Ir para conteúdo

Uma nova tendência ou só um "modismo"...?

Kid M

Posts Recomendados

Tenho observado o crescimento de utilização de anzóis "in line" na substituição das garateias tradicionais em algumas iscas...

Vejo também que não apenas "por curiosidade" dos pescadores, mas pela insistência de alguns ícones (pessoas e operações), que não apenas "enfatizam" essa substituição, mas determinam que apenas iscas de anzóis "in line" são permitidos em algumas operações.

Anzolinline-VMC.JPG.649ae757363b520d693b0c31b29c5009.JPG

Não sou contra a mudança, mas terminantemente avesso à imposição desse esquema, pois é de se supor que os pescadores esportivos (os verdadeiros) são os primeiros a zelar pelo pesque & solte com peixes mais saudáveis retornando ao estado silvestre.

Acredito inclusive, que algumas das iscas hoje em uso, perdem alguma eficácia quando as garateias são substituídas pelos anzóis "in line". Claro que será mais um desafio para a indústria das iscas artificiais, mas nem tão complicado assim... Basta lembrar que já existem iscas originais que trazem essa mudança antes de sua comercialização. Acho cedo para fazer um juízo de valor se uma é melhor que outra (ou vice versa), pois "as manhas" decorrentes dos recolhimentos realizados pelos pescadores não são uniformes. 

SubSuperfRapalaMar.png.b1822a3af03f28a9b8dd5bb28b05f663.png  SubSuperfRapala.png.5626af32aa967806afbf28e13433d429.png

Por fim, acredito que existe de fato "uma tendência" no lançamento de algumas iscas artificiais por parte da indústria.

Se essa mudança será algo que sustentará uma "nova forma" de pesca com iscas artificiais, somente o tempo dirá.

E vocês, como estão observando essas "novidades" ?   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Kid M disse:

Tenho observado o crescimento de utilização de anzóis "in line" na substituição das garateias tradicionais em algumas iscas...

Vejo também que não apenas "por curiosidade" dos pescadores, mas pela insistência de alguns ícones (pessoas e operações), que não apenas "enfatizam" essa substituição, mas determinam que apenas iscas de anzóis "in line" são permitidos em algumas operações.

Anzolinline-VMC.JPG.649ae757363b520d693b0c31b29c5009.JPG

Não sou contra a mudança, mas terminantemente avesso à imposição desse esquema, pois é de se supor que os pescadores esportivos (os verdadeiros) são os primeiros a zelar pelo pesque & solte com peixes mais saudáveis retornando ao estado silvestre.

Acredito inclusive, que algumas das iscas hoje em uso, perdem alguma eficácia quando as garateias são substituídas pelos anzóis "in line". Claro que será mais um desafio para a indústria das iscas artificiais, mas nem tão complicado assim... Basta lembrar que já existem iscas originais que trazem essa mudança antes de sua comercialização. Acho cedo para fazer um juízo de valor se uma é melhor que outra (ou vice versa), pois "as manhas" decorrentes dos recolhimentos realizados pelos pescadores não são uniformes. 

SubSuperfRapalaMar.png.b1822a3af03f28a9b8dd5bb28b05f663.png  SubSuperfRapala.png.5626af32aa967806afbf28e13433d429.png

Por fim, acredito que existe de fato "uma tendência" no lançamento de algumas iscas artificiais por parte da indústria.

Se essa mudança será algo que sustentará uma "nova forma" de pesca com iscas artificiais, somente o tempo dirá.

E vocês, como estão observando essas "novidades" ?   

Boa tarde

Há quem diga que estraga menos a pintura da isca; ou machuca menos o peixe, só fisga pela boca..

Tem leis regionais regulando isso, ou que se devem amassar as farpas, e/ou proibindo isca de 3 garateias..

Eu particularmente só uso anzol quando não consigo balancear com garateia adequada, no caso, com a red pepper 110 para os açus, porque não gostei com garateia #2 que penso ser o mínimo aceitável

Abç 

Link para o comentário

24 minutos atrás, Joao Paulo ML disse:

Há quem diga que estraga menos a pintura da isca; ou machuca menos o peixe, só fisga pela boca..

A tese seria a de "machucar menos" o peixe. 

Apesar de se mostrar com um mínimo de veracidade, pode-se retrucar com a tese de que as garateias "furam menos" e deixam menos sequelas...

Começo a suspeitar que estamos derivando para situações de exagero... (mas isso é apenas meu ponto de vista

O balanceamento das iscas, quando em fase de projeto, leva em consideração a ação das garateias (ou anzóis) tracionadas para melhor trabalho da isca.

Link para o comentário

Kid, antes de mais nada eu sou cada dia mais adepto aos anzois in line em iscas artificias, por uma séria de fatores e preferências pessoais na prática da pesca, mas gostaria de voltar um pouquinho para contextualizar essas escolhas.

Comecei na pesca quase no berço, meu pai pescador profissional, então o assunto de pesca sempre esteve em minha vida, particularmente na prática sempre de forma amadora e atualmente gosto de usar o termo recreativa.

Mas analisando especificamente as maneiras de se "pegar" o peixe e não pescar como um todo, mas na época do meu pai pescador, era com rede predominamente, sempre dentro das regras da época, nunca se usava "pano malha 7", tinha que ser 8 para cima... essa era a lei (Hoje nem sei mais), para incrementar por cultura sempre foi meio averso à prática do arrastão e tarrafas.

Comecei a pescar com vara de bambu, linha de nilon grossa e o anzol da vez tinha que ser esse, com farpa "senão a traira escapava", e encastoado e com snap era luxo, muitas vezes não achava e ficava aquela sensação que não estava bom rs...

image.png.b2247a4b7a0b43a346da9df20f4f00fd.png

Pois bem, começo a pescar curimba, piaus, mandis etc...pescarias de espera e ai o "ideal" era chicote com três anzois bengalinha, podia até usar chinu ou manuseigo, mas o "pegador" mesmo era o bengalinha rs

(OBS: A gente ficava uma hora fazendo nó e essa engenhoca toda, para no primeiro arremesso enroscar em qualquer coisa no fundo do rio e/ou arrebentar a linha na primeira puxada do mandi que levava para estruturas) kkkkkk...

image.png.9d03341216300d1e1645d50b39ae9e67.png

Pois bem ai conheci o tal do chuveirinho "criminoso" rsrs...esse ai era "o pegador", mas se a florestal pegasse ia preso em fragante rs...

image.png.b9c7840e226883f0c2e0f8663e895741.png

E os tarrefeiros, arrastão e nessa época já dissimando os arpoeiros também...tudo dentro da lei (vixxi)...vida que segue;

Eis que lá para 2012 um amigo me leva para a pesca com iscas artificias e me deparo com iscas com garateias...aquilo para mim foi um arraso, cabeça bugou feio! Pois garateias eram proibidas em toda pesca amadora até onde tinha conhecimento.

Mas no mundo da pesca com iscas artificias não, pelo contexto todo que depois fomos estudando, então era permitido, mas não deixa de ser uma incoerrência né!?

E seguimos pescando...adaptando as práticas e "ferramentas"...

Lá para ano de 2020 vejo o Rubinho falando dos anzois inline nas iscas artificias e pesquiso no youtube e vejo o Marcel ensinando os macete tudinho....ai faço alguns testes asimilados e adoro as vantagens e decido ir trocando todas as garateias por anzois inline, no inicio poucas opções e uns ruim demais que até hoje estou trocando aos poucos...rs....mas o prazer de pescar com iscas artificiais foi aumentando, a produção diminuindo? Será?...de qualquer maneira como eu não pesca mesmo por produção né então nem entro no mérito...rs

image.png.100012fa556a64e17e91ef4f942fbd65.pngimage.png.3705f8202b8ba441de40e392840643f6.pngimage.png.8e45df4db3d460046630e090761c45df.pngimage.png.bca71c1fa4ee4c7c97124892f314f726.pngimage.png.adb966613df98bce477c2bce248fca25.png

(Da esquerda para direita os melhores que já testei...)

Mais recente a moda são as iscas de silicone com anzois jigred e/ou lastreados; (Pudriqueira....brincadeira nossa aqui na região) Mas pega muito peixe né?...ai ai

Em seguida incremento de um suporte hook na montagem e em paralelo alguns jig de pena com argola inferior para inserção do suporte hook;

Eis que me deparo com a seguinte situação nesse ultimo final de semana;

Fui pescar Dourado no Rio São Francisco e dentre o material levei duas montagens assimiladas a última: Isca de silicone com anzol e suporte hook e um jig com suporte hook, ai o guia vê a montagem e me informa que se o policial florestal pegar eu seria multado, pois aquilo ali é proibido, sendo considerado uma especia de "chuveirinho".... fiquei estarrecido na hora, mas depois já segui o fluxo e joguei para dentro da caixa e vou ter que abortar essas montagens...

Mas enfim, acho que pelo cronograma dos fatos já vai dar uma reflexão enorme né de como as coisas acontecem em nossa sociedade e como é nossa construção de pensamentos, nesse texto usei um mero exemplo pessoal conforme minha vivência cultural, mas poderia ser várias outras, mas a sucessão de fatos incoerências e hipocritas seria assimilada...rsrs...enfim, como eu digo, cada um vive sua ilusão nesse mundo de fantasias kkkkk

Vamos vivendo o processo e ajustando nossa crença pessoal com aquilo que pode ou não pode e desapegando do resto que não temos controle rsrs...

Um abraço mestre Kid!

Link para o comentário

45 minutos atrás, Edmar Alves disse:

Vamos vivendo o processo e ajustando nossa crença pessoal com aquilo que pode ou não pode e desapegando do resto que não temos controle rsrs...

Amigo Edmar,

Muito legal a sequência de experiências que relatou !

Praticamente faltou "apenas" a pesca de bomba ☀️ (claro que é brincadeira)

Também tive um longo caminho com experiências, quase sempre retratadas nas informações de terceiros, mais adiantados...

Época de "matar o peixe", época de "trazer peixe para casa", época de competição em quem pegava mais, e por aí seguindo até a maturidade chegar e fazer com que entendêssemos que o peixe vivo sempre valeria mais que morto...

Ao longo desse "passar de tempo", encontramos também grandes dificuldades de entendimento e fiscalização das regras estabelecidas.

Num pais como o nosso, a "corrupção" de pequenas vantagens somadas, sempre incomodou quem pescava pelo prazer, não pelo resultado.

As experiências na água doce sempre foram mais visíveis que as de água salgada, mas ambas sempre desafiaram o que podia ou não ser feito...

Ainda hoje, aqui em Salvador, dentro da Baía de Todos os Santos - BTS, a pescaria através bomba continua acontecendo... (não é sobrevivência, é deseducação).  :wild:

Link para o comentário

Bom tópico! na minha última viagem à Barcelos, eu coloquei Inline na Rover e na Bonnie, porem, com pitao "invertido" eu coloquei duas argolas, ai nao curti.

Esse ano, vou por na t20, vaprax, bonnie 128 e na rover para testar. Meu foco será trabalho melhor da isca. eu uso CCM em todas minhas iscas e garateia 6x, vejo que a bonnie trabalha mtoooo estranho.... por isso vou testar os inline. Comprei ontem o Decoy 2/0 para o pitão traseiro e o BKK Reef Master que tem o "olho norma" que vou usar na rover e bonnie que tem o pitao invertido no meio. vamos ver... 

é aquela, se o peixe estiver batendo para comer e "encharutar" creio que o anzol seja melhor, mais grosso, nao vai enroscar em pauleira. Agora se estiver batendo para "espantar" dificilmente o anzol sera mais efetivo que a garateia. 

Link para o comentário

Legal demais esse ponto de vista e os relatos de vocês. Sou de 89, mas me considero "Anos 80" pois tolero muito pouco o modus operandi da galera de hoje em dia... 

Pesco desde que me conheço por gente, mas a grande maioria do tempo em Pesqueiros. Fui buscar as fotos aqui, e a PRIMEIRA vez que sai de casa para um pescaria de isca artificial foi exatamente no dia 05/10/2019, portanto minha pescaria de bait acabou de fazer aniversário de 6 anos. Peguei minhas primeiras 2 traíras, e não parei mais... praticamente abandonei pesqueiro desde então, comprei caiaque, refinei a tralha e etc. Voltei pro pesqueiro agora, que a minha digníssima também gosta e tem ido junto atrás das Pirararas, Cachapiras e outros gigantes que temos por aqui.

Tudo é questão de evolução, seja da pesca, seja de conceito ou até mesmo de questões humanas.

Um dos motivos de ter "abandonado" os pesqueiros é que virou moda, começou a lotar de gente, de "equipes" que se reúnem, fazem uma gritaria e se acham estrelas de cinema. Na boa, não tenho saco pra isso. Há um booom tempo, eu gostava disso, me importava em "competir" com os amigos, pegar o maior peixe e bla bla bla. Hoje não suporto isso! Já vi marmanjo arrumar briga com adolescente de 15 anos por motivo estúpido... enfim.

Tenho muito pouco tempo de experiência na pesca de artificial, mas vejo os anzóis inline como uma evolução natural para a esportividade. Pra mim, parece bem claro que se tem bem menos chance de tirar o peixe tendo apenas 2 "anzóis" ao invés de 6. É uma forma grosseira de analisar, mas me parece simples assim. Uso e gosto dos anzois inline pois pesco muito próximo de pauleiras e vegetação, e ele enrosca muito menos, facilita em alguns momentos.

Agora vou deixar um ponto de vista meu: Fui em um pesqueiro pequeno da cidade e levei uns plugs pra traíra. Pedi autorização ao dono (que é antigo e quadrado KKK) e ele inicialmente achou ruim, pois machuca muito o peixe e bla bla bla). Argumentei da seguinte forma: É muito mais provável machucar seriamente o peixe com um anzol normal do que com uma isca de 2 garateias, pelo simples fato de ser praticamente impossível o peixe engolir uma isca assim, enquanto um anzol com isca natural pode passar facilmente pela "guela", e acabar ficando preso lá, matando seu peixe.

Obtive minha permissão pra pescar. Peguei algumas traíras e mostrei pra ele - todas com a isca por fora, sem danos. É isso... 😁

Link para o comentário

Confesso que é difícil entender, muitos pagam um valor exorbitante numa isca artificial porque acha ela uma isca eficaz, ai vai lá muda as características da isca deixando ela menos eficiente, tem coisas que só Floyd mesmo, há não ser que alguém ainda acredite que uma isca artificial com anzóis fique mais eficiente.

Link para o comentário

1 hora atrás, Arcer disse:

Confesso que é difícil entender, muitos pagam um valor exorbitante numa isca artificial porque acha ela uma isca eficaz, ai vai lá muda as características da isca deixando ela menos eficiente, tem coisas que só Floyd mesmo, há não ser que alguém ainda acredite que uma isca artificial com anzóis fique mais eficiente.

depende. Nao tem como pescar na amazonia com uma isca japonesa feita para bass. Vai abrir com um paca. Vc é obrigado a mudar. Colocando uma garateia 6x aumenta o peso da isca, atrapalhado o nado. O inline vem para ajudar essa questao. 

Link para o comentário

11 horas atrás, Arcer disse:

mais eficiente

Arcer, o negócio é "Mais eficiente" para que? 

O certo ou errado depende da finalidade e não do resultado né.

Vou relatar mais um caso que vou tomanda "raiva" de garateia... comprei um luvinha toda fechada que estava de olho a tempos, fininha, gostosa e protege toda mão, mas a danada enrosca na garateia mais que qualquer peixe kkkkk.... com anzol não tem isso. Pronto mais um motivo para eu escolher o anzol por ser mais eficiente que a garateia, no meu caso.

11 horas atrás, Arcer disse:

Confesso que é difícil entender, muitos pagam um valor exorbitante numa isca artificial porque acha ela uma isca eficaz, ai vai lá muda as características da isca

Mas rapa quantas vezes já vi post seu aqui no forum fazendo customização de iscas, alterando (Quase) tudo nas isquinhas sô kkkk danado!

Novamente, se é para ficar mais eficiente ou não, vai de cada finalidade de cada pescador...

Link para o comentário

15 horas atrás, Carlos Sommer disse:

Legal demais esse ponto de vista e os relatos de vocês. Sou de 89, mas me considero "Anos 80" pois tolero muito pouco o modus operandi da galera de hoje em dia... 

Pesco desde que me conheço por gente, mas a grande maioria do tempo em Pesqueiros. Fui buscar as fotos aqui, e a PRIMEIRA vez que sai de casa para um pescaria de isca artificial foi exatamente no dia 05/10/2019, portanto minha pescaria de bait acabou de fazer aniversário de 6 anos. Peguei minhas primeiras 2 traíras, e não parei mais... praticamente abandonei pesqueiro desde então, comprei caiaque, refinei a tralha e etc. Voltei pro pesqueiro agora, que a minha digníssima também gosta e tem ido junto atrás das Pirararas, Cachapiras e outros gigantes que temos por aqui.

Tudo é questão de evolução, seja da pesca, seja de conceito ou até mesmo de questões humanas.

Um dos motivos de ter "abandonado" os pesqueiros é que virou moda, começou a lotar de gente, de "equipes" que se reúnem, fazem uma gritaria e se acham estrelas de cinema. Na boa, não tenho saco pra isso. Há um booom tempo, eu gostava disso, me importava em "competir" com os amigos, pegar o maior peixe e bla bla bla. Hoje não suporto isso! Já vi marmanjo arrumar briga com adolescente de 15 anos por motivo estúpido... enfim.

Tenho muito pouco tempo de experiência na pesca de artificial, mas vejo os anzóis inline como uma evolução natural para a esportividade. Pra mim, parece bem claro que se tem bem menos chance de tirar o peixe tendo apenas 2 "anzóis" ao invés de 6. É uma forma grosseira de analisar, mas me parece simples assim. Uso e gosto dos anzois inline pois pesco muito próximo de pauleiras e vegetação, e ele enrosca muito menos, facilita em alguns momentos.

Agora vou deixar um ponto de vista meu: Fui em um pesqueiro pequeno da cidade e levei uns plugs pra traíra. Pedi autorização ao dono (que é antigo e quadrado KKK) e ele inicialmente achou ruim, pois machuca muito o peixe e bla bla bla). Argumentei da seguinte forma: É muito mais provável machucar seriamente o peixe com um anzol normal do que com uma isca de 2 garateias, pelo simples fato de ser praticamente impossível o peixe engolir uma isca assim, enquanto um anzol com isca natural pode passar facilmente pela "guela", e acabar ficando preso lá, matando seu peixe.

Obtive minha permissão pra pescar. Peguei algumas traíras e mostrei pra ele - todas com a isca por fora, sem danos. É isso... 😁

O bom senso após uma boa conversa e seguido de boas atitudes resolve (quase)tudo né! hehe...isso aê temos que adaptar a cada dia vivendo cada processo perante cada finalidade, o resultado e conseguencia...

Link para o comentário

17 horas atrás, VitorMorais disse:

Bom tópico! na minha última viagem à Barcelos, eu coloquei Inline na Rover e na Bonnie, porem, com pitao "invertido" eu coloquei duas argolas, ai nao curti.

Esse ano, vou por na t20, vaprax, bonnie 128 e na rover para testar. Meu foco será trabalho melhor da isca. eu uso CCM em todas minhas iscas e garateia 6x, vejo que a bonnie trabalha mtoooo estranho.... por isso vou testar os inline. Comprei ontem o Decoy 2/0 para o pitão traseiro e o BKK Reef Master que tem o "olho norma" que vou usar na rover e bonnie que tem o pitao invertido no meio. vamos ver... 

é aquela, se o peixe estiver batendo para comer e "encharutar" creio que o anzol seja melhor, mais grosso, nao vai enroscar em pauleira. Agora se estiver batendo para "espantar" dificilmente o anzol sera mais efetivo que a garateia. 

Fiz nas minhas também e fiquei muito satisfeito com a t20 anzol 2/0 até um açu abriu um anzol, fiquei de cara! Aquele anzol vermelho da maruri, já troque pelo Bkk diablo 2/0 ...vamos ver...

OBS: Esse açu que relatei peguei na corredeira, aquela pescaria na caidinha do barranco agua "na caixa" trabalhando na chamadinha....cenas lindas hehe

A Bonnie 128 ficou pulando mais que cabrito e em duas situações tirei peixe das estruturas com ela com trabalho bem rápido e provocante.....engatou boinito e peixe estava refugando iscas t20, sara sara 120....

Pode ter certeza que nesse contexto ai que especificou be detalhado o seu proposito vai ser sucesso! 

Link para o comentário

15 horas atrás, Carlos Sommer disse:

Fala Carlos, 

Bão?

Quando pequeno, comecei pescando em represas com meu pai e também ia à pesqueiros.

Tem pescador que entra no mundo a artificial e vira fresco, não pesca mais em córrego, pesqueiro ou na poça de lama sem peixe, e ainda menospreza quem curte. 

Eu amo pesqueiro e sempre amarei, mas já faz uns 3 anos que não frequento, pois como você disse, pesqueiro se tornou insuportável por diversos fatores.

Devido a minha agenda de trabalho eu só consigo ir aos finais de semana, e os pesqueiros nestas datas estão lotados.

Sem contar que tem pesqueiro que o pessoal chega na fila às 21:00 do dia anterior pra pegar um lugar bom.

Junte lotação com fila e gritaria (toda hora que algum modinha pega o peixe é: -TAQUI O BICHO!) e você terá o combo perfeito contra aquilo que foi buscar.

Pior que isso, só se tiver no ambiente uma caixa de corno (caixa de som portátil).

É por isso que tem acontecido tantas brigas em pesqueiro.

Quanto aos anzóis in-line, não coloquei em nenhuma das minhas iscas mas acho válido pra quem quer testar.

Acredito que você terá pros e contras.

(Pros: não enroscará nas estruturas, diminui que o peixe escape após a fisgada e diminui o risco do peixe ir pro paue abrir anzol).

(Contras: é mais caro e diminui o nº de fisgadas).

Abs

Link para o comentário

49 minutos atrás, Edmar Alves disse:

Mas rapa quantas vezes já vi post seu aqui no forum fazendo customização de iscas, alterando (Quase) tudo nas isquinhas sô kkkk danado

Quando faço alguma alteração em uma isca é tentando melhorar a eficiência dela não piorar, se ficar pior vai pro lixão das iscas.

Link para o comentário

41 minutos atrás, Edmar Alves disse:

Vou relatar mais um caso que vou tomanda "raiva" de garateia... comprei um luvinha toda fechada que estava de olho a tempos, fininha, gostosa e protege toda mão, mas a danada enrosca na garateia mais que qualquer peixe kkkkk.... com anzol não tem isso. 

É Edmar as garateias tedem mesmo a prender mais que anzóis, se vc usar uma isca artificial com garatéias vai estragar sua "Luvinha" se vc usar anzóis na isca bem menos, e se deixar a isca sem nada vc vai ter sua "Luvinha" por anos:gorfei:

Link para o comentário

Acompanhei vários posts do Marcel Werner aqui e nas redes sociais dele.
Acho top demais a iniciativa, principalmente tbm pq diminui drasticamente o números de acidentes no barco...
Acho que tem alguns pontos: pra peixes de boca dura como Dourado, dizem ser bem eficiente....testei nas Cachorras Largas, superfície e não curti.
Pontos principais que enxergo testando em iscas de superfície (Popper, Stick, Zara - não testei em Hélice) e meia água no geral:
Negativos: Peixe erra mais, bate e ficam menos; pode desbalancear pelo peso, trabalho, etc; anzois bons são caros.
Positivos: Se o peixe ficar na isca, não abre, dificilmente escapa; diminuem acidentes no barco.

São casos e casos, acho que é a mesma discussão sobre isca preferida, vai da preferência.

Link para o comentário

39 minutos atrás, Rafael Takahiro disse:

Acompanhei vários posts do Marcel Werner aqui e nas redes sociais dele.
Acho top demais a iniciativa, principalmente tbm pq diminui drasticamente o números de acidentes no barco...
Acho que tem alguns pontos: pra peixes de boca dura como Dourado, dizem ser bem eficiente....testei nas Cachorras Largas, superfície e não curti.
Pontos principais que enxergo testando em iscas de superfície (Popper, Stick, Zara - não testei em Hélice) e meia água no geral:
Negativos: Peixe erra mais, bate e ficam menos; pode desbalancear pelo peso, trabalho, etc; anzois bons são caros.
Positivos: Se o peixe ficar na isca, não abre, dificilmente escapa; diminuem acidentes no barco.

São casos e casos, acho que é a mesma discussão sobre isca preferida, vai da preferência.

A verdade que não se deve escolher um OU outro (quando se tem essa possibilidade, claro).

Garateia e anzol são complementares. Nem sempre o peixe está atacando para comer (nesse caso garateias são infinitamente superiores). Hélice também acho impossível usar anzol, até porque o arrasto da garateia também auxilia no trabalho da hélice.

A grande questão é quando usar cada uma. De maneira geral 90% das minhas iscas são anzóis, porque onde eu pesco os cenários são sempre arremessando muito próximo a estrutura (anzol diminui drasticamente a quantidade de enrosco e são mais fáceis de tirar do enrosco) e com peixe comendo para se alimentar (vulgo charutando tudo).

Mas já pesquei em algumas situações onde o peixe grande, só conseguíamos ações irritando eles. Ali foi onde a garateia entrou em jogo.

De maneira geral, para pescar com anzol tem que usar iscas um pouco menor. O que você quer com a isca com anzol é que o peixe encharute ela. Então quando você usa uma isca de 15cm e os peixes que estão batendo são tricks, vai acontecer isso de errar mesmo.

Agora errar necessariamente é um problema? Eu não acho! Porque nas pescarias com anzol, seleciona muito mais o peixe. Da oportunidade do peixe maior que de maneira geral é mais lento, chegar na isca enquanto os pequenos erram.

Agora se você pegasse uma isca de 7-9cm com anzol, com certeza eles não iriam errar tanto como se parece.

Link para o comentário

18 horas atrás, VitorMorais disse:

Fala Vitor

A gente acaba usando garateia 6x porque é mais barata, paga 30 reais vem 10 da VMC, mas na verdade ela é pesada e tem o arame muito grosso e GAP curto, penetração ruim. Já desde os primórdios acabei colocando elas em quase todas as minhas iscas. Só que a maioria #2 pois não ficam legal com #1...

Gosto mesmo é das garateias 4x, Owner, BKK ou ODZ Trinity, claro são bem mais caras e vem menos unidades.

Você citou a bonnie 128 com garateia 6x, nesse caso se colocar #1 fica horrível, #2 fica aceitável.

Eu comprei uma Jockie da Jackal, coloquei garateia da ODZ tamanho 2, pesa 1,4g, da VMC pesa 1,6g.. mais fino e afiado.. Claro não pode forçar muito na briga, tem que dosar a fricção

Em suma, sou fã das garateias 4x, dentre as top disponíveis no mercado

abç

Link para o comentário

38 minutos atrás, Joao Paulo ML disse:

A gente acaba usando garateia 6x porque é mais barata, paga 30 reais vem 10 da VMC, mas na verdade ela é pesada e tem o arame muito grosso e GAP curto, penetração ruim. 

Garatéias da vmc pararam no tempo péssimo gap, farpa muito grande e desalinhada com o olho.

Ganhou fama e acharam que não precisa mais melhorar 

Screenshot_20251001_105619_Mercado Libre_1.jpg

Link para o comentário

2 horas atrás, Gabriel Bragatto disse:

Fala Carlos, 

Bão?

Quando pequeno, comecei pescando em represas com meu pai e também ia à pesqueiros.

Tem pescador que entra no mundo a artificial e vira fresco, não pesca mais em córrego, pesqueiro ou na poça de lama sem peixe, e ainda menospreza quem curte. 

Eu amo pesqueiro e sempre amarei, mas já faz uns 3 anos que não frequento, pois como você disse, pesqueiro se tornou insuportável por diversos fatores.

Devido a minha agenda de trabalho eu só consigo ir aos finais de semana, e os pesqueiros nestas datas estão lotados.

Sem contar que tem pesqueiro que o pessoal chega na fila às 21:00 do dia anterior pra pegar um lugar bom.

Junte lotação com fila e gritaria (toda hora que algum modinha pega o peixe é: -TAQUI O BICHO!) e você terá o combo perfeito contra aquilo que foi buscar.

Pior que isso, só se tiver no ambiente uma caixa de corno (caixa de som portátil).

É por isso que tem acontecido tantas brigas em pesqueiro.

Quanto aos anzóis in-line, não coloquei em nenhuma das minhas iscas mas acho válido pra quem quer testar.

Acredito que você terá pros e contras.

(Pros: não enroscará nas estruturas, diminui que o peixe escape após a fisgada e diminui o risco do peixe ir pro paue abrir anzol).

(Contras: é mais caro e diminui o nº de fisgadas).

Abs

Salve, Gabriel!

Perfeito. A gente vai ficando velho, e a paciência pra certas coisas vai acabando rsrs.

Estou na mesma situação... trabalho em horário comercial, e me sobra somente sábado e domingo. Aí, é aquele caos... então tenho preferido lugares mais simples, peixes menores, mas que me proporcione paz e silêncio.

E sim, existe preconceito com Pesqueiros. Quem dera todos tivessem condição de ir todo ano pra Amazônia e afins, né? Estou com 35 anos e ainda não consegui... quem sabe um dia. Por hora, as Pirararas, Cacharas, Cachapiras, Tambas, Matrinchãs e etc sempre tornam meus dias melhores! kkkkk

Abraço!

Link para o comentário

Se pode pensar assim mas de seis pontas tirou só uma e já diminuíram as capturas????

Esse pensamento não é correto, o Tucunaré ataca na frente da isca, muitas vezes a de trás enrosca nele durante a briga,, ou seja tirar uma ponta da garatéia da frente é como tirar quase 30% das possibilidades de captura.

Link para o comentário

4 horas atrás, Arcer disse:

É Edmar as garateias tedem mesmo a prender mais que anzóis, se vc usar uma isca artificial com garatéias vai estragar sua "Luvinha" se vc usar anzóis na isca bem menos, e se deixar a isca sem nada vc vai ter sua "Luvinha" por anos:gorfei:

4 horas atrás, Arcer disse:

Quando faço alguma alteração em uma isca é tentando melhorar a eficiência dela não piorar, se ficar pior vai pro lixão das iscas.

Como você mesmo diz Arcer, e eu também,  uuu.PNG

Então prefiro escolher anzois para uma melhor eficiência e prazer na pescaria como um todo que continuar usando garateias simplismente porque teoricamente pegam mais peixe.

Mas o principal Camarada, o melhor para você pode não ser o melhor para mim e vice versa, e está tudo bem né?...

Com ou sem "luvinha", com anzol in line ou com garateia ou com ou sem "isquinha pintadinha" ....

Segue o baile parceiro...eu quero é pesca!! hehe

Link para o comentário

32 minutos atrás, Edmar Alves disse:

Como você mesmo diz Arcer, e eu também,  uuu.PNG

Então prefiro escolher anzois para uma melhor eficiência e prazer na pescaria como um todo que continuar usando garateias simplismente porque teoricamente pegam mais peixe.

Mas o principal Camarada, o melhor para você pode não ser o melhor para mim e vice versa, e está tudo bem né?...

Com ou sem "luvinha", com anzol in line ou com garateia ou com ou sem "isquinha pintadinha" ....

Segue o baile parceiro...eu quero é pesca!! hehe

Meu caro Edmar realmente não pesco por produtividade senão iria pescar Tucunaré com lambari vivo ou usar outras técnicas. É um prazer  trabalhar com uma isca eficiente que nada bem que a grande maioria das vezes que o peixe bate fica, não creio que seja tão prazeroso se pescar com uma isca que não seja eficiente, não vejo nenhum problema em querer melhorar a eficiência de uma isca em piorar sim, confesse gostou da isquinha pintadinha né? Os tucuninhas adoram :gorfei:.

Qualidade e eficiência me deixa feliz. 

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
  • Criar Novo...