Ir para conteúdo

HELICE MOTOR MERCURY 40 HP


Posts Recomendados

Carlos o passo quer dizer quantas polegadas o motor desloca com um giro completo de 360 graus da hélice.  Teoricamente quanto maior o passo maior a velocidade desde que o motor tenha potência pra fazer girar  e quanto menor  passo melhor pra força.  Normalmente os motores vem de fábrica com uma hélice padrão pro meio termo.  Se naõ me engano a hélice do 40 merc é 14 se for no manche e 13 se for comando. O ideal é vc ter um tacometro e ver qual RPM vc atinge em uso normal( ocupantes e tralha), o ideal é ficar por volta de 5.200 a 5.600rpm.  Uma hélice longa se seu barco for pesado ou vc andar pesado o RPM ficará baixo, consequente a velocidade tb e motor gastará mais( igual subir uma ladeira em quinta) e com uma hélice curta se vc anda  leve,  o RPM ficará muito alto podendo causar danos no motor além da velocidade baixa( igual descer uma ladeira em primeira) . Normalmente cada polegada da hélice muda 300rpm no motor, por exemplo um motor com hélice 14 que está girando a 5000 rpm se colocar a 13 o rpm ficará em 5300.  Então fica difícil responder qual a melhor.  Qual conjunto vc usa,   qual peso médio que carrega, qual velocidade vc atinge?   Isso ajuda um pouco se não tiver tacometro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, tenho um Mercury 40 no manche, em um barco karib 600 metal glass, como disse o Guto ele veio com helice de alumínio passo 14, na primeira revisão foi feita a abertura total do acelerador e eu comprei hélice de inox passo 15, indicação do proprietário da revenda mercury pois usava o mesmo conjunto de uso particular dele, não sei em  precisão de velocidade, mas nas minhas pescaria foram sempre os mesmos conjuntos e pessoas, por isso da pra se fazer um comparativo, primeiro conjunto mercury 40 + karib 600, 3 ocupantes e traia, e no outro barco(que é de uso comum do rancho) não sei a marca do barco mas é um 6metros + mercury 25 sea pro(transformado em 30hp) + 3 ocupantes e traia....

Como disse, não sei a velocidade real de ganho, mas nos mesmos percursos, se comparando com hélice original passo 14 e a de passo 15 e comparando a distancia em que se distanciava do sea pro, o passo 15 andou razoavelmente mais rápido, era visualmente notável isso, e se tornou bem econômico, pois em todas as pescaria, no fim do dia os tanques são completados, e dava pra se notar muita diferença, por incrível que pareça o 40hp estava gastando menos que o 25 com a troca do hélice, isso é fato, antes da troca o consumo era parecido, mas o 40hp gastava um pouco mais que o 25...

Sei que ficou meio "Brasileirada" as comparações, sem números exatos e medições, mas são os mesmos pontos de pesca, mesmos ocupantes, diferença de 3 meses entre uma pescaria e outra... após as saídas dos barcos em aceleração total, em 5 minutos de navegação o sea pro estava a 50 ~ 80metros de distancia, com a troca do helice ele ficava a 100 ~ 130metros distante.... precisa-se levar em conta tb a alteração da abertura total do acelerador que não vem normalmente no primeiro uso do motor...

Como base, o local de pesca é rio parana, região de castilho!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guto Pinto bom dia meu amigo, aproveitando o tópico, sabe me informar quando substituímos a hélice de alumínio por uma de inox, do mesmo passo, quantos RPM ela aumenta? Recentemente troquei meu 40 pelo novo 50 com manche que esta sendo importando, com o 40 usando hélice de alumínio passo 13 eu chegava em media a 4600-4700 rpm, com o 50 coloquei uma passo 14 e estou na casa dos 4900 rpm. Vou colocar uma de inox, mas estou na duvida, passo 14 ou passo 15?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Difícil João depende da hélice, normalmente a inox fica no mesmo rpm porém a eficiencia é melhor pois ela não deforma na navegação.  Eu iria na 14 mesmo.  Mas pense  bem hélice inox é top mas o ganho nesses motores não será absurdo, coisa de 10% no máximo ou até menos , fora o preço e o risco de se bater em qualquer obstáculo o eixo entorta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 joao   amigao  =   concordo c/   guto  =   inox    (  ñ deforma ; ñ jambra  )   joia:::

tudo haver oq    /  astra  disse tambem  palmas::

outro detalhe muito importante  =  valor  $$$     

outro detalhe  ;  uma pancada c/ helice  de inox  =  é uma coisa   ....

e c/ helice de aluminio  =  é outra  ;  pode crer  amigao ...

abraçao  :good:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Guto Pinto disse:

Carlos o passo quer dizer quantas polegadas o motor desloca com um giro completo de 360 graus da hélice.  Teoricamente quanto maior o passo maior a velocidade desde que o motor tenha potência pra fazer girar  e quanto menor  passo melhor pra força.  Normalmente os motores vem de fábrica com uma hélice padrão pro meio termo.  Se naõ me engano a hélice do 40 merc é 14 se for no manche e 13 se for comando. O ideal é vc ter um tacometro e ver qual RPM vc atinge em uso normal( ocupantes e tralha), o ideal é ficar por volta de 5.200 a 5.600rpm.  Uma hélice longa se seu barco for pesado ou vc andar pesado o RPM ficará baixo, consequente a velocidade tb e motor gastará mais( igual subir uma ladeira em quinta) e com uma hélice curta se vc anda  leve,  o RPM ficará muito alto podendo causar danos no motor além da velocidade baixa( igual descer uma ladeira em primeira) . Normalmente cada polegada da hélice muda 300rpm no motor, por exemplo um motor com hélice 14 que está girando a 5000 rpm se colocar a 13 o rpm ficará em 5300.  Então fica difícil responder qual a melhor.  Qual conjunto vc usa,   qual peso médio que carrega, qual velocidade vc atinge?   Isso ajuda um pouco se não tiver tacometro

Ola Guto,

Primeiramente gostaria de agradecer suas colocações, pois foram bem claras.

eu não tenho tacômetro.

geralmente navego com mais 3 pessoas. isso mais traia, deve chegar a 400 kg.

meu barco é um navegador, fabricado aqui mesmo no meu estado/RO, pesa 100 kg, 6.00mts. semi-chato

onde e pesco, a distância percorrida e bem longa, 100 km

o ideal então seria eu ter 2 helices, sendo um passo 10 ou 11 para carga e outro passo 14 ou 15 para velociade, visto que por vezes a carga chega na casa do 800 ou 900 kg?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A velha discussão se inox compensa para motores não tao potentes rsrsr

 

Acho que essa decisão é tao divida, que nunca vai ter um parecer definitivo, tudo vai depender do dono do motor, o que ira deixar ele mais satisfeito.

 

Eu particularmente depois de ler vários artigos aqui no forum e em outros lugares, tomei a decisão que mais me deixaria feliz, afinal pescar é para nos fazer feliz, não é mesmo.

 

A hélice é cara, sim realmente ela é mais cara, ela faz o motor gastar menos e andar mais, sim, quanto tempo para reverter o investimento, tempo pra caramba kkkkkkk

 

Corre-se o risco dela bater num tronco ou pedra e quebrar sim, porem os mercurys vem com o sistema flor took(sei la como se escreve) que miniminiza estes danos.

 

Em fim, quero so escolher o passo ideal, para o meu motor, pois o 13º já esta direcionado kkkkk

 

Grande abraço a todos

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos acho ideal vc  primeiro dar um upgrade no motor pra 50hp, o Reginal Herrera da Ti náutica se não me engano vende  o curso  e com ferramntas adequadas dá pra se fazer em casa a transformação, isso já ajudará no desempenho.  Quantoa seleção da hélice acho que a 14 tá de bom tamanho no peso que carrega e compre uma 13 de reserva.  Tacômetro e gps do celular dá pra ajudar a otimizar o desempenho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João gosto é gosto eu mesmo se encontrasse uma inox pro Seapro aqui tb colocaria, mas é que sou meio viciado nessas máquinas, mas que  não compensa isso é fato . O grande problema aqui é que é difícil encontrar hélices inox pra esses motores abaixo de 50hp,  são muito caras e o ideal é testar, não tem uma receita de bolo exata, cada barco,  rio, carga  tem um comportamento  diferente, se ficar ruim o preju é alto, já a de aluminio  se ficar ruim vc troca ou compra outra ou  pode pegar a de um amigo pra teste

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

joao   ;  gosto  é gosto   sempre digo  nos topicos   ;  isso tambem  sem duvidas  amigao   joia:::

creio  que o helice  ideal  exato    = só testando   +  de um helice  msmo   .....   p/ cada caso ok  .... 

aqui brasil  Phodis  teste  x    helices inox $$$$$$     mais de um helice  ....

   e meu gosto  =  seria    helice de inox  tambem ;;;;;;;::bassboat::

se tivesse   1   amigo c/ uma   14      p/ vç        =    testar      tacometro   x  carga navegaçao   x  afinaçao   espelho popa    ;  e motor  ja  50hp  =  ia ser show   ;;;;;;::bassboat::

boa sorte  ; abraço  :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações aos participantes do fórum ; experimentei inúmeros passos e diâmetros mas com perdas enormes na rpm final do motor. testei hélices 10 1/4" x 15" ,10 3/8" x 13" ,hélices do mercury  americano 40 hp e por fim as do mariner 40 hp 4 cilindros. para o barco que tenho ,um boto lx 5,5 m com 1,15m no fundo do casco e borda de  0,60m a hélice de alumínio que melhor rendeu dentro da rpm máxima (5700) é a original 10 1/4 por 14" anda a 52 km sem carga e 48km com até 5 pessoas . testei por muito tempo e acho que está ótimo considerando que o barco foi construído para passeio . o consumo em velocidade de cruzeiro com carga dá para rodar 80 km / 23 litros . Como descrevi em outro tópico fiz inúmeras alterações e a final que melhor rendeu sem comprometer o motor ficou com os seguintes ajustes.  haste do ponto de ignição ,a bem de cima, 100 mm do centro da haste ao centro olhal , 115 mm a haste seguinte de aceleração, a haste de lubrificação deve ser ajustada na aceleração máxima fazendo alinhar a marcação na bomba de óleo ,observe que devem estar alinhado os dois riscos verticais impressos na bomba de óleo.  No rolete de aceleração coloquei uma bucha de tecnil de  diâmetro 12mm com furo de 9,8mm e 15mm de comprimento. hastes entre carburadores 90mm. ponto de ignição de partida -2º.  Penso que atingi o máximo de rendimento para este conjunto. Barco com cinco adultos e tralha de passeio anda a 35 km/h em 3800 a 4000 rpm planando. Motor mercury japônes  40 EO.  obs.: fiz o curso para transformar para 50 hp e tendo que alterar ajustes que não concordo porque alteram dados de projeto .optei por buscar estes ajustes porque tenho certeza que não  comprometem a vida útil do motor.  

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/10/2017 em 15:27, Sandro R. S. Buzatti disse:

Saudações aos participantes do fórum ; experimentei inúmeros passos e diâmetros mas com perdas enormes na rpm final do motor. testei hélices 10 1/4" x 15" ,10 3/8" x 13" ,hélices do mercury  americano 40 hp e por fim as do mariner 40 hp 4 cilindros. para o barco que tenho ,um boto lx 5,5 m com 1,15m no fundo do casco e borda de  0,60m a hélice de alumínio que melhor rendeu dentro da rpm máxima (5700) é a original 10 1/4 por 14" anda a 52 km sem carga e 48km com até 5 pessoas . testei por muito tempo e acho que está ótimo considerando que o barco foi construído para passeio . o consumo em velocidade de cruzeiro com carga dá para rodar 80 km / 23 litros . Como descrevi em outro tópico fiz inúmeras alterações e a final que melhor rendeu sem comprometer o motor ficou com os seguintes ajustes.  haste do ponto de ignição ,a bem de cima, 100 mm do centro da haste ao centro olhal , 115 mm a haste seguinte de aceleração, a haste de lubrificação deve ser ajustada na aceleração máxima fazendo alinhar a marcação na bomba de óleo ,observe que devem estar alinhado os dois riscos verticais impressos na bomba de óleo.  No rolete de aceleração coloquei uma bucha de tecnil de  diâmetro 12mm com furo de 9,8mm e 15mm de comprimento. hastes entre carburadores 90mm. ponto de ignição de partida -2º.  Penso que atingi o máximo de rendimento para este conjunto. Barco com cinco adultos e tralha de passeio anda a 35 km/h em 3800 a 4000 rpm planando. Motor mercury japônes  40 EO.  obs.: fiz o curso para transformar para 50 hp e tendo que alterar ajustes que não concordo porque alteram dados de projeto .optei por buscar estes ajustes porque tenho certeza que não  comprometem a vida útil do motor.  

 

 

Belo relato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 26/10/2017 em 12:43, Carlos Alex Arruda disse:

Olá pessoal,

Tenho um motor mercury 40 HP, gostaria de saber qual a diferença entre os hélices passo 10, 11, 12, 13, 14, 15, para o motor 40 HP, e no que interfere na condução da embarcação.

Vou falar do teste que eu fiz:

Mercury 40 transformado pra 50 HP em semi-chata 5 mts super leve com bateria e elétrico na proa , eu com meus 115 kg e bolsa de pesca com hélice P 14 alumínio ORIGINAL 59 km/h em lago e 63 km/h com hélice inox P 15 modelo vengeance da Mercury. Não tinha o tacometro pra medir o RPM mas pelo barulho do motor caiu pelo menos uns 500 rpm quando coloquei a passo 15 inox .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 14/11/2017 em 01:12, Gustavo Barbosa disse:

Vou falar do teste que eu fiz:

Mercury 40 transformado pra 50 HP em semi-chata 5 mts super leve com bateria e elétrico na proa , eu com meus 115 kg e bolsa de pesca com hélice P 14 alumínio ORIGINAL 59 km/h em lago e 63 km/h com hélice inox P 15 modelo vengeance da Mercury. Não tinha o tacometro pra medir o RPM mas pelo barulho do motor caiu pelo menos uns 500 rpm quando coloquei a passo 15 inox .

Como o Reginaldo da TI náutica falou o RPM diminui mesmo, então não seria ideal manter a hélice no passo 14 provavelmente a velocidade melhoraria um pouco não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...