Ir para conteúdo

João Paulo da Silva Gomes

Membro
  • Postagens

    53
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    1

Histórico de Reputação

  1. Like
    João Paulo da Silva Gomes deu reputação a João_Medeiros em Rio Negro, Amazônia - Barco Zaltana (fev/2022)   
    Fala pessoal do FTB!
    Por falta de tempo, demorei para escrever o relato dessa pescaria que realizei em fevereiro/2022.
    Foi muito especial, operação top, companhia de meu pai e belos tucunarés açus!
    Santa Isabel do rio Negro no barco Zaltana.
     












    Para ler o relato completo com todas as fotos e fotos do grupo, clique AQUI ou no link abaixo:
     
    www.historiadepescador.com/post.php?id=212
     
    Obrigado a todos!
  2. Like
    João Paulo da Silva Gomes deu reputação a JCKruel em COVID19 - Goiás - Pesca proibida novamente - Maio 2020.   
    Pois é...
     
    Depois que o STF autorizou os estados e as prefeituras a legislar concorrentemente com a União, creio que o nosso País conseguiu se tornar mais difícil ainda de ser governado,,,
     
    Aliás, caminhamos para situações inacreditáveis no que se refere a gestão pública e, em minha modesta opinião, mesmo após a pandemia veremos a tentativa da perpetuação dos abusos de governadores e prefeitos, brasis afora, por um longo tempo!!
     
    Vocês podem ficar se perguntando por qual motivo manifesto opinião tão desabonadora em relação aos poderes executivos estaduais e municipais e eu responderia dizendo que o momento retrata com exatidão a cultura e o despreparo dos gestores públicos, alguns analfabetos de fato e outros analfabetos funcionais de longa data. Sequer busco ou nomeio culpados, pois estou convicto de que a culpa nos cabe por termos elegidos uma trupe despreparada até para dançar, quanto mais para governar alguma coisa,
     
    É que a oportunidade de legislar (proibir/determinar) sobe a cabeça de uma forma tão brutal neste desavisados. que não importa mais se direitos individuais estão sendo arrancados da constituição, se a barbárie tenha se institucionalizado a partir do Supremo, onde alguns togados já tenham a convicção que viraram deuses, mesmo expondo a sociedade a possibilidade da utilização do art. 142, porque algumas atitudes extrapolam não só a formação jurídica dos doutos mas a qualquer ato de bom senso que preserve a independência dos poderes. A conferir, mas creio que a próxima será a ultima pois o Brasil não aguenta mais estas interferências indevidas!!
     
    Fiz esta breve introdução para que pudéssemos refletir  sobre a conveniência e a oportunidade da edição da portaria 79/2020 e verificar se ela tem fundamento técnico/científico ou se é mais uma pirotecnia  de um secretariado que eventualmente adota uma postura ditatorial. De antemão deixo claro que não tenho absolutamente nada pessoal contra a secretária do meio ambiente de Goiás, que por sinal tem prestado bons serviços à área ambiental do estado de Goiás!
     
    Então, no que se refere aos aspectos sanitários de proteção às populações ribeirinhas considero uma preocupação louvável do poder executivo goiano, posto que conhecendo como conheço a realidade dos municípios ribeirinhos é inegável que nenhum tem condições de enfrentar contaminações pelo covid 19 em larga escala, pois a rede hospitalar municipal de tais municípios não está preparada para exercer tal controle e amparar os necessitados. 
     
    O problema é que não é da competência da secretaria de Meio Ambiente tomar decisões de saúde pública até porque não tem conhecimento científico para adotar normas  de controle de epidemias (que dirá de pandemias), pois salvo melhor juízo tais ações devem emanar do Secretario de Saúde ou do próprio governador que é médico!!!
     
    Por vezes. a secretária Vulcanis na ânsia de bem servir a sociedade, toma atitudes vulcânicas onde atropela normas federais desconsiderando a superveniência das leis (passou a legislar em bacias hidrográficas federais) e até revoga o art, 5º da CF88 onde proíbe o transito de embarcações, o direito inalienável de ir e vir, e o faz por tempo indeterminado  num momento em que a sociedade, empresas, trade do turismo, alguns estados e municípios buscam desesperadamente alternativas  para tirar o país da epidemia econômica que além de botar a nação de joelhos poderá provocar um caos tamanho, com o risco de nos levar a uma convulsão social causada pela fome!
     
    Creio que o momento é de uma profunda reflexão, da busca do entendimento (consulta aos prefeitos?) vereadores, deputados estaduais que tem sua base eleitoral nestes municípios, e sociedade organizada,  para que possamos adotar, se for o caso. medidas desagradáveis mas capazes de evitar num futuro próximo a adoção compulsória de medidas desastrosas  capazes de levar a nação a consequências imprevisíveis.
     
    Ando meio adoentado, me recuperando de uma brutal cirurgia de câncer na próstata, com uma consequente infecção hospitalar por uma superbactéria que não morre com antibiótico nenhum e com uma herança de duas hérnias que terei que operar após a pandemia.  Como estou isolado desde dezembro perdoem a aridez do texto, alguma frase inapropriada pois minha intenção é contribuir para que vocês não percam a cidadania que sempre os homens livres exerceram aqui no FTB,
     
    Um grande e afetuoso abraço
     
    Kruel
  3. Upvote
    João Paulo da Silva Gomes deu reputação a Kid M em Minhas iscas "favoritas" - desde sempre...   
    Quem de nós deixa de ter suas preferidas ?
    Tem gente que desconversa, mas é impossível negar que elas existem...
    Sem qualquer dúvida, o difícil será ficarmos com APENAS cinco...
    Vamos lá pois posteriormente farei uma enquete das que forem citadas...
    No meu caso (com pesar pelas ausentes) seriam essas sem ordem de importância :
    Rapala X-RAP Sub Walker branca com cabeça vermelha de 9 cm (sub-superfície) Borboleta  Perversa osso de 9 cm (sub-superfície) Maria  The First F - dorso amarelo de 14 cm (meia água) Rebel  Jupping Minnow T 20 branca (zara-stick superfície) Storm  Chug Bug 110 metálica prata (popper)       
  4. Upvote
    João Paulo da Silva Gomes deu reputação a Cristiano Rochinha em Câmera Gopro - qual melhor custo beneficio?   
    Ricardo,não sou especialista nessas máquinas,mas vou relatar a minha experiência:
    A cerca de pouco mais de 1 ano comprei uma Hero Black 5.Em menos de um mês ela queimou a tela.Filmava mas a tela ficava em "preto".Como estava na garantia,consegui a troca.
    Ao começar a gravar,percebi o seguinte: em qualidade de imagem é impecável,acho que a melhor que eu já vi.Nitidez realmente perfeita,porém o áudio tem um problema que me parece ser em comum as HERO 5,6 E 7.Como os captores de áudio são bem sensíveis,qualquer movimento um pouco mais brusco ou mesmo se você tocar com os dedos um pouco mais forte nela,aparecerá um som durante as gravações,como se fosse de algo "batendo" nela...Não chega a atrapalhar,mas pode reparar que em quase todo vídeo gravado com essas máquinas,você vai ouvir "uns sons meio estranhos" as vezes.Me parece que esse problema se resolve colocando um microfone externo.
    Os acessórios em nem adquiri pois são muito caros,e muitos deles,pra mim são inúteis.O que comprei mesmo foi uma bateria reserva,já que a bateria não dura mais que uma hora,e um carregador duplo,o que ajuda bastante nas pescarias. O aplicativo pra usar no celular via Wi-fi e Bluetoth é bem legal,embora eu ainda pouco saiba usá-lo,ele tem recursos bem interessantes,como por exemplo,congelar uma imagem de vídeo para transforma-la em foto. A foto mesmo da Go Pro 5 não é muito legal.A resolução de 12MP não é muito boa. Já usei ela embaixo da água algumas vezes e gostei bastante.Não perde nada em qualidade de imagem,já um amigo que teve uma HERO SILVER 4 (se não me engano) após usar umas 3 a 4x embaixo da água,molhou por dentro não sei porque e perdeu a máquina.
    Os comandos de voz são uma ferramente bem prática.
    Em resumo: pra mim que não sou profissional e tenho como objetivo nessa máquina apenas filmar alguns momentos legais da pescaria,estou satisfeito.Mesmo com esses probleminhas descritos,a meu ver,a qualidade da imagem e praticidade de se carregar uma câmera pequena como essa supera esses probleminhas.
    Agora,a diferença de valor entre a HERO BLACK 5 e a HERO BLACK 7 fica na casa dos 450 reais,passando pela GO PRO HERO BLACK 6.....Obviamente,se tiver condições de gastar um pouco mais, a 7 seria mais negócio ainda..
     
  5. Upvote
    João Paulo da Silva Gomes deu reputação a Marcel Werner em Anzóis no lugar de garatéias - como e porque.   
    Após dois anos usando anzóis single/inline nas minhas iscas, hoje cheguei a um ponto que não uso garatéias. 
     
    Apresentarei neste tópico todas as análises que fiz e os resultados que obtive, me levando a tomar esta decisão.
     
    Não pretendo aqui ser dono da verdade, já tem muitos fazendo este papel. Mantenho minha cabeça aberta, pois a mesma convicção que tenho hoje quanto a anzóis, já tive de pensar estar fazendo o certo com garatéias. Que venha uma discussão saudável.
     
    O problema original
     
    As garatéias que vêm nas iscas são projetadas, geralmente, para a pesca do bass. Tucunarés pequenos abrem com muita facilidade essas garatéias. Eficientes para o bass, as garatéias originais das iscas, para tucunaré, são inúteis.
     
    A análise errada sobre a resistência das garatéias é que os anzóis que a compõem são finos e de material fraco, errada porque desconsidera qualquer outro fator. Daí, a "solução" encontrada foi a substituição por anzóis triplos cada vez mais grossos e resistentes, ignorando todas as outras variáveis e obtendo um resultado que nunca me deixou satisfeito. Por mais reforçadas que sejam, as garatéias continuam abrindo e, poucos percebem, proporcionando fisgadas superficiais - este item é, na minha opinião, o maior vilão para suas capturas.
     
    A minha análise leva em consideração muitos fatores da pescaria, e não a resistência do anzol como fator isolado. Na prática, e em resumo, os anzóis são mais resistentes que as garatéias, a ponto de resolverem esta questão, mas vamos falar de cada item que analisei.
     
    O GAP ou abertura do anzol
     

     
    O espaço entre a haste e a ponta do anzol deve ser proporcional ao tamanho da boca do peixe. Parece simples, mas isso é ignorado pela maioria dos pescadores. Uma garatéia de tamanho #1, normalmente usada na T20, a isca mais comum na pesca do tucunaré na Amazônia, tem uma abertura tão pequena que é a mesma de um anzol utilizado na pesca de tilápias em pesqueiros, ou de pequenos peixes de praia. A desproporção é evidente. O resultado é que muitas fisgadas são superficiais, o famoso "pelo fio do bigode", que costuma resultar em fuga do peixe por rasgar aquele fiozinho.
     
    Na substituição por anzol, há um ganho de abertura que leva a fisgadas mais consistentes, com mais material da boca do peixe, que fica mais difícil de rasgar. Engana-se quem acha que 3 pontas levam a uma maior chance de trazer o peixe até o barco. Embora sejam mais chances de perfuração, os anzóis não fixam firmemente em grande parte das vezes.
     
    Para o argumento numérico, deixo a eficiência do fly, da colher e do jig como reflexão.
     
    O comprimento da ponta do anzol
     
    O tucunaré salta bastante e chacoalha a cabeça. Também chacoalha dentro d'água. Esse é um dos pontos mais fáceis de visualizar. Quanto mais comprida a ponta, mais difícil de desfazer a volta e escapar. E a comparação se torna muito clara.

    O ponto de apoio do peixe no anzol
     
    Eu não sou muito bom de física, mas quando o peixe apóia o peso dele na ponta do anzol, abre mais facilmente, enquanto que a mesma força na curva do anzol é muito mais difícil de abrir. Num anzol triplo, é frequente que duas pontas fixem no peixe, então ele fica apoiado em duas pontas e nenhuma curva. Aparentemente, é mais fácil abrir duas pontas de uma garatéia (já me aconteceu dezenas de vezes) do que abrir um anzol simples. Como eu disse, não sou expert nesse ponto, é minha observação como leigo no assunto.
     
    A espessura dos anzóis
     
    Um anzol inline pode (dependendo do modelo) ser mais grosso do que cada anzol da garatéia que substitui, e ainda assim ser mais leve. Portanto, na quantidade de material e resistência à tração, o anzol tende a ser mais forte. Não testei em laboratório, somente uso prático.
     
    Aliás, cabe lembrar que testes de laboratório frequentemente contradizem a prática, no tocante à resistência das garatéias. Os peixes não abrem tão facilmente as garatéias Owner como sugerem os testes, nem as VMC são tão indestrutíveis assim. Há diferença, mas ela é muito menor na boca do peixe do que no laboratório, além da questão do GAP.
     
    A isca na boca do peixe
     
    Este item é fundamental para mim. Quando pescamos, queremos que o peixe morda a isca. As bocas dos predadores suportam muitas injúrias, que acontecem naturalmente na alimentação do peixe, e é por isso que as perfurações não são danos tão importantes. Me incomodam as fisgadas na cara do peixe, na lateral, em qualquer lugar que não seja a boca. Já presenciei olhos sendo arrancados por garatéias, e já deixei alguns peixes cegos durante a briga. A sensação é das piores! 
     
    Com o uso de anzóis, a isca fica menos volumosa, enxarutando melhor. As fisgadas com anzóis costumam acertar no canto da boca, o famoso "canivete", não sei o motivo ou a dinâmica disso, é o que constato nas minhas observações.
     
    A remoção do anzol também é muito suave, bastando desfazer a volta no sentido da curvatura. Por serem muito fechadas, as garatéias frequentemente travam, demandando puxões mais fortes ou trancos para a remoção. Quando são duas pontas da mesma garatéia, pior ainda.
     
    O tempo de manuseio é um dos maiores fatores de estresse ao peixe. A redução desse tempo é fundamental para uma melhor sobrevivência dos animais e prática mais correta da pesca esportiva.
     
    O equilíbrio da isca
     
    Este item é bastante polêmico. O menor volume do anzol proporciona um arremesso melhor, por menor arrasto no ar. Isso vale para 100% das iscas que testei.
     
    Porém, também diminuirá o arrasto da isca na água, modificando seu nado. Embora pareça uma vantagem, não são todas as iscas que reagem bem. A GC Waka-Pen é um modelo que eu não consegui acertar com anzóis de nenhum modelo. A Fakie Dog 70 ficou perfeita e a 90 não prestou. A Saruna é uma isca que desliza muito na água, nos tamanhos 110 e 125 fica deslizando demais, a ponto de atrapalhar o nado. Para a enorme maior parte dos modelos, fica mais leve e suave de trabalhar, melhora o trabalho da isca, mas há exceções como exemplifiquei.
     
    A flutuabilidade também será alterada, porque os anzóis são mais leves. Isso é vantagem quase sempre, mas também pode haver exceções. Alguns poppers podem ficar pulando, outras iscas podem ter suas possibilidades de trabalhos diminuídas - ou aumentadas. Na minha experiência, as iscas ficaram ainda mais atrativas com o nado mais solto.
     
    As hélices tendem a girar mais. O arrasto das garatéias na água ajuda a evitar o giro do corpo da isca. Claro que a puxada fica mais leve, mas a maior desvantagem desse tipo de isca é torcer a linha. Curiosamente, meus testes ficam muito melhores com iscas de hélice de tamanhos pequenos. Mas sigo testando - renderá tópicos específicos no futuro.
     
    Desvantagens
     
    Sem dúvida, o pouco conhecimento e prática são os maiores desafios nessa transição. Estou aprendendo tudo na raça, gastando tempo e dinheiro para obter este conhecimento.
     
    Outro fator é que os anzóis são bem caros. Nas iscas pequenas, podemos usar os VMC com segurança, mas nas iscas grandes para Amazônia não dá. Tem que ser Decoy 3/0 para quase todas as iscas, pois os Owner abrem facil neste tamanho e o VMC não dá nem pro cheiro. Nas hélices, como usamos 4/0 até 6/0 dependendo do tamanho da isca, nesses tamanhos os Owner podem ser suficientes, e os Decoy continuam sendo os melhores. O modelo da Decoy mais indicado é o Jigging Single (há ainda o modelo plugging e o castin, excessivamente grossos e com formato mais aberto).
     
    Um capítulo à parte são as grandes iscas de hélice. Como o peixe não coloca a isca dentro da boca, e sim a atravessa, as fisgadas diminuem. Também não há grandes ganhos de qualidade de fisgada, porque garatéias 2/0 em diante já são suficientes para agarrar bem na boca do tucunaré. Então para iscas acima de 15 cm, pode ser uma troca desvantajosa. Eu mantenho o uso por uma questão de testes, mas ainda considero a garatéia mais eficiente neste tipo de isca - com a ressalva das fisgadas fora da boca, que considero anti-esportivas. É meu grande ponto de dúvidas.
     
    Segurança
     
    Obviamente, o anzol é muito mais seguro para nosso manuseio do que as garatéias. Contudo, uma boa fisgada em nossa carne poderá ser mais traumática, já que a penetração pode ir muito mais longe, além da maior espessura. Amassar as farpas pode ser muito interessante, eu faço isso para principiantes.
     
    Quando um pescador acerta um piloteiro, parceiro ou ele mesmo, seja no arremesso ou puxando a isca que estava enroscada, as chances de acidentes são menores.
     
    Na Amazônia, é muito comum o guia mergulhar para buscar um peixe que enroscou. É muito mais seguro fazer isso quando se usa anzóis, devido ao menor número de pontas soltas - quando há.


     
    Vantagens adicionais
     
    Cabem muito mais iscas em cada estojo. Isso pode significar um estojo a menos no barco ou na mala de viagem.
    As iscas enroscam menos umas nas outras no estojo, facilitando pegar.
    As iscas não enroscam no capim e enroscam muito menos em qualquer outro tipo de estrutura. 
    Se o peixe for pro enrosco, dificilmente acertará a única ponta solta na galhada - isso se houver ponta solta, pois geralmente a isca fica toda dentro da boca.
    As iscas se desgastam muito menos! Tenho Bonnies com uma semana de uso e não estão marcadas quanto estariam em apenas duas horas de uso com garatéias. Usando anzóis, as iscas carregarão principalmente as marcas das bocas dos peixes, ficando muito mais belas e cheias de histórias para contar. Tenho uma repulsa por iscas que ainda estão novas, mas têm aquela marca profunda de garatéia.
    Vários pontos de enrosco bem fechado que não arriscaríamos arremessar, com anzóis podem ser muito melhor explorados, sem medo da isca ficar lá e nem do peixe se prender após fisgado. Também vale para vegetações, pedras etc.
     

     
    Regra básica de substituição 
     
    Os anzóis não devem ser capazes de se cruzar. Em alguns casos raros, o equilíbrio depende de anzóis tão grandes que isso pode acontecer.
    Os anzóis devem ser os maiores e mais reforçados possíveis, desde que não atrapalhem o nado da isca.
    Os anzóis devem ser proporcionais à boca do peixe-alvo.
    Os anzóis devem ter as pontas em direções opostas em zonas limpas ou com apenas capim. Se houver mais vegetações ou nas galhadas de mangue, as duas pontas devem ficar viradas para trás. Nas iscas de hélice, eu não uso no pitão da hélice, mas se você for colocar, a ponta deverá ficar para frente, senão ela bate na hélice durante o trabalho e perde o fio em poucos minutos de trabalho. Mas esse anzol atrás é totalmente dispensável, pois é raro ele acertar o peixe e costuma quebrar a isca quando pega ali, além da própria hélice ser um empecilho para acertar bem o peixe.
    A resistência tem muito a ver com a vara utilizada, e não significa que todos os tamanhos de anzóis de uma determinada marca são bons. Farei tópicos mais específicos sobre as particularidades de cada modelo.
     

     
    Minha postura e decisões
     
    Na minha operação (lá vem jabá kkkk) eu proibi o uso de garatéias! Agora, só usaremos anzóis. Algumas turmas que vendi antes dessa regra, poderão usar garatéias, mas todos compraram alguns anzóis voluntariamente e vão testar, em respeito aos nossos princípios. Muita gratidão por isto!
     
    Nas minhas pescarias, as garatéias também foram abolidas.
     
    Espero ter ajudado. Eu também gosto de discutir os assuntos técnicos e mantenho este tópico aberto a contribuições. Um forte abraço a todos e aproveitem.
     
     
    IMG_5747.HEIC
  6. Upvote
    João Paulo da Silva Gomes deu reputação a Eder Nascimento em Três Marias Espetacular, Dezembro/2019 – Para fechar o ano com chave de ouro – Guia Jaida Machado   
    Oh, meu querido amigo, fico feliz demais com suas palavras e será uma satisfação de receber na minha casa. Quero muito que este dia de pescar junto contigo chegue logo.
  7. Upvote
    João Paulo da Silva Gomes recebeu reputação de Eder Nascimento em Três Marias Espetacular, Dezembro/2019 – Para fechar o ano com chave de ouro – Guia Jaida Machado   
    Parabéns, meu irmão! Seus relatos são espetaculares, sabia! Podia escrever um futuro livro das aventuras na pesca... Eu compraria mesmo. Obrigado por compartilhar com tanto amor e dedicação! Sou grato a Jesus por me presentear com sua amizade... Abraço apertado. Um dia estarei aí em 3M com vc, com fé em Deus!
  8. Upvote
    João Paulo da Silva Gomes deu reputação a Eder Nascimento em Três Marias Espetacular, Dezembro/2019 – Para fechar o ano com chave de ouro – Guia Jaida Machado   
    Três Marias Espetacular, Dezembro/2019  – Para fechar o ano com chave de ouro – Guia Jaida Machado
     
    Nos últimos dias 12, 13 e 14 de Dezembro realizamos uma pescaria surreal no Lago de Três Marias.
    Abastecido pelas águas do Rio São Francisco o Lago de Três Marias tem água cristalina e nesta época do ano apresenta uma cor esverdeada com azul turquesa incrível, que em alguns pontos você se sente no Caribe.
    E é nessas águas que mora o famoso tucunaré azul, Cichla piquiti, mais conhecido como azulão de Três Marias, além do valente e muito briguento tucunaré amarelo, Cichla Kelberi. Muitas outras espécies também são encontradas no lago. Mas para os amantes das tomadas de linha os destaques são esses dois, além das traíras que por muitas vezes também fazem a nossa alegria.
     
    A viagem
     
    Partimos para Três Marias no dia 11, sempre bom ir um dia antes para organizar tudo. Meu grande amigo Igor Toniato pousou em Confins bem no início da manhã e eu o outro grande amigo Rogério Lima fomos buscar ele no aeroporto e de lá mesmo partimos para estrada.
    Viagem tranqüila, muito bate papo e risadas lembrando das nossas aventuras na Amazônia, é cada história que chegamos em Três Marias em um piscar de olhos.
    Tudo organizado e era apenas esperar o outro dia para pescar, as notícias eram muito boas, desde o torneio a pesca estava muito produtiva, com grandes exemplares.
     
     
    Primeiro dia de pesca
     
    Logo pela manhã bem cedo após um bom café da manhã partimos para o ponto de encontro no Lago, utilizamos a estrutura do Guia Helder para embarcar. Helder é um cara super do bem e também um excelente guia que oferece uma estrutura muito boa.

    Eder, Igor Toniato e Rogério Lima
     
    Descendo a rampa nosso guia já estava lá, e era nada mais nada menos do que um dos caras que mais admiro dentro da pesca esportiva, o amigo Jaida Machado, conhece muito de pesca e um grande apaixonado por tudo que esta relacionado à pesca esportiva.
    Mesmo com muito vento pela manhã acertamos bons peixes e por volta das 11h da manhã Rogério acerta o troféu do dia, um belo azulão de 59.5 cm. O peixe brigou bonito e depois de embarcado sessão de fotos e peixe liberado.
    Durante a tarde muitos peixes de pequeno e médio porte, alegria garantida e mesmo com vento tivemos um bom dia de pesca.

    Bela traíra capturada pelo Rogério.
     

    Belo azul de 59.5cm 
     

    Muitos amarelos deste porte de valentia incrível
     
    Segundo dia de pesca
     
    Que dia senhores, que dia!
    Água parada, zero de vento e muito peixe.
    Depois de alguns pequenos tucunas Rogério acerta o primeiro 60up da pescaria, 61cm de uma bela briga.
     

    Que placa senhores! Que placa!   61cm
     

    Jaida Machado
     
    Pouco tempo depois eu avisto um casal na praia de não penso duas vezes, arremesso preciso e o machão entrou na isca, a fêmea saiu para o fundo. Briga no limpo e macho de 59cm embarcado.Nesse momento Jaida Machado mostrou sua experiência, colocou o macho no viveiro, que ficou muito bem oxigenado e nos instruiu a continuar batendo isca subindo a praia e que voltaríamos batendo isca descendo a mesma praia que a fêmea estaria lá esperando o macho. E foi dito e feito, depois de cerca de 15 minutos descendo a praia Igor acertou a fêmea que também brigou no limpo com seus 57cm.
    Depois de uma bela briga soltamos os namoradinhos juntos que saíram bonitos um ao lado do outro, cena linda de se ver.

    Esse boné nunca falha em Três Marias - 59cm                                          57cm
     

     

     
    Um dia com muitos peixes.
     

     
    E o dia seguiu com muitos peixes, amarelos saltando ferozmente da água para acertar as iscas e diversão garantida.
    Numa pequena ilha puxei a minha isca de superfície que estava indo ficar presa em galho ao puxar a isca um amarelão salta todo para fora da água e erra a isca, que susto! Nesta hora olhei para minha direita e no final desta ilha em um parte muito rasa avistei um casal gigantesco de tucunaré azul. Porém fiquei calado, estava muito longe e não tinha certeza, não queria passar vergonha. Mas quando senti que conseguiria alcançar no arremesso eu fui preciso os peixes apenas ameaçarão a atacar a superfície, recolhi na velocidade da luz e passei a mão no conjunto que estava com a isca XT3.
    Mais um arremesso preciso que passou no meio do casal e o macho ataca primeiro, a briga mais linda da minha vida e a fêmea ao lado muito brava esperando a vez dela. Rogério jogou uma superfície e ela ameaçou. Gritei com eles para jogar isca de fundo, Rogério jogou a brutal e não acertou logo em segui orientei ao Igor jogar o spinner e ele foi certeiro, que duble! Detalhe que no dia que chegamos a Três Marias tinha orientado ao Igor para deixar um conjunto montado com spinner porque seria nele que sairia o 60up dele.
    63.5cm
    64.5cm

    63.5cm                                                                                                        64.5cm 

    Mais um duble para conta - Fazendo dubles com este parceiro desde 2017 no Trombetas.

     

     
    Depois disso ainda acertamos muitos peixes, alguns em cardume. O dia foi incrível.

     
    Terceiro dia de pesca
    Dia com muito vento, mas ainda assim pegamos uma quantidade boa de peixes eu ainda acertei um belo azul. Não fotografamos os menores neste dia.
     

     
    Bastidores
     

    Seu Alevino, pensa num menino bom de garfo.
     

    Descontração total no barco e aquela saudade de Camaiu Camp.           Momento do click.
     
    Atendimento do guia
     
    Preciso deixar uma menção honrosa para Jaida Machado, não apenas pelo belo Bass Bout Quest Angler com motor Yamaha 250hp. Mas sim pelo seu atendimento diferenciado, tudo feito com muito carinho para o pescador.
    Serviço de primeiríssima qualidade, café quente servido a qualquer momento do dia, equipamento disponível para emprestar para o cliente, iscas diferenciadas e até abacaxi gelado foi servido.
    Além de todo material fotográfico e de vídeo disponibilizado para o cliente, uma atendimento que ainda não tinha recebido em Três Marias e olha que já pesquei com alguns guias top por lá, mas com esse atendimento ainda não vi nada que chegue perto.
    Por isso deixo aqui os contatos e super indico para quem gosta de um atendimento de qualidade e um guia com muito conhecimento.
     

    Jaida Machado – (31) 93998272
    Instagran: @jaidamachado @machadopescaesportiva
    Facebook: Jaida Machado
     

    Uma pescaria que ficará registrada para sempre na minha memória não apenas pelos peixes, mas por esses caras ai principalmente.
     

    Teve até premio para quem pegou os maiores peixes.                                Os demais também ganharam, merecido pegaram bons peixes nos dias anteriores.
     
    Agradecimentos
    Em primeiro lugar agradeço a Deus pela minha saúde e pelos amigos que ele me deu através da pesca esportiva. Minha família que é compressiva na minha ausência e torce para que eu acerte a pescaria.
    Aos amigos que se deslocaram de longe para estar comigo e que confia em mim.
    Ao trabalho espetacular de Jaida Machado que fez a diferença.
     

    A isca dos gigantes e que mais pegou peixe.
  9. Haha
    João Paulo da Silva Gomes deu reputação a Eder Nascimento em O que usar nos pés durante a pescaria ????   
    Magrão seu malacabado, até hoje não aderiu a crocss. 
    Deixa de ser velho e escuta a galera ai. Vai de Crocss.
    kkkkk,brincadeira,mas a crocss é melhor que tem mesmo.
  10. Like
    João Paulo da Silva Gomes recebeu reputação de Fábio Silva em Aprendendo a pescar, fotografar e soltar... LAGO DO PEIXE TO - JANEIRO 2019   
    Parabéns, amigo! Relato espetacular! Pescaria maravilhosa, graças a Deus!
  11. Like
    João Paulo da Silva Gomes deu reputação a Eduardo Sone em Aprendendo a pescar, fotografar e soltar... LAGO DO PEIXE TO - JANEIRO 2019   
    É muita emoção presenciar a soltura de um peixe pelas mãos de uma criança. Valeu, André!!
     
    Exatamente, Maurício! Por isso eu me senti na obrigação de compartilhar com os amigos. E que muitas crianças tenham acesso a esse relato e se encantem com o pesque e solte!
     
    É isso aí, Fabiano! Vamos colocar os pequenos pra pescar!!
     
    Obrigado, João! Deus na frente sempre!!
  12. Like
    João Paulo da Silva Gomes recebeu reputação de Eduardo Sone em Aprendendo a pescar, fotografar e soltar... LAGO DO PEIXE TO - JANEIRO 2019   
    Parabéns, amigo! Relato espetacular! Pescaria maravilhosa, graças a Deus!
  13. Upvote
    João Paulo da Silva Gomes deu reputação a Eduardo Sone em Aprendendo a pescar, fotografar e soltar... LAGO DO PEIXE TO - JANEIRO 2019   
    Amigos pescadores, 
    Faz anos que não faço um relato das minhas pescarias, porém eu não poderia deixar compartilhar com vocês esta última aventura. Trata-se do início da jornada no mundo da pesca esportiva de um jovem garoto, o Gabriel. Seu pai, @Fábio Silva, me chamou para levarmos o pequeno ao Lago do Peixe, Tocantins, local onde já fizemos boas pescarias e conhecemos bem a estrutura e o suporte da pousada do amigo Roberto.
    Nossa viagem foi de 2 a 6 de janeiro, sendo 3 dias completos (e um finzin de tarde rsrs) de pescaria. Quem nos conduziu em busca dos azulões foi o amigo Carlinhos, que não mediu esforços para dar todo conforto e suporte em nossa estada, inclusive auxiliando o pequeno aprendiz Gabriel a pescar. 
    Um agradecimento especial: logo que chegamos na pousada, encontramos o amigo @Emerson Matias, que estava lá com sua família. E mal nos cumprimentamos ele nos chamou para uma pescaria de corvinas. Descarregamos o carro, pegamos uma vara cada e fomos juntos com a Família Matias. Foi muita conversa, risadas e alguns peixes para celebrar o momento. E eis o que seria o primeiro peixe fisgado pelo Gabriel!!! Alegria pura!!
     

     
    No dia seguinte...
    ... inciamos a busca pelos lindos tucunarés azuis da região. Para o Gabriel foi montado um pequeno conjunto de vara 12lb e um Sedona 500 com multi 0,15mm e leader. Acho que acertamos na escolha, pois não sofreu com cabeleiras e ele conseguia fazer seus primeiros arremessos sem maiores problemas.
    E não demorou muito a saírem os primeiros peixes. Gabriel queria tirar fotos com todos os peixes, principalmente com os "diferentes" (traíras, piranhas etc)... hehehe
     

     
    Aqui um momento de encher os olhos.... A soltura de seus primeiros peixes.... 
     

     
    Pela manhã saíram peixes menores e a surpresa ficou para a tarde... No jig, depois de um grande rebojo na hélice de 11cm (contrariando a todos rs). Pesou 7.5lb (boga original). Medido, fotografado e solto. 
     

     
    E assim se foi o primeiro dia completo de pesca.
     
    No segundo dia...
    ... o sol tava ligado no máximo e o Gabriel finalmente conseguiu fisgar seu primeiro tucunaré. Mérito do Carlinhos que o ajudou no arremesso certeiro. Foi o menino recolher a isca de subsuperfície e o peixe entrou: "pai... tá puxando!!!!". Pense na aflição do Gabriel, pois o peixe embolou na vegetação subaquática e ele não tava conseguindo dar as maniveladas rs... Mas no final, o peixe saiu para a foto! Parabéns, pequeno pescador!! Que seja o primeiro de muitos!!!
     

     
    E o sol continuava a castigar. Muito calor pela manhã (na verdade, em todos os dias rs). Não estava fácil achar os peixes: ora manhosos, ora refugando iscas, as vezes sumiam. Mas acertamos um macetão perto do meio-dia!! Peixe muito manhoso. Só que não resistiu às catimbadas da isca (depois uns 20 arremessos rsrsrs).
    Ele deu trabalho demais. Tive que pular na água para quebrar um pau que o peixe deu 2 voltas rsrsrs e seguir a linha para desenroscar o peixe das outras estruturas. Nessa hora, apesar de toda adrenalina, agir sem precipitação e com calma foi fundamental. Fora o trabalho em equipe, pois sem eles esse peixe não teria saído.
    No final, 9lbs de muita satisfação!! Pesado, fotografado e solto.
     

     
    Ainda deu tempo de tirar mais um bitelo antes do almoço (depois de mais uns 30 arremessos para atiçar o bicho rsrs)!!! Gabriel não podia perder a oportunidade de mais uma foto heheheh... 
    7.5lbs!! Medido, fotografado e liberado!!! 
     

     
    Depois do almoço, o tempo ficou esquisito. Os passarinhos pararam de cantar, os peixes sumiram...Ainda saiu um peixinho aqui, outro acolá.
     

     
    E assim terminou o segundo dia.
     
    Derradeiro dia.
    Já bate aquele aperto no peito.. mas não vamos sofrer por antecedência. A pescaria só acaba "quando termina" rs.
    Nos primeiros arremessos uma "xupita" grudou na minha isca... E o pequeno pergunta: "Eu já tirei foto com esse peixe?" kkkkk
     

     
    Um tucunaré pode representar apenas mais um peixe para muitos pescadores... mas este eu acho que foi especial... A pegada na isca, o enrosco, o peixe embarcado, Alívio. Vejam a coloração do peixe...
     

     
    Que esse peixe cresça e dê muitas alegrias ainda a outros pequenos pescadores... E que estes tenham a mesma atitude!
     

     
    Nesse dia o lago havia secado consideravelmente durante a noite. O peixe deve ter sentido. As ações diminuíram. Então, vamos antecipar o almoço hehehe. Carlinhos mimava demais a gente kkkkkkk
     

     
    Pela tarde, o céu foi fechando, as nuvens foram carregando... Não deu tempo de bater muita artificial, pois também começou a relampejar. Hora de encostar na margem e se abrigar. Mesmo assim, para o pequeno Gabriel tudo era festa... faça sol, faça chuva.
    Passado o pior momento, a temperatura caiu muito, o tucunaré sumiu.
    Mas nem tudo estava perdido. Justamente naquele dia, nós havíamos encomendado lambaris para tentarmos corvinas ao entardecer. Queira ou não, para uma criança que acabara de fazer seus primeiros arremessos com iscas artificiais, era natural que cansasse rápido e tivesse poucas capturas. Isca viva apoitado seria o ideal para ele sentir peixe na linha!! E olhem o resultado!! Várias capturas!!

     
    E assim se foram três dias de uma aventura que o Gabriel jamais se esquecerá.
     Obrigado ao Carlinhos que nos deu todo apoio e suporte nesses dias e ainda nos colocou na cara do gol hehehe.
    Obrigado à família Matias e à família do Roberto pelos dias de convivência e amizade de sempre. Sempre mesmo. Fabão... valeu pelo convite! Tu és meu irmão de coração.
     

     
    É isso.
    Espero que o Gabriel cresça, estude, namore, pesque muitos peixes... mas que algum dia - lá na frente - ele veja esse relato que foi feito com muito carinho e relembre de cada peixe capturado, fotografado e solto à vida.
     
    Sone


























  14. Upvote
    João Paulo da Silva Gomes deu reputação a Fábio Silva em Aprendendo a pescar, fotografar e soltar... LAGO DO PEIXE TO - JANEIRO 2019   
    Que maravilha de dias na companhia de amigos excepcionais e na companhia do meu filhote que já apresenta gosto por este esporte que nos apaixona a cada dia. Obrigado Amigo Sone pelo carinho e cuidado com Gabriel. Primeira de muitas pescarias dele. 
    Roberto e família pela receptividade habitual e ao amigo Emerson Matias e família parceiro bao demais.
  15. Upvote
    João Paulo da Silva Gomes deu reputação a Renato Barreto em Diferença entre rolamentos.   
    Se a carretilha for da Marine Sports fica fácil a identificação do tipo de rolamento...A MS utiliza três tipos de rolamentos, os de aço inox comuns (lisos, sem nenhuma listra), usados nas carretilhas chinesas (as mais baratas), os de aço inox de alta performance (uma listra) usados em todos os modelos fabricados na Coreia e o cerâmicos (duas listras) Usados na Venator Lite.

  16. Upvote
    João Paulo da Silva Gomes deu reputação a Eder Nascimento em Diferença entre rolamentos.   
    Ai sim eu dou valor, isso é ajudar o parceiro do fórum de verdade. Parabéns Renato.
  17. Upvote
    João Paulo da Silva Gomes deu reputação a Marcelo Pupim em NOVA CARRETILHA LUBINA !!!   
    Comprei uma na MGpesca e achei o preço bom. 700 pila 
    quando pescar posto as impressões 
     
  18. Haha
    João Paulo da Silva Gomes deu reputação a Eder Nascimento em Tipos de Iscas Artificiais e funções   
    www.google.com.br (fica a dica)
     
    Brincadeiras a parte Fernando, a falta de tempo me impedi de fazer um textão explicativo, mas são informações muito fácil de se encontrar.
  19. Upvote
    João Paulo da Silva Gomes deu reputação a Sandro Gustavo Motta em Peixes em grafite   
    Bom dia pessoal, seguem dois desenhos em grafite que fiz essa semana, Abç.


  20. Like
    João Paulo da Silva Gomes deu reputação a Felipe Reinehr Faganello em "Valor" das iscas artificiais.   
    Kkkk é assim mesmo. Cada "pescador" tem sua mania. 
    É ruim só deixar minha esposa doida quando ela vai pescar comigo e ve misteriosamente minha tralha crescer hehehe.
  21. Like
    João Paulo da Silva Gomes deu reputação a Felipe Reinehr Faganello em "Valor" das iscas artificiais.   
    Eu compro, compro e compro mas sempre acabo com a sara sara. Aqui no mt fica versátil. Os tucunas e os trairoes entram bem.
     
    Estou tentando me livrar do tal do consumismo. Kkkkk como diz minha esposa "Felipe você precisa de terapia"
  22. Like
    João Paulo da Silva Gomes deu reputação a Fabrício Biguá em "Valor" das iscas artificiais.   
    Eu sempre compro iscas lindas de se ver...mas continuo usando Firestick...kkkkk.. (para os azuis).
    Consumismo idiota da minha parte. Admito...
  23. Like
    João Paulo da Silva Gomes deu reputação a Vinicius Alves em Pescaria de Tucunare em represa   
    Bom dia pescadores,
    gostaria de compartilhar essa pescaria que fiz a alguns dias atraz, a ultima de 2017
    desejo a todos um otimo 2018 com muitas pescarias e peixes na ponta da linha!
    abraço e nao se esqueçam de  inscrever no canal para ver os videos novos:D
    se possível assistam pelo youtube pra me ajudar kk
     
  24. Upvote
    João Paulo da Silva Gomes deu reputação a Eder Nascimento em ISCAS NOVAS COM PREÇOS TOP.   
    Iscas novas, a grande maioria fora da embalagem, porém iscas sem uso e algumas com poucas marcas de garatéias.
    FRETE POR CONTA DO COMPRADOR.
    NÃO ACEITO TROCAS E NÃO ESTOU FAZENDO LEILÃO.
    ESTEJA CIENTE QUE NÃO É POSSÍVEL ENVIAR POR CARTA REGISTRADA E HONRE O COMPROMISSO.
    LOTE 1 - FRANGUINHO (TERROR DAS TRAÍRAS)
    3 FRANGUINHOS - R$40,00
    LOTE 2 - TOPS YO-ZURI R$130,00 VENDIDO
    1 – 3DS MINNOW 7CM 7G - R$45,00
    2 – 3DS MINNOW 7CM 7G - R$45,00
    3 – CRYSTAL MINNOW 90F 9CM 7,5G - R$40,00
    LOTE 3 - BORBOLETA - R$170,00
    1- LITTLE BOB  12CM 25G - R$28,00
    2- SAFADA 11,7CM 37G  - R$22,00
    3- SAFADA 11,7CM 37G  - R$22,00
    4- SURF STICK 10CM 21G - R$28,00
    5- PERVERSA 10CM 21G - R$24,00
    6- PERVERSA 10CM 21G - R$24,00
    7- JUANA 15CM 30G - R$28,00
    LOTE 4  - HÉLICES - R$260,00
    1- RIP ROLLER 6.25” 40G - R$100,00
    2- DEVASSA 140 35G - R$50,00
    3- JENNERLURES 140 - R$40,00
    4- JENNER LURES 140 - R$40,00
    5- TNT 110 11CM 20G - R$30,00
    LOTE 5 - SUPERFÍCIE - R$205,00
    1- DUO REALIS PENCIL 110  11CM 20,5GR - R$65,00
    2- ROVER 128 12,8CM 21G - R$70,00
    3- ZARINHA BABY 80 9GR - R$18,00
    4- MAGIC STICK 80 HOLOGRÁFICA 10G - R$18,00
    5- MAGICK STICK 12 26G - R$25,00
    6- KV DR. SPOCK JR. 9,5CM 17G - R$12,00








  25. Upvote
    João Paulo da Silva Gomes recebeu reputação de Eder Nascimento em Vara Albatroz Viper I   
    Amigos, boa tarde! Alguém aí conhece a essa vara aí? É que um amigo meu me falou que tem uma delas que  não é muito boa.. Não sei se a Viper 1 ou a Viper 2. Só sei que ele me disse que testou uma e ela era escura, e disse que essa era a boa. Por favor, se alguém conhecer, me avise, me ajude.
×
×
  • Criar Novo...