Ir para conteúdo

QUEM CHEGOU DE BARCELOS|?????


Posts Recomendados

Oi pessoal,

Quem chegou de |Barcelos nessas ultimas semanas?? Como está a situação por lá??

Estou a 3 semanas de embarcar e a ansiedade já não dá espaço pra mais nada.

Vamos lá pessoal. Noticias dos rios, repiquetes, iscas, com qual cerveja que esta pegando mais, qualquer coisa.

Abrx

Ricardo. palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo,

Compartilhando o e-mail que recebemos (com agradecimentos ao Wilson Jurupoca - Mocorongo das antigas...)

Caros amigos Mocorongos,

Como alguns de vocês sabem, acabamos de voltar (07 a 13/10) , eu e Piva, de uma pescaria em Barcelos.

Ficamos hospedados na própria cidade, o que se revelou ruim (mas não é o momento para comentar disso) e saímos diariamente para pesca com um renomado piloteiro chamado Dadá. O esquema de sair de Barcelos tem vários contras em relação ao que fizemos anteriormente e que vocês farão dentro de alguns dias. Mas no meu caso o fator financeiro falou mais alto e conseguimos fazer nossa pescaria a R$ @&$@ por pessoa com TUDO incluso (menos passagem MAO – SP – MAO que foi milhagem) para 7 dias inteiros de pesca.

Mas sem dúvida o Angatú atende MUITO melhor a nós pescadores.

De qualquer forma, por sugestão do Kid, vou contar um pouco de como encontramos o rio e como foi a pescaria:

Por favor, tudo que vou escrever aqui é SUGESTÃO e coisas que percebemos nessa viagem. Eu detesto os “cagadores” de regras, portanto não interpretem assim.

Ao Kid, desculpe a repetição, mas vou aproveitar parcialmente o que te escrevi.

Em relação a nossa pescaria........

Não acertamos a mão................infelizmente.............mas também não posso considerar como uma semana ruim.

Sempre queremos mais, sonhamos com pescarias como a de 2009..............só que em 2012 dificilmente alguém fará uma tão boa como as várias que ocorreram em 2009.

A praga rogada pelo Traíra pegou........bem que ele falou que praga de baiano pegava........e enfrentamos um rio recebendo água nova todos os dias. Não chegou a ser um repiquete com grande aumento no volume do rio, elevou uns 5 ou 10 cm na semana toda, mas para um volume que vinha baixando 15 cm por dia....imaginem como atrapalhou.

O interessante é que as praias estavam todas lá........ portanto não fiquem muito animados ao vê-las do avião. É necessário estar no rio e entender o movimento das águas para saber se a pescaria vai ser mais ou menos produtiva.

Resumindo pegávamos em média uns 10 a 15 tucunas por dia cada pescador e saíram alguns peixes de respeito. O Piva bateu seu recorde pessoal com um belo tucuna de 7 kg e outros 2 com 5 kg. Eu peguei um de 8 kg, um de 7kg e 2 com 5 kg. O resto ficou entre 1 e 3 kg.

O peixe estava MUITO manhoso com a água nova e em alguns lugares a água ainda estava no mato. Sorte nossa eu ter concluído antecipadamente que para peixe manhoso a isca pequena deveria fazer sucesso e levei muitas iscas na faixa de 7 a 9 cm, elas salvaram a pescaria. Com o peixe manhoso não adianta tentar irritá-lo (com hélices grandes que aprendi a usar e tentei bastante) que ele nem dá as caras. Mesmo com iscas mais discretas era MUITO comum o peixe rebojar atrás da isca sem nem encostar nela e depois disso sumir. Tentávamos a velha técnica da meia água ou sub superfície depois do rebojo na isca de superfície, só que o peixe não aparecia mais. Nem um Jig lindo, como o feito pelo FlavioA, conseguia seduzir os desconfiados tucunas. Só conseguimos as capturas que escrevi usando iscas pequenas, trabalhadas bem lentamente de forma que parecesse presa bem fácil, isso provocava alguns ataques certeiros e pegávamos nossos peixes.

No meu caso, como não abro mão da Jumping Minnow, consegui belas capturas trabalhando como a chamadinha de robalos. Só assim eles criavam coragem para atacar. Com o trabalho tradicional nada acontecia, a adaptação foi necessária e salvadora.

Todos os dias comemos peixe assado nas praias e o investimento ínfimo de R$ 25,00 em cada rede foi FANTÁSTICO. Saíamos do barco, amarrávamos as redes e esticávamos o corpo enquanto o Dadá providenciava o peixinho assado, com farofa, shoyu e pimenta. Claro que algumas vezes o banho de rio antes de esticar o corpo era necessário.........eta vida DURA.

Novamente em relação às iscas, estejam preparados para usar menores que a Perversa. Por incrível que pareça não pegamos um único peixe com elas nessa semana. E o próprio Dadá sugeriu no primeiro dia que as usássemos, depois a Flash acabou sendo a isca matadeira.

Outra coisa que uso há muitos anos e que nessa semana se mostrou FUNDAMENTAL é o “Kit chuva”.

Ainda tem chovido muito por lá, pegamos pelo menos 4 chuvas fortes, uma delas durando quase 3 horas.......

Abandonei aquelas capas tipo moto-boy porque são grandes, pesadas, ocupam espaço e são quentes demais para a Amazônia.

Eu sempre levo umas 10 capas descartáveis que são práticas, leves e podemos jogar fora depois do uso. Levo varias porque acabo sempre salvando a pele do piloteiro ou do companheiro de barco.

Outra coisa que compõe o Kit são sacos de lixo de 100 litros. Sempre que a chuva começa coloco todas as coisas, especialmente os equipamentos eletrônicos, dentro da bolsa de pesca e embrulho com um saco de lixo.

Assim pescador e equipamentos ficam protegidos enquanto a chuva despenca.

Encontramos diversas vezes o Pilolo e ele já está à espera de vocês.

Boa sorte a todos e espero que encontrem o rio baixando.

Um abração,

Wilsão - Jurupoca

É importante ter em mente que as condições de pesca (altura de rio, agressividade dos peixes, etc...) se alteram com relativa frequência, e que a TENDÊNCIA é de que os principais fatores se restabeleçam...

arrow:: Acho que agora é esperar para ver o que acontece... ::fisherman

Boa sorte para você ! ::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou em manaus, cheguei hoje de barcelos .. as noticias sao as seguintes

rio negro baixando forte, mas vai subir pois choveu nas cabeceiras muito, já estão mais cheias que na semana anterior.

agora é um sobe e desce danado, está chovendo tds os dias

alguns peixes vem pra arrebentar nas iscas, outros bem manhosos

tragam stick !!! principalmente o ccm! os maiores peixes da pescaria sairam nele .. cor branca.

os peixes, ao contrário do q eu pensava nao estão batento na helice puxada forte .. peguei vários peixes bons puxando helices rápido e com toques mais sutis ...

os big tucunas estao comendo bicudas ... é incrível como eles correm atrás delas! várias vezes pegavamos bicudas e eles tomavam elas da isca ... em algumas oportunidades até conseguimos tirar alguns.

creio que esta proxima semana nao será fácil .. tem muita area alagada ... principalmente cabeceira de rio, onde saem os grandes ... e agora com água nova ficam mais manhosos ainda ...

boa sorte pra quem vai!

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltei hoje, e o Zezinho disse tudo....

Eu só usei hélice e popper, tive boas porradas, mas com puxadas fortes na hélice, porém lento, estão manhosos, porque estão com filhotes ou ninhos. Na hélice peguei muitos peixes entre 3 e 5 kg... O maior foi 8 kg, e perdi um que abriu o pitão da Rip Roller, mas faz parte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltei hoje, e o Zezinho disse tudo....

Eu só usei hélice e popper, tive boas porradas, mas com puxadas fortes na hélice, porém lento, estão manhosos, porque estão com filhotes ou ninhos. Na hélice peguei muitos peixes entre 3 e 5 kg... O maior foi 8 kg, e perdi um que abriu o pitão da Rip Roller, mas faz parte.

Uma lembrança, (todo o mundo deveria ter um tubo de cola super no equipamento deles). Uma gota nos anéis pitao o salvará um peixe grande, muito fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, eu levei um grupo pra pescar no Amazon Nemo do dia 14 a 21, inclusive encontrei o Zezinho no aeroporto e depois em Barcelos tbm rsrrs, muito gente boa. Então para o grupo no geral foi bom, pegamos mais de 700 peixes ao total, bastante entre 2,5 a 6,5 kg, eu tive a felicidade de pegar um Açu de 8,5 kg, realmente estavam manhosos, até esse de 8,5 eu levantei na rip roller e depois que vi que não tinha jeito então tirei ele na Jp (KV). logo estarei postando relato completo.

Mas eu penso já que está indo acredite e que os peixes vem.

lhe desejo boa sorte amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei hoje, estou em Barcelos, cheguei hoje, a pescaria foi espetacular, graças a deus não peguei repiquete, peguei dois peixes de 9kg e alguns entre 5 e 7kg, show demais... pesquei no Kalua, dos dias 20 a 27 de outubro, as iscas que funcionaram foram rip roller, T20 e Jig, mais nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei no dia 23. Comencamos no alto Araca, agua demais e encheu bastante com chuva torrencial de 2 dias! Corremos para o baixo Cuiuni e agua ainda bastante alta. Com 6 pescadores pegamos 507 peixes ate 8.5kgs, meu barco com metade deles com 254, quase todos no jigs. Pesca de superficie dificile mas sei que no Negro pegarem bastantes e grandes.

Steve Townson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Notícias mais recentes...

Chegamos de lá ontem ! Angatu

arrow:: Nível das águas de bom para ótimo !

arrow:: Peixes manhosos e pouco participativos !

arrow:: Iscas que + funcionaram (pela ordem) : Rapala Sub Walk (claras), Poppers, Jumping Jig T20, Jigs e algumas hélices...

Claro que alguns peixes foram pegos em outras iscas, MAS com pequena eficiência !

Já deixei Barcelos sob influência de um novo repiquete (pequeno)

Pescamos no Itu e Arirarrá, pois o Negro estava pouco produtivo !

arrow:: Investidas (botes) no Aracá com pouco resultado para o que era esperado !

arrow:: Conseguimos embarcar (apesar de tudo) um de 22lb e outro 23lb (ambos na SubWalk)

arrow:: Diversos outros abaixo dos 10 quilos...

arrow:: Impressionou mesmo foi a quantidade de barcos e turmas de pesca que estão saindo de Barcelos...

arrow:: Contei 23 grande barcos (acima de 10 pescadores) no sábado ao meio dia... !

arrow:: Hotéis cheios e muitos operadores saindo da própria cidade !

arrow:: Do jeito que vai, demorará pouco para não mais valer a pena...

BOA SORTE até então... ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também percebi uma movimentação intensa este ano, e não só de barcos grandes, mas de pescadores fazendo o "bate-volta" em Barcelos, hospedando-se num hotel. E que foi o que eu também fiz.

Outra coisa que reparei este ano foi a grande quantidade de lixo no entorno de Barcelos, muito saco de lixo pendurado nos galhos das árvores e lixo em geral nas praias, latas de cerveja, embalagens diversas e até sapatos e roupas!

Acredito que não deve demorar muito realmente para atingir um nível maior de depreciação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu a informação Kid.

Vamos ver nossa chegada no domingo como estara por lá.

Espero que toda essa "lotação" tenha passado.

Abrx

Ricardo.

Pelo que eu vi, toda a lotação de barcos-hotéis no mesmo ponto, ás vezes não é tão ruim assim, no ponto onde pescamos dois dias no negro, eu contei doze barcos-hotéis, um do lado do outro, parados no rio, e por incrível que pareça, foram os dois melhores dias de pesca, o negócio é se informar e agendar para pescar com guias realmente experientes, ai ele navega bastante e te leva em lugares com a voadeira onde não há ninguém... teve um mesmo dia que peguei quatro açus grandes, de 7 a 9kg, fora os menores... isso com toda aquela movimentação 12 de barcos-hotéis (fiz a conta, dá umas 80 voadeiras no mesmo lugar, pescando) no negro, ai nos outros dias subimos em pontos onde não havia pressão e competição de pesca e a pescaria não foi tão boa como antes... isso tudo é relevante...

Acho que você vai fazer uma grande pescaria, acompanhando na internet, a agência river plate disse que esses últimos dias o negro baixou um pouco mais e está na condição pefeita para pesca, só não sei a vericidade disso, ou se é propaganda para atrair turistas...

da uma olhada, esta foto é de ontem da igreja de Barcelos:

Imagem Postada

Boa viagem e pescaria, arrebenta lá! abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu mesmo João.

Vamos ver se tenho a sorte que voce teve.

Estamos aqui "cuidando" da ansiedade, pois embarco só dia 10 para Manaus.

A traia esta arrumada e na porta de casa, esperando o dia do Dini passar aqui me pegar para irmos pra Guarulhos.

Pelas informações, acredito ser uma bela pescaria.

Aguarde o relato.

Abraço

Ricardo. ::fisherman alegre:: ::fisherman alegre:: ::fisherman alegre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Quem tem visto o boletim do CPRM?!?!?

Pois é...os mais pacientes estarão fazendo uma bela pescaria...hehee...Toda a região tem secado muito e a turma q estará pescando nos próximos meses (Dez, Jan e Fev) tem tudo pra arrebentar... ::fishing

Aracá tá sequíssimo.

Alegria tb.

Os rios de SIRN já com dificuldade de entrar na boca...

Puts...e eu aqui... surtei::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...