Ir para conteúdo

Qual a sua escolha / preferência ?


Kid M

Qual sua escolha / preferência ?  

63 votos

  1. 1. Qual sua escolha / preferência ?

    • Troféu em tamanho ( peso )
      47
    • Quantidade de peixes ( embarcados )
      16


Posts Recomendados

Troféu!!!

Nem preciso pensar pra responder essa!

Agora; eu nunca pensei bem o porquê dessa preferência... :roll:

Diria Sigmund Freud que o homem tem mesmo essa fixação por tamanho... :mrgreen:

Se me ocorrer alguma explicação melhor para essa fixação, eu posto aqui! Eu só sei que eu já cansei de virar as costas e ir pra casa depois de pegar um único peixão!

Um abraço a todos!

Eu não sei se isso é um motivo, creio que não...

Mas acho que faltou esta complementação a minha resposta (eu só posso falar por mim, embora eu desconfie que não seja o único):

Eu saio de casa pensando no troféu!

É dele que eu tiro a foto;

É a foto dele que eu coloco no porta-retrato;

É a foto dele que eu uso como avatar;

É ele que eu posto na secção de recordes (aqui do fórum);

É dele que eu me lembro (cada troféu que eu peguei, com ou sem foto; eu me lembro em detalhes de sua captura)!

É dele que eu conto "estória de pescador"... :roll:

É ele que mostra que minha técnica funciona;

É ele que faz minhas pernas tremerem (é instintivo! bateu o peixe, eu já estou avaliando seu tamanho pela puxada... ou melhor; antes mesmo dele bater, eu já estou avaliando as minhas chances de pegar um troféu...)!

Bom...; acho que eu só falei das consequências de eu pegar um troféu... Mas eu realmente não sei dizer porque eu me importo tanto com o troféu!

Se alguém puder me ajudar a entender isso tudo, eu agradeço!

Eu entendo como troféu o maior peixe que houver dentro d'água; dividido por espécie na maior parte das vezes...

Acho que nem mesmo o que seria um troféu eu sei definir... :roll:

Pôxa Kid M; tú deu um(uns) nó(s) na minha cabeça!!! :shock:

Isso não se faz! :evil:

Eu já tenho tanta coisa nela... :wink:

Vou acabar tendo de fazer psicanálise... :lol:

Pelo menos; eu posso dizer que já houve pescarias em que o melhor foi a companhia... :P

Porém; a maior parte das minhas pescarias é sozinho, até porque eu acho que atrapalha a pescaria se houver conversa! :roll:

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 68
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Troféu!!!

Nem preciso pensar pra responder essa!

Agora; eu nunca pensei bem o porquê dessa preferência... :roll:

Diria Sigmund Freud que o homem tem mesmo essa fixação por tamanho... :mrgreen:

Se me ocorrer alguma explicação melhor para essa fixação, eu posto aqui! Eu só sei que eu já cansei de virar as costas e ir pra casa depois de pegar um único peixão!

Um abraço a todos!

Eu não sei se isso é um motivo, creio que não...

Mas acho que faltou esta complementação a minha resposta (eu só posso falar por mim, embora eu desconfie que não seja o único):

Eu saio de casa pensando no troféu!

É dele que eu tiro a foto;

É a foto dele que eu coloco no porta-retrato;

É a foto dele que eu uso como avatar;

É ele que eu posto na secção de recordes (aqui do fórum);

É dele que eu me lembro (cada troféu que eu peguei, com ou sem foto; eu me lembro em detalhes de sua captura)!

É dele que eu conto "estória de pescador"... :roll:

É ele que mostra que minha técnica funciona;

É ele que faz minhas pernas tremerem (é instintivo! bateu o peixe, eu já estou avaliando seu tamanho pela puxada... ou melhor; antes mesmo dele bater, eu já estou avaliando as minhas chances de pegar um troféu...)!

Bom...; acho que eu só falei das consequências de eu pegar um troféu... Mas eu realmente não sei dizer porque eu me importo tanto com o troféu!

Se alguém puder me ajudar a entender isso tudo, eu agradeço!

Eu entendo como troféu o maior peixe que houver dentro d'água; dividido por espécie na maior parte das vezes...

Acho que nem mesmo o que seria um troféu eu sei definir... :roll:

Pôxa Kid M; tú deu um(uns) nó(s) na minha cabeça!!! :shock:

Isso não se faz! :evil:

Eu já tenho tanta coisa nela... :wink:

Vou acabar tendo de fazer psicanálise... :lol:

Pelo menos; eu posso dizer que já houve pescarias em que o melhor foi a companhia... :P

Porém; a maior parte das minhas pescarias é sozinho, até porque eu acho que atrapalha a pescaria se houver conversa! :roll:

Um abraço a todos!

Perfeito, Moacyr...perfeito...hehee...

"Se alguém puder me ajudar a entender isso tudo, eu agradeço!"

Foi o q eu disse lá atrás...

É do ser humano....Não tem jeito... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei porque tanto desespero para responder uma simples pergunta. Eu saio para pescar. Os preparativos, as nuances que envolvem os dias antes da pescaria são detalhes de suma importância. Eu já pesquei na Amazônia 2 vezes. O maior tucunaré que peguei não passava dos 4 kg. Em novembro estou voltando. Já participei de pescaria de mandi, de traíra, de lambari e nunca preocupei se iria pegar um grande ou pequeno. Eu quero é sair de casa e ir pro mato. Claro que um grande peixe é um grande feito

Já peguei jaú de 52 kg (na pinda) e hoje não me orgulho disso.

Pesquei um trairão (xingu) de 9,5 kg. Para mim é um troféu e no entanto nunca postei a foto no forum.

Tenho foto de cachorra de 10 kg, também do xingu, pescada com Molinete Shimano 2000, vara de 1 metro, de 15 libras. É um troféu? É

Agora, francamente...eu prefiro pegar 100 tucuninhas de 50 gramas, e me divertir o dia todo, do que pegar um único tucunão de 5 kg.

Isso aconteceu agora, no feriado de 07 de setembro, na Serra da Mesa. Em 3 dias de pesca fisquei um único tucuna de 2kg. Portanto, meu voto é: prefiro quantidade do que tamanho.

Abração

Jão Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuo pretendendo me posicionar no final, mas só em resposta ao Moaça e ao Fabrício...

Essas conversas de "intenção" quase sempre são "discurso"...

Quero ver "na hora da secura" se os argumentos apresentados serão lembrados...

Olhem para o cenário... lá tem mais coisa do que está sendo levado em consideração...

Tenho visto muito poucas referências ao parceiro... será que ele não opina ? Ou quem pesca é somente um dentro do bote... :roll:

Mas todas as opiniões são válidas e enriquecem o tópico !

Vou ficando por aqui... mas "tá bunitu"... :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vivo mudando de idéia sobre esse assunto.... Tem dias que dou mais valor pela quantidade associada a tralha dimencionada ao tamanho dos peixes...

É imenso o prazer de se pescar lambaris com uma vara levinha, linha 0,15mm e anzol mosquito.... melhor ainda quando a contagem passa dos 3 dígitos...

Mas refletindo... essa satisfação é maior quando no meio da gurizada entra o avô de todos os lambaris....

Resumindo: acho que a gente sai pra pescar pensando numa pescaria com um monte de peixes torcendo para que no meio deles venha o troféu....

Em Formoso, no 4º dia de pesca, fomos ao lago Taboca. O dia todo sem uma única ação em minhas iscas e meu filho tinha embarcado apenas um aruanã. Encontramos um casal enorme de azuis. Um deles atacou a isca de meu filho e errou. O outro acertou a minha isca. A travada foi tão grande que até parecia um errosco. Duas corridas e escapou... Mas deu pra perceber que após um dia totalmente faiado, se tivesse embarcado o troféu teria ficado satisfeitissimo e esquecido a faiação geral...

Hoje, nessa situação específica que o Kid criou, eu voto no troféu....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu partiria para uma pescaria bem estratégica. O objetivo principal seriam os grandes. Horários e pontos específicos para os bichões. No restante do tempo, em deslocamentos e procura dos pontos ideais, utilizaria equipamento mais leve e continuaria pescando. Mesmo que fossem "pquenos"...............

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, mais uma vez muito obrigada pelo excelente nível de comunicação que vcs mantém conosco pescadores. Acho um espetáculo assistir a pesca de peixes grandes, troféus, etc . mas, o meu negócio é pescar ( a maioria das vezes eu solto. Só levo o que vou consumir no dia), estar contato com a natureza, contemplar cada pedaço do rio, da vegetação, e, principalmente os sons dos animais (aves, etc). Isso tudo acompanhado de uma cervejinha, lógico. Depois que eu fisguei uma arraia de 1 m e meio achando que era uma pirarara ( em Luiz Alves), sinceramente... fiquei chocada (rssssss). O meu ponto de vista é que, em todos os cenários apresentados, é muito importante que todo o pescador (profissional ou esportista) possua consciência ecológica de respeito e preservação. A pesca de qualidade preserva muito mais a procriação dos peixes do que a pesca de quantidade. Já se sabe que como um esporte competitivo, a pesca requer equipamentos mais apropriados e muita vezes onerosos. Neste caso, pode-se concluir que quanto mais equipado esteja o pescador, mas informado ele deve estar sobre os problemas ecológicos que ele pode provocar com a pesca por quantidade peixes de qualquer tamanho. Para os novatos que pretendem obter um bom resultado na pesca, tbm torna-se super importante que conheçam os limites. Vem cá... essa turma bem que podia organizar excursões mais abertas, em ônibus por exemplo.. perto de Brasília.. eheheeeh ( é o meu caso...)Um abraço a todos. Muito grata. Marly Batista

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza o Troféu!!!

Embora a quantidade de peixes embarcados também seja importante, não se tratando de inhos, em contrapartida, a captura de um grande exemplar, fora a euforia do pescador e dos companheiros é ainda a realização de um sonho para este, um feito um tanto quanto difícil de ser alcançado nos dias de hoje, levando em consideração todas as formas de depedração do meio ambiente, que se faz cada vez mais presente em nossa vida.

é isso aí.... vivo em busca do meu Troféu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores - apos ler 5 paginas cheguei a conclusão que nosso pessoal gosta mesmo de......pescar. - :D :D

PORTANTO MEU VOTO VAI PARA

QUANTIDADE DE TROFEUS :twisted: :twisted:

Esse mininu só me dá orgulho!!!

Brilhou!

Eu também voto na quantidade de troféus :!: :!: :!:

8) :mrgreen: 8) :mrgreen: 8) :mrgreen: 8) :mrgreen: 8) :mrgreen: 8) :mrgreen: 8) :mrgreen: 8) :mrgreen: 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem "sacado" Sílvio !

O melhor mesmo seria algo desse tipo, não ?

Mas a melhor resposta é mesmo "Pescar" ! :lol:

Estou impressionado com o volume de respostas... muito bom mesmo !

Não demoro a postar minhas conclusões sobre isso... ( tá no forno ! ) :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid eu fico com os dois, para esse cenário que vc passou( pescaria programada na Amazonia). Como as pescarias por la são mais demoradas, em geral 7 dias, podemos usar uns três dias para satisfazermos as lombrigas e embarcarmos o maior número de peixes possiveis. Nos dias seguintes com a pontaria afinada e já satisfeito pelos resultados dos dias anteriores eu me dedicaria especificamente aos peixes maiores, agora se eu só tivesse um dia para pescar por lá com certeza tentaria achar só os grandões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem meus amigos !

Já li o bastante das opiniões que foram postadas, todas muito interessantes e "ricas" dentro do contexto em que cada um se posicionou a respeito !

Meu ponto de vista, conhecido por alguns, já estava postado em outro tópico, que re-edito abaixo, e que exprime muito do que penso !

Sempre ter em mente, que estou me referindo a uma situação diferenciada ( às vezes, nem tanto ), onde o grupo que pesca, o faz há tempos, e as pessoas são ( antes de qualquer coisa ) amigas ! Dentro desse clima, é que meu posiconamento se encaixa... Vejam aí o que já havia dito...

Este "tema" é sempre controverso, e quase sempre polêmico, e talvez, por conta disso, justifique ser abordado ! Vamos lá !

Numa pescaria realizada por um grupo fechado ( exclusivo ), composta apenas por amigos, qual o objetivo maior que se verifica no embarque dos peixes em cada bote ? Maior quantidade, maior peso, enfim, o que normalmente é o maior objetivo de um pescador nessa situação ?

Haveremos de pensar sempre de que seria o "sucesso da dupla" ( o que é verdade, até porque se pesca em equipe ! ), mas no fundo mesmo, existe o desejo natural de superação... ( será que há quem me contradiga ? ).

A superação, nem sempre é ao parceiro, mas a si próprio ! Quer em quantidade, peso ou ambos... Fugir dessa realidade é não querer "enfrentar" o que de fato acontece ! Dentro disso, é preciso saber que a montagem de uma "estatística" tem várias serventias, dentre as quais destaca-se :

:arrow: Quantos foram os peixes embarcados na pescaria ? Alguém se lembra no final dos dias ?? Quase sempre não... E como classificar algo que possa ter sido fantásticamente bom, se não há mensuração, ainda que de "quantidade" ? Ótimo - por algum critério - seriam "quantos peixes embarcados" ??

:arrow: A estatística é matemática, e como tal, tem a frieza de sua leitura ! Não tem essa de peixe assim ou assado, dos que fugiram ou dos que lutaram, é um instrumento de medida para todos ! Isso é o que conta ! Superar seus próprios números, é uma disputa sadia, até porque o aprimoramento é pessoal e individual...

:arrow: Falar em "competitividade" e "fazer de conta" que não há "competição" com algum ( ou todos os integrantes do grupo ) é complicado de convencer, mas posso lhes garantir que não necessariamente precisa ser algo "disputado" ! Não é fácil, mas é possível ! Ou será que ninguém almeja ser reconhecido como o que "mais pegou', ou que embarcou o maior ( peso e/ou tamanho )...

Não quero me estender nisso ( ainda ), mas pergunto-lhes se não é "mais honesto" ( com todos ) que se faça isso de uma forma transparente, definindo regras e premiando ( no final da pescaria ) os destaques havidos ? Mais do que "ser o primeiro", destaca-se a forma como isso aconteceu... Até porque, a pescaria tem alegria coletiva ! Exemplificando, quando se embarca um peixe de dois dígitos ( qualquer que tenha sido, e por quem o tenha feito ), a alegria é só de quem o embarcou ? Se for, tá na hora de rever seus conceitos...

Concluindo, pescaria é alegria, é celebração de amizade, e reconhecimento de "sorte", astúcia, aprendizado ou qualquer outro termo que se desejar usar ! Num final de pescaria, é necessário que se comemorem as conquistas, se reverenciem os feitos, e que se abracem os que mais se destacaram, pois só assim, será possível ter uma continuidade posterior "sem invejas", arrependimentos e - principalmente - mesquinharia em reconhecer o mérito a quem o mereceu !

Paro aqui, mas esse tema retorna mais adiante...

Mas não fica apenas nisso !

Reconheço que ao longo da "enquete", fui levado a evoluir no meu pensamento, e reconhecer que tanto "quantidade" quanto a "busca pelo troféu" têm seu mérito a serem destacados !

Claro que a forma de reconhecimento dessas "PERFORMANCES" é diferenciada ! A busca da ação constante possibilita a quantidade, embora não seja excludente de também acontecerem capturas de troféus ! Já passaríamos a uma categoria onde se obteria o máximo de uma pescaria, não ? "Quantidade de Troféus" como alguém - acho que o Sílvio - sugestionou...

Neste ano, na nossa pescaria, haverá inovações ! Coisas que sequer os integrantes tomaram conhecimento ainda... Mas elas serão postadas em tópicos, pois serão diversas coisas que estarão acontecendo de forma simultânea ! Só mesmo em outro tópico !

Apenas para encerrar esse daqui, ratifico que o "melhor mesmo", foi como o Sílvio Riello direcionou, ou seja, "Quantidade de Troféus" !

Gostaria apenas de registrar, que no bote existem sempre ( ou na maioria das vezes ) dois pescadores ! É preciso que exista uma "comunhão de interesses" previamente acertada, para que a satisfação seja procurada e direcionada pelo piloteiro, pois nem sempre num lugar específico, se conseguem encontrar os dois objetivos juntos...

Obrigado a todas as participações, pois são elas que fazem crescer o interesse nas abordagens e questões levantadas... :wink:

Quem discordar, fique a vontade para postar, pois não é para haver consenso nessas questões, apenas no quesito Alegria e Companheirismo é que se deseja ratificar os objetivos perpétuos e comuns em todo grupo que pesca junto ! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabia que o "Grand Finalle" do Kid M seria algo como "o importante são os amigos, a reúnião, a confraternização (lembrando que esta palavra vem de fraterno - irmão),... :wink:

Mas o Kid M, com sua habitual e notória sabedoria; sempre me surpreende!!! :o

Embora eu já tivesse idéia do final, o Kid M sempre trata o assunto

(qualquer que seja o assunto) com uma perspicácia que vai além do lugar comum... :shock:

Obrigado ao Kid M, e ao pessoal que tanto me ensinam! 8) :mrgreen: 8) :mrgreen: 8)

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Menas, Moaça, menas... :oops:

Mas o tema vai ter sequência muito em breve... ainda não acabou ! :P

A sequência é algo que irá acontecer junto aos Mocorongos, mas está longe de se tratar de algo exclusivo... aliás, não sei se posso dizer isso... Exclusividade é uma palavra mágica ! Vocês verão porque... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...