Ir para conteúdo

como fisgar um boto?


Posts Recomendados

Não tenho resposta para a sua pergunta, mas gostaria de comentar rapidamente tudo que foi dito acima.

Não gosto de matar nenhum animal ou mesmo planta. Não é uma atividade que me dê prazer, exceto pragas, como ratos, pombas e baratas. Tenho muita pena de matar animais "úteis", como gafanhotos, aranhas, lagartixas ou peixes.

Sou, contudo, totalmente a favor de um controle das espécies. É ilusão dizer que a natureza se equilibra sem a nossa interferência, pois isso não é possível mais. Em um rio como o Araguaia, já povoado e explorado pelo homem, que fez várias intervenções nele, seja com construções (pontes, aterros, etc.), ou pelo envio de dejetos (esgoto ou águas pluviais), ou ainda pelo trânsito de barcos, pesca, retirada de areia, a "natureza orignal" do rio já foi modificada a tempos. Nosso papel, portanto, é tentar equilibrar o rio, já que nós o desequilibramos.

Ocorre, porém, que para fazer isso de maneira segura e correta teríamos que ter estudos, pesquisas cientìficas sérias mesmo, que atestassem e fizessem um diagnóstico de como se encontra o rio objeto do estudo. Sem isso, só baseado na percepção das pessoas, não tem como afirmar nada.

Gosto de citar sempre o exemplo do Pantanal. O jacaré foi extremamente caçado até meados dos anos 80. A partir de então, sua caça foi terminantemente proibida. Como não possui predadores naturais (exatamente como o centro dessa polêmica, o boto) e havia abundância de alimentos, os jacarés se proliferaram até a situação ser insustentável. A população de jacarés só diminuiu quando a população de peixes diminuiu drasticamente. Isso, por sua vez, ocorreu pois (i) os jacarés comeram muitos peixes e (ii) outro número imenso foi pescado comercialmente e pelos turistas. O resultado: o turismo de pesca para o Pantanal quase acabou! De pouquíssimo tempo para cá que as coisas melhoraram. Mesmo assim, nós pescadores esportivos dificilmente vamos para lá.

Defendo que, antes de tudo, seja feito um estudo sobre a população de botos e, partir daí, sua pesca (ou caça) seja liberada em cotas. Aliás, esse é o meu posicionamente para todas as espécies animais, aves, mamíferos, peixes, anfíbios e tudo mais que anda, nada ou voa. É a única maneira de não corrermos o risco de superpopulação.

Abraços!

p.s.: Não sei se eu tenho coragem de fisgar um boto. O sistema nervoso deles é muito mais complexo que o de um peixe e acho que o bicho deve sofre muito com isso.

Pensei em responder 1000 coisas, mas a resposta do Gustavo para mim é a que mais faz sentido, com certeza tem algum desequilibrio pois a quantidade de botos pela persepção de quem pesca está aumentando sim... Cada ano que vou pescar vejo mais e mais botos a ponto de ter que encostar o barco no mato para poder soltar um tucuna, senão o boto pega...

O certo mesmo é fazer um estudo detalhado, mas no Brasil será dificil fazer o governo ou alguém investir na pesquisa de uma espécie que não tem potencial econômico a não ser o ecoturismo que engatinha...

O fato é que tem muito boto sim !!!

ABS

Só esclarecendo, estou falando da região de Barcelos - AM e não do Araguaia...

ABS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 67
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Enviado: 22/08/2011 18:31

Com certeza a teoria de que esses mamiferos extremamente inteligentes,associam comida facil,com o ser humano,pois quanta gente ,passeando de barco pelo rio,para aproximar os bichos,jogas iscas na agua ou até outros alimentos.pesquei o ano pasado no rio madeira/madeirinha (manaus)e fiquei impressionado com numero de botos naquelas aguas,mas não sofremos nenhum ataque ás iscas ou mesmo aos peixes soltos(por quê?)não é comum a presença humana para eles.

1 -Sim, ja ouvi dizer que o IBAMA fez um estudo, e que sim a populacao almentou bastante !

2 -Proprios ribeirinhos confirmam o aumento da populacao

3 -O Boto morto pela onca, foi pq ele ficou encalhado na rasura do lago, ai a onca meteu os cravos nele

4 - Nao e normal os botos mecherem com as iscas! Isso so acontece ( com frequencia ) do Bandeirantes até o Cristalino, acima do bandeirantes ou abaicho do cristalino o boto nao enche o saco...

Abrc

1. Onde se encontra este estudo? Gostaria de lê-lo

4. Botos sempre mexeram em iscas em várias regiões do Araguaia e seus afluentes, mês passado me atasanaram no Rio vermelho. O negócio é que na região citada existe um número muito grande de pescadores dos grandes de couro, com iscas atrativas, o que acaba "ensinando" os botos da região a conseguir uma refeição mais fácil que correr atras de peixes na natureza (desequilíbrio homem novamente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Carocinho, tenho raiva de boto tb... atrapalham pra caramba a pescaria...

Mas a natureza auto regula as populações de acordo com o estoque de alimento. Ou seja, se tem muita comida tem muito predador (piranha, boto, tucunaré, piraíba, pirarara) se tem pouca, os predadores diminuem.

Essa sistemática começa nas larvas de peixe q comem outras larvas, se não tem muito alimento, ou muitos organismos de base de cadeia, os predadores não se desenvolvem e ainda promovem a auto predação, vão comendo uns aos outros.

Quanto aos botos, se não sobrar alimento, não conseguirão sequer reproduzir. O corpo de um animal subnutrido não consegue produzir gametas suficientes para uma fecundação satisfatória, ou, se consegue não mantém o nascituro e se este vier a nascer, vai perecer nos primeiros meses de vida por falta de alimento.

O único desequilíbrio que temos no araguaia é o excesso de gente matando peixe. O boto sempre esteve lá, e com certeza tem menos boto hoje (como tem menos piraiba, jacaré, pirarara, pirarucu) que a 50 ou 100 anos atras.

Já fisguei alguns botos sim... tenho uma técnica infalível heheheheh. Mas o bichim sofre e fica muito bravo... assim como toda sua família ... ficam todos em volta da canoa arrotando e bufando enquanto o irmao está fisgado.

A cena não compensa a fisgada...

é triste.

Abraços

Boa noite Marcelo! Td tranquilo?

Também sou um grande defensor da natureza e dos animais... Amo a pescaria demais!

 

Concordo com tudo que falou

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FISGUEI FISGUEI FISGUEI ! kkkkkkkkkkk

Peguei um BOTAO nesse ultimo Domingo ! ::tudo:: ::tudo:: danca:: danca:: danca:: danca::

Técnica INFALIVEL MARCELINHO!

haha

Queria ver sua cara de espanto/felicidade com a linha esticada...rsrs o bicho faz muita força? kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Epa esse bicho aí eu conheço :gorfei: Foi o que fez minha alegria no Araguaia, já que não batia nada suahsuahsuah'

Sei uma técnica tbm:

Você corta a cabeça da piranha e passa ela pelo empate de aço. Na ponta você coloca uma garateia e amarra a piranha com elastricot (!!!) acima da garateia. Nem sempre fisga, mas é mais fácil de soltar ::tudo::

Abraço :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

 

Queria ver sua cara de espanto/felicidade com a linha esticada...rsrs o bicho faz muita força? kkk

Faz, só que nao da pra apertar a fricao, pq os anzois sao pequenos...

Ai e muito mais "resistencia" que forca...

Abracao!

 

Boa noite amigo! Td bem?

Deve ter sido uma aventura diferente, mas dá até dó do bicho né

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria ver sua cara de espanto/felicidade com a linha esticada...rsrs o bicho faz muita força? kkk

Faz, só que nao da pra apertar a fricao, pq os anzois sao pequenos...

Ai e muito mais "resistencia" que forca...

Abracao!

Boa noite amigo! Td bem?

Também quero sentir essa emoção!!!

Sou doido pra travar uma batalha com esses gigantes e depois soltá-los. Só por diversão mesmo, para sentir a força do bicho hehehe.

Me explica essa técnica por aqui ou por MP, por favor.

Dps conto pra galera como foi a experiência.

Um abraço

Marco

::thanks

Será que não foi o "Botão" da camisa.... :gorfei: :gorfei: :gorfei: Por isso não quer dar a dica.... :gorfei:

Abração...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

 

Queria ver sua cara de espanto/felicidade com a linha esticada...rsrs o bicho faz muita força? kkk

Faz, só que nao da pra apertar a fricao, pq os anzois sao pequenos...

Ai e muito mais "resistencia" que forca...

Abracao!

 

 

Será que não foi o "Botão" da camisa.... :gorfei: :gorfei: :gorfei: Por isso não quer dar a dica.... :gorfei:

Abração...

 

rssrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo! Td bem?

Também quero sentir essa emoção!!!

Sou doido pra travar uma batalha com esses gigantes e depois soltá-los. Só por diversão mesmo, para sentir a força do bicho hehehe.

Me explica essa técnica por aqui ou por MP, por favor.

Dps conto pra galera como foi a experiência.

Um abraço

Marco

Cara eu fiz um arco de encastor cheio de anzol e no meio a isca... Ele meteu o bigo no arco e se lascou ! bang::

Gastei umas 3 iscas, mais deu certo !

Abracao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Nas vezes que fui ao Araguaia (a última há uns 10 anos) vi vários botos. Cinza, rosa com cinza e acreditem se quiser, um todo rosa que apareceu ao lado do barco.

Nunca mais fui lá, portanto não sei se a população de botos aumentou, mas de qualquer forma, se a população de botos que é relativamente isolada de fato estiver aumentando e a solução é a matança desordenada, o que dizer da população de homem que e muito mais devastadora e perigosa que a de botos, e cresce assustadoramente em todas as partes do mundo?! Se a população de botos está aumentando, nós somos os culpados porque alteramos aquele sistema. Se for esse o pensamento, já passou da hora da pena de morte ser aprovada, porque não vejo diferença no valor da vida do boto e da minha, por exemplo.

O ser humano tem uma mania de querer controlar tudo, credo! ::nada::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem sempre é legal ficar fisgando os botos e se divertindo.

Uma vez estava no araguaia (uns 5/6 anos atrás) o meu piloteiro fisgou um, e ao retirar da agua o anzol ficou preso no couro do animal, e ele nao podia apenas cortar a linha em cima do encastor e ficar por isso mesmo. Entao pra salvar o boto, ele teve que cortar uma parte do seu couro. Nao foi nada legal :/

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que aumentou a população dos botos ou diminuiu a dos peixes?

O jeito mais fácil de resolver o “desequilíbrio” pode não ser o mais racional.

Gostei muito Paulo. ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: Resumiu perfeitamente o que eu penso.

Não acredito que houve aumento no número de botos no Araguaia.

Entretanto, a proporção de botos em relação ao de peixes, para mim, parece estar claramente em desequilíbrio... Como a fartura de peixes no Araguaia diminuiu drasticamente nas últimas décadas (nisso todos devem concordar), é natural que tenhamos a nítida impressão de que os botos aumentaram! "E muito"!

Aí vem a importante pergunta: Como resolver este desequilíbrio? Caçando os botos ou providenciando o aumento do seu alimento natural (peixes)?

Em minha opinião, tenho convicção de que se o Araguaia ficasse totalmente "lacrado" por alguns anos, a Natureza se auto-regularia aumentando o número de peixes - e não acabando com os botos (!). Será que o homem não se relacionaria melhor com a natureza preservando os peixes ao invés de tentar aniquilar seus predadores naturais?

Além disso, uma possível matança exagerada dos botos poderia configurar uma interferência desastrosa, pois o mesmo, por exemplo, é um ótimo predador natural da piranha e outros peixes os quais, caso aumentassem descontroladamente, poderiam provocar desequilíbrio ecológico ainda maior.

É bom esclarecer que, como a maioria dos pescadores, não "morro de amores" por estes animais, pois estes já atrapalharam muito minhas pescarias de pirararas e piraíbas. Reconheço que até apoio a idéia de que os ribeirinhos que pescam exclusivamente para subsistência possam caçá-lo para servir de alimento para suas famílias, pois acredito que isto não provocaria impacto ambiental, pois, neste caso, provavelmente estes caçariam menos as cotias, catetos, pirarucus, dentre outros. Contudo, penso que, se não foi o homem quem inseriu estes animais na natureza e providenciou seu perfeito equilíbrio para com os demais, perigoso demais seria tentar reduzir sua população às pressas (como alertou o Paulo), ainda que seja com o nobre intuito de favorecer a pesca esportiva.

Em resumo: com uma (sonhada) maior fartura de alimentos ( ::fish2 ::fish2 ), tenho certeza que estes famintos mamíferos se interessariam menos pelas nossas iscas, e, assim, seriam menos "odiados" por nós seres humanos, tendentes ao egoísmo por opção e a buscar o caminho mais fácil para tudo, sem medir as consequências.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que aumentou a população dos botos ou diminuiu a dos peixes?

O jeito mais fácil de resolver o “desequilíbrio” pode não ser o mais racional.

Gostei muito Paulo. ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: Resumiu perfeitamente o que eu penso.

Não acredito que houve aumento no número de botos no Araguaia.

Entretanto, a proporção de botos em relação ao de peixes, para mim, parece estar claramente em desequilíbrio... Como a fartura de peixes no Araguaia diminuiu drasticamente nas últimas décadas (nisso todos devem concordar), é natural que tenhamos a nítida impressão de que os botos aumentaram! "E muito"!

Aí vem a importante pergunta: Como resolver este desequilíbrio? Caçando os botos ou providenciando o aumento do seu alimento natural (peixes)?

Em minha opinião, tenho convicção de que se o Araguaia ficasse totalmente "lacrado" por alguns anos, a Natureza se auto-regularia aumentando o número de peixes - e não acabando com os botos (!). Será que o homem não se relacionaria melhor com a natureza preservando os peixes ao invés de tentar aniquilar seus predadores naturais?

Além disso, uma possível matança exagerada dos botos poderia configurar uma interferência desastrosa, pois o mesmo, por exemplo, é um ótimo predador natural da piranha e outros peixes os quais, caso aumentassem descontroladamente, poderiam provocar desequilíbrio ecológico ainda maior.

É bom esclarecer que, como a maioria dos pescadores, não "morro de amores" por estes animais, pois estes já atrapalharam muito minhas pescarias de pirararas e piraíbas. Reconheço que até apoio a idéia dos ribeirinhos que pescam exclusivamente para subsistência possam caçá-lo para servir de alimento para sua família, pois acredito que isto não provocaria impacto ambiental, pois, neste caso, provavelmente estes caçariam menos as cotias, catetos, pirarucus, dentre outros. Contudo, penso que, se não foi o homem quem inseriu estes animais na natureza e providenciou seu perfeito equilíbrio para com os demais, perigoso demais seria tentar retirá-lo às pressas (como alertou o Paulo), ainda que seja com o nobre intuito de favorecer a pesca esportiva.

Em resumo: com uma (sonhada) maior fartura de alimentos ( ::fish2 ::fish2 ), tenho certeza que estes famintos mamíferos se interessariam menos pelas nossas iscas, e, assim, seriam menos "odiados" por nós seres humanos, tendentes ao egoísmo por opção e a buscar o caminho mais fácil para tudo, sem medir as consequências.

mestre:: FALOU TUDO MEU CARO mestre::

MAS QUALQUER INTERVENÇÃO DEVE SER BEM ANALISADA PARA NÃO CAUSAR EFEITOS EM CADEIA.

NO ARAGUAIA É CULPA DOS BOTOS, NO PANTANAL DOS JACARÉS, AQUI DO TELES PIRES JÁ VI GENTE BOTANDO A CULPA ATÉ NAS ARIRANHAS, MAS A VERDADE É QUE O BICHO QUE INICIA O DESEQUILÍBRIO É O HOMEM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que aumentou a população dos botos ou diminuiu a dos peixes?

O jeito mais fácil de resolver o “desequilíbrio” pode não ser o mais racional.

Gostei muito Paulo. ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: Resumiu perfeitamente o que eu penso.

Não acredito que houve aumento no número de botos no Araguaia.

Entretanto, a proporção de botos em relação ao de peixes, para mim, parece estar claramente em desequilíbrio... Como a fartura de peixes no Araguaia diminuiu drasticamente nas últimas décadas (nisso todos devem concordar), é natural que tenhamos a nítida impressão de que os botos aumentaram! "E muito"!

Aí vem a importante pergunta: Como resolver este desequilíbrio? Caçando os botos ou providenciando o aumento do seu alimento natural (peixes)?

Em minha opinião, tenho convicção de que se o Araguaia ficasse totalmente "lacrado" por alguns anos, a Natureza se auto-regularia aumentando o número de peixes - e não acabando com os botos (!). Será que o homem não se relacionaria melhor com a natureza preservando os peixes ao invés de tentar aniquilar seus predadores naturais?

Além disso, uma possível matança exagerada dos botos poderia configurar uma interferência desastrosa, pois o mesmo, por exemplo, é um ótimo predador natural da piranha e outros peixes os quais, caso aumentassem descontroladamente, poderiam provocar desequilíbrio ecológico ainda maior.

É bom esclarecer que, como a maioria dos pescadores, não "morro de amores" por estes animais, pois estes já atrapalharam muito minhas pescarias de pirararas e piraíbas. Reconheço que até apoio a idéia dos ribeirinhos que pescam exclusivamente para subsistência possam caçá-lo para servir de alimento para sua família, pois acredito que isto não provocaria impacto ambiental, pois, neste caso, provavelmente estes caçariam menos as cotias, catetos, pirarucus, dentre outros. Contudo, penso que, se não foi o homem quem inseriu estes animais na natureza e providenciou seu perfeito equilíbrio para com os demais, perigoso demais seria tentar retirá-lo às pressas (como alertou o Paulo), ainda que seja com o nobre intuito de favorecer a pesca esportiva.

Em resumo: com uma (sonhada) maior fartura de alimentos ( ::fish2 ::fish2 ), tenho certeza que estes famintos mamíferos se interessariam menos pelas nossas iscas, e, assim, seriam menos "odiados" por nós seres humanos, tendentes ao egoísmo por opção e a buscar o caminho mais fácil para tudo, sem medir as consequências.

mestre:: FALOU TUDO MEU CARO mestre::

MAS QUALQUER INTERVENÇÃO DEVE SER BEM ANALISADA PARA NÃO CAUSAR EFEITOS EM CADEIA.

NO ARAGUAIA É CULPA DOS BOTOS, NO PANTANAL DOS JACARÉS, AQUI DO TELES PIRES JÁ VI GENTE BOTANDO A CULPA ATÉ NAS ARIRANHAS, MAS A VERDADE É QUE O BICHO QUE INICIA O DESEQUILÍBRIO É O HOMEM.

PERFEITO tudo o que foi citado acima! joia::: palmas:: aplauso:: mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Pessoal estou revivendo esse tópico pois estou indo pescar no Rio das Mortes - MT sexta-feira agora. Lá se encontra muitas espécies em comum com as do Araguaia, entre elas a sonhada piraíba, as piraras, jaú, e o boto. Queria ter a oportunidade de brigar com um gigante desses, e soltá-lo depois é claro, alguém poderia me ensinar uma técnica eficiente? Não entendi esse arco de encastor do Carocinho..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei Carocinho não da pra me passar a técnica? ta difícil conseguir,ninguém responde e eu não entendi o porque... deixo claro que vou soltá-lo e ter todos os cuidados com o animal... estou indo sexta agora para o rio das mortes-MT... quando fui há 4 anos cheguei a sentir um deles carregar o mandi que havia pego no equipamento leve, e ele levou quase toda a linha rapidinho e depois soltou hehehe

nao entendi como seria esse ''arco''..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...