Ir para conteúdo

Cota zero. Radicalismo dara certo?


Posts Recomendados

Gustavo, na minha opinião, os peixes do pantanal desapareceram por diversos fatores, os principais:

- Pesca profissional, indiscriminada. Me lembro das criticas escritas na extinta revista Aruanã que falava da pratica de algumas companhias de pesca que malhavam os rios com redes de mais de 2 quilômetros. Se não me engano eles criticavam muito uma empresa chamada Lapesca.

- Assoreamento de alguns rios por conta da extinção da mata ciliar e algumas atividades extrativistas de areia, por exemplo.

Em 2010 estive pescando em Barão de Melgaço e tinha muitos peixes lá. Mas nem se compara com a quantidade de 25 anos atrás.

Quanto ao Pantanal sul, região do rio Miranda estive lá semana passada fazendo turismo ecológico de aventura sem pescar e conversando com alguns pescadores constatei que a pressão da pesca profissional já não é mais um grande problema, até por que já não existe tantos peixes como antigamente, aos poucos estão tendo uma revitalização. Mas ainda existe uma reclamação nos sentido de que quando entra um cardume grande em um rio como o Miranda, este cardume é dizimado em pouco tempo, pessoas carregando muito mais peixe do que o que a cota permite, falta fiscalização nos cardumes. Portanto acho que deveria ter um acompanhamento de fiscais para que não fosse possível a pesca em cardumes.

Mas de uma forma geral hoje já é possível fazer boas pescarias nos rios do Pantanal, e pelo que pude sentir está melhorando.

Mas pantanal é muito de época, prefiro com o rio na caixa.

O meu post representa apenas meu entendimento sobre esta questão e não representa a verdade absoluta.

Abraços ao amigos pescadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 208
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Boa noite amigos do FTB!

Venho aqui abordar um tema que esta sendo muito discutido no Facebook ultimamente. É a lei da cota zero para o estado de Goias, abrangendo a bacia do rio Araguaia e afluentes. Então venho aqui expor algo que penso e saber dos amigos o que vocês acham sobre isso.

Ora, tenho tempo (e dinheiro) para apenas 1 pescaria no Araguaia por ano, viajo 1500km, gasto em torno de r$3000,00 numa pescaria dessas. Não sou matador de peixes deixo isso bem claro, porem eu não vejo mal algum em trazer 5 ou 6 mandubés(que foi o que eu trouxe na ultima pescaria) para minha familia, pois assim como eu fico na expextativa de ir pescar, eles ficam na expectativa de poder comer um peixe natural, que é muito diferente dos comprados aqui no mercado(criados em cativeiro). Pensando assim vou expor algo abaixo:

1- Aqui em uma cidade vizinha, existe uns 10 restaurantes à beira de um rio famoso, e ao passear nesse local, me deparei com 10 churrasqueiras repletas de Piraibas, Pirarucus e Tambaquis. Ao questionar o dono de onde vinham os peixes, o mesmo me disse que eles vem de rios do norte do MT, ou seja, de uma região que ja esta em vigor a Cota Zero. Eu não posso trazer 5 mandubés, eles podem trazer caminhões de peixes que correm sério risco de extinção?

2- O governo e suas hidroelétricas: Em MT a cota é zero, mais estão construindo quase uma dezena de barragens represando os rios mais piscosos de la, o Juruena e o Teles Pires. Então qual a importância de eu trazer meus 5 mandubés, e eles acabarem com todo o ecossistema dos rios que mais tem peixes da região, inclusive fazendo sumir uma das maravilhas de lá, a famosa "sete quedas"? Aliás segundo o dono do restaurante citado acima, é de la que vem as Piraibas e os Pirarucus. Dizem que essas barragens vem com escadas para o peixe subir, agora uma Piraiba ou Jau em sua idade reprodutiva(aprox. 1 metro)que tem em abundancia por la consegue subir essas escadas? Não! Assim como acabaram os peixes aqui do rio Paraná(Jaus, pintados, cacharas), com certeza vai haver uma diminuição dos estoques pesqueiros de lá.

Agora imaginem num ato de extrema loucura resolvem fazer 3 ou 4 barragens no Araguaia, o que vai ser?

3- Poluição: Ja vi alguns videos no youtube sobre matanças de peixes no rio das mortes, afluente principal do rio Araguaia, devido a agrotóxicos que cairam no rio. E tinha muito peixe morto mesmo, cena muito triste. Ora, eu não posso trazer 5 mandubés e os fazendeiros da região soltam poluição nos rios, matam milhares de peixes(Nem eu pescando 10 anos não pegaria esse tanto de peixes) e ficam impunes! Agora imagina o rio Araguaia, com o tanto de peixe que tem(tem muito), se por um acaso acontece um desastre desses?

4- Cidades ribeirinhas: O rio Araguaia possui muitas cidades ribeirinhas, tenha certeza de que essa cota zero não valera para quem mora nessas cidades, o povo sempre arruma um jeito, procure por videos no youtube e verá que esse povo mata Piraiba, Pirarucu e pirarara e tudo que pegar, pescando com redes, tarrafas e todos os "apetrechos já proibidos por lei", inclusive os indios, que matam para vender, e não para própria subsistencia.

Então, diante do exposto acima, venho aqui para debater, a questão da cota zero como "radicalismo"(cota zero = não pode trazer nada). Sou a favor da cota zero para quase todos os peixes ,para os "piras", inclusive para cachara e para dourada. Agora, na minha humilde opnião, vejo que a Cota zero para todos os peixes talvez não seja a única ou a melhor saida para preservação.

Agradeço a atenção de vocês. Abraços!

Boa tarde Nelson,estive afastado dos foruns por algum tempo, me deparei com seu post,resolvi entrar e ver do que se tratava,não vou questionar seu pensamento,mas apenas a titulo de Informação,quero te dizer que O Mato Grosso,infelizmente,não é cota zero,conseguimos apenas que fosse reduzida a cota de 10 Kg e um exemplar para 5 Kg ou 1(um) exemplar e os profissionais de 150 Kg semanais para,se não me engano, 125 Kg.

Quanto aos restaurantes dai,só confirma minha tese,os outros estados estão matando o nosso,por isso sou a favor da cota zero,e que o nosso pescado fique restrito apenas ao consumo interno e não inter estadual joia:::

E essas piraibas que disse ter visto passeando por ai,devem ser do ano de 2012,declaradas em estoque,pois a partir de 2013 não é permitida a morte de Piraibas e nem Dourados aqui no MT.

Quanto usinas,infelizmente é necessário para o crescimento,quanto a agricultura temos uma significante diminuição de poluentes nos rios joia::: já a pesca predatória,não vejo motivo dela existir,temos outros meios de adquirir pescado(como ex: a criação em cativeiro)..Bom por enquanto seria isso joia:::

Abraços e vamos nos falando.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Companheiros,

Lamento comunicar que, com exceção deste trecho, agora protegido no Araguaia, o nosso grande rio está quase morto... Também viajo muito, ando por vários rios destes brasis e recentemente estive no baixo Araguaia e a realidade é deprimente! O rio está praticamente sem peixes, com pouca vida e o Tocantins com seus sucessivos barramentos não mais existe.

Sobraram as cascatas de reservatórios no Tocantins e como cada reservatório é um tipo diferente (embora parecidos) variando apenas se eles tiverem afluentes e o número deles, que ainda permita alguma espécie de piracema o que, em tese, impediria a extinção de espécies.

Em relação ao Araguaia, em seu trecho médio, é uma zona de reprodução fundamental à perpetuação da vida e da biodiversidade de forma que a IN de proteção dos peixes recém-criada, embora restrita ao estado de Goiás, irá contribuir em muito para que o Araguaia não morra totalmente. Acrescento que caberá ao IBAMA aceitar (ou não) a IN de Goiás, mas nestes casos costuma prevalecer (sempre) a norma mais restritiva...

Acrescente-se o fato de que a discussão aqui gerada, refere-se ao trecho que vai de Bandeirantes até a foz do Cristalino (aproximadamente 160 Km) zona esta protegida pela APA Federal Meandros do Araguaia, além de que o trecho em discussão (até a ponta norte da ilha do bananal, aproximadamente 600 km) é uma reserva indígena que abriga 14 tribos (tutelados pela União) e pelo Parque Nacional do Araguaia. Na minha opinião a região contempla normas muito mais restritivas que as atuais!

Se considerado apenas os aspectos legais (constitucionais e legislação infra) nesta região da APA, só poderia existir pesca em qualquer de suas formas) se regulamentada através de um plano de manejo. Ademais, esta atribuição é exclusiva do Instituto Chico Mendes não existindo meio legal de se realizar ordenamento através do MPA, IBAMA ou entes estaduais.

Desconheço as causas ou razões do porque o ICM Bio não o faz ou nada fez até agora! Talvez as dificuldades políticas ou pelas consequências de uma exclusão social de ampla magnitude atingindo em sua maior parte, as populações ribeirinhas.

Ao rigor da lei, a pesca amadora, esportiva, profissional ou subaquática (por lá quase impossível pela turbidez da água) ocorre em eiva de vícios, pois a priori as pousadas e barcos hotéis tem que obter a licença de operação, obtida apenas se fizerem o licenciamento ambiental. (competência exclusiva dos estados)

Se, por ventura, o MPF resolver discutir na justiça se poderá haver qualquer tipo de pesca nas águas que contornam as reservas indígenas temo que, por muito tempo, ou para sempre, as pescarias deixarão de acontecer naquela região.

Não foram outras as razões que levaram o Estado de Goiás a tomar uma decisão difícil como a tomada, porque entendemos que também por premissas constitucionais o ser humano tem direito ao lazer e a diversão.

Entretanto estamos diante de um fato, cientificamente comprovado, que já existe a sobrepesca sobre um recurso natural renovável (peixe), porém finito, se as mediadas adotadas não forem implementadas.

Considerem ainda que o estado não busca conflitos com a União, busca soluções e consolidação de parcerias permanentes com o IBAMA e ICM Bio e em respeito às atribuições resultantes do pacto federativo, legislou apenas em seu território. No caso, gostaria de lembrar que no caso de comprovada omissão, a atribuição do estado é plena em consequência do que reza o art. 24 da Constituição Federal e do art. 225 da mesma.

A discussão aqui no fórum foi ampla como se poderia esperar e democrática como são as regras do FBT, ao mesmo tempo serviu para mostrar o grau de desinformação de algumas pessoas, que embora de boa fé, chegaram a demonstrar um grau de desconhecimento inusitado se considerado o grau de cultura e educação demonstrado.

No momento não cabe qualquer forma de romantismo ambiental, de egoísmo em relação às gerações futuras que também tem seus direito assegurados pela CF 88, de despreparo técnico e muito menos de comportamentos que parecem deter o monopólio da verdade e da competência...

Quem interessar em avançar na área do conhecimento ambiental será muito bem vindo, dado que o país tem carências prementes nesta área e não é admissível que, por vezes, alguns comportamentos se assemelhem a de populações indígenas que não compreendem a importância da conservação alegando que a fome deles é agora!

O assunto é sério, a situação do Araguaia também e não restava alternativa senão tomar as atitudes de conservação ambiental que, se por um lado proporcionava a certeza científica de alguns dados, por outro são justificadas plenamente pelo princípio jurídico da precaução, totalmente aplicável neste caso.

O que aconteceu por aqui, com o advento desta IN que considero o maior avanço no ordenamento pesqueiro do Brasil é motivo de comemoração pela ampla maioria da sociedade goiana, teve a base técnica/científica para a tomada das decisões e, é fruto da maturidade das comunidades locais além de estar amparada tanto pelo arcabouço legal existente, quanto pela segurança jurídica do ato administrativo.

Considerem ainda, que o processo transcorreu na mais absoluta normalidade constitucional isto é, a lei originária da Assembleia Legislativa (que representa o povo), teve a sanção do Governador do Estado e foi regulamentada através de ato administrativo pelo órgão com atribuições para tal.

Quando o Estado age é criticado, quando não age também, logo, qualquer ato governamental está sujeito a críticas pela sociedade, mas nem sempre ela conhece com profundidade os assuntos e a motivação fática que conduz a decisões que aparentemente possa estar suprimindo um eventual direito. Quem entender dessa forma, nada mais justo que buscar a independência do Poder Judiciário que existe justamente para dirimir dúvidas e assegurar direitos...

Vou desconsiderar algumas críticas motivadas por paixões momentâneas porque algumas delas me atingiram diretamente, pois faço parte do GT de trabalho que fez a IN, assim como também fiz parte do GT de trabalho do Ministério da Pesca.

No decorrer de décadas de contribuição, quando ainda estava na iniciativa privada, tive oportunidade de aprender que sempre haverá espaço para a crítica fácil e reivindicações retóricas, porque isso é inerente ao processo democrático.

No momento, embora considerasse o tópico um assunto encerrado, pois dura lex sede Lex, não pude ficar calado uma vez que, se não me manifestasse estaria concordando com afirmações absolutamente inverídicas e outras que beiram o disparate.

Não vale a pena seguir pelo caminho da discussão estéril até porque os resultados seriam nulos! O ordenamento está pronto, esta em plena vigência, as transgressões serão punidas na forma da lei seja com multas ou apreensões de veículos e equipamentos, sem prejuizo de ações penais conforme o caso e o Estado de Goiás está promovendo esforços para contar com uma fiscalização eficaz.

Não é tarefa fácil e os desafios para tanto são enormes.

Finalmente, tenho a ponderar que o posicionamento do Carocinho (sejam condescendes para com ele) me encheu de alegria! Descontados os seus 18 anos, não é de se esperar que o seu comportamento fosse pautado por uma maturidade inatingível neste momento. Falou o coração de um jovem apaixonado pela natureza, grande pescador de piraíbas (desde os 14 anos) que desde esta tenra idade aprendeu a soltar seus adversários e é por isso que o Araguaia se encheu deles...

A mim foi gratificante ver que as gerações futuras (ele á a própria) dos tempos de antigamente, estão produzindo bons frutos e quando desaparecermos daqui restará estes moços maravilhosos que continuarão esta luta gratificante pelas diferentes formas de vida! È muito bom verificar que nossos esforços não foram vão, pois quando sonhávamos com a conservação da natureza, no futuro tínhamos a esperança de que aparecessem muitos Carocinhos para continuar a luta pela vida dos nossos peixes.

Um abração a todos.

Kruel

Caro Sr. Kruel.

Que belo conteudo existe nesse texto que o sr. nos apresentou!!!!!

Eu espero que palavras como essas de alto nivel cheguem aos olhos de todos os pescadores amadores, profissionais, subaquaticos, etc, e façam com que os mesmos mudem sua forma de pescar e de pensar, assim como acabou de mudar a minha.

Espero que o sr. não tenha se ofendido/chateado com palavras que escrevi acima, em outros posts.

E que no final essa luta seja coroada com êxito total!

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente, acredito que não temos força para reverter o quadro de nossos rios. Não sou um profundo conhecedor de projetos de governo, más assisto muitas matérias de países em que o governo é o maior defensor das riquezas naturais. Incentivam fiscalização, estudos de campo, turismo.... e os resultados aparecem.

Já debati muito a respeito e infelizmente só perdi meu tempo.

Hoje solto 100% de minhas capturas, sou apaixonado pelos rios e pescarias, é prazeroso devolver ao rio um dos objetivos pelo qual planejei e sonhei em estar lá "peixes".

Nelson não vejo problema em vc trazer alguns exemplares, desde que seja feito com consciência. Não é pq solto 100% hj que amanhã não irei trazer um exemplar.

O pior de tudo é que por mais que debatemos à respeito, não dará resultado.

Fiz uma pergunta a um amigo que praticamente está pescando toda semana (aprox. 40 pescarias ano)

QUAL FOI A ÚLTIMA VEZ QUE UMA FISCALIZAÇÃO TE ABORDOU?

Sabe qual foi a resposta............. - que me lembro a uns 3 anos.

Se vc ama pescar, faça com consciência e ensine as crianças o significado de coletividade.

"RIO NÃO TEM DONO"

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente, acredito que não temos força para reverter o quadro de nossos rios. Não sou um profundo conhecedor de projetos de governo, más assisto muitas matérias de países em que o governo é o maior defensor das riquezas naturais. Incentivam fiscalização, estudos de campo, turismo.... e os resultados aparecem.

Já debati muito a respeito e infelizmente só perdi meu tempo.

Hoje solto 100% de minhas capturas, sou apaixonado pelos rios e pescarias, é prazeroso devolver ao rio um dos objetivos pelo qual planejei e sonhei em estar lá "peixes".

Nelson não vejo problema em vc trazer alguns exemplares, desde que seja feito com consciência. Não é pq solto 100% hj que amanhã não irei trazer um exemplar.

O pior de tudo é que por mais que debatemos à respeito, não dará resultado.

Fiz uma pergunta a um amigo que praticamente está pescando toda semana (aprox. 40 pescarias ano)

QUAL FOI A ÚLTIMA VEZ QUE UMA FISCALIZAÇÃO TE ABORDOU?

Sabe qual foi a resposta............. - que me lembro a uns 3 anos.

Se vc ama pescar, faça com consciência e ensine as crianças o significado de coletividade.

"RIO NÃO TEM DONO"

:amigo:

Parabéns Marcelo por sua atitude.

Concordo com você, no que tange a fiscalização.

Acho que todos nós aqui do fórum adoraríamos ver mais fiscalização.

Acho que neste pais não faltam leis, mas sim recursos para fazer com que todos as cumpram.

Todos aqui tem uma mesma intenção, que é a de perpetuar a vida selvagem para as próximas gerações.

As discordâncias existem só na maneira de como isto deve acontecer.

Eu concordo com você que sem fiscalização de verdade não adianta nada uma boa lei, que ainda acho que não é o caso desta tão radical.

Abraços aos amigos pescadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou vendo uma movimentação na fiscalização aqui em GO, tem cliente meu que já foi autuado voltando da SM trazendo apenas 4 tucunarés (segundo ele), e a fiscalização também está mais atuante no rio araguaia e também nas estradas em mozarlândia tão passando pente fino nos carros ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Que continue assim, faz um bom tempo que não via o trabalho da fiscalização, vejo que já é por conta da Lei Cota ZERO

palmas:: palmas:: palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou vendo uma movimentação na fiscalização aqui em GO, tem cliente meu que já foi autuado voltando da SM trazendo apenas 4 tucunarés (segundo ele), e a fiscalização também está mais atuante no rio araguaia e também nas estradas em mozarlândia tão passando pente fino nos carros ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Que continue assim, faz um bom tempo que não via o trabalho da fiscalização, vejo que já é por conta da Lei Cota ZERO

palmas:: palmas:: palmas::

Que ÓTIMA noticia, muito bom ouvir isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou vendo uma movimentação na fiscalização aqui em GO, tem cliente meu que já foi autuado voltando da SM trazendo apenas 4 tucunarés (segundo ele), e a fiscalização também está mais atuante no rio araguaia e também nas estradas em mozarlândia tão passando pente fino nos carros ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Que continue assim, faz um bom tempo que não via o trabalho da fiscalização, vejo que já é por conta da Lei Cota ZERO

palmas:: palmas:: palmas::

Que bom, precisa de fiscalização no locais de pesca também.

Acho estranho alguém ter sido autuado por conta da cota zero, pois no site da policia militar de Goias está escrito que a principio as autuações aconteceram após o dia 10 de maio, que por enquanto seriam feitas abordagens com caráter informativo e educativo. Segue o link:

http://www.pm.go.gov.br/site/?mod=porta ... e&id=65474

O que ví foram autuações de pescadores que estavam acampados no lago Serra do Facão com redes e outros apetrechos proibidos, mas foram noticiados como cota zero. Segue o link:

http://www.catalaourgente.com.br/no/364 ... a-do-Facao

Mas só o fato da fiscalização estar agindo já é uma boa notícia, se tivesse agido no passado mesmo com a antiga cota de 30 quilos o Araguaia ainda estaria cheio de peixe. Na minha opinião a culpa não foi a Polícia Ambiental, pois eles sempre tiveram o problema de falta de contingente e verba para as fiscalizações. Tomara que o novo governo aumente os recursos para a Polícia Ambiental também fazer a fiscalização no rios e lagos, principalmente em cima dos cardumes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores,,,bom dia

participei no ultimo dia 25 de uma reunião destinada a tratar de detalhes da Lei da Cota Zero no estado de Goiás, e muito boa por sinal...estavam lá o Deputado e Secretário do Meio Ambiente Leonardo Vilela e o autor da Lei Deputado Frederico Nascimento e autoridades, estava tbem uma representante da área da fiscalização do SEMARH e o Comandante da Polícia Florestal do Estado, e tbem representantes da região do Lago Serra da Mesa e da região do médio Araguaia.

Considerações:

Primeiramente pedimos FISCALIZAÇÃO ATUANTE, que justamente não existe lei sem fiscalizá-la, e a resposta veio como todos sabem, não temos efetivo e verbas, mas justamente a palavra do Sr Secretário foi que vão buscar essas verbas e ter mais efetivo com realização de concurso público, e isso o mais rápido possível, sendo que foi categórico em dizer FAZER UMA FISCALIZAÇÃO COM INTELIGÊNCIA.

Sobre o consumo do peixe no local da realização da pesca (respeitando tamanho mínimo e máximo para o abate e 5 kg por pescador, desde que esteja com a licença de pesca), fica destinado aos locais que o turista pescador esteja lotado, ou seja, casas, pousadas, ranchos, hotéis, barco hoteis e que sejam as margens do rio ou lago, sem poder transportar via terrestre.

Em relação a PIRACEMA ou PERÍODO DO DEFESO fica estabelecido a prática de pesque e solte ou pesca esportiva, não podendo matar o peixe para o consumo.

Algumas leis anteriores ficam revogadas, e o que ficou no ar foi que os rios e lagos tem seus pescadores profissionais, que porventura o rio araguaia nas áreas de Aruanã e Luiz Alves, que eu saiba, não existe, e que dentro da lei podem matar e comercializar 30 kg por dia. Aqui, discutimos isso, e deixamos bem claro para o guia ou piloteiro e morador, é que precisamos é do turista pescador esportivo pra nos dar renda e subsistência, o peixe vivo vale muito mais do que o peixe morto, e este turista não vai vir só passear de canoa, ele vai querer ter o prazer da fisgada, pegar e soltar o peixe.

Agora, estamos tbem verificando por aqui, no araguaia, a parte dos lagos e lagoas que são reservas ambientais, que antes não poderia entrar p pescar esportivamente, agora com esta nova lei vamos ver se consigamos com a fiscalização autorização para esta prática.

Obrigado a todos e um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores,,,bom dia

participei no ultimo dia 25 de uma reunião destinada a tratar de detalhes da Lei da Cota Zero no estado de Goiás, e muito boa por sinal...estavam lá o Deputado e Secretário do Meio Ambiente Leonardo Vilela e o autor da Lei Deputado Frederico Nascimento e autoridades, estava tbem uma representante da área da fiscalização do SEMARH e o Comandante da Polícia Florestal do Estado, e tbem representantes da região do Lago Serra da Mesa e da região do médio Araguaia.

Considerações:

Primeiramente pedimos FISCALIZAÇÃO ATUANTE, que justamente não existe lei sem fiscalizá-la, e a resposta veio como todos sabem, não temos efetivo e verbas, mas justamente a palavra do Sr Secretário foi que vão buscar essas verbas e ter mais efetivo com realização de concurso público, e isso o mais rápido possível, sendo que foi categórico em dizer FAZER UMA FISCALIZAÇÃO COM INTELIGÊNCIA.

Sobre o consumo do peixe no local da realização da pesca (respeitando tamanho mínimo e máximo para o abate e 5 kg por pescador, desde que esteja com a licença de pesca), fica destinado aos locais que o turista pescador esteja lotado, ou seja, casas, pousadas, ranchos, hotéis, barco hoteis e que sejam as margens do rio ou lago, sem poder transportar via terrestre.

Em relação a PIRACEMA ou PERÍODO DO DEFESO fica estabelecido a prática de pesque e solte ou pesca esportiva, não podendo matar o peixe para o consumo.

Algumas leis anteriores ficam revogadas, e o que ficou no ar foi que os rios e lagos tem seus pescadores profissionais, que porventura o rio araguaia nas áreas de Aruanã e Luiz Alves, que eu saiba, não existe, e que dentro da lei podem matar e comercializar 30 kg por dia. Aqui, discutimos isso, e deixamos bem claro para o guia ou piloteiro e morador, é que precisamos é do turista pescador esportivo pra nos dar renda e subsistência, o peixe vivo vale muito mais do que o peixe morto, e este turista não vai vir só passear de canoa, ele vai querer ter o prazer da fisgada, pegar e soltar o peixe.

Agora, estamos tbem verificando por aqui, no araguaia, a parte dos lagos e lagoas que são reservas ambientais, que antes não poderia entrar p pescar esportivamente, agora com esta nova lei vamos ver se consigamos com a fiscalização autorização para esta prática.

Obrigado a todos e um abraço.

Meu Deus 30kg por dia? 900kg por mês? isso existe mesmo? Se for assim não há cota zero que resista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores,,,bom dia

participei no ultimo dia 25 de uma reunião destinada a tratar de detalhes da Lei da Cota Zero no estado de Goiás, e muito boa por sinal...estavam lá o Deputado e Secretário do Meio Ambiente Leonardo Vilela e o autor da Lei Deputado Frederico Nascimento e autoridades, estava tbem uma representante da área da fiscalização do SEMARH e o Comandante da Polícia Florestal do Estado, e tbem representantes da região do Lago Serra da Mesa e da região do médio Araguaia.

Considerações:

Primeiramente pedimos FISCALIZAÇÃO ATUANTE, que justamente não existe lei sem fiscalizá-la, e a resposta veio como todos sabem, não temos efetivo e verbas, mas justamente a palavra do Sr Secretário foi que vão buscar essas verbas e ter mais efetivo com realização de concurso público, e isso o mais rápido possível, sendo que foi categórico em dizer FAZER UMA FISCALIZAÇÃO COM INTELIGÊNCIA.

Sobre o consumo do peixe no local da realização da pesca (respeitando tamanho mínimo e máximo para o abate e 5 kg por pescador, desde que esteja com a licença de pesca), fica destinado aos locais que o turista pescador esteja lotado, ou seja, casas, pousadas, ranchos, hotéis, barco hoteis e que sejam as margens do rio ou lago, sem poder transportar via terrestre.

Em relação a PIRACEMA ou PERÍODO DO DEFESO fica estabelecido a prática de pesque e solte ou pesca esportiva, não podendo matar o peixe para o consumo.

Algumas leis anteriores ficam revogadas, e o que ficou no ar foi que os rios e lagos tem seus pescadores profissionais, que porventura o rio araguaia nas áreas de Aruanã e Luiz Alves, que eu saiba, não existe, e que dentro da lei podem matar e comercializar 30 kg por dia. Aqui, discutimos isso, e deixamos bem claro para o guia ou piloteiro e morador, é que precisamos é do turista pescador esportivo pra nos dar renda e subsistência, o peixe vivo vale muito mais do que o peixe morto, e este turista não vai vir só passear de canoa, ele vai querer ter o prazer da fisgada, pegar e soltar o peixe.

Agora, estamos tbem verificando por aqui, no araguaia, a parte dos lagos e lagoas que são reservas ambientais, que antes não poderia entrar p pescar esportivamente, agora com esta nova lei vamos ver se consigamos com a fiscalização autorização para esta prática.

Obrigado a todos e um abraço.

Meu Deus 30kg por dia? 900kg por mês? isso existe mesmo? Se for assim não há cota zero que resista.

Então Sr Nelson, estou dizendo que desconheço em nossa região tal prática e sou bem contra isso, e disseram que foram revogadas algumas portarias, e espero que essa esteja nas tais revogadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem poderia me explicar como funciona a norma de consumo de 5 kg por pescador, se o pescador vai ficar pescando uma semana,, 10 dias,, 15 dias, como funciona essa cota de consumo de 5 kg ???

Ebim,

Você pode estar transportando na água, no local de pesca 5Kg de pescado/pescador para consumo local. Não pode é transportar ou estocar mais do que isso.

Digamos que você leve 2Kg no primeiro dia, mais 3Kg no segundo, mas 4Kg no terceiro, mais 1Kg no quarto dia... etc... Não é problema! Porém se um só pescador comer isso aí sozinho pode tirar carteirinha de ariranha kkkkkkkkkk joia:::

O que não pode é ter 2 pescadores no barco e ter 20Kg de pescado, ou no acampamento ter 5 pescadores e 100Kg de pescado estocado... etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e num caso de rancho na beira do rio? algum juiz vai emitir mandado de busca e apreensão de pescado na casa de qualquer dono de rancho para saber se o proprietário tem mais de 5 kg de pescado capturado no dia? mas num tá faltando agente pra fiscalizar... blink::

parabens aos pescadores esportivos que souberam se organizar e defender seus interesses. além de pescador amador (aquele que leva seu peixe dentro da cota pra casa), tb sou pescador sub-aquático e a categoria não tem 5% da organização que a pesca esportiva tem para defender seus direitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Por muitos foi colocado que seria um absurdo a nova lei sem fiscalização, sem outras medidas.

É citado também que só o pescador amador que estava pagando o preço, que era melhor ir tudo pro saco já que não estavam fazendo outras ações... Contra o profissional, etc...

Gostaria de lembrar a todos que não é permitido há muitos anos o uso de petrechos de pesca profissional em Goiás e agora está aí a resposta para os que não acreditam que a cena está mudando, leiam com atenção.

viewtopic.php?f=56&t=30524&p=344885#p344885

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Gosto tanto de pescar, quanto de comer, sou a favor da cota zero, pescador e iqual formiga cada uma leva um pouquinho e ve no final a quantidade. eu ja mudei umas 16 vezes de cidades, todas que vou e uma doideira como tem pescador e imprecionante, eu acho que esta turma deveria trabalhar mais kkkkk e deichar so pros veinhos quenen eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou aproveitar que esse tópico veio a tona de novo.

Estive pescando no Araguaia agora em Maio, e fiquei decepcionado, em relação a cota 0. Ao longo de toda viagem, 7 dias sendo 5 de pescaria, tanto nas estradas(1500km de estradas, 700km em chão Goiano) como no rio, subindo e descendo o rio todos os dias, não avistamos fiscalização alguma, quanto menos fomos abordados por nenhum fiscal, em nenhuma ocasião. Nas estradas, existem ao menos 5~10 postos de fiscalização, todos estão em péssimo estado de conservação, e a maioria(quase todos) não possui guardas nem fiscais, estão completamente abandonados. Na pescaria, vi a conscientização da maioria dos pescadores amadores e esportivos(salvo alguns casos que a pessoa ia levar peixe mesmo com a cota 0) e de todos os guias com quem tive contato(esses sim estão fazendo o máximo pela lei). Porém quando parte para o lado dos ribeirinhos, que são as pessoas que mais querem essa lei em vigor segundo ouvi e são quem mais deveria cumprir a lei, as histórias que ouvi são totalmente o contrário disso. Não vou contar todas aqui, mais são muitas de desrespeito, e vejo que não vai ser fácil mudar isso. Certo dia no horário do almoço, encostamos em um local onde mais pessoas almoçavam, e vi abismado uma tartaruga pequena sendo assada inteira, coisa que nunca vi antes. Imagine então com os peixes.

Nós, como cumpridores da lei, não tentamos burla-la, e não trouxemos um lambari sequer, apesar de várias pessoas dizendo "pode levar que ninguém vai parar vocês".

Deixo aqui meu desabafo, esperando daqui 2~3 anos ver o Araguaia sendo respeitado por "todos", principalmente por quem mais vai se beneficiar com a lei, cheio de peixes e fazendo nossa alegria.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se deu/dará certo não sabemos....mas a título de exemplo há uma semana atrás eu e minha turma de 12 pescadores (que ja pesco com eles desde 2002)...estivemos, mais uma vez, no araguaia, mais precisamente na barra do cristalino.....e todos estavam atentos as novas regras em especial das medidas para comer no acampamento...sempre levamos muita carne ...mas todos gostam do peixe fresco pescado e feito na hora portanto sempre comemos peixes em nossas pescarias...no entanto este ano abatemos menos peixes tomando o cuidado para abater os "legalmente" na medida! anos pretéritos não havia preocupação com medida para comer no acampamento...uma vez ou outra alguns dos companheiros reservava sua caixa com a "cota" permitida....coisa que este ano ninguem nem cogitou.....E NEM POR ISSO OUVI de nenhum dos colegas dizerem que nao retornam no araguaia por causa do "cota zero"...penso que a norma atual está sim fazendo efeito...mas o principal fiscal é o proprio pescador....espero que tudo avance da melhor forma possivel para fins de aumentar a quantidade e qualidade dos peixes...nao so no araguaia mas em outros rios....um abraço a todos.... ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha turma(pescaria dos doido) estaremos indo agora dia 13/06 para luis alves iremos descer de chalana ate depois da barra do cristalino, é a 3 vez de nossa turma no araguaia sempre trouxemos a cota de peixes permitido, quando fiquei sabendo que era cota zero fiquei preocupado e avisei toda minha turma pensando que muitos iram desistir de ir. mas pra minha grata surpresa todos eles sequer reclamaram de alguma coisa, me falaram, nao esquenta nao joao eu quero é pescar, acho que esse é o caminho, nunca deixarei de ir ao araguaia, vamos atras dos grandes peixes de couro. assi que retornar postarei o relato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Nelson,

arrow:: Sem a pretensão de gerar qualquer polêmica :

arrow:: Que tal sermos nossos próprios fiscais, gerando assim um MODELO DE EXEMPLIFICAÇÃO a ser seguido ? joia:::

Boa noite Kid.

O que eu quis com o post foi apenas fazer um desabafo, pois do jeito que está não é justo. Eu, você e outros daqui fazemos nossa parte enquanto outros 10~15 que moram la e deveriam ser muito mais interessados na causa não fazem. O estado, que fez a lei, com certeza pode e deve fazer muito mais.

Mas só o tempo dirá, enquanto isso façamos nossa parte.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Nelson,

Entendo as razões de seu desabafo, e de certo modo, compreendo sua angústia (podemos chamá-la assim ?)

arrow:: Temos que começar (de fato) a buscar na exemplificação de nossos atos, o caminho de conserto para muitas das coisas que o "malfadado dito dos cigarros Vila Rica" (através do jogador Gérson), que "é preciso levar vantagem em tudo, certo ?" veio agregar a nossa cultura brasileira. Tornamo-nos (como um povo) a achar que o "natural" é levar vantagem e não ser consciente e justo nas nossas ações.

Já fiquei até receoso do que essa manifestação poderá desencadear, por mais verdadeira venha ser...

arrow:: O fato concreto é que depois de muito "passar constrangimento" em rede nacional de televisão, o Rubens de Almeida Prado (Rubinho), além de outros, conseguiu implementar um conceito de esportividade no nosso país, através do pesque e solte, numa época em que era considerado um tolo...

arrow:: De lá para cá, esse é um conceito que cada vez mais se torna presente no meio de pescadores cada vez mais conscientes. Mais até do que estes, as próprias autoridades de Estado começam a tratar do assunto com intenções mais sérias, ainda que muito distantes daquelas que qualquer um de nós gostaria que fossem. Mas é um caminho, uma nova possibilidade de mudança, de consciência, e mais que tudo, de adaptação a uma necessidade ecológica.

arrow:: Acredito que como eu, também já tenha feito pescarias memoráveis, onde as fieiras de peixes fotografados (ou levados para casa) eram impressionantes. Fez parte de um tempo passado. Passemos hoje a buscar uma nova essência ou possibilidade de continuar pescando como antes, só que dessa feita sem a necessidade de "provar" ou "comprovar" o que quer que seja.

arrow:: Parece pouco, mas aos pouquinhos, com mais e mais pessoas adotando essas ações, as coisas começarão a mudar... acredite nisso ! :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A quem interessar possa. Estive em Serra da Mesa neste final de semana e vi congestionamento de carros comprando lambari para a pesca de fundo. Isto não quer dizer que todos os pescadores não iam soltar o peixe.

Na represa vi uns fdp pescando com redes. Acredito que eram moradores da região já que o barco era de madeira e sem motor.

Na volta, uns 20 km depois de Niquelândia a surpresa. A Policia Florestal estava parando todo mundo, já havia vários carros com as devidas caixas de isopor do lado de fora e a multa cantando alto. Confesso que senti uma satisfação muito grande. No meu caso específico parece que adivinharam que a gente não trazia nada pois nem deram bola pra gente e deu doido para ser parado..rsrsr.

Acho que cada um tem que ser fiscal de sua própria consciência, conforme disse muito bem o mestre KID.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em Luiz Alves a fiscalização esta de Parabéns , nota 10 !! joia:::

Fiscalização tanto no rio ( 4 Canoas luiz Albes acima e 3 Canoas Luiz Alves abaixo ) , fizeram uma união entre IBAmA, Semar, ICNBio , Policia Ambiental ...

Também tinha uma megablitz na saída de Luiz Alves , estrada pra são Miguel , impossibilitando até mesmo quem ia de avião que levassem peixe !!

::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...Na volta, uns 20 km depois de Niquelândia a surpresa. A Policia Florestal estava parando todo mundo, já havia vários carros com as devidas caixas de isopor do lado de fora e a multa cantando alto. Confesso que senti uma satisfação muito grande. No meu caso específico parece que adivinharam que a gente não trazia nada pois nem deram bola pra gente e deu doido para ser parado..rsrsr...

Que ótima notícia, João! Eu esperava ansiosamente por uma fiscalização dessas na saída de Niquelândia. Infelizmente não pude ir à Serra nesse feriado... teria um grande prazer em parar na fiscalização, parabenizar os agentes e olhar com reprovação para os fdp's matadores que estavam sendo multados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...