Ir para conteúdo

Altura do motor no barco


Posts Recomendados

Boa noite pessoal gente boa, olha eu ak d novo com mais uma dúvida !! Eu mandei parafuzar meu 40 no meu barco lá ond comprei, mas eu estou em dúvida pois eles não encostaram ele no barco ! Acredito q seja pra água passar no lugar certo, mas é se ele não fosse parafusado?

Gostaria de saber se está certo isso Arnaldo??

image.jpeg

image.jpeg

image.jpeg

image.jpeg

image.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra dúvida tbm tinha esquecido de mencionar! Como dá para ver na imagem eu estou navegando no segundo pino, e ele ainda fauna cavalgadinha na velocidade máxima em 2 pessoas! Se por no 1 pino ele fica muito socado! Se não for por causa do jeito q parafusaram ele, oq eu faço?

estou pensando em flaps!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Angelo o ideal é a placa estar alinhada com o casco ou 1 a 2cm abaixo. O correto ao meu ver é fazer testes antes de parafusar, pois muda de casco pra casco, tem casco que alinhado vai bem tem casco que cavita.  

Tem que colocar o máximo de altura  até o motor não cavitar prejudicando a refrigeração .  Normalmente o pessoal que não tem motor fixo prende e  pronto.  

Mas subindo o motor  ganha-se velocidade, nos motores até 40hp a diferença é pequena mas nos grandes dá pra sentir bem tanto que o pessoal dos Bass Boats adoram o Jack Plate onde se regula essa altura conforme navega. 

Como gosto desssas coisas eu coloco um toquinho de diferentes tamanhos no meu 25hp e no meu barco um toquinho de 2cm foi o ideal e consegu tirar 1.5km/H  a mais , muito pouco mas foi. 

13336107_1029906357107155_45564052709634

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então como eu usei muito pouco ainda nao tive tempo de tentar muita coisa, mas eu cheguei a por um cara sentado no bico, aí melhorou mas não dá pra navegar assim eu ando de 15 a 20 minuto pra chegar no ponto o cara ficar sentado no bico com 2 cadeiras marcando no meio não dá né kkk! E se por outras coisas tipo balde de trato ou isopor ele acaba descendo com uns pulinhos q vai dando, só se amarrar!  Será q os flaps eu perco muita velocidade? Será q com os flaps eu não conseguiria navegar no 3 pino e daria mas velocidade?? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rapaz, ta nitido na foto, erraram feio ai nessa furacao... o motor ta alto demais, deve ta faltando pouco pra dar falta de refrigeracao nisso ai...

 

bass boat tem jack plate pq o casco permite isso, alem disso, o jack fica ha uns 20 cm de distancia do casco, onde ja forma aquela onda natural, portanto, em velocidade, a onda eh formada e o motor navega NA onda, podendo ficar bastante elevado, se ele navegar alto assim sem a onda forma, e nao for rabeta esportiva, vai fundir,,,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

rapaz, ta nitido na foto, erraram feio ai nessa furacao... o motor ta alto demais, deve ta faltando pouco pra dar falta de refrigeracao nisso ai...

 

bass boat tem jack plate pq o casco permite isso, alem disso, o jack fica ha uns 20 cm de distancia do casco, onde ja forma aquela onda natural, portanto, em velocidade, a onda eh formada e o motor navega NA onda, podendo ficar bastante elevado, se ele navegar alto assim sem a onda forma, e nao for rabeta esportiva, vai fundir,,,

Puts cara eu já estava meio desconfiado, eu fico sempre olhando pra ver se mija certo e pelo q eu vejo esta sempre mijando normal! 

E agora q q eu faço ? 

Se aumentar o furo ou fazer outro um pouco mais pra baixo tem problema? Isso pode ajudar a cavalgar mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Angelo marque a velocidade antes, eu acho que a altura tá boa, pelas fotos tá uns 2cm abaixo.   Mas como disse isso varia de barco pra barco, tem barco principalmente os bicos finos de 5m que ele cavalga quando tem um motor grande atras de 30 40hp  e navega com com 75% do acelerador , mas se tuchar ele pára.   Flap pode ajudar sim,  eu regularia e distribuiria melhor o peso ou tire o parafuso e deixe ele apoiado  normalmente antes de pensar em flaps.   Negócio é testar , dificil tirar conclusões fora dágua .  Como gosto e tenho um rio perto eu tirei 4km/H a mais do Seapro em 2 pessoas e tralha , mas pra fazer isso eu regulei a entrada de ar combustível , altura do motor, tacometro, hélice, ou seja  eu fui pro rio umas 5x só pra testar o melhor acerto e lógico pra pescar . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se vc medir direito, fura logo abaixo, basta vc retirar os parafusos que colocaram, soltar as presilhas e ver onde estao os buracos atuais, mete a furadeira (tente achar uma dewalt que akelas caseiras ésao fraquinhas e vai dar trabalho), fure na medida correta com o motor bem centralizado), poe na agua e ve o que vai dar, no maximo o que vai acontecer é vc ter que fechar os buracos mais embaixo com silicone, baratinho e provavelmente ninguem vai ver) os buracos de cima, o proprio motor vai tampar...

 

motor ter que estar de 1 a 2 polegadas a placa de cavitacao abaixo do fundo com o trim socado, o teu esta com 1 cm +- pelo q vi na foto... 

 

pelo q entendi teu barco é de 5 metros, se vc ler o que eu postei agora a pouco sobre cardoso, vera que barco de 5 metros nao tem equilibrio normal, entao tem q por peso na proa, exatamente como vc ja observou... com o 40, vc fica mais restrito ainda, mas é isso ai, qm tem falta de espaco, tem q pegar o 5 metros e aguentar... 

 

parabens pela compra e seja feliz, relaxa com isso de motor, com um 40, nao vai te faltar nem ferrando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Angelo marque a velocidade antes, eu acho que a altura tá boa, pelas fotos tá uns 2cm abaixo.   Mas como disse isso varia de barco pra barco, tem barco principalmente os bicos finos de 5m que ele cavalga quando tem um motor grande atras de 30 40hp  e navega com com 75% do acelerador , mas se tuchar ele pára.   Flap pode ajudar sim,  eu regularia e distribuiria melhor o peso ou tire o parafuso e deixe ele apoiado  normalmente antes de pensar em flaps.   Negócio é testar , dificil tirar conclusões fora dágua .  Como gosto e tenho um rio perto eu tirei 4km/H a mais do Seapro em 2 pessoas e tralha , mas pra fazer isso eu regulei a entrada de ar combustível , altura do motor, tacometro, hélice, ou seja  eu fui pro rio umas 5x só pra testar o melhor acerto e lógico pra pescar . 

Pois é parceiro mas o meu cavalga na velocidade máxima, se eu tirar um pouco a mão ele diminui!! Kkk vai entender! Acho q vou mandar abaixar um pouco, qualquer coisa volto pro lugar depois!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Angelo então é isso teste e teste, ou ande com trim mas abaixado tem barco que se dá melhor assim. Infelizmente não tem segredo de bolo, kkkkkkkkkkk   Seu barco tem 2 bancos, é comum quando se usa 40hp e como naturalmente o passageiro está mais pra trás ele cavalgar mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de baixar o motor , experimenta na primeira regulagem do trím de baixo para cima , pelo que vi está no segundo furo e como o motor está bem alto não vai afetar o rendimento do motor e pode ajudar nas cavalgadas , se não resolver , baixa o motor um pouco não muito , uns dois centímetros e experimenta ok . 

Sobre o motor não estar encostado na parte de cima da popa , não tem problema pois está parafusado , e sendo assim , pode-se descer e subir o motor dependendo do acerto na regulagem ok .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a altura está boa!! Se tiver ventilando o hélice em curvas, abaixe um pouco.  Manual do yamaha fala de 0 a 1 polegada a placa anti ventilação para baixo do casco, ou seja, paralelo (0) , ou até 2,5 cm abaixo.

Como disse o guto, distribua o peso mais a frente do casco, assim consegue diminuir bem ou até parar de cavalgar.

Abraço!!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tbm peguei hj, um Marfim Marino CLX 5.0, com o Mercury 40Hp, altura do motor esta bem parecida com a sua mas gostaria que minha "Placa anti ventilação" estivesse 1 dedinho abaixo do casco, a minha esta "nivelada"...

O Mercury possui alguns furos extra (dos parafusos) na parte superior, auxiliando na possibilidade de ajuste mas não na parte inferior (ae teria que furar novamente),, mas como o Guto disse, TESTAR e testar agora vem aquele trabalho que eu gosto, tunar, ajustar e fazer com que ande o mais satisfatório possível,,, depois posto algumas fotos...

PS : Por que tive tanto trabalho para baixar o motor ??? o travamento dele se mostrou meio complicado !! espero ser só burrice minha kkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, Angelo!

 

Então, o mais recomendado seria você ter feito o teste e encontrado a regulagem que lhe atenderia de forma correta antes de fixa-lo, pois são variáveis diferenças que podem ocorrer entre um casco e outro, assim não tendo um padrão definido. Mas o motor geralmente como os amigos lhe disseram acima o correto é a placa anti-cavitação ficar alinhada com o fundo do barco ou até 2.5 cm abaixo.

 

Em questão dos Flap's creio que mudaria pouco, pois a função do Flap é estabilidade e equilibrar a embarcação para que você deixe o trim o mais alto possível sem que o barco cavalgue ou cavite. Mas primeiro o barco deve estar em uma posição que não cavite sem os flaps, pois eles não interferem no fluxo de água que vai para a hélice. 

 

O que eu recomendaria para você seria abaixar pelo menos 1 cm o motor. Como o motor ficará mais baixo irá acrescentar um pouco de arrasto, porém com isso você terá a opção de deixar o 'trim do motor' mais alto, assim ganhando maior rendimento e comodidade. Já dessa forma os Flaps também ajudariam na eficácia.

 

Espero que resolva. Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Augusto Mestieri disse:

Acho que está boa a altura, mas deveriam ter colocado um apoio de nylon ou poliuretano em cima para ficar esteticamente equalizado.

Do jeito que ficou, parece que o motor está dependurado.

parece mesmo... 

um calço ajudaria no apoio do motor... ficaria mais compacto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Anderson Luis Ribeiro Blas disse:

Antes de baixar o motor , experimenta na primeira regulagem do trím de baixo para cima , pelo que vi está no segundo furo e como o motor está bem alto não vai afetar o rendimento do motor e pode ajudar nas cavalgadas , se não resolver , baixa o motor um pouco não muito , uns dois centímetros e experimenta ok . 

Sobre o motor não estar encostado na parte de cima da popa , não tem problema pois está parafusado , e sendo assim , pode-se descer e subir o motor dependendo do acerto na regulagem ok .

 

Vlw amigo pela dica! mas já tentei por ele no 1 pino, o barco fica muito ruim fica socado e perde potencia!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, João Caio Calaça disse:

Boa noite, Angelo!

 

Então, o mais recomendado seria você ter feito o teste e encontrado a regulagem que lhe atenderia de forma correta antes de fixa-lo, pois são variáveis diferenças que podem ocorrer entre um casco e outro, assim não tendo um padrão definido. Mas o motor geralmente como os amigos lhe disseram acima o correto é a placa anti-cavitação ficar alinhada com o fundo do barco ou até 2.5 cm abaixo.

 

Em questão dos Flap's creio que mudaria pouco, pois a função do Flap é estabilidade e equilibrar a embarcação para que você deixe o trim o mais alto possível sem que o barco cavalgue ou cavite. Mas primeiro o barco deve estar em uma posição que não cavite sem os flaps, pois eles não interferem no fluxo de água que vai para a hélice. 

 

O que eu recomendaria para você seria abaixar pelo menos 1 cm o motor. Como o motor ficará mais baixo irá acrescentar um pouco de arrasto, porém com isso você terá a opção de deixar o 'trim do motor' mais alto, assim ganhando maior rendimento e comodidade. Já dessa forma os Flaps também ajudariam na eficácia.

 

Espero que resolva. Um abraço!

É esse ai o meu pensamento parceiro, eu vou abaixar ele um pouco pra tentar andar com ele no 3 pino, e caso continue a cavalgar eu instalo os flaps q ja guanhei de brind!! Vlw pela dica!! merecido um + kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Augusto Mestieri disse:

Acho que está boa a altura, mas deveriam ter colocado um apoio de nylon ou poliuretano em cima para ficar esteticamente equalizado.

Do jeito que ficou, parece que o motor está dependurado.

Pod cre amigo, também não gostei desse serviço, agora q vou abaixar ele vou por um apoio de poliuretano!! vlw pela dica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...