Ir para conteúdo

Araguaia - ruim de peixe


Posts Recomendados

Olá caros amigos. Só para dar meu testemunho. Desde 2013 vou ao Araguaia todos os anos, um ou duas vezes por ano. Já fui em abril, maio, junho, julho, vou agora em agosto e também já estive no final de outubro. Bom, que o boto é um saco, todo mundo sabe, mas ficar sem pescar nem peixe pequeno eu acho que é falha do guia. Nunca perdi pescada lá! Lógico que sempre tem uma melhor! já fui em pescarias de pegar 11 pirararas e 1 piraíba de 1,80m em 7 dias de pesca, sendo que os 4 primeiros só deram boto e peixe pequeno, já os 3 últimos dias foram os dias de ação bruta, cheguei a pegar 5 pirararas em 3h de pesca, nem parecia o mesmo rio. Cachorras, douradas, corvinas e bicudas sempre peguei e com fartura tanto na artificial quanto com isca natural! Portanto o que posso dizer é o seguinte! A lua influencia, nível do rio influencia, época influencia, virada de tempo influencia mais ainda e a escolha do guia errado acaba com sua pescaria. Em agosto vou pescar 12 dias, não tenho local definido! Vou chegar e L.A e vamos atras do peixe, esteja ele ali ou em Luciara, vamos procurar até achar, portanto quem te leva pra pegar peixe onde ele estiver é o guia de pesca, ele representa 90% do sucesso de sua pescaria. Guia meia-boca é furada na certa! Essa pirarara que seguro na foto é 95% do guia e 5% minha, pois o rio estava cheio e ela pegou no meio do rio, agarrou numa pauleira que eu puxava de um lado e ela puxava do outro, por mim eu cortava a linha, pois não via solução. O Caçula disse assim: "parceiro nós vamos tirar o peixe, fique tranquilo!" Cara foram 90 minutos jogando a poita perto da galhada submersa até pescar a linha no fundo e conseguir pegar o peixe. Mérito todo do guia. Não desista do Araguaia, simplesmente escolha uma boa data, boa lua, e um excelente guia! Não vai ter erro!

Um grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/06/2016 at 21:58, Ricardo de A S N Marques disse:

[quote post=462784"

Esta muito muito fraco, o boto tá acabando com o Rio.. Hoje eu filmei ele indo quase na areia pra pegar os curimbas... Não tá saindo nada nada, hoje meu parceiro pegou uma traíra.. E só. Não pega na artificial, não pega com lambari, não pega com Corvina... Fica esperto.. Tomara que tenha sorte caso ainda venha... Quando voltar eu vou fazer um relato aqui no fórum..

timestamp="1467151882" name="Adalberto Magrao" userid="246] Ricardo vc esta em qual local do araguaia????

 

 

Estou em Luiz Alves

Enviado de meu E6603 usando Tapatalk

Ricardo

 

o boto nao acaba com o rio....nos é que acabamos com o lar do boto

 

bração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Caríssimos Pescadores...

Esta é a primeira postagem minha neste conceituado Fórum...

Quanto ao tema deste tópico, o que eu tenho a dizer é que pesco no Araguaia desde os idos de 1990...

Claro que já foi muito melhor... mas... fazer o quê né...

Desde 2012 eu tenho rancho no Fiovelasco (ao lado da Pousada Asa Branca 2... Antiga pousada do Carlinho)...

Consequentemente, acabou por concentrar todas as minhas pescarias naquela região... Apesar da distância de 570 km de casa até o rancho, toda folguinha de quatro ou cinco dias eu rapo o pé para lá...

Estive lá por dez dias agora no final do mês de julho, e confesso a vcs que nunca tinha presenciado uma pescaria tão ruim de peixe igual esta última...

Vários fatores contribuiram para o fracasso, mas para mim basicamente foram dois os maiores contratempos: muito barulho de temporada de peixe e, principalmente, temperatura da água muito fria...

Eu nunca tinha visto a água do araguaia tão fria daquele jeito...

Tanto que para vc pegar ao menos uns peixes para comer, vc tinha que buscar aqueles lagos que não são de boca franca e de profundidades rasas... que acbam por terem suas aguas esquentadas com o sol tropical da região...

 No mais, o que eu posso dizer é o seguinte: o rio está muito baixo mesmo... baixou muitíssimo rápido... concentrou os inúmeros botos na pouca água existente... e realmente o peixe anda sumido.

Entretanto, afirmo com conhecimento de causa, que o Araguaia naquela região ainda é o melhor lugar para se pescar...

Se vc estiver pensando em ir pescar por agora, e ainda der para adiar um pouco, compensa vc adiar sua pescaria por pelo menos uns 02 meses...

Quando o rio começar a subir, vai ser época de muito peixe e cardumes... pode ter certeza...

Para mim, a melhor época de pescar no Fiovelasco é quando o Javaés começa a correr água... com uma semana de água Javaés abaixo, vc pega pintado/cacharas até no seco... rsrs

No mais, como já dizia um ditado popular antigo: "Mas vale um péssimo dia de pescaria do que um excelente dia de trabalho!!!"

Fiquem com Deus.

Alan 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Araguaia é muito grande, a região de Luis Alves é muito batida, prefiro Luciara. Só que é muto perrengue para chegar lá. Então a solução é ficar no minimo em Fio Velasco e se possível na boca do Cristalino. Se mesmo assim quiser ir para Luis Alves, tente a primeira semana de maio, geralmente dá certo de encontrar com cardumes. Nunca vá em julho ou feriados, são muitos barcos na água, praticamente impossível sair peixe grande. Eu visito o Araguaia desde 77, sendo que a partir de 82 tenho ido pelo menos uma vez por ano. Já fiz pescarias de achar cardumes de Pirararas em água bem rasa, mas sempre próximo do antigo Chapeu de Palha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fui  a primeira semana de Agosto em Luiz Alves, pesquei com o Teteu dos irmão Piraíbas,  fomos só atras delas.  5 dias de pesca sol a sol sem parar pra almoçar e NADA, descemos pra baixo de Fio Velasco e até pra cima da Montaria, nem Piraíba nem Pirarara, tinham poucos barcos no Rio.  Peixes pequenos como Barbado e Mandubé pegava com certa facilidade.  Rio muito baixo , agua fria e os Botos estava alucinados,  já fui em Maio e Junho, realmente a pescaria é mais produtiva em termos de outros peixes, mas seguimos conselhos que a melhor época para os grandes é no segundo semestre.   Bom é isso foi bem decepcionante, não errava uma pescaria longe faziam 7 anos, essa dei com os burros nágua, mas provavelmente voltarei em outra época, gosto muito do Araguaia.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, uma coisa que eu percebi é que esses ultimos meses tem um cardume preso de curimbas e piaus na região de Bandeirantes. Preso pois tem uma quantidade inacreditável de botos impedindo esse cardume de subir o rio. Então a quantidade de botos nessa região só aumenta. Acredito que o melhor seria descer o rio para tentar se livrar um pouco deles. Mês passado eu fui e os botos estavam batendo até no lambari, estava difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Estive pescando no araguaia no final de julho de 2016... Dedicamos mais tempo a piraíba e pegamos uma de 1,90m.. peixes pequenos notei alguma diferença, mas também pode ter sido pelo fato e ter dedicado mto tempo a piraíba.

Quanto aos botos... muitos hóspedes da pousada reclamavam deles... achei que eles atacaram menos as iscas que em 2014 quando fui a primeira vez.

Este ano estarei la de novo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou ao araguaia desde que eu tinha 5 anos de idade e ate hj vamos todo ano sem falhar 1, ate mesmo pq somos de goiania entao é bem proximo, qndo vou vou basicamente para acampamento realaxar,curti minha familia , meus pais que gostam muito, assar uma carne e tomar banho de rio , simples rustico e bom demais!!!! no araguaia deixo a pescaria um pouco de lado , A NAO SER QUE tenha CARDUME  ai meu irmao ninguem me segura no rancho ,vazo cedo e chego tarde, piau cabeça gorda, matrinxã , e pintado na rabeta é festa o dia todo todo dia , pegamos pra comer e o resto é so pra diversao...... amo aquele lugar ,fico na regiao entre bandeirante e luis alves ,regiao famosa pelas piraras e piraibas.... mas me dá uma dor no coraçao de ver fazendeiros desviando enormes quantidades de agua do rio para irrigar suas enormes plantaçoes... pescadores indo anoite nos cardumes e metendo a tarrafa e nos que preservamos o lugar ligamos aos orgaos responsaveis avisando oq esta acontecendo passando onde estao fazendo e recebemos a seguinte resposta: Nao é nosso horario de trabalho!!! È pra fuder com tudo mesmo.... DEVEMOS PRESERVAR O ARAGUAIA OU NAO TEREMOS MAIS AQUELE LUGAR LINDO PARA NOSSOS FILHOS DESFRUTAREM!!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

QUANTO AOS BOTOS ELE SAO OS CARAS KKKKK, ANO PASSADO ESTAVA PESCANDO PIAU NO BARRANCO COM ESPOSA E SOBRINHO , VI QUE TINHA UMA CACHORRA PEGANDO AS PIABAS ISQUEI UM CANIVETINHO (PIAUZINHO) , COM SUPORTE HOOK ANZOL PRINCIPAL NARIZ , SUPORTE HOOK RABO ,CACHORRA ENTROU BRIGOU PULOU E VEIO O BOTO E LEVOU KKKKKKKKKKKKKK, PRA MIM FOI UMA FESTA VALEU O PROCESSO DA PESCA ,MAS QUE O BOTO É SACANA ISSO É KKKKKK...

 

ABRAÇOS!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...