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Leonardo Cortez

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Histórico de Reputação

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    Leonardo Cortez recebeu reputação de Fabio Giovanoni em Tohatsu 30hp zero com partida elétrica   
    Preço 10.500 a vista.
    Zero!!!!
    Só rodou 1 vez para testa-lo pois coloquei partida elétrica. 2 anos de garantia, nf, comprei na Regatta.
    Peguei há cerca de um mês.
    Tem manche ou pode ser instalado com console. Inclusive pode ter a partida acionada do console, não precisa ir até o motor (vide foto). Vai de brinde o Manche, de duas alavancas, mostrado na foto.
    Motivo da venda. Mudei de ideia sobre o barco e comprei um bem maior, precisaria agora de motor de 50 ou 60.  Estrou um $$$ e adiantei a compra, vendendo esse ainda zero.
    O motor está MG no momento, na fábrica da Pantanáltica em Itaú de Minas.
    Mas tenho a caixa dele e todos acessórios
     
    Meu whatsapp 12 98257-6909
    Lcortezbr@gmail.com
     









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    Leonardo Cortez recebeu reputação de André M. Pesenti em Partida eletrica sea pro 25 ou tohatsu 30   
    Pessoal, quem quiser ver as fotos da instalação no 25 sea pro ou tohatsu 30 deixei o link abaixo.
    Tem que seguir pela numeração,  do menor para a maior
    As primeiras 3 fotos eu acrescentei por minha conta, para ver o motor original. As outras são enviadas junto ao kit da transcol num dvd.
    https://drive.google.com/folderview?id=0B1QfMK1q2g5hckQtcGx2V0hCMTQ
    Abraço a todos.
     
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    Leonardo Cortez recebeu reputação de Anderson Luis Ribeiro Blas em BARCOS DE ALUMÍNIO 5 E 6 MT AFUNDAM OU NÃO...!   
    Pessoal, estou meio atrasado no tópico, mas acho que posso contribuir um pouco no assunto.
    A densidade específica do alumínio é 2.7, e a da água doce 1. Assim, um barco de alumínio sozinho, que pese 100kg, precisa compensar 100kg x (2.7 - 1.0) = 170kg.
    Ou seja, coloque agua o suficiente que ele afunda! Como uma pedra! Isso sem contatar motor, baterias, e qualquer coisa mais pesada que a água.
    Me preocupo MUITO com isso! Acabei de fazer um barco junto a Pantanaltica com flutuação positiva, suporta cerca de 430kg de carga além do peso do barco sem afundar. Explico mais abaixo.
    O barco possui 6 metros, boca de quase 1,80 e borda de 80cm a 1metro (na proa avançada). Fiz para navegar na costa.
    Para conseguir flutuação positiva abri mão de caixas secas, viveiro grande, geladeiras térmicas, etc.  O banco da proa (bico) e o segundo banco inteiro foram cheios de isopor ensacado em plástico resistente.
    O banco do console, 2/3 cheio de isopor, também ensacado.
    O banco da popa é vazado para acomodar o tanque de combustível. Mesmo assim, 40% dele também é estanque, com isopor ensacado. Entre esse banco e o espelho de popa coloquei mais isopor, sempre ensacado.
    Além disso, coloquei bomba de porão de 2000 galões por hora, por precaução.
    Obs: Ao ensacar o isopor evitamos reação do mesmo com óleos, combustível ou gases.  Prolonga a vida do isopor, retém ar dentro dos sacos, evita insetos e absorção de água.
    Ao todo, tenho cerca de 1 metro cúbico de isopor no barco. Somando os pesos do barco 200kg, motor de 111 kg, bateria 25kg, temos 336kg. Isso vezes (2.7 - 1.) equivale a 571 kg de saldo NEGATIVO de flutuação.
    1 metro cúbico de isopor tem empuxo de 1000kg dentro dagua. Desconsidero o peso do isopor pois ele já foi pesado junto com o barco. Ou seja, 1000 - 571 e tenho flutuação POSITIVA de aproximadamente 430kg. Margem de segurança, vamos colocar 350kg. Além disso, os compartimentos foram selados tanto quanto possível, para evitar entrada rápida dagua. Ideal seria estanque, mas não podemos garantir isso num acidente ou com o passar dos anos.
    Ou seja, posso colocar três pescadores + tralha com segurança, encher o barco dagua até a borda, e ainda ficar dentro dele sem afundar. Mas se virar com onda lateral, por exemplo, ele ainda poderia ficar emborcado. Mas não afundaria, isso tenho certeza.
    Lembrando: Gasolina é menos densa que agua, idem para gelo, caixa térmica, latinhas, pets com refrigerante, etc... Esses materiais não precisam ser considerados. Pessoas, alias, tem densidade próxima a da água. Qualquer parte submersa de nossos corpos é neutralizada dentro da agua. Assim, se sentar no fundo do barco cheio dagua, está diminuindo consideravelmente a carga do mesmo.
    Evidentemente prefiro ficar sentado no banco e bem sequinho, hehehe.
    Um ultimo fator é com relação ao casco do barco. Ele somente afunda se ficar TOTALMENTE cheio de água. Para isso acontecer a carga deve ser EXTREMAMENTE grande, ou o barco virar.
    Desde que a água esteja abaixo da borda, o calculo da flutuabilidade será dado em função do empuxo do volume téórico do casco. Ou seja, como se o casco fosse estanque e fechado em cima.
    Espero ter contribuído em algo.
    Semana que vem (terça) pego o barco, pois comprei um motor maior e ainda não foi instalado.
    O barco é do modelo NAUTILUS 19 MAR LX, o primeiro da série. Acompanhei o desenvolvimento do mesmo desde o início, foi realmente uma parceria. E ele será comercializado pela Pantanáltica (não sou representante, não ganho comissão, apenas estou feliz e impressionado com o trabalho feito por eles, por isso divulgo).
    O casco é em V profundo, extremamente marinheiro.  Amigos de SP que passarem em Caraguatatuba me avisem, poderei mostrar o barco caso a agenda permita, quem sabe marcar uma pescaria!
    Abaixo umas fotos, de curiosidade.  O motor não faz parte dele! Será instalado um 60HP 4t.
    Abraços
     
     
     
     






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    Leonardo Cortez deu reputação a Astra-Taranis em Manutenção yamaha 60hp 4t   
    uma coisa que ficou faltando, eh q esses motores sao eletronicos, ou seja, vc pluga eles num scanner q fara a leitura de muitas coisas pra vc, isso vc nao consegue fazer em casa facilmente, nesse ponto é muito valido pagar uns 150 200 reais pro cara ler pra vc, ficar tranquilo, ali vai constar as horas trabalhadas, algum defeito que nao esteja vendo, verificar estado dos bicos, temperatura, enfim, uma checagem completa. nesse ponto é legal levar num mecanico. mas pagar R$660 so de MO é risível.
  5. Upvote
    Leonardo Cortez deu reputação a Astra-Taranis em Manutenção yamaha 60hp 4t   
    vc vai pescar em mar sempre? pq na boa, motor de mar eu nao aconselho nunca. pode ter a melhor manutencao do mundo, eu nao pego.
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    Leonardo Cortez deu reputação a Guto Pinto em Manutenção yamaha 60hp 4t   
    Leonardo desses motores eu não entendo muito,  só acho excelentes , usei um por 4 dias no Rio Cuiabá , silencioso , econômico, bom desempenho.    Quanta a manutenção acho que não tem muito segredo veja o manual e quantas horas tem  o motor, basicamente  acredito que seja troca do filtro do oleo do motor  e  do oleo do carter de diferente dos 2T, e vela com antigo dono o que ele fez e quando, pra que vai trocar o oleo filtros rotor se ele fez a isso a pouco tempo? .  Quanta a limpeza de bicos não sei se procede.  
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    Leonardo Cortez deu reputação a Astra-Taranis em Manutenção yamaha 60hp 4t   
    R$660 só de mao de obra??? Tá loooco! R$150 já é muito caro!
    Oleo de rabeta e rotor o cara faz o mesmo procedimento do 2t , absolutamente nada a mais. 
    Filtro do motor, é igual de moto, solta um parafuso, deixa escorrer , aperta e repoe o oleo.
    Vela em motor 4t dura muito, mas convem trocar pq vc nao sabe como está e custa pouco.
    Reengraxar é de altissima complexidade, ate um retardado mental consegue fazer: vc vai pegar a engraxadeira, enxer de graxa, olhar o motor e se não tiver nenhum problema com parkinson, vai conseguir encaixar a mangueira da engraxadeira no bico de graxa. Feito esse procedimento descomunal, vc como um super-herói, irá apertar algumas vezes a bombinha até começar a sair a graxa velha e depois a graxa nova pelos retentores. Deve ter uns 3 ou 4 bicos no máximo.
    Rotor procura no youtube: water pump yamaha outboard, que vc vai ver uns 50 videos ensinando. Igual de motor 2t, nenhuma dificuldade, desde que tenha as ferramentas corretas, vc mesmo faz com 2 latinhas de cerveja e um som do lado. A troca será necessária se estiver em mal estado, td torto, desinforme, rachado, seco, faltando pedaco. do contrario, lubrifique, feche e finge que nao viu nada.
     
    Eu diria que a R$500 seria um valor já bem pago para alguem fazer essa revisao inteira, ja com os oleos e filtros inclusos.
  8. Upvote
    Leonardo Cortez deu reputação a Chicão em Manutenção yamaha 60hp 4t   
    Opa... meu conselho, procure uma oficina autorizada, fica muito mais em conta!
  9. Upvote
    Leonardo Cortez deu reputação a Marco Túlio Bueno Vieira em Manutenção yamaha 60hp 4t   
    Cara acho que o GUTO pode dar uma olhada aqui @Guto Pinto acho que agora ele verá aqui e poderá te ajudar melhor 
  10. Upvote
    Leonardo Cortez deu reputação a Fernando Ehlers em Tohatsu 30hp zero com partida elétrica   
    Será que a própria Regatta não pega o motor de entrada em um maior?
  11. Upvote
    Leonardo Cortez deu reputação a Kid M em molinete slow jigging   
    Bom, sou suspeito por usar os Ryobi Zauber ! Não os troco por outros...
    Difícil contudo achar a versão Zauber nos dias de hoje !
    Os Applause são a opção existente no mercado e não desapontam. 
    Prestar atenção apenas na capacidade de linha, pois não possuem carreteis profundos !
    Já os Regal Z (eram os que usava antes dos Ryobi), também são bastante bons !
    Tenho receio deles nas águas salgadas, mas funcionam bem...
    Esse modelo "Xia" é algo mais "moderno" que os "Z" ! Não os usei, mas devem ser confiáveis !
    E o Armando também já mencionou isso, estou apenas repetindo suas conclusões (não as havia lido).
  12. Upvote
    Leonardo Cortez deu reputação a Armando Ito em molinete slow jigging   
    o 3500 e o 4000 são iguais ... só diferem na bolota e no rolamento a menos no carretel ( no 4000 ) ...
    o 2500 eu não aconselho ... a manivela é horrível ( redonda ) .... pega um Aplause 3000 ( ou Zauber se achar ) ... manivela ( em T ) e acabamento melhores ...
    as vezes eu uso um Cedros 40 ... mas tem menos força que os Ryobi ( que no slow é imprescindível pq a vara tem menos back bone ) ...
    abrass
    * carreta é imbatível nessa modalidade ...
     
  13. Upvote
    Leonardo Cortez deu reputação a Ricardo Arrais em molinete slow jigging   
    O Leonardo "Slow Jigging" ???? caracas o Jão ali tava mais pra " Fast as Hell Jigging"  kkkkkkkkkkkkkkkk, eu desconheço, mas achei um baita de um Workout !
    Parece que tava fundo prascaracas ! ! ! então não pode ter pouca linha,,, ixxxx sei lá vou acompanhando . . .
  14. Upvote
    Leonardo Cortez recebeu reputação de Fabio Giovanoni em Que motor de popa é esse?   
    Olá, de uma olhada no link abaixo, talvez ache alguma pista
     https://www.google.com.br/search?q=motor:popa:competicao+antigo&newwindow=1&client=tablet-android-samsung&biw=1280&bih=800&tbm=isch&prmd=svin&source=lnms&sa=X&ved=0ahUKEwjZ_tSAkbfPAhUBkZAKHRlbBIgQ_AUIBygD&dpr=1.5#newwindow=1&tbm=isch&q=competition+outboard+vintage+engine
  15. Upvote
    Leonardo Cortez deu reputação a Diego Rudek em Embarcação para mar abrigado   
    (Y)
  16. Upvote
    Leonardo Cortez deu reputação a Guto Pinto em Motor eletrico - onde instalar   
    Tenha os dois suportes, tanto na Popa qto na Proa..  Dia que está ventando pescar na popa é muito ruim pois o bico do barco é leve, já  na frente o motor puxa e não empurra, já atras em situaçoes pra apenas controlar o barco e que tenha que ficar perto do motor ou for pescar sozinho ajuda muito.   
    Quanto ao motor, como seu barco tem 75cm de altura procure um com haste mais alta. O Phanton tem o modelo 54lbs que tem haste 13cm maior , e tem modelo marinizado, existe outras marcas melhores como Minnkota, motorguide, etc... mas o Phanton alem de mais barato  acha peça em qualquer lugar  e são resistentes. 
    Normalmente os barcos vem com suporte na frente, se vc já pegou o barco sem suporte traseiro, no ML tem pra vender , se não me engano é a Maresias que faz,   fabricas como Levefort e Metalglas tb vendem:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-770187187-suporte-para-motor-eletricobarcoslanchasrobaleiros-_JM
    Ou faça em casa como eu fiz, kkkk

     
  17. Upvote
    Leonardo Cortez recebeu reputação de Leonardo Rennó em Como pesquisar a previsão do tempo para navegar?   
    Fora os ja citados, tem um aplicativo para celular ou tablets chamado surfline. Ele identifica onde você esta e atualiza as informações da proximidade.
    A comunidade surfista depende dessas provisões de ondas que são, essencialmente, consequencia de mal tempo, ventos e maré.  Se esta  bom para eles corra, estará ruim para os barcos na mesma região. 
    Outra dica é descobrir em qual canal uhf as marinas se comunicam,  eles estão sempre atualizando as previsões,  sendo inclusive auxiliadas pela marinha quando se tratam de mudanças mais sérias.  (Aviso aos navegantes). O canal 16, por exemplo, é padrao internacional para emergência. Tem também os pescadores profissionais locais que podem te passar os números de canais que usualmente se comunicam. Eles conhecem a região,  percebem as mudanças ante de nós.
    No meu caso, na prática, recomendo ficar atento a sua volta. Ninguém sai ao mar se tem tempestade anunciada. Ou se já percebe uma baita ventania!  Somos pegos de surpresa,  isso sim.
    Assim, devemos observar mudança do vento, formação de  nuvens escuras, crista das ondas crespas e começando a fazer espuma em mar aberto, etc.. E lembrar da máxima.  Em época de chuva, fez calor demais, pancada de chuva ao anoitecer. Típico aqui em SP, por exemplo. Essas pancadss de chuva sâo curtas mas muito intensas, as vezes com ventos fortíssimos.
    Se estiver em barco adequado ao local e sem sobrecarga você terá tempo de retornar ou, na pior das hipóteses, se abrigar em algum outro local. 
     
     
  18. Upvote
    Leonardo Cortez deu reputação a Leonardo Rennó em Ajuda com carreta   
  19. Upvote
    Leonardo Cortez deu reputação a Leonardo Rennó em Ajuda com carreta   
    Segue fotos da carreta do amigo do Caterva Andre Beluga como exemplo das carretas Cargo:
     
     





  20. Upvote
    Leonardo Cortez deu reputação a Astra-Taranis em Ajuda com carreta   
    me referia a esse topico: 
    nao conheco as carretas korg, nunca vi uma .. 5 anos de garantia contra ferrugem no meio de agua doce nao é nada, a menos que vc deixe full time na agua, o maximo q vai ocorrer sao uns pontinhos de oxidacao q com agua e sabao saem... isso se ocorrer, ja no mar, maresia, etc, 5 anos contra ferrugem é uma bela garantia. Mas de novo, tem que lavar sempre, carreta acumula muita agua, sujeira etc... eu qdo volto de pescaria, mesmo em rio, lavo barco e carreta com agua e sabao, mesmo agua de rio, sempre fica areia, terra, poeira, akilo vai encardindo e acumulando sujeira q corroi... 
     
     
  21. Upvote
    Leonardo Cortez deu reputação a Fabrício Biguá em Ajuda com carreta   
    @Leonardo Cortez...na verdade o tubo ideal seria de alumínio no formato "H"...coisa q desconheço no Brasil.
    Mas o tubo fechado tende a enferrujar de dentro pra fora...mas, com a carreta galvanizada, dificilmente isso acontecerá.
    E catraca sendo boa, com apenas 3 delas vc trava tudo (1 no bico e duas na traseira). Cuidado apenas para não forçar demais e amarrar o barco pelo meio, e acabar amassando ele.
    E amarro meu barco nas alças traseiras e na anilha do bico. 
  22. Upvote
    Leonardo Cortez recebeu reputação de Fabio Giovanoni em Embarcação para mar abrigado   
    Olá Mike, obrigado pelo comentário. JÁ tive 3 inflaveis, o maior com 4,5mts e motor 40hp e console.
    Não há dúvida, os infláveis são seguros. Porém já tive problemas com flutuadores 2 vezes. Um furou, não sei como até  hoje. Outra Vez quebrou uma válvula.
    Voltei em segurança  mas foi bem sofrido uma das vezes. O barco tinha menos de 2 anos na primeira vez. Ou seja, infláveis também tem seus problemas. Depois de um tempo dão muita manutenção e temos que vender. Vai dinheiro pro ralo!. Falo de marcas mais baratas como nautica, arBoat, zefir, etc.. os flexboat são outra história. Mas veja o preço deles, da pra comprar uma bela lancha!
    Um flexboat de 12pes, que não tem nem banco, custa mais de 26mil. Um de 5 metros e console já beira 90mil, antes do motor. Um zefir de 3,6m com console mais de 11mil, já dá pra comprar um baita barco de aluminio.
    O que mais pega é a relação  preço x custo x espaço interno x navegação. Um inflável bom, de uns 5metros, é bem apertado para pescar. Não navega bem dependendo do mar, exigem motor forte e são caríssimos. E são AVERSOS a iscas artificiais e  jigs, kkkk. Não se dão bem. Ah, evite carinhos, peixe espada e barracuda também, hehehe.
    E vou te dizer uma coisa. Adoro infláveis,! Mas a não ser que queira apenas passear, sair de praias com ondas, e desembarcar na areia para banho, não consigo recomendar um. 
    Veja bem, é minha opinião e minha realidade. Talvez se $$$$ não fosse um problema ficava com eles e trocava sempre por um novo.
    Fiz uns cálculos grosseiros e é possível realmente garantir a flutuabilidade de um barco de alumínio enchendo dois bancos com isopor ou pets além do porão de popa. No meu caso, barco e motor pesam uns 180 kg, 2 pessoas 200kg, mais tralha. É possível nesses compartimentos compensar 500kg de peso.
    Além disso, quando tomamos um susto normalmente entra água no barco, mas é incomum enchê-lo até a borda! Um furo seria administravel, eu diria. . Agora, tomar duas ou três ondas grandes e fortes na lateral do barco, uma colisão,  a coisa complica. Independente de bote, aluminio ou fibra. Quando ver seu barco virou ou vc já foi jogado longe.
    Acredito que se usar um barco adequado, com motor suficiente e sem sobrecarga, posso usa-lo com tranquilidade perto da costa, pelo menos onde estou acostumado a frequentar, região de caraguatatuba, São Sebastião e ilhabela. Eventualmente ubatuba. Isso se for responsável,  o que sou.
    Fundamental ser largo e proa alta. As vezes passam os "lancheiros" de final de semana, afogando o stress numa offshore, e como querem mostrar que são machos audaciosos fazem questão de passar a 50mph a 20 metros de nosso simplório barquinho. Se ninguém  notar como são poderosos não tem graça.! E você se sente dando a borda do barco numa praia de arrebentação.  Muito mais comum isso que ficar preso em tempestade.
    Se eu tivesse optado no passado por uma lancha de alumínio acredito que ainda estaria com ela. Dura muito mais, a manutenção  é viável. Adapta-se a outras pescas, como rios e represas. Nunca nem pensei em levar meu bote onde pudessem haver galhas as submersas, por exemplo.
    Enfim, não tem barco perfeiyo, hehehe.  O negócio é comprar logo uns três, kkkk
    Grande abraço 
     
     
  23. Upvote
    Leonardo Cortez recebeu reputação de Fabio Giovanoni em Embarcação para mar abrigado   
    Obrigado  pelo comentário!! O tópico tinha se desviado.  Só pesquisei embarcações com fundo em v,  borda alta,  proa lançada, quebra onda e popa fechada.  Entre 5 e 6 metros.  Estou decidido pela Scorpion 175 da pantanaltica, de 5 metros, casco 2mm soldado. Irei ver o barco assim que possível. 
    Tem boca de 175 e pontal de 75 com proa lançada. Usam muito no nordeste,  cujo litoral tem muito vento e marola. 
    Tem dois bancos com flutuadores,  estanques,  mas também encherei toda a popa fechada e parte do primeiro banco. Vou calcular o volume necessário. Caso falte flutuação sacrifico o viveiro ou coloco embaixo dos estrados de alumínio,  enchendo a curvatura do casco.
    Plataforma será removível e caso vá pescar em rios e represas poderei usar-la.
    Motor 30 é suficiente pois somente pescarei em 2 pessoas,  levo pouca tralha, não uso motor elétrico. No futuro posso subir para um 40.
    Não colocarei console por enquanto, pra diminuir o peso. 
    Bateria pequena para sonda,  rádio e iluminação a noite para pesca. 
    Vi outros modelos. Mas a robustez / preço pesaram. 
    Abraços
     




  24. Upvote
    Leonardo Cortez recebeu reputação de Fabio Giovanoni em Porta varas   
    Olá,
     
    Fiz os meus em pvc, mas cortei pela metade no sentido do comprimento. Coloquei duas pequenas dobradiças de inox e rebites. Assim é possível abrir no sentido do comprimento e não danificar as varas.
    Para fechar usei uma aba colada, com velcro na outra ponta.
    Estão no litoral. Quando conseguir tiro uma foto e posto aqui.
  25. Upvote
    Leonardo Cortez deu reputação a ThiagoRossi em Embarcação para mar abrigado   
    Leonardo, logo os mais entendidos aparecem e surgirão muitas opiniões.
    Não vejo outro casco que não os que citou, incluiria também o Boto (uma amigo aqui do fórum, o Kikuta) já navegou com o Boto (Fluvimar) dele em locais como o que citou e, segundo ele, foi tranquilo. Acho que consegue customizar com uma borda mais alta também.
    Outro casco que gosto muito é o Wave da Maresias, baita de um barco e os caras tem bastante expertise na construção de barcos de pequeno porte para uso em mar abrigado, detalhe dele é que é um pouco mais pesado que os 130 Kgs que citou. Mas, como constroem sob encomenda, vale a pena dar uma olhada visto que não fica tão longe de sua cidade.
    Quanto ao motor, barco mais pesado pede motor mais potente e pra esses modelos não tenho experiência pra lhe dizer se o 30 é pouco, inclusive tenho essa dúvida também.
    Se limitar seus gastos em 20 mil, um Tohatsu 30 hoje sai por aproximadamente R$ 10.000,00 a R$ 10.500,00, metade do valor do conjunto, esses cascos mais reforçados geralmente são mais caros.
    Pensaria em um 40 HP usado e de boa procedência que sairia até mais barato, acredito, que um 30 novo. Teria mais motor pra tocar um casco mais pesado como o que busca, com isso teria mais segurança em eventualidades.
    Mas como disse, logo o pessoal aparece e dará dicas com mais conhecimento de causa.
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