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João Biguá

Biguá Team
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Histórico de Reputação

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    João Biguá recebeu reputação de FabianoTucunare em Melhor piloteiro que a turma já pescou no Rio negro!!!   
    Olha, é muito difícil eleger apenas um piloteiro. Com o Fera pesquei o meu primeiro 2 dígitos. Cada um tem suas características  próprias. Vai muito da empatia. Tem o bolo que sabe de tudo (inclusive da vida dos outros...rsrsrsrsr... sacanagem. É um grande piloteiro.
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    João Biguá recebeu reputação de Fabrício Biguá em Veloster com novo Mercury 300hp V8, 4T...Biguá Boat 6.   
    Em tempo: Fabrício e Fabiano tratem de colocar as mulheres de vocês nesses agradecimentos, senão veremos Biguá depenado. Eu vou levar a minha pra passear.✈️
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    João Biguá recebeu reputação de Cristiano Rochinha em Serra da Mesa. Nível do lago deverá subir mais rapidamente.   
    Acredito que não haja falha de projeto. O que acontece é que a Usina de Serra da Mesa não pode ser a baliza de regulagem do nível das águas das usinas que ficam abaixo.
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    João Biguá recebeu reputação de TiWillian em Tucunaré açu x linha mono   
    Meu amigo, sua pergunta é interessante. Agora, mesmo, estou preparando umas iscas tendo em vista que semana que vem estarei indo para amazônia levando um grupo de pesca.
    Estou pensando em  colocar um líder com linha 50mm, Asso. Não é fluorcarbono. Sei que estou procurando sarna pra coçar, pois tenho grande chance de perder um belo Açu.Mas, é uma questão de opinião. Qual o problema? Somente um nó a mais. Sobre sua pergunta, de usar ou não usar linha mono posso dizer que, também é uma opção. Nada impede, visto que temos ótimas linhas que aguentam o tranco. A única restrição que eu colocaria é a seguinte: a elasticidade da linha. Quando o anzol ou a garatéia agarra num pau, num obstáculo qualquer, a tendência é puxar, correto? Aí é que mora o perigo. Como a linha é elástica ela faz o efeito estilingue e quando se solta volta com toda a velocidade, com a mesma força que você colocou para puxar. Eu sei de caso em que o pescador colocou a perna na frente para proteger outro pescador e levou uma bela fisgada. Sei de outro caso, pois estava presente, onde o pescador puxou a linha com força e quando esta se soltou, voltou com toda a velocidade merecida, enterrou o anzol na mão, levou uma pedrada do chumbo, teve que soltar o anzol com a faca, sem anestésico, a não ser uma dose de cachaça, berrou igual cabrito e aprendeu a lição. Não vou citar o nome porque o otário era eu. Fora estes transtornos  pode-se usar mono perfeitamente. É uma questão de costume.
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    João Biguá recebeu reputação de Felipe Sousa.´. em DÚVIDA ENTRE BARCOS DE PESCA (BASS)   
    Nós tivemos um Pety de 6 metros com motor de 25 (Mercury Sea), borda alta, semi chata, com plataforma de aluminio. Até hoje sinto saudades dele.
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    João Biguá recebeu reputação de Alisson Filipe em qual melhor predador para soltar em açude?   
    Bagre africano. É praga. Vive até no seco. 
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    João Biguá deu reputação a Fabrício Biguá em Entendendo o ajuste do TRIM.   
    A pedido do amigo @Astra-Taranis, resolvi falar um pouco sobre ajuste de trim de uma embarcação.
    Tentarei expor o assunto de forma q todos entendam (do mais inexperiente, até os q entendem um pouco mais). Vamos lá.
    Todo mundo q compra um motor de popa (seja de 5.5hp a 400hp), ao ler o manual, vê uma figura semelhante a esta abaixo q é muito compreensível.
       
    Essa figura acima é alto explicativa. A angulação do motor de popa interfere em muito no comportamento da embarcação.
     Figura 1. Motor trimado corretamente. Melhor navegabilidade, maior velocidade, maior autonomia.
     Figura 2. Motor com trim alto/aberto/out. Barco com a proa muito levantada, possibilidade de cavalgar e de entrar água na popa.
     Figura 3. Motor com trim baixo/fechado/in. Barco com a proa socada na água, maior arrasto, maior consumo, perigoso em marolas.
    Em motor de popa de baixa cilindrada (até 40hp) onde a regulagem do trim é feita de forma manual, o ajuste é feito no parafuso ou haste de compensação. Veja as fotos abaixo.
        /      
    Resumidamente é isso:
    Quanto mais fechado ou próximo estiver a rabeta do motor da popa do espelho de popa do barco, mais pra dentro está o trim. 
    Querem ver um exemplo prático de uso de trim alto?!?! Assistam o vídeo abaixo.
     
     
    No vídeo acima além do barco estar com o trim alto, repare q o centro de gravidade (e o maior peso) está na popa do barco. 
     E porque o barco cavalga???
    Com o centro de gravidade mais na popa do barco, a força do motor de popa empurra bico do barco "pro céu"....e, a medida em que ele vai saindo da água, o centro de gravidade muda para o meio do barco fazendo com ele caia novamente na água...Sacaram a mecânica do movimento?!?!?!
    Ocorre que em canoas de alumínio e embarcações que utilizam motores de baixa cilindrada (digamos até 40hp e menos de 50kg de peso), essa regulagem é feita de forma muito simples e sem muitas "frescuras" ou atenção especial.
    Vamos agora para motores grandes, barco velozes e ajuste mais fino.
    Quando falamos em motores maiores e consequentemente velocidades mais altas, o ajuste correto do trim se torna algo imprescindível. Apenas 1cm de abertura no ângulo muita em muito a navegabilidade do barco.
    A grande maioria dos motores acima de 40hp possuem o ajuste elétrico/hidráulico de trim. Como um simples toque em um botão, um motorzinho inclina o motor de popa (q agora pesa acima de 60kg).
    Em barcos de alta performance a angulação do espelho da popa influencia no comportamento do barco - e muitos nem sabem disto.
     
    Entendendo o espelho de popa de uma embarcação.
    Espelho de popa é a traseira da embarcação onde o motor de popa vai espetado.
    Espelho neutro tem angulação de 90º em relação a linha da água ( | ).
    Espelho negativo tem angulação >90º em relação a linha da água ( \ ).
    Espelho positivo tem angulação <90º em relação a linha da água ( / ).
    Vamos detalhar isso aqui pra baixo.
    Barco com espelho de popa neutro:
    Imaginemos um espelho de popa totalmente perpendicular a linha da água (90º)...Quando vc fecha todo trim (in), podemos falar e afirmar q o trim está no zero e angulação.
    Vou postar esta ilustração esdrúxula abaixo só para vcs entenderem melhor a ideia de espelho de popa neutro.

     
     
    Barco com espelho de popa negativo (q representa a grande maioria das embarcações de pesca):
    Imagine agora um barco com o espelho de popa negativo, ou seja, inclinado pra dentro (vc terá uns 70º de angulação em relação a linha da água)....Se vc fechar todo trim, assim como fizemos no exemplo acima, vc concorda que agora o ajuste do trim estará no -10, ou -20, por exemplo?!?!?
    Outra ilustração abaixo só para vcs terem uma ideia do que é um espelho de popa negativo.
           =       
    Repare na figura da direita que se vc fechar todo o trim, o motor vai ficar um pouquinho deitado em relação a linha da água. 
     
    Barco com o espelho de popa positivo:
    Ao contrário do exemplo acima, imagine um espelho de popa inclinado pra fora (vc terá agora uns 110º de angulação em relação a linha da água)....Mesmo que vc feche todo o trim, ele estará no +10 ou +20 em relação ao espelho de popa neutro?!?!?
    Não encontrei uma ilustração pra mostrar pra vcs a ideia, mas acho q todos entenderam.
     
    Nos EUA eles levam tão a sério essa questão de inclinação do espelho de popa (em inglês chamam de transom), que uma mesma fábrica vende barcos semelhantes, mas com espelhos de popa com angulação diferentes...Isso pq eles já estudaram o centro de gravidade ideal da embarcação. Veja na ilustração abaixo as diferentes medidas do Transom.
       = 
     
    E quando o espelho de popa não permite um ajuste máximo ou mínimo do trim do motor, vc poderá usar uma peça chamada Transom Wedge...q aqui no Brasil nós chamamos de cunha.

     
     
    Esta cunha pode ser negativa (a grande maioria esmagadora dos casos). Veja abaixo.

     
    Mas também pode ser positiva (bem menos utilizada). Veja abaixo.

     
    No caso dos bassboats ou assemelhados, o q acontece na prática?!?!
    - Barco cavalgando mesmo com trim todo fechado (in):
    Neste caso vc pode tentar fechar ainda mais o trim usando uma cunha negativa.
     
    Finalizo aqui este tópico q tem existe uma infinidade de informações sobre o assunto. Espero q ele sirva para ajuda-lo a entender um pouco mais o assunto e a encontrar o melhor ajuste do seu barco.
    Abs..
  8. Upvote
    João Biguá deu reputação a Fabrício Biguá em Entendendo o ajuste do TRIM.   
    @Astra-Taranis e @Diego Rudek....saiu o tópico um pouco mais bem explicado sobre o assunto. 
  9. Downvote
    João Biguá recebeu reputação de Arildo Maia em Onde pescar em 2017 ?   
    Bem... tudo o que foi falado aqui tem  fundamentos que devem ser considerados. 
    Mas, vou dar um cavalo de pau na conversa e abordar um tema totalmente adverso que pega a gente de surpresa. Então, gente, vamos pescar... aí vai: acabei de saber que um colega de trabalho, aposentado, naturalmente, bem novo, em torno de 60 anos, passeando na praia em Ilhéus, foi fulminado por um enfarto.  Então gente, pode ser longe pra cacete, caro pra cacete, mas vamos pescar mais. A vida é muito curta e a gente nem vê quando a esquina da vida chega de repente. Vale como reflexão. E eu estou indo para o Pesque e Pague daqui há pouco.
  10. Upvote
    João Biguá recebeu reputação de Gabriel Bessa em Como evitar mancha de Multifilamento?   
    Em tempo: a linha solta muita tinta quando você pesca de arremesso, com iscas artificiais de superfície. Como exemplo eu cito a Rip Roller, de hélice. Na pesca de fundo, de espera, a linha solta pouca tinta. É isto, Um abraço.
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