Ir para conteúdo

Qual 4x4 misto comprar


Ira

Posts Recomendados

Pessoal, só para esclarecer, não podemos perder de vista que o nosso exemplo de custo-benefício entre diesel e flex/gasolina é específico para uma pessoa que anda em média 1.300 km/mês, não tem aplicação geral. O carro usado no exemplo foi escolhido aleatoriamente na tabela FIPE e se trata de S-10 4x2 a diesel e S-10 4x2 flex/gasolina, e não 4x4.

Ao postar o exemplo considerei algumas opiniões de colegas que levantaram essa polêmica, não se tratando especificamente das minhas necessidades, tanto que deixei claro tratar-se de uma digressão, ou seja, afastamos um pouco do assunto, já que o espaço é para a maioria um momento de laser e vale sair um pouco do foco do tópico, até porque as vezes o veículo será usado somente nas pescarias e não no dia a dia.

Quem anda, por exemplo, 10.000 km/mês é lógico que o cálculo do custo benefício para esta pessoa é totalmente diferente e o nosso exemplo/cálculo não se enquadra para ele.

Aliás, a escolha de veículo flex ou a diesel no meu entendimento depende de vários fatores, como por exemplo:

a) Necessidade (anda muito);

b) Gosto/desejo (o cara tem$$$ e quer o diesel, não interessando o custo-benefício);

c) Ocasião (arrendar terra para usina de cana e comprar álcool a preço de custo e sem imposto, aconteceu com minha família que antes só usávamos diesel, pena que este barato foi cortado);

d) Oportunidade (apareceu um bom negócio, veículo barato etc) e aí vai...

Ou seja, como bem disseram os colegas mais entendidos, cada caso é um caso.

Considerei alguns fatores e já estou pendendo para a Ranger, só vou aguardar o novo modelo, se não demorar e vou copiar a idéia do guincho do colega Júnior...rsrs

Novamente agradeço a cada um pela relevante sugestão. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, só para esclarecer, não podemos perder de vista que o nosso exemplo de custo-benefício entre diesel e flex/gasolina é específico para uma pessoa que anda em média 1.300 km/mês, não tem aplicação geral. O carro usado no exemplo foi escolhido aleatoriamente na tabela FIPE e se trata de S-10 4x2 a diesel e S-10 4x2 flex/gasolina, e não 4x4.

Ao postar o exemplo considerei algumas opiniões de colegas que levantaram essa polêmica, não se tratando especificamente das minhas necessidades, tanto que deixei claro tratar-se de uma digressão, ou seja, afastamos um pouco do assunto, já que o espaço é para a maioria um momento de laser e vale sair um pouco do foco do tópico, até porque as vezes o veículo será usado somente nas pescarias e não no dia a dia.

Quem anda, por exemplo, 10.000 km/mês é lógico que o cálculo do custo benefício para esta pessoa é totalmente diferente e o nosso exemplo/cálculo não se enquadra para ele.

Aliás, a escolha de veículo flex ou a diesel no meu entendimento depende de vários fatores, como por exemplo:

a) Necessidade (anda muito);

b) Gosto/desejo (o cara tem$$$ e quer o diesel, não interessando o custo-benefício);

(editado)) Ocasião (arrendar terra para usina de cana e comprar álcool a preço de custo e sem imposto, aconteceu com minha família que antes só usávamos diesel, pena que este barato foi cortado);

d) Oportunidade (apareceu um bom negócio, veículo barato etc) e aí vai...

Ou seja, como bem disseram os colegas mais entendidos, cada caso é um caso.

Considerei alguns fatores e já estou pendendo para a Ranger, só vou aguardar o novo modelo, se não demorar e vou copiar a idéia do guincho do colega Júnior...rsrs

Novamente agradeço a cada um pela relevante sugestão. joia:::

Bom Dia,

Mais Algumas Considerações quanto ao Guincho;

Escolhi este modelo (3600Lbs) por ser um guincho mais compacto e pelo fato de conseguir embutir no parachoque, vale lembrar novamente que a força de arrasto dele é de aproximadamente 1600 kg, ou seja coloquei este guincho somente para uso da pesca, descer e subir o barco e a carreta com tranquilidade para não forçar o conjunto de motor/embreagem/tração/Pneus da Ranger, para caso de atolamento do veiculo aconselho uso de uma PATECA (roldana) que multiplicara a foça do guincho em até 3x.

Comprei ele no ML por um preço bem acessivel (menos de 1k) caso queiram o contato gentileza mandar MP.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Pessoal, agradeço a valiosa opinião de cada um de vocês e acabei comprando mesmo o Suzuki Grand Vitara zero km, com tração 4x4 integral e permanente (muito seguro), bloqueio central (diferencial) e reduzida, estou adorando o carro, é bem completo e muito agradável de se pilotar, com ótimas referências de amigos proprietários. Na verdade era um desejo antigo.

Abração a todos.

Ira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores,

Sempre sonhei com um veículo 4x4. Mas de uns tempos pra cá comecei a refletir melhor.

Fica a pergunta: quantas vezes algum caminho que passaram em pescarias seria possível de ser feito apenas em 4x4?

Acredito que é um recurso de utilização bastante restrita. Vale mesmo pela sensação de possuir um 4x4. Talvez a mesma de quem compra um veículo "cross" para andar apenas na cidade.

Em 20 anos de pescarias, particularmente, nunca andei por nenuma estrada que desse exclusividade aos 4x4. Há situações que o 4x4 se sairia melhor que um 4x2. Mas, além de raras, normalmente, são transponíveis pelos 4x2.

Normalmente, usamos o mesmo carro de pescarias, também na cidade. E muito mais nela (cidade).

Quantos de vocês possuem esse perfil? Eu mesmo pesco umas 02 vezes por ano. O resto é cidade. Preciso de um 4x4?

Na hora de comprar vale mais optar por itens que vão ser uteis na cidade e na estrada. No meu entendimento 4x4 não é um deles

Pode ser pra vc, mas pra mim 4X4 é igual AIR BAG.

Vc não compra pra usar, mas se precisar, ESTÁ ALI.

E outra coisa, vc não se preocupa. Choveu? Dane-se. Começou a derrapar/patinar? Liga a tração e esqueçe. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores,

Sempre sonhei com um veículo 4x4. Mas de uns tempos pra cá comecei a refletir melhor.

Fica a pergunta: quantas vezes algum caminho que passaram em pescarias seria possível de ser feito apenas em 4x4?

Acredito que é um recurso de utilização bastante restrita. Vale mesmo pela sensação de possuir um 4x4. Talvez a mesma de quem compra um veículo "cross" para andar apenas na cidade.

Em 20 anos de pescarias, particularmente, nunca andei por nenuma estrada que desse exclusividade aos 4x4. Há situações que o 4x4 se sairia melhor que um 4x2. Mas, além de raras, normalmente, são transponíveis pelos 4x2.

Normalmente, usamos o mesmo carro de pescarias, também na cidade. E muito mais nela (cidade).

Quantos de vocês possuem esse perfil? Eu mesmo pesco umas 02 vezes por ano. O resto é cidade. Preciso de um 4x4?

Na hora de comprar vale mais optar por itens que vão ser uteis na cidade e na estrada. No meu entendimento 4x4 não é um deles

Pode ser pra vc, mas pra mim 4X4 é igual AIR BAG.

Vc não compra pra usar, mas se precisar, ESTÁ ALI.

E outra coisa, vc não se preocupa. Choveu? Dane-se. Começou a derrapar/patinar? Liga a tração e esqueçe. joia:::

"você não compra pra usar..." --> essa frase resume tudo o que eu disse anteriormente rindo3::

Cada um gasta seu diheiro como quer. Eu prefiro gastar em algo que eu realmente saiba que vou utilizar.

Nessa linha acho melhor não gastar com "sensações" do tipo "sensação de ter um 4x4". negativo::

PS: AIR BAG é item de segurança. Serve para salvar vidas. Obrigatório em vários países e no Brasil, a partir de 2014. legal::

Então eu recomendo que vc não compre um barco. E se comprar só use em rampa de asfalto, e mesmo assim terá que ver a inclinação.

E pode usar o air bag do seu caro à vontade, a final vc "pagou" por ele, e terá uma "sensação" de segurança KKKKKKK.

Uma outra opção é pescar em pesque e pague, perto do asfalto é lógico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não entendo certas discussões.

Acredito q cada um tem o direito de comprar o q quer. Ponto.

E acredito q cada um compre aquilo q lhe atenda. Ponto.

Se o cara consegue puxar o barco dele com uma moto...Compre uma moto.

Se o cara não consegue, compre um carro baixo.

Se ainda não consegue, seja lá o motivo (como inclinação, peso, terreno, falta de rampa e etc), compre uma caminhonete 4x2.

Se ainda assim a 4x2 estiver sendo forçada ou deixar o cara na mão, compre uma 4x4.

Se ainda assim não conseguir, compre um trator.

Se o trator não conseguir, compre um guincho....

....e por aí vai...

Então, não entendo pq este tipo de discussão?!?!??! blink::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, o post inicial foi sobre um carro 4X4 que desse pra usar na cidade e pra aventurar na pescaria.

Aí vem um cara e diz que o 4X4 não seria útil, pois usaria muito pouco.

então....

Mas não acho que seja discussão, mais um "brainstorm" pra reflexão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é...

Não sou "..um cara que diz.." isso ou aquilo. legal::

Quis apenas colocar um novo foco ao caso. Há pessoas que tem uma necessidade específica como puxar barco e usar rampa para colocá-lo na água.

Em momento algum disse algo sobre barcos e rampas. Apenas sobre estradas de terra.

Beleza! Para puxar barco e no caso de rampas não vejo alternativa melhor que um 4x4. Acontece que há pessoas que querem esse tipo de carro pra colocar nas estradas de terra de pescaria. Aí penso que um 4x2 resolve. Talvez com maior dificuldade aqui e alí em alguns casos, mas resolve.

Necessidades específicas, carro específico. Continuo achando que não vale a pena carro 4x4 na maioria dos casos e para a maioria das pessoas.

Ademais, creio que a maioria aqui no forum não tem barco nem pretende ter, mas talvez essa mesma maioria quisesse ter, tenha ou já quis ter um 4x4.

Apenas opiniões divergentes. Mas reconheço que postar essa linha de raciocício aqui teve o mesmo efeito que teria se postasse no forum "4x4brasil". Não foi uma boa idéia da minha parte.

Peço desculpas. buaa::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se voce nao vai usar "muito" a tracao 4x4, realmente nao compensa "ter" .... compre um jogo de correntes, e deixe no carro ... o dia que chover, bota elas, e vai sair bem da lama ....

só da picape ser 4x4, em relacao ao uma 4x2 igualzinha, o consumo aumenta algo em torno de 5% até 10% .... isso, andando no asfalto mesmo, sem ligar tracao, nem anda ... enfim ...

isso, pra quem pesca só 2x por ano ..... eu que ando na terra quase toda semana, :gorfei: :gorfei: , nao vivo mais sem um 4x4 ....

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O José, não precisa se desculpar não.

Acho que sua colocação é até pertinente, pois realmente não é qualquer estrada de terra que vc vai usar a tração, mas, como vc classifica o air bag como item de segurança, o fato de que a tração 4X4 aumenta muito a aderencia em situações que podem ocorrer no asfalto mesmo, como por exemplo, em caso de chuva forte e estrada escorregadia, ou (não é o caso do Brasil) neve.

Não quero te convencer a ter um 4x4, apenas fazendo vc pensar mais um pouco.

Também quero te sugerir a criar um post sobre o uso de quem tem 4X4. Até que seria interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito q nem seja uma questão de compensar ou não. Até pq essa discussão não teria fim.

O valor de um gosto, o valor de uma conquista são muito mais q apenas um "compensar".

Exemplo disso é pagarmos 70 mil reais ou mais num barco para usarmos 10 ou 12 vezes no ano. Todos já fizemos as contas e com tal valor dá para pescarmos por uns 5 anos no mesmo lugar pagando pousadas, guias e etc...kkk...

...a mesma coisa ocorre num 4x4 q o pescador não irá usar.

No meu caso em específico, como meu conjunto pesa algo próximo a 1 tonelada...o 4x4 é uma necessidade...Seja pra puxar tudo com mais segurança numa estrada cascalhada...e, principalmente, para tirar o barco da água. Mesmo num lugar q não seja muito inclinado, quando uso apenas o 4x2, ou até mesmo o 4x4 (sem ser reduzido), vejo q a embreagem do carro (Ranger 3.0) sofre para tirá-lo da água.

Quando ligamos a reduzida nem precisa acelerar...basta soltar a embreagem q o carro sobre com barco e tudo até em parede.

Então, como eu disse, cabe a cada um escolher e comprar aquilo q lhe atenda.....

Caso queira comprar apenas pro capricho tb...blz....a grana é sua...kkk... rindo3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é...

Não sou "..um cara que diz.." isso ou aquilo. legal::

Quis apenas colocar um novo foco ao caso. Há pessoas que tem uma necessidade específica como puxar barco e usar rampa para colocá-lo na água.

Em momento algum disse algo sobre barcos e rampas. Apenas sobre estradas de terra.

Beleza! Para puxar barco e no caso de rampas não vejo alternativa melhor que um 4x4. Acontece que há pessoas que querem esse tipo de carro pra colocar nas estradas de terra de pescaria. Aí penso que um 4x2 resolve. Talvez com maior dificuldade aqui e alí em alguns casos, mas resolve.

Necessidades específicas, carro específico. Continuo achando que não vale a pena carro 4x4 na maioria dos casos e para a maioria das pessoas.

Ademais, creio que a maioria aqui no forum não tem barco nem pretende ter, mas talvez essa mesma maioria quisesse ter, tenha ou já quis ter um 4x4.

Apenas opiniões divergentes. Mas reconheço que postar essa linha de raciocício aqui teve o mesmo efeito que teria se postasse no forum "4x4brasil". Não foi uma boa idéia da minha parte.

Peço desculpas. buaa::

José, tem nada que se desculpar.

Sua colocação é muito pertinente. Trabalhar com 4x4 é uma coisa, usar esporadicamente é outra. Passei 8 anos trabalhando com terra pesada, cerca de 1500Km de terra (do Parazão) por mês. O uso imprescindível se dava em 3 ou 4 vezes por ano só.

Que existe um conforto de ter esta ferramenta, isso existe, Mas também acredito que 95% ou mais dos traçados usados para o esporte da pesca não trabalham. Daí, poder tirar o diferencial dianteiro, evitando mais retentores, mais cruzetas, mais carcaças para serem consertados e desempenados é bom demais. joia:::

Pra quem tira e põe o barco na água com muita frequencia é uma mão na roda. Mas pra conseguir encarar estradas de terra ruim, olha que pesco mais pros lados do Parazão, Amazonas e Mato Grosso e 90% das pescarias se chega sem 4x4, exceto por épocas de pico cheia, pesca de tambaquis, etc...

Sou daquele que se tem tração, traço até em terra boa pra poder rodar a 110 ~ 120Km/h na terra. Se não tiver rodo a 100Km/h na terra boa sem passar susto. O mesmo serve pra chuva.

Mas repito, é muito pertinete sua colocação sobre o custo x benefício de um 4x4 para uso misto. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho 24 km de terra até chegar na casa na beira do rio. Sempre que eu chego na terra eu traço a caminhoneta.

É impressionante a diferença de se andar traçado e sem tração. Não derrapa, não patina, nada.

Também como disse o Fabrício, na hora de tirar o barco, se vc reduzir, nem precisa acelerar. Não esforça nada.

Agora, um 4X4 para usar em são paulo capital, eu não compraria.

Embora haja diferença até no mercado de usados, pois utilitários 4X4 são mais caros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é...

Não sou "..um cara que diz.." isso ou aquilo. legal::

Quis apenas colocar um novo foco ao caso. Há pessoas que tem uma necessidade específica como puxar barco e usar rampa para colocá-lo na água.

Em momento algum disse algo sobre barcos e rampas. Apenas sobre estradas de terra.

Beleza! Para puxar barco e no caso de rampas não vejo alternativa melhor que um 4x4. Acontece que há pessoas que querem esse tipo de carro pra colocar nas estradas de terra de pescaria. Aí penso que um 4x2 resolve. Talvez com maior dificuldade aqui e alí em alguns casos, mas resolve.

Necessidades específicas, carro específico. Continuo achando que não vale a pena carro 4x4 na maioria dos casos e para a maioria das pessoas.

Ademais, creio que a maioria aqui no forum não tem barco nem pretende ter, mas talvez essa mesma maioria quisesse ter, tenha ou já quis ter um 4x4.

Apenas opiniões divergentes. Mas reconheço que postar essa linha de raciocício aqui teve o mesmo efeito que teria se postasse no forum "4x4brasil". Não foi uma boa idéia da minha parte.

Peço desculpas. buaa::

José, tem nada que se desculpar.

Sua colocação é muito pertinente. Trabalhar com 4x4 é uma coisa, usar esporadicamente é outra. Passei 8 anos trabalhando com terra pesada, cerca de 1500Km de terra (do Parazão) por mês. O uso imprescindível se dava em 3 ou 4 vezes por ano só.

Que existe um conforto de ter esta ferramenta, isso existe, Mas também acredito que 95% ou mais dos traçados usados para o esporte da pesca não trabalham. Daí, poder tirar o diferencial dianteiro, evitando mais retentores, mais cruzetas, mais carcaças para serem consertados e desempenados é bom demais. joia:::

Pra quem tira e põe o barco na água com muita frequencia é uma mão na roda. Mas pra conseguir encarar estradas de terra ruim, olha que pesco mais pros lados do Parazão, Amazonas e Mato Grosso e 90% das pescarias se chega sem 4x4, exceto por épocas de pico cheia, pesca de tambaquis, etc...

Sou daquele que se tem tração, traço até em terra boa pra poder rodar a 110 ~ 120Km/h na terra. Se não tiver rodo a 100Km/h na terra boa sem passar susto. O mesmo serve pra chuva.

Mas repito, é muito pertinete sua colocação sobre o custo x benefício de um 4x4 para uso misto. joia:::

Falou e disse! ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma Ranger 4x2 2010 com guincho Eletrico de 3800 lbs na frente (que por sinal consegui embutir dentro do parachoque) não tenho problemas pois não preciso colocar meu carro dentro da agua nem forçar o conjunto de embreagem e pneus patinando para sair do embarcador ou atoleiros, quando vejo que o trem é ruim engato a carreta no guincho e solto o barco dentro do rio, depois pra tirar mesma coisa.. coloco a camionete a 15 metros da beira do rio e puxo com o guincho eletrico, no maximo 5 minutos o barco esta na beira da Camionete, muitas das vezes nem sujo a camionete de lama.

Fica ai a Sugestão. ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Ow manda uma foto de como vc fez pra colocar o guincho, embora a minha seja 4X4 um guincho é segurança total.

Olha ai Alex;

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Junior Rondonia: o guincho da Ranger ficou suuper bacana!

Precisa de alguma proteção/capa nele pra pegar terra?

abçs

Cris

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, tenho dois carros em casa: um meu, um da minha esposa. AMBOS 4X4.

Se pensar em segurança, dependendo do caso acho mais importante o 4X4 do que o Air Bag, por exemplo. Por que ? Simples, o 4x4 pode impedir que você bata o carro.

Muita gente associa o 4x4 ao fora de estrada, a barro, etc. Mas esquece que os 4x4 de hoje servem inclusive para andar em asfalto. Ou seja, prá quem gosta de pegar estrada (na cidade é menos importante), um 4x4 dá muito mais segurança para andar na chuva. E, pros pés de chumbo, igualmente mais segurança para andar em estradas de terra (mesmo sem barro, sem "desgraças").

4x4, hoje, não é apenas prá fazer trilha ou puxar carga. É outro item de segurança. Se é importante ou não prá você, aí são outros quinhentos. Mas achar que é só prá uma finalidade específica, é subjulgar o equipamento !

Guincho: quanto menos proteção, melhor !!!! Porque proteção demais acumula sujeira demais. quanto mais livre prá você poder "bater uma água" no bicho, melhor. Esse aí no do amigo Júnior tá muito bacana, só tem que ficar esperto prá não "submergir" o guincho, que aí vai precisar de manutenção preventiva por causa da caixa de solenóides... Mas ficou xique hein ! Eu tenho um dos carros com guincho, mas tá acima do parachoque mesmo, na frente da grade dos farois...

Abraço,

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a primeira coisa que olho em um carro antes do comprá-lo é a segurança. e pra quem já dirigiu um carro 4x4 em dias de chuva sabe da diferença. não possuo barco, nem frequento seguidamente trechos de terra e mesmo assim optei por um 4x4, e indico a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guincho: quanto menos prot

4x4, hoje, não é apenas prá fazer trilha ou puxar carga. É outro item de segurança. Se é importante ou não prá você, aí são outros quinhentos. Mas achar que é só prá uma finalidade específica, é subjulgar o equipamento !eção, melhor !!!! Porque proteção demais acumula sujeira demais. quanto mais livre prá você poder "bater uma água" no bicho, melhor. Esse aí no do amigo Júnior tá muito bacana, só tem que ficar esperto prá não "submergir" o guincho, que aí vai precisar de manutenção preventiva por causa da caixa de solenóides... Mas ficou xique hein ! Eu tenho um dos carros com guincho, mas tá acima do parachoque mesmo, na frente da grade dos farois...

Abraço,

Edu Nakiri

boa, Edu .....

aproveitando, os meus companheiros de jipe fazem o seguinte: ao montarem o guincho, instalam a "caixinha" dos contatos eletricos "longe" do guincho, as vezes, bem la no alto, atras do capo, etc .... diminui bastante os problemas com agua (ja que andamos muito "submersos" , rsrsrssrsr) ... mas, ainda assim, o guincho vai precisar se uns carinhos depois de andar na agua ...

abs joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma Ranger 4x2 2010 com guincho Eletrico de 3800 lbs na frente (que por sinal consegui embutir dentro do parachoque) não tenho problemas pois não preciso colocar meu carro dentro da agua nem forçar o conjunto de embreagem e pneus patinando para sair do embarcador ou atoleiros, quando vejo que o trem é ruim engato a carreta no guincho e solto o barco dentro do rio, depois pra tirar mesma coisa.. coloco a camionete a 15 metros da beira do rio e puxo com o guincho eletrico, no maximo 5 minutos o barco esta na beira da Camionete, muitas das vezes nem sujo a camionete de lama.

Fica ai a Sugestão. ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Ow manda uma foto de como vc fez pra colocar o guincho, embora a minha seja 4X4 um guincho é segurança total.

Olha ai Alex;

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

.

Junior Rondonia: o guincho da Ranger ficou suuper bacana!

Precisa de alguma proteção/capa nele pra pegar terra?

abçs

Cris

E ai Cris blz, o guincho é blindado, não precisa de proteção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...