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Rodrigo Yamaki

CUIDADO COM AS HELICES BRASILEIRAS

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Na realidade o mercado brasileiro é pequeno ainda. Ainda dependemos desses meios para repor peças. Alterar ou melhorar o desempenho já é pedir demais para as empresas visto que não possuem qualificação para tal.Entretanto isso não é excessão no nosso país.

Sugiro que vc olhe no site da Mercury americana e veja os vários tipos de Propellers(hélicés) lá vendidas, e com indicações e funções diversas.

E realmente helice brasileira é só pra não ficar no remo.

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Realmente são itens que deveriam ser aferidos e com extremo controle,

afinal é parte importante do deslocamento das nossas embarcações, mesmo sendo uma peça de "reposição/reserva" tem que ser de confiança e qualidade.

Ainda estou com o Helice original no meu motor.

"Mas como seguro morreu de velho"...

tenho uma reseva, da MARFLEX, sem uso.

Só falta não empurrar o bote na hora da necessidade...rrss

té+

Marcelo BAZZ

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SENHORES - NÃO SOU ENTENDEDOR DE HELICE DE MOTOR DE BARCOS MAS....ENTENDO MUITO DE ROTORES DINAMICOS, SENDO QUE A HELICE DO MOTOR SEGUE OS MESMOS PRINCIPIOS DA FISICA.

ACREDITO QUE AS ORIGINAIS SÃO BALANCEADAS. TEM DUREZA E TESTES DE IMPACTO CONTROLADOS PELA QUALIDADE. -> ESTE É O INICIO DE "BOAS PRATICAS" PARA FABRICAÇÃO DE ROTORES DINAMICOS.

O COPIADOR DISSE QUE SÃO DE DOMINIO PUBLICO??? - MAS APENAS O DESENHO FOI COPIADO - AS CARACTERISTICAS DE FABRICAÇÃO, ACREDITO QUE NÃO TEM NO MANUAL DO FABRICANTE ORIGINAL, NEM É DE CONHECIMENTO DO COPIADOR.

VEJA QUE O COPIADOR NÃO DISSE SER SUBSTITUTA DA ORIGINAL E SIM...."para reposição em emergência"....OU SEJA - APÓS O USO EMERGENCIAL - TROCAR PELA ORIGINAL. -> PRONTO -> FUGIU DO ABACAXI ADVOCATICIO

NÃO DEFENDO O COPIADOR - ACREDITO QUE O FABRICANTE ORIGINAL TENHA PATENTE SOBRE DESENHO E FABRICAÇÃO - MAS...A CHINA ENSINA DIREITINHO....E NOSSAS AUTORIDADES SÃO CONIVENTES.

SE O MOTOR É VENDIDO NO BRASIL -> AS REVENDAS TEM POR OBRIGAÇÃO -> FORÇA DE LEI -> MANTER ESTOQUE E VENDA DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO ORIGINAL - ATÉ 5 ANOS APÓS O MODELO NÃO MAIS SER FABRICADO -> E AI..... NOVAMENTE ENTRA A CONIVENCIA.

DURMA-SE COM UM BARULHO DESTE.

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O conceito do mais barato é que fez da SORABO - ou Só o rabo, um sucesso, me lembro de trocar a helice uma unica vez, sem as devidas precauções, e o mecanico ter me oferecido uma original pelo dobro do preço, não tive duvidas, comprei o "generico", cultura do mais baratim, isso não é aplicado só nas helices infelizmente, talvez ainda possamos rever esses valores, mas temos que nos esforçar muito....... negativo:: negativo:: negativo:: ., basta dar uma olhada no seu proprio computador, ou notebook, todos os programas instalados, são originais? ....jura...... seila:: seila:: seila::

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Conheço a Sorabo há mais de 30 anos e é o fabricante de hélices mais experiente e sério do mercado com certeza absoluta não colocará nunca uma hélice na praça que não tivesse passado por todos os testes de fabricação balanceamento,dimensionamento etc...

Pode acreditar nas hélices da Sorabo sem medo!!!

O sr Tonico é o maior conhecedor e técnico em hélices que temos aqui no Brasil.

É só passar para ele as características da embarcação, a potencia do motor, qual será a carga normalmente que utilizará etc, que o Tonico vai te aconselhar qual é a hélice para você obter a melhor performance e economia !!!

Abraço

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Eu faço assim: esses dias lasquei um pedaço de uma hélice original do motor 15, ae mandei no torno e completar a parte lascada com solda de aluminio. Fica zerada. Mas não gosto de arriscar, então comprei uma nova e deixei aquela como reserva. Melhor uma original de reserva, mesmo que ja foi danificada, do que uma que não conheço e não tenho confiança.

Normalmente sempre tem reparo e não custa tão caro, vamos supor uma hélice do motor 40 mercury se for comprar por ae, como esses dias fui comprar uma reserva, me pediram 340 reais lacou::

Gasto em média 50 pila para reparar uma original. Prefiro reparar ela do que comprar outra de reserva.

Ainda tenho a vantagem de morar perto do paraguai e conseguir comprar peças originais com valor proporcional ao que vale. Compro quase 2 com o valor de uma aqui no Brasil.

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Ainda acredito na sorabo, para se fabricar um Helice tem que conhecer da coisa, pois não é só fundir uma liga de alumínio e esta pronta, a coisa é muito complexa, quem fabrica tem conhecimento do que esta fazendo, se não não estaria a tanto tempo no mercado....

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Srs é tão bom falar quando se conhece algo por mais de 30 anos, hélices da Sorabo são feitas por quem conhece e honra o que faz, passei pelo menos 30 anos pescando

junto com o Tunico (proprietário da sorabo). Não necessariamente sempre no mesmo barco, quase toda semana eu saia com um hélice novo para teste e veja que foram

no minimo em uns 12 motores diferentes e nunca tive um problema, fora o fato de outras pescarias em outros lugares e sempre com hélices Sorabo.

O Tunico é um japinha que faz o que gosta e sabe muito bem o que faz, quem tiver alguma dúvida é só ligar na fábrica e pedir pra falar com ele, vai se surpreender com o

atendimento e a dedicação do mesmo em personalizar um hélice pra você.

A orientação que sempre gravei foi de que o fabricante do motor faz um hélice baseando-se na média de uso de um barco, você só vai usar seu motor corretamente se o

hélice for especifico para o seu tipo de uso.

Não falo o que falei por puxa saquismo, pois quando queria um hélice pro meu motor sempre fiz questão de pagar por ela. 

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de longe a sorabo é a melhor fabricante de helice do país, depois vem a MFX ou MARFLEX , so que a MFX é complicado achar alguma informação deles e seus produtos, o resto é bem sofrível.

eu já entrei em contato com a sorabo, o atendimento é ruim e impreciso, mas existe, a clipper nesse caso é mais rápida e efetiva. 

Entretanto achei a sorabo mais solícita no que eu precisava, talvez com jeito, eu consiga uma helice sob medida para meu motor junto da sorabo, já da clipper nao.

agora em questao de qualidade, a sorabo da de 10 ! e ela tb vende direto pro consumidor final, o que é ótimo (e mais barato!) .

Enfim, a sorabo é de longe a melhor empresa do setor hoje no ramo. Sem contar que algumas hélices como dos yamahas, se nao forem fabricadas por eles, sao absolutamente identicas.

agora NENHUMA helice vem balanceada de fabrica, nem as de inox.

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