Ir para conteúdo

Grandes pescarias - Sua majestade, o Rei-do-rio!


Posts Recomendados

"(...)Os Jovens pescadores sonham com um dourado no anzol e seus pais fazem questão de fotografá-los para animá-los a continuar com seu esporte preferido. Geralmente todo filho de pescador termina como o pai, um pescador de dourados(...)" (Oswaldo Venceslau Silva, Pesca nos mares e rios do Brasil, 1990)

Não há dúvida, a pesca do dourado é a melhor que se pode fazer no sentido esportivo. Não há maior conquista em água doce, lembro-me de cada exemplar fisgado, seja no pantanal, nas bacias argentinas...

Em especial, recordo-me de uma pescaria realizada há 7 anos, no Rio Grande, próximo a Planura(MG), há 1 hora de casa, não esperava que logo ali faria uma pescaria marcante, ainda com tralha inadequada, tive de improvisar o material para encarar situações "severas" e, enfim, poder embarcar o rei-do-rio!

Meados de 2002, faltavam 30 dias para início da piracema, um pouco desligado de pescar por conta das aulas na faculdade, estava querendo retornar à montante da UHE Marimbondo, onde há algum tempo atrás tinha fisgado bons tucunarés e dourados pequenos.

Marcamos a pescaria para o final de semana, ao chegar à beira do rio constatei que o nível da água estava bem baixo, pela estiagem em alguns trechos o leito é bem raso, porém com grande exposição de pedras e corredeiras que ficam submersas durante todo o ano.

Imagem Postada

Para minha surpresa, quase não haviam pescadores por se tratar de um fim de semana. Subimos o rio e por sugestão do piloteiro "pezão" iniciamos com isca viva na rodada.

Imagem Postada

Até a hora do almoço nenhuma ação, após as 13h pedi ao pezão que subisse um pouco mais pois queria tentar com artificiais. Relatou que seria perda de tempo pois apartir dali a profundidade não ultrapassava 50cm e que dourado "não cai" em artificiais...

Pois bem, um pouco relutante, mas fomos até lá e não foram necessários mais que 5 arremessos para fisgar um pequeno e valente dourado:

Imagem Postada

Imagem Postada

Continuamos descendo, logo fisguei um belo exemplar:

Imagem Postada

Imagem Postada

Continuei pinchando, ferrei algo gigantesco, saltou muito longe e cuspiu a isquinha (uma bomber longA 14), as pernas bambearam, olhei para o pézão que estava boquiaberto: "dôtor, uns 15kg..."

As ações continuaram e perdi dourados realmente grandes, como há muito não encontrava, contabilizei 3 (três) linhas estouradas e 2 iscas pulverizadas, não acreditava no que estava acontecendo, uma situação inédita: Dourados enormes atacando todos os tipos de iscas artificiais logo ali nos confins do Rio Grande. Foi lavada, não embarquei nenhum!

A noite tive de mudar a estratégia, tratava-se de guerra. Tinha ainda um dia para pescar e não podia deixar de fazer as imagens. Troquei a linha 0,30mm por uma de 20lb, preparei cabos de aço com snaps reforçados e providenciei iscas maiores, que tinham ficado no rancho. O problema foi acomodar a linha 0,40mm na calcutta 50, entrou uns 50m: seria o suficiente para longos arremessos e travar os grandes exemplares que estavam batendo?

O dia seguinte começou eletrizante, com 10 minutos de pescaria fisguei mais um gigante que escapou no segundo salto, olhei para o pézão e pensei: "Será possível?"

Mas logo veio a recompensa, forte fisgada e o peixão desembestou a saltar, desta vez os anzóis firmaram e seguiu-se uma briga de tirar o fôlego. Emoção demais, o rei-do-rio estava lá!

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Até as 12h, havia fisgado ao todo 5 bons dourados em mais alguns que escaparam.

Imagem Postada

http://i286.photobucket.com/albums/ll99/gustavonero/digitalizar0033.jpg

http://i286.photobucket.com/albums/ll99/gustavonero/digitalizar0030.jpg

http://i286.photobucket.com/albums/ll99/gustavonero/imagem-3.jpg

http://i286.photobucket.com/albums/ll99/gustavonero/digitalizar0039.jpg

http://i286.photobucket.com/albums/ll99/gustavonero/digitalizar0043.jpg

http://i286.photobucket.com/albums/ll99/gustavonero/digitalizar0040.jpg

Já estava satisfeito e resolvi encerrar a pescaria ali mesmo, na hora do almoço.

No final de semana seguinte, com os nervos à flor da pele, voltei ao mesmo local, agora acompanhado da minha namorada. Com tantas ações, gostaria que ela também fisgasse um dourado.

http://i286.photobucket.com/albums/ll99/gustavonero/digitalizar0035.jpg

Interessante é que estava pescando e avistei o Lester Scalon gravando programa para o pesca e cia. Aproximei-me e para minha surpresa o Lester ainda não tinha fisgado nada e já estava quase encerrando o programa. Comentei que tinha fisgado bons dourados há poucos dias, que os dourados estavam pegando em iscas menores, arremessando em direção ao meio do rio ao invés de direcionar para margem, pois o nível da água estava oscilando rapidamente e etc.

Engraçado é que o cara tem quase 2 metros de altura...

http://i286.photobucket.com/albums/ll99/gustavonero/digitalizar0036.jpg

http://i286.photobucket.com/albums/ll99/gustavonero/digitalizar0037.jpg

Continuei a pescaria e ao final da tarde uma fisgada forte e outro combate eletrizante se iniciou. Ao posicionar o motor elétrico visualizei uma cena rara: um cardume de grandes dourados passava por baixo do barco, com menos de 1 metro de profundidade conseguia enxergar perfeitamente. Em poucos segundos a Mila fisgou outro: estava feito, um "double" inédito de grandes dourados e fechando essa pescaria incrível:

http://i286.photobucket.com/albums/ll99/gustavonero/digitalizar0042.jpg

http://i286.photobucket.com/albums/ll99/gustavonero/digitalizar0038.jpg

http://i286.photobucket.com/albums/ll99/gustavonero/digitalizar0041.jpg

Dois meses depois o programa do Lester foi ao ar também com bons dourados capturados.

Após essa pescaria NUNCA mais consegui fisgar bons dourados naquele trecho do Rio Grande. No ano seguinte (2003-2004), estive lá nas mesmas épocas e nas mesmas condições e passei dias em branco. Após insisitir percebi o quanto a pesca predatório e deliberada trouxe prejuízo para aquela região. Hoje tenho que desviar de mergulhadores e seus arpões, pedir "licença" para os profissionais que vem jogar tarrafa descaradamente no ponto onde você está pescando e os próprios amadores, que pescam todos os dias e não respeitam o limite e tamanho dos exemplares. Os cardumes de dourado são muito sensíveis à pressão de pesca, de 10 exemplares fisgados 9 são fêmeas. Isto porque, entre os peixes, as fêmeas são as caçadoras.

Hoje posso dizer que aquele paraíso existiu até aquela data e acho que não vou mais repetir uma pescaria como aquela no Rio Grande...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E depois dizem q pescaria é algo chato...hehehe..7 anos depois de vc ter feito essa pescaria, lendo o seu relato me senti ao seu lado.

Fantásticas as fotos, os enquadramentos e o texto....Algo inédito para à época.

Parabéns... palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela pescaria Nero, bons dourados... é um tempo que não volta mais hem!!!

É, com a matança que vem acontecendo, não volta mesmo... e nem faz tanto tempo!

Menono do céu!

Me emocionei!

Voce é um dos poucos que conheço, que já fez uma coisa que sonho e ainda não fiz...

mestre:: mestre:: mestre:: mestre::

Com respeito...

Obrigado Paulo! Fisgar bons dourados com tralha leve é sensacional!

E depois dizem q pescaria é algo chato...hehehe..7 anos depois de vc ter feito essa pescaria, lendo o seu relato me senti ao seu lado.

Fantásticas as fotos, os enquadramentos e o texto....Algo inédito para à época.

Parabéns... palmas::

Valeu Fabricio, essas fotos foram feitas com camera Pentax Analogica, de excelente qualidade!

Nota 10 Neroo...

sem dúvidas um dos melhores texto que li sobre um relato de pescarias.

Também as fotos deixam qq 1 babando. Show de bola mesmo.

Valeu Flavio! Abraços
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é camarada...showw de relaato..me lembrou demais meus tempos de Velho Chico, quando ele ainda era VIVO, la no nordestão...tempo bom que nao volta mais, eh triste o que "fazemos'' com a natureza!

Parabéns, e ainda encontrar o Lester nágua...xowww

Abracao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Gustavo Nero.

Cara comecei a ver o relato, e lembrei de você me contar essa história..

Cara que coisa hein?! Rio Grande já foi muito top, mas de poucos anos pra cá o homem vem acabando com tudo, não adianta neh!

Seu relato ficou muito bom.. Parabéns..

Forte abraço.. e fique com Deus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei nerão essa pescaria foi mesmo TOP!

Pena que não estava contigo esse dia...

Até hoje quando vou praquelas bandas... a cada hora que passa sem ação na linha lembro de vc me contando cada detalhe desta pescaria!

Abração meu velho amigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...