Ir para conteúdo

Superfície Tucunaré Açu


Rafael Carneiro

Posts Recomendados

Fala pessoal, tudo bem? 
 

Temporada Amazônica começou…

Gostaria de saber quais iscas de superfície (exceto hélices e popper)vocês obtem mais resultados para peixe grande… Aquelas iscas que dão uma selecionada no peixe. 
Ano passado, tive muito sucesso com a Sticknina. Já na T20, peguei os menores.

 

Abracos
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia

 

Eu acho isso muito relativo

 

A Sticknina é bem mais barulhenta que a T20

 

Mas também se pega muito peixe GRANDE com T20

 

Da mesma forma, peixes minúsculos com grandes hélices

 

Já peguei peixe grande na subwalk 9

 

Assim, acho isso meio lenda, de tal ou qual isca selecionar os maiores.. conta mais o arremesso perfeito a um palmo da estrutura em busca dos grandes casais

 

E o peixe grande, velho e pesado, é mais lento.. isso é fato.. aí os mais novos tendem a chegar primeiro na isca.. e o arremesso perfeito o peixe já pega ela "na caída"

 

No teu caso a diferença pode ser o acaso mesmo ou o barulho.. se bem que o barulho, por irritação o peixe ia bater para espantar e não encharutar, e as garateias são pequenas para fisgar pelas costas etc..  ou talvez a forma de trabalho/arremesso de cada isca

 

O fato é que acabamos agarrando amor pela isca mais produtiva naquela ocasião e nem sempre isso se repete

 

Suposições kkkk

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia João Paulo,

Há uma certa razão nos aspectos que postou - não há como negar isso!

Contudo, sou partidário que muito da produtividade de uma isca (independente de marca ou formato) dependerá SEMPRE da crença que o pescador tenha sobre o real funcionamento dessa isca.

Reformulando, por alguma circunstância (que não vem ao caso) houve um momento (uma captura ou o resultado de uma pescaria) em que uma determinada isca passou a ser observada e escolhida para utilização preferencial pelo pescador. Isso - certamente - fará com que essa "escolhida" seja utilizada pela crença do pescador de forma mais frequente na pescaria. Com o eventual sucesso de sua utilização, mais convicção passa existir de que passe ser considerada como "a matadeira".

Nos dias de hoje, com a competitividade de produtores de iscas artificiais, aventuro-me a estabelecer uma paridade de qualidade em quase todas as "originais e/ou cópias". Também os peixes se sentirão atraídos pelas características dessas iscas, principalmente quando tracionadas de forma correta pelas pescadores virtuosos... A fama nasce assim...

Não quero (nem é meu objetivo) entrar no mérito de nomes e/ou fornecedores dessa "ilusão" que todo pescador de iscas artificiais tem, que é o de "colecionar modelos e cores" ! Isso já é parte da pescaria em si...

Da mesma forma, existem também aqueles que pretendem introduzir modificações nessas iscas, a fim de "melhorá-las", coisa que - certamente - o fabricante deve der investido muito para definir o modelo. Também está valendo nessa "aventura" em que nós (pescadores esportivos) nos posicionamos.

Por fim, entendo mesmo que estar envolvido nessas questões, via de regra é uma forma de minimizar a ansiedade de ir pescar !

Segundo li, difícil na pescaria é o intervalo entre a pescaria passada e a próxima ! Tendo a concordar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rafael Carneiro disse:

Fala pessoal, tudo bem? 
 

Temporada Amazônica começou…

Gostaria de saber quais iscas de superfície (exceto hélices e popper)vocês obtem mais resultados para peixe grande… Aquelas iscas que dão uma selecionada no peixe. 
Ano passado, tive muito sucesso com a Sticknina. Já na T20, peguei os menores.

 

Abracos
 

Bonnie 128 ou a replica Walterboy 128, fez sucesso nesse proposito; Usei essa estratégia em locais que os pequenos batiam muito na frente;

 

Mas na pescaria toda usei mais T20, Vaprax, bem leves de trabalhar e pega muitoooo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, concordo com o nosso @Kid M. Já usei de tudo. Se tivesse que escolher uma única isca para levar, levaria a T20 osso. Outras seriam a Red pepper ou sua cópia bem mais barata e tão efetiva quanto seria a Hunter, da Yara, Zig zarinha e zig zara. Sara sara é uma boa.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, concordo com o kid. Acho que esse negócio de isca favorita é muito mais crença do que qualquer outra coisa. Meus maiores Tucunarés foram nas hélices, fora essas iscas  os 2 maiores  foram  na Spitfire 120. Porém já teve vezes em q se pegava em qualquer isca e na Spitfire nada! 😂😂😂😂

Então acho que não existe uma isca "superior",  e sim naquele momento os tucunas estão atacando aquela!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pescador

o pessoal já falou quase tudo ai ai nos comentários a cima haha

 

Acredito que todos temos algumas iscas favoritas que sempre iniciamos a pescaria ou que sempre damos preferencia na hora de escolher qual isca de superfície.

 

A t20 por exemplo é uma isca excepcional, que ficou muito conhecida já antigamente por capturar grandes tucunares açus (até pq antigamente não se tinha muita opção e disponibilidade de isca, igual temos hj), ai quase 95% do pessoal que vai para Amazônia acaba levando ela  e usando muito, pq sabe que pega muito peixe e conforme mais gnt vai usando consequentemente a quantidade de capturas e relatos sobre a isca acaba aumentando muito e mais gnt ainda vai usando ela, e assim continua o ciclo e a isca acaba virando um xodó do pescador haha

mas sera que todo mundo pega peixe pq usa mais ela ou usa ela pq pega mais peixe, espero que tenha entendido a reflexão haha seria meio que a frequência que a isca é utilizada em relação a quantidade de peixe que pega (mais usada=mais relato de peixe) 

 

Então a crença do pescador conta muito muito na hora de usar e escolher uma isca e saber analisar qual isca está mais produtiva para o momento, pq tem dias que o peixe quer uma isca mais silenciosa, tem dia que quer uma mais barulhenta, tem dia que quer uma mais rápida, tem dia que quer uma mais lenta, tem dia de isca grande e dia de isca pequena e tem dia que ele pega simplesmente em tudo que jogar na água.

 

Mas se a intenção é selecionar o peixe grande do pequeno, tipo ter só 3 ou menos ações boas no dia com a isca e enquanto o parceiro do lado teve 20 ações de peixes de todas as medidas, eu tentaria usar iscas maiores para selecionar o peixe, não sendo regra que somente baterá peixe grande né pq sabemos que isca grande tb pega peixe pequeno e vise e versa.

 

Só que eu tb sou do pensamento que o arremesso e trabalho correto da isca influencia muito mais do que a própria isca, tipo nesse exemplo de isca grande, se vc usasse uma isca média de 12cm provavelmente vc teria essas 3 ações de peixe grande e mais as 20 ações de peixes de todas as medidas isso se vc arremessasse a isca média no mesmo lugar que arremessasse a grande (isso não inclui helice e popper pq elas realmente são diferenciadas em selecionar).

 

Eu sempre prefiro usar essa isca média de 12cm (stick e zara) pq acredito tem boa produtividade e com certeza pega muito peixe grande tb, isso pensando em produtividade e peixe grande mas se fosse para pensar somente em peixe grande, usaria qualquer isca grande (stick e zara), helice e popper fazendo muito barulho.

 

Tudo isso ao meu ver né, pq sabemos que tudo isso é muito relativo no momento que esta pescando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/09/2023 em 08:42, Rafael Carneiro disse:

Fala pessoal, tudo bem? 
 

Temporada Amazônica começou…

Gostaria de saber quais iscas de superfície (exceto hélices e popper)vocês obtem mais resultados para peixe grande… Aquelas iscas que dão uma selecionada no peixe. 
Ano passado, tive muito sucesso com a Sticknina. Já na T20, peguei os menores.

 

Abracos
 

 

Eu só uso iscas de superficie na Amazonia e nessa última pescaria estava com vaaarias diferentes no estojo e testei bastante!

 

Em termos de produtividade, nada se comparou à T20, Mahi Pen e Sara Sara! Inclusive, temos de falar mais da Mahi Pen, impressionante como pega peixe a danada! Peguei o meu 80cm nela!

 

Testei varias cores de T20 e realmente é impressionante como a Osso e Prateada são as mais produtivas. Um amigo pegou um de 84cm na T20 Palhacinho.

 

De resto, concordo com os pontos acima que para o peixe grande, o arremesso e alguns outros aspectos contam muito mais que a isca.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/10/2023 em 09:46, Kid M disse:

Guilherme,

Deve ser excelente, MAS pelo valor de comercialização... :choquei:

 

2121086570_IscaMahiPen.JPG.ba703a0229297774287fdce9f1f1a23e.JPG

 

image.png.ae87ce0514084c98687729cd7b55b22a.png

8 horas atrás, VitorMorais disse:

Sou doido para testar essa isca, mas ainda não tive coragem de deixar 250 conto nela! hahahaa não acho ela no ebay tb...

 

Também procurei no eBay e não encontrei! Mais barato que achei foi por R$ 219.

 

Realmente é uma isca cara, mas por ser sem rattling e pela forma que nada jogando água com o afundado que possui na boca, é espetaculo de isca pra se ter!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo ao tópico, T20 e sara sara 120 são realmente as líderes em termos de zaras/jumping minnow. Mas eu tb colocaria a Realis Pencil 110 nesse páreo. Pra mim é outra que não pode ficar de fora. Interessante levar um stick tb (gosto da magic Stick 110 e red pepper), pra poder trabalhar mais na paradinha caso o peixe esteja manhoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/10/2023 em 09:46, Kid M disse:

Guilherme,

Deve ser excelente, MAS pelo valor de comercialização... :choquei:

 

2121086570_IscaMahiPen.JPG.ba703a0229297774287fdce9f1f1a23e.JPG

 

image.png.ae87ce0514084c98687729cd7b55b22a.png

A Nitrofishing tem uma réplica da Mahi Pen 107, a Thor Stick. Visualmente é muito semelhante, porém nunca utilizei nenhuma das duas para falar do trabalho de ambas. A réplica pelo que vi está na faixa dos R$ 110

 

image.png.e137f02eae66ba64d7e3b9f366a56b35.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, BetoLaureto disse:

Respondendo ao tópico, T20 e sara sara 120 são realmente as líderes em termos de zaras/jumping minnow. Mas eu tb colocaria a Realis Pencil 110 nesse páreo. Pra mim é outra que não pode ficar de fora. Interessante levar um stick tb (gosto da magic Stick 110 e red pepper), pra poder trabalhar mais na paradinha caso o peixe esteja manhoso.

Matou a pau! eu acrescentaria zig zara 110 e tb gosto muito das zaras da rapala que são pouco mencionadas, skitter walk 10 ou xrap walk 11, a depender se preferir isca menor que aguenta garateia n2, ou maior q aguenta n1 (eu sou mais adepto da segunda opção mas levo ambas)

 

E a mad dog 12 tb matou a pau em RR onde as jumping não estavam funcionando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, BetoLaureto disse:

Respondendo ao tópico, T20 e sara sara 120 são realmente as líderes em termos de zaras/jumping minnow. Mas eu tb colocaria a Realis Pencil 110 nesse páreo. Pra mim é outra que não pode ficar de fora. Interessante levar um stick tb (gosto da magic Stick 110 e red pepper), pra poder trabalhar mais na paradinha caso o peixe esteja manhoso.

 

Concordo muito contigo, Beto! T20 e Sara Sara se destacam e pra ter variação, vejo Duo Realis e Mahi Pen como as melhores opções.

 

Também gosto de Zaras pra Tucunas, incluse Zig Zara foi A isca na minha viagem pro Sucunduri ano passado! Massss na minha experiência com os Açus, iscas Pencil/Stick sempre sobresaem visto que podemos arremessar no local desejado e explorar ele por mais tempo com o trabalho da isca. Pra isso podemos tanto utilizar Sticks clássicos como Red Pepper, Bonnie (como falou), como também T20 e Sara Sara. E é aí que essas duas iscas se destacam, porque tem bom peso para arremesso, fazem bom barulho e podem ser bem trabalhadas tanto como Stick como Jumpping Minnow.

 

E tentando aproveitar o forum, é sobre a escolha da Isca/Cor e trabalho em cada situação que eu mais tenho quebrado cabeça! Quais iscas e estratégias priorizam por situação?

 

Por exemplo, eu acredito muito na T20 Prateado em momentos com ceu nublado (vespera de chuvas), iscas citricas e barulhentas durante chuvas, iscas de sub-superficie/Jerk à partir das 17:20, iscas com rattling barulhenta trabalhadas como stick em entradas de mata/molongo e iscas de helice para chamar o peixe de alagados para então capturá-lo passando outra isca. 

 

Com esses exemplos acima, tem alguma outra estratégia que usam por situação ao longo da pescaria?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, GuilhermeLimahHB disse:

 

Também procurei no eBay e não encontrei! Mais barato que achei foi por R$ 219.

 

Realmente é uma isca cara, mas por ser sem rattling e pela forma que nada jogando água com o afundado que possui na boca, é espetaculo de isca pra se ter!

 

 

com certeza vou comprar.. pra quem ja gastou com as bonnie, duo, vaprax, red pepper.. + uma rsrssrrs ta uma facada tudo ne. lembro qdo colecionava bonnie 98... acho q vou por a venda umas rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na semana passada, peguei bem na T20, mas o problema dela que bate muito pequeno tbm. Na Duo Realis Pencil 110, acertei uns bons, mas precisa trocar as garateias e split rings, usei o mesmo modelo tamanho 130, mas não gostei, o trabalho não é igual eu achei.

A Sara Sara 120, vai bem, mas as garateias precisa ser trocada por mais fortes. A Bonnie 107 e red Pepper são boas tbm qdo o peixe tá manhoso, e cansa menos trabalhar. 

Tive boas ações no popper e hélice, mas estavam errando muito o bote.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/10/2023 em 08:19, Ricardo SK disse:

Na semana passada, peguei bem na T20, mas o problema dela que bate muito pequeno tbm.

é então, eu acho que a parceiro que criou o tópico

 

Em 29/09/2023 em 08:42, Rafael Carneiro disse:

Aquelas iscas que dão uma selecionada no peixe.

queria ajuda para iscas que selecionam os peixes grandes e não iscas que pegam tb os pequenos, tipo t20, sara sara, joão pepino, mad dog entre outras mencionadas, são iscas excelente, eu principalmente uso elas mas elas realmente tem muita mais produtividade e não seletividade, sendo comparada com helice e popper. Já aconteceu cmg de estar batendo helice e não ter ação nenhuma e o parceiro do lado com a t20 pegando peixe direto mas peixe na casa dos 2kg, e isso nós arremessando no mesmo local, ai de repente em outro ponto me bate um de 70cm, foi o unico peixe que bateu na helice aquele dia mas foi um peixe grande, demonstrando que realmente a helice seleciona o peixe, e meu parceiro pegou uns 20 peixes na t20 mas tudo pequeno. Não estou falando que a t20 não pega peixe grande, estou falando que ela é mais produtiva do que seletiva. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/09/2023 em 08:42, Rafael Carneiro disse:

vocês obtem mais resultados para peixe grande… Aquelas iscas que dão uma selecionada no peixe. 

Essa temporada eu vou testar a sub walk 15 da rapala para ver se da uma selecionada mas a isca é beeem pesada haha

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Lucas José Curumim disse:

Essa temporada eu vou testar a sub walk 15 da rapala para ver se da uma selecionada mas a isca é beeem pesada haha

 

Amigo, agora eu trago alguns questionamentos: onde vai pescar, com que vara e quantas vezes por ano?

 

Necessita um lugar de gigantes, uma vara parrudíssima com casting deste porte.

 

Na Colômbia usam aquela wide glide enorme.

 

Já vi o Edu Monteiro pegando um açu gigante com uma rapala glide bait, pesadíssima.

 

Então, para quem pesca 1x por ano na Amazônia, vale a pena insistir numa isca pesadíssima, ou se divertir com hélices médias e T20?

 

O colega lançou o tópico sobre isca de superfície para selecionar, então teria que tentar a dr Spock mesmo, já sugerida, pois consagrada, grande, pesada, barulhenta, barata (kkk) e dentro do casting das varas mais usadas!

 

Abç!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...