Ir para conteúdo

Substituição de garatéia por anzol na pesca do Tucunaré Açu


Fabio Mucke

Posts Recomendados

Olá pessoal!

Andei vendo uns vídeos de pescarias de Tucunaré Açu na Colombia e fiquei surpreso em ver que nossos vizinhos estão usando anzóis simples no lugar das garatéias nas iscas artificiais.

Alguém já tentou isso? Viu alguma vantagem? Existe alguma tabela de conversão garatéia / anzol?

Segue aqui um dos vídeos que vi

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só uso anzóis no lugar das garatéias, bem melhor! Perde menos peixe, fisgadas mais certeiras, menos danos ao peixe, sem alterações no trabalho da isca e ganha-se a possibilidade de trabalhar a isca no meio da pauleira com menores chances de enroscar. O mesmo serve para o meio da vegetação. 

A posição do anzol é importante, o do meio da isca deve ficar com a ponta para baixo e o da traseira deve ficar com a ponta para cima, assim otimiza-se o balanceamento e precisão nas fisgadas. 

Já faz um bom tempo que não uso as garatéias... 

Ah, outro ponto importante na escolha dos anzóis é usar anzóis com olho vertical, uma recomendação é o VMC Inline Super, muito resistente (acreditem, mais resistente que as garateias 4x da VMC e owner). 

O tamanho certo para a isca ainda não vi tabelas, mas por experiência criei a minha regrinha: o gap do anzol deve ser um pouco maior que o gap da garateia original da isca, mas não superior ao dobro do gap original da isca. 
Outra forma de escolher o tamanho é colocar na isca com ring e tentar encostar os anzóis no centro da isca. A curvatura dos anzóis devem tocar-se na maioria das iscas, mas o gap de um não pode entrelaçar no gap do outro, como num aperto de mãos. Em algumas iscas maiores e mais compridas as curvaturas não se encontrarão, daí utilizo o bom e velho olhômetro e teste do nado da isca. 

 

Não é a toa que a Rapala está lançando várias iscas com anzol já de fábrica (que por sinal é o VMC inline tamanho 1/0 s enão me falha a memória), e a grande maioria das iscas para pescaria no mar utilizam anzóis, por terem diversas vantagens sobre o uso das garateias.

Um cuidado que se deve ter ao usar anzóis é NÃO FISGAR com aquela força de homem das cavernas. Tem que apenas firmar. Não há necessidade de fisgar como quando se usa garateias, pois entra muito mais fácil na boca do peixe e normalmente no canivete.
Abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante. A principio imagino que fisgar os peixes com garatei e mais facil, ate quando o Tucunare vem e bate da isca sem abocanhar... porem apos estar fisgado e fato que o anzol simples segura melhor. Outro beneficio que vejo com anzol simples e durante o combate, o peixe que entrar na pauleira vai ter menos chances de se libertar rasgando/quebrando o anzol ja que a isca dificilmente vai fisgar a madeira dos paus. Com garateia isto acontece com frequencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado! Qualquer coisa posso tentar ajudar dentro do que já experimentei 

Eu encontro aqui na minha cidade mesmo, na verdade eu comprei todo o estoque da loja e nunca mais vi kkk Deve chegar em breve, espero, porque uso para atados de fly também. 

Ainda não procurei na internet para ser sincero, mas deve ter sim, afinal de contas a loja da minha cidade é pequena e tem... Lojas maiores devem vender na seção de assist hooks. 
Abraço! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabio Mucke  eu conheço o cara que organizou essa pescaria (o que sai na “capa” do video), ele é o dono do lodge “rancho pelo largo” em Esquina, Corrientes.

A verdade é que a operação dele na Argentina dedica-se a pescaria do dourado quase 100% do tempo, e pelo tanto é normal que as iscas dele, e do grupo que ele leva pescar fora (que são, na maioria, clientes dele na Argentina) tenham as iscas ajeitadas pra pescar dourado. Na minha terra já quase acabou a discussão garateia x anzol, praticamente todos os guias que fazem bait lá, preferem anzol simples. Já pro tucunaré, que não tem a boca de osso igual ao dourado, eu tenho minhas duvidas se é melhor ou não. Concordo que a chance dele levar pro pau é menor com anzol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, EduBacha disse:

Obrigado! Qualquer coisa posso tentar ajudar dentro do que já experimentei 

Eu encontro aqui na minha cidade mesmo, na verdade eu comprei todo o estoque da loja e nunca mais vi kkk Deve chegar em breve, espero, porque uso para atados de fly também. 

Ainda não procurei na internet para ser sincero, mas deve ter sim, afinal de contas a loja da minha cidade é pequena e tem... Lojas maiores devem vender na seção de assist hooks. 
Abraço! 

Comprei recentemente na maripesca. São da DECOY. Vou testa-los na semana que vem no Rio Manso/MT nos dourados e nas piraputangas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, JuniorBsb disse:

Comprei recentemente na maripesca. São da DECOY. Vou testa-los na semana que vem no Rio Manso/MT nos dourados e nas piraputangas.

Qual o valor amigo?.

Uma vez eu havia procurado pra testar, mas quando encontrei era mais caro que garatéia 6x da vmc.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para dourado é muito melhor o anzol sem duvidas... Já usei ano passado na Amazônia nas iscas stick popper, thunder, brava e popper yara aonde achei muito bom por ser mais leve que as garatéias ganhou bastante em flutuabilidade, mas não entrou nenhum peixe gigante nesta iscas para ver a resistência, este ano vou testar novamente... Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, hoje fui à loja da minha cidade para tirar fotos dos anzóis e mostrar a vocês, encontrei 2 modelos, o VMC e uma outra marca que ainda não testei. O tamanho 2/0 da foto é para iscas grandonas, de 12cm a 15cm mais ou menos ou iscas muito gordas (como uma subwalk da rapala por exemplo), em resumo, iscas para os grandes tucunas ou dourados. Em iscas menores, de 9cm eu uso 1/0. 

IMG_4099.JPG.7547f372518f32c2dae9b7f5ba82246d.JPG 

 

IMG_4100.JPG.656a55fab9fba44d3f3f856c550507d8.JPG

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Lucas Grazziotti disse:

Comprou qual tamanho do anzol e quais iscas pra piraputangas amigo?

Comprei dois tamanhos, o 2 e o 2/0. O 2 para as piraputangas porque são menores.

E iscas comprei  várias, sendo as principais as papa black, inna 60 e ocl spitfire. Todas, ou quase, em cores cítricas e firetiger

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, EduBacha disse:

Pessoal, hoje fui à loja da minha cidade para tirar fotos dos anzóis e mostrar a vocês, encontrei 2 modelos, o VMC e uma outra marca que ainda não testei. O tamanho 2/0 da foto é para iscas grandonas, de 12cm a 15cm mais ou menos ou iscas muito gordas (como uma subwalk da rapala por exemplo), em resumo, iscas para os grandes tucunas ou dourados. Em iscas menores, de 9cm eu uso 1/0. 

IMG_4099.JPG.7547f372518f32c2dae9b7f5ba82246d.JPG 

 

IMG_4100.JPG.656a55fab9fba44d3f3f856c550507d8.JPG

 

Esses anzóis estão muito baratos. Puts!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Miron Júnior disse:

só nao tem logica esse anzol de traz ser usado com a ponta pra cima...eu uso com a ponta pra baixo...e lembrando pra quem for usar anzol comum tem que colocar 2 split rings (argolinhas) para o anzol ficar alinhado com a isca...

Ele é para cima porque se passar em estrutura ele não enrosca. Ou melhor, é mais difícil de enroscar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...