questão peso, só é sentida quando andamos com 4 pessoas. Com 3 pessoas ou menos a velocidade final diminui um pouco e o tempo para atingir o planeio aumenta. Ao sair, acelero um pouco mais forte e a medida que a rotação vai aumentando e atinge o planeio vou diminuindo a aceleração até perceber que ela começa a cair ai aumento um pouquinho, normalmente isso acontece a meio acelerador. Nas situações em que o motor está sentindo o peso, não adianta acelerar tudo, de 3/4 de aceleração para frente não muda nada, só aumenta o consumo e força o motor. Nesse caso também vou diminuindo até perceber que começa cair a velocidade então mantenho assim. Também cogitei subir um pouco o motor como você mencionou, más por segurança achei melhor deixar como está pois em curvas mais fechadas em alta velocidade a popa tende a derrapar, então fiquei com medo de numa dessas ocorrer a cavitação e eu perder o controle.

Ainda não tive meios nem oportunidade de medir a velocidade, mas acho que está legal do jeito que está e o consumo também está bastante satisfatório.

Também fiz uma série de reformas no meu karib, se quiser dar uma olhada está em https://sites.google.com/site/vigitaju/

Como sou novo no forum agradeço a todos pela oportunidade.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Boa tarde, tenho uma lancha de alumínio de 19 pés (2,10 de boca) e um motor e-tec 90 hp nela, o motor ta com 12 horas de uso, com 3 pessoas atinge 40 milhas no velocímetro (ainda não testei com GPS) e o giro não passa dos 4300 RPM, a altura do motor acredito que esteja adequada,será que já devo trocar o hélice ou esperar mais um pouco? o hélice original é 13.25 X 17, se caso for trocar eu deveria trocar por qual? diminuir o passo ou o diâmetro? Aguardo a ajuda dos amigos mais experientes, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual modelo da sua lancha? Mas só pelas dimensões acredito que o problema maior não é hélice e sim falta de motor, 40 milhas numa lancha de 19 pés e 2.10 de boca tá andando até muito. Realmente o motor tá rodando abaixo do RPM máximo, o que vc pode fazer diminuir o passo, mas dificilmente o conjunto andará mais que isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, 40 milhas está MUITO BOM para uma lancha de alumínio desse porte com um motor de 90hp, ainda mais com 3 pessoas a bordo. Só como comparação, um big fish 5514 (5,5m x 1,77m) de 200kg com um yamaha 90 2T está chegando a 43 milhas com 2 pessoas a bordo.

Trocar o hélice não vai fazer muita diferença na velocidade máxima, mas o ideal é fazer esse motor girar entre 4500 e 5500 rpm em aceleração máxima. Então diminuir o passo pode ser uma boa idéia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também acredito que a velocidade não vai subir mais do que isso, só estou em duvida se devo tocar o hélice por esse motivo do giro máximo não passar dos 4300, mais se isso não for problema vou deixar assim mesmo, e Guto, meu casco é um AMAZONAS 19 SLX SUPER da AlumiBarcos ( www.alumibarcos.com ), depois vou postar umas fotos pra vcs darem uma olhada, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Imagem Postadabom

ao ler o topico criado pelo fabricio,fui logo verificar se o meu motor estava montado certo,realmente estava com 1,5 cm do casco,porem uso um hidrofolio ,aí eu pergunto:essa medida 2,5 cm tambem vale pro uso do hidrofolio?

mais alguem aí usa o hidrofolio ,e notou alguma diferença na estabilidade da embarcação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

boa tarde,coloquei um par de flap que foi ótimo,eu mesmo fiz,ficou em 60 reais,si quiser o desenho dele te mando, e outra.....não aumentou o arrasto

::tudo:: posta o desenho do seu flap ,to curioso ,flaps são fixos no casco?é isso?ou estou enganado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...