Ir para conteúdo

=== ABSURDO === Pousada Nascente do Xingu


Posts Recomendados

Eu acho que a melhor atitude a ser tomada é encaminhar o link desse post para a administração da pousada, para que eles vejam como a sua clientela em potencial reage à ese tipo de atitude. Sem ofensas nem descer o nivel. Como ja foi explicado acima, nao existem restrições ao abate dessa espécie no MT, infelizmente.

Essa clientela que se preucupa em cobrir o custo da viagem trazendo peixes, visita um local desses uma vez por ano, enquanto pescadores esportivos de verdade vao a campo diversas vezes na mesma temporada, pois para nós é um esporte.

bração

Isso já foi feito Tiago ... mas ela ainda n se manifestou ! Vamos esperar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 103
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Ta feita a denúncia, foi gerado o protocolo nº621504, recebi um e-mail de confirmação da linha verde e no e-m ail estarei anexando os vídeos que gravei já e mais algumas informações sobre local, como chegar e tal, já que no formulário do site não pode.

Vou mandar para o pessoa do pescar e preservar (Papa) também , não o conheço mais por se tratar de uma pessoa que faz programa de pesca deve ser con sciente e nos ajudará.

Outra coisa, bora arregassar a manga e fazer a nossa parte, denunciem através do site do IBAMA (linha verde) ou orgão responsável em sua região, chega de ficar olhando!

É fácil falar que esses ôrgãos não fazem nada se também não fazemos, vamos fazer e cobrá-los, todos tem esse canal de acesso.

Abraxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EU FUI O CRIADOR DO TOPICO NO FORUM DO MOMENTO DA PESCA NAO SABIA QUE ISSO INHA FICAR TAO SERIO MAIS PRIMEIRO VAMO NOS INFORMA SE TA INREGULAR ETC...PQ AQUI NA ONDE EU MORRO A PIRAIBA NAO E PROIBIDA ABATER JA NAO SEI NA SITUCAO DA POUSADA SE TEM ALGUMA LEI ENTRE COISA MAIS E LAMENTAVEM VER UM PEIXE DESSE SER MORTO PRA VIRA TROFEU NA CASA DE UM FILHA DA MAE DESSE IMAGINE A GENETICA DESSE PEIXE ESPERO QUE POSSAMOS FAZER NOSSA ALTORIDADE A VE MELHOR ESSAS NOSSA LEIS PQ JA TAM BEM UTRAPASADA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EU FUI O CRIADOR DO TOPICO NO FORUM DO MOMENTO DA PESCA NAO SABIA QUE ISSO INHA FICAR TAO SERIO MAIS PRIMEIRO VAMO NOS INFORMA SE TA INREGULAR ETC...PQ AQUI NA ONDE EU MORRO A PIRAIBA NAO E PROIBIDA ABATER JA NAO SEI NA SITUCAO DA POUSADA SE TEM ALGUMA LEI ENTRE COISA MAIS E LAMENTAVEM VER UM PEIXE DESSE SER MORTO PRA VIRA TROFEU NA CASA DE UM FILHA DA MAE DESSE IMAGINE A GENETICA DESSE PEIXE ESPERO QUE POSSAMOS FAZER NOSSA ALTORIDADE A VE MELHOR ESSAS NOSSA LEIS PQ JA TAM BEM UTRAPASADA

Muito obrigado pela contribuição Thaison

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também já fiz a denúncia no IBAMA. O número da solicitação é 622087.

Link abaixo, para quem tem interesse em fazer a denúncia e a solução para o problema.

Link: servicos.ibama.gov.br/ctf/formulario_solicitacao_auxilio.php

( só copiar e colar )

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é...como não sei se o cara estava ou não fóra da lei...aqui vai a minha denúncia (622103).

Boa noite.

Venho externar minha indignação a respeito do tipo de pescaria realizada na região de Canarana-MT, mais especificamente na Pousada Nascente do Xingu, q abriu a pouco meses e já está dando um péssimo exemplo de turismo de pesca.

Foi divulgado um vídeo na internet onde um pescador abate uma gigantesca piraíba e faz questão de exibir o peixe. Uma cena lamentável.

A minha denúncia é contra vcs mesmos, do Ibama, pois onde está a lei q proíbe a matança de grandes peixes? q estipula o abate de grandes matrizes e o tamanho máximo de abate de cada espécie?

Estamos ouvindo há anos que vcs criarão essa lei....mas onde está? Criá-la depois q tudo acabar não adianta.

Ou o Ibama nos ajuda a preservar o nosso meio ambiente ou ele acabará (Ibama).

Att.

Fabrício

Atenção....e cuidado para não imputarem um crime q o dono da pousada sem terem certeza do q estão denunciando, ok?!?!

Q ele pagará amargamente o q está fazendo, isso ele amargará...mas se ele entrar com um processo contra os xiítas Ecochatos por falsa comunicação de crime a coisa vai ficar preta pro lado de quem acusa e não pode provar. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a retirada dos vídeos acredito que esse cidadão já esteja repensando suas atitudes, com certeza!

Mandamos bem!

Agora na denúncia que fiz não acusei, mais a grosso modo disse para fazererm uma "blit´s" no local, mais ou menos isso! heheheh

Abraxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, parabéns a todos pela atitude certa que vocês tomaram! Denúncia, e-mails, divulgação das irregularidades (se houver), crimes (se houver) e imoralidades e falta de conciência ecológica (essas duas com certeza!!!) tem que ser divulgados!

Não podemos compactuar com esse tipo de aberração!!! Em 2006 eu fui a convite (na faixa, no 0800) em uma pousada na mesma região e me deparei com cena bastante parecida. Um mané pescou uma piraíba de + de 100 kg e a matou. Só que o cara foi tão burro que matou sem ter como levar embora, pois o único meio de acesso à pousada era de avião (era o meio de trasporte dele). Seria inviável levar o peixe da pousada de caminhonete pois ela demoraria muito a chegar e o dono da pousada queria cobrar pelo transporte (óbvio!). O gênio-pescador, então, resolveu o "problema" da seguinte forma: vendeu o filé do peixe por R$ 2,00/kg pro piloteiro que o ajudou na matança!!! Na cabeça-de-bagre dele ele descontou R$ 80 dos gastos que ele teve com a pescaria... Eu teria pago os R$ 80 para ele soltar o peixe, mas não tive essa chance... E o piloteiro estava todo orgulhoso pelo "feito"... Ficou demonstrado pra mim a total falta de conciência dessa turma e eu nunca mais voltei lá... Não fiz denúncia porque estava lá de favor e poderia gerar incovenientes para pessoas queridas que não tem nada com isso. Mas tenho isso até hoje entalado na garganta...

Infelizmente nessa região tem muita gente assim! Ouço muitas histórias de gente que trouxe 200 kg de peixe, 300 kg de peixe de pescarias no Xingu e no Araguaia... Como se isso fosse alguma vantagem! E depois os mesmos "gênios" ficam se lamuriando e lembrando do tempo em que pegavam 1/2 dúzia de pirararas num dia de pesca com bóias... Eu já peguei 20 dourados em um rio do Pantanal em 2 horas de pescaria. Só trouxe o que a lei permitia, mas me arrependo amargamente de ter feito isso!!! A pergunta que às vezes me faço é: será essas pessoas vão se arrepender um dia do que fizeram? Será que quando esse dia chegar vai dar tempo de reparar os danos causados por eles no passado?!?!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal o fato teve resultado, infelizmente não o qual a gente esperava ... A resposta do Ibama chegou em meu e-mail nessa manhã e não fiquei nem um pouco satisfeito ! Esse nosso Brasil tem muito o que mudar e melhorar. doeu:: doeu::

'' A(s) solicitação(ões) nº622087 do tipo "Denúncia" teve a seguinte resposta:

Prezado Senhor Felipe,

Ao cumprimentá-lo, temos a informar que no Mato Grosso não existe restrição para esse especie. A equipe do Programa de Pesca Amadora do IBAMA está em fase final de coleta de dados do projeto de monitoramento da pesca no lago de Serra da Mesa e que esse projeto nos dará base técnica científica para implementar o tamanho máximo de captura como medida de ordenamento pesqueiro. Esperamos que esse ano a nova regra entre em vigor para a Bacia do Tocantins e se tudo der certo, a idéia é difundir isso para outras bacias.

Agradecemos o envio da mensagem e nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

Mohara de Melo Guimaraes

Cadastro Técnico Federal

IBAMA ''

Já que nao existe lei ... será que existem donos de pousadas tão ignorantes assim ?

- Existem e muitos !

Uma pena pessoal ... oq poderiamos fazer, fizemos. Fizemos denuncia, e-mail's, comentários e divulgação. Mas em quanto nossos código não mudar, não haverão punições valorizadas. O que me deixa mais triste ainda é pensar q a Argentina já faz isso rindo3::

Agradeço a ajuda e força de todos.

Muito obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas, pessoal. Tentei ver o vídeo mas ele foi removido pelo usuário. Aliás, acabou de ser removido. Quero deixar o meu protesto diante de uma atitude tão predadora. No momento atual em que o mundo inteiro clama por todas as formas de preservação ambiental, ver uma imagem dessa é doloroso, principalmente pra quem ainda acredita que haverá um mundo melhor que deveria ser construído por nós mesmos, neste momento, para nossos filhos, nossos netos... enfim pra toda a humanidade e para todos os seres vivos. Agora eu questiono...além desse absurdo, o que esses predadores reservam dentro de suas próprias casas para os seu familiares, para as esposas, para suas crianças? Eu só peço a Deus que esses pescadores, digo, predadores, reflitam sobre suas atitudes. O mundo precisa de pessoas mais comprometidas em zelar umas pelas outras. Abraços... marly bbatt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas, pessoal. Tentei ver o vídeo mas ele foi removido pelo usuário. Aliás, acabou de ser removido. Quero deixar o meu protesto diante de uma atitude tão predadora. No momento atual em que o mundo inteiro clama por todas as formas de preservação ambiental, ver uma imagem dessa é doloroso, principalmente pra quem ainda acredita que haverá um mundo melhor que deveria ser construído por nós mesmos, neste momento, para nossos filhos, nossos netos... enfim pra toda a humanidade e para todos os seres vivos. Agora eu questiono...além desse absurdo, o que esses predadores reservam dentro de suas próprias casas para os seu familiares, para as esposas, para suas crianças? Eu só peço a Deus que esses pescadores, digo, predadores, reflitam sobre suas atitudes. O mundo precisa de pessoas mais comprometidas em zelar umas pelas outras. Abraços... marly bbatt

Marly, pelos links abaixo, vc consegue ver o absurdo ocorrido.

www.4shared.com/file/127432331/6c48a0e1/Absurdo1.html

www.4shared.com/file/127433434/a1d1258e/Absurdo2.html

Abraços, obrigado pela força

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tb recebi a mesma resposta do Felipe....

Prezado(a) senhor(a),

A(s) solicitação(ões) nº622103 do tipo "Denúncia" teve a seguinte resposta:

Prezado Senhor Fabricio,

Ao cumprimentá-lo, temos a informar que no Mato Grosso não existe restrição para esse espécie. Porém a equipe do Programa de Pesca Amadora do IBAMA está em fase final de coleta de dados do projeto de monitoramento da pesca no lago de Serra da Mesa, com essas informações terão base técnica científica para implementar o tamanho máximo de captura como medida de ordenamento pesqueiro. Esperamos que esse ano a nova regra entre em vigor para a Bacia do Tocantins e se tudo der certo, a idéia é difundir isso para outras bacias.

Agradecemos o envio da mensagem e nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos.

Por favor, não responda a esta mensagem. Caso necessite entrar em contato conosco novamente, ligue para (61) 3316-1677 ou utilize o Formulário de Solicitação de Auxílio dos Serviços On-Line do Ibama no link abaixo:

Formulário de Solicitação de Auxílio

Atenciosamente,

Mohara de Melo Guimaraes

Cadastro Técnico Federal

IBAMA

Pois é...viu o q eu falei...não adianta xingarmos os caras, afinal eles estão se prejudicando...então, vamos nos unir a eles.....vamos chamá-lo...vamos tentar colocar na cabeça dele a importância de se ter um peixe desses vivo nos fundos da sua pousada.

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tb recebi a mesma resposta do Felipe....

Prezado(a) senhor(a),

A(s) solicitação(ões) nº622103 do tipo "Denúncia" teve a seguinte resposta:

Prezado Senhor Fabricio,

Ao cumprimentá-lo, temos a informar que no Mato Grosso não existe restrição para esse espécie. Porém a equipe do Programa de Pesca Amadora do IBAMA está em fase final de coleta de dados do projeto de monitoramento da pesca no lago de Serra da Mesa, com essas informações terão base técnica científica para implementar o tamanho máximo de captura como medida de ordenamento pesqueiro. Esperamos que esse ano a nova regra entre em vigor para a Bacia do Tocantins e se tudo der certo, a idéia é difundir isso para outras bacias.

Agradecemos o envio da mensagem e nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos.

Por favor, não responda a esta mensagem. Caso necessite entrar em contato conosco novamente, ligue para (61) 3316-1677 ou utilize o Formulário de Solicitação de Auxílio dos Serviços On-Line do Ibama no link abaixo:

Formulário de Solicitação de Auxílio

Atenciosamente,

Mohara de Melo Guimaraes

Cadastro Técnico Federal

IBAMA

Pois é...viu o q eu falei...não adianta xingarmos os caras, afinal eles estão se prejudicando...então, vamos nos unir a eles.....vamos chamá-lo...vamos tentar colocar na cabeça dele a importância de se ter um peixe desses vivo nos fundos da sua pousada.

joia:::

Esse Brasilzao tem mto oq mudar né Fabrício .... Uma pena !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe envia o video para mim...

foi retirado

Joelson, pelos links abaixo, vc consegue ver o absurdo ocorrido.

www.4shared.com/file/127432331/6c48a0e1/Absurdo1.html

www.4shared.com/file/127433434/a1d1258e/Absurdo2.html

Abraços, obrigado pela força

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, agora que assisti ao video vou me pronunciar.

Achei muito estranho os caras terem um video do transporte e da guarda deste peixe e não terem ou pelo menos não exporem, o filme da captura do peixe. Por mais que esteja evidente que estes pescadores ainda tem aquela mentalidade atrasada com relação à pesca e ao meio ambiente, me estranha muito não aparecer o "fodão" lutando com o peixe dentro dágua. Faz parte do ego megalomaniaco do ser humano querer mostrar-se.....mostrar que foi capaz de vencer e abater um animal de um porte avantajado ( é assim na caça também). Cenas da "briga" em si, fazem do "fodão", ser mais "fodão" ainda.....o único até hoje que pegou um peixe deste tamanho (.....tadinho.....).

Baseado nisso, eu acredito que este peixe tenha sido pescado de maneira escusa.....pinda, bóia ,espinhel....ou outro meio que não o caniço e carretilha. Aí sim, se o que eu especulo for verdade, além de estarem na contramão da história, também estão praticando um ato ilicito.

Tenho certeza que se esses caras estivessem pescando no Araguaia com piloteiros como o Doana, o Lindomar, o Alonso....... e outros, que hoje estão ganhando mmmmmmmuuuuuuiiiiiitttttttooooooooo mais do que a alguns anos , e em meses que não tinham clientela (como set, out e nov que hoje são meses procurados especificamente para a pesca da piraiba), o próprio piloteiro, o maior interessado na sobrevivência deste peixe, não deixaria isso acontecer.

Lamentavel....uma pena a APEGO não existir em todos os estados.

Abraços

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só se forem outros seres humanos Betão, pq eu nao gosto de me amostrar...

link:http://www.turmadobigua.com.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=3513&p=36546#p36546

praia:: praia::

bração

. Faz parte do ego megalomaniaco do ser humano querer mostrar-se.....mostrar que foi capaz de vencer e abater um animal de um porte avantajado ( é assim na caça também). Cenas da "briga" em si, fazem do "fodão", ser mais "fodão" ainda.....o único até hoje que pegou um peixe deste tamanho (.....tadinho.....).

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô com o Beto! Meu palpite é que o bitelo foi pego com boia, prática muito comum nesse trecho do Xingu e no Araguaia. Independente disso, temos que condenar e denunciar esse tipo de prática! Exatamente como vocês fizeram. Parabéns a todos que denunciaram!!!

Também concordo com o Fabrício. Temos que tentar nos unir e convencer os "errados", endireitar seus caminhos e trazê-los para o facinante mundo da pesca esportiva, da prazerosa prática do pesque-e-solte.

Por outro lado, não acredito na reeducação sem punição. Acredito que só com boas leis, boa fiscalização e punição exemplar mudam comportamentos.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devemos lembrar que a legislação evolui com a sociedade, conforme os bons costumes, e atos praticados. Antigamente a caça era liberada, absurdos como este eram praticados, contudo, percebeu-se a quase extinção de algumas especies, proibiu-se a caça com penalidades severas, embora ilegalmente alguns caçadores ainda praticam tal modalidade, o meio ambiente vem se recuperando bem!! Atos de extema covardia como supracitado pelos amigos acontecem em diversos lugares do território brasileiro, devemos cobrar das autoridades este novo conceito de preservação ambiental, a pesca esportiva, lembra-los que o setor de turismo, dentre outros, podem oferecer de forma permanente, recursos para renda dos ribeirinhos, assim não emitindo mais carteira profissional para pesca comercial. Estes dias vi na televisão uma reportagem onde o governo iria abrir financiamento, facilitando a compra de barcos e motores para pesca profissional ou seja , predatória!!! Alem de relatar com orgulho que o país aumentou em numeros a quantidade de pescado na escala industrial, "PAI, PERDOA-LHE POIS NÃO SABE O QUE FALA", achando bonito o aumento da grande matança de peixes!! Tenho um rancho nas margens do São Francisco, em Tres Marias, financiaram uns 200 barcos e motores por la, adivinhem!!!! Sujando a agua, é so ribeirinho com redes de um lado ao outro do rio, malha grande na frente, no meio as medias, a por fim as malhas pequenas, pegam tudo!!!! Que beleza!!!! Voltando ao assunto, tomemos por exemplo um famoso rio no sul do Para, que está sendo um laboratório de destes, onde somente é permitida a pesca esportiva, e as próprias pousadas fiscalizam seus pescadores!!!!

Não sou contra comer um peixinho no final do dia na beira do rio, lago, com os companheiros, mas atitudes como esta!!!! Hoje se torna impraticavel!!!

Mas devemos sim, através de conversa, e principalmente dos nossos representantes, exigir em comum uma atitude mais energica para proteger o que mais amamos, os rios lagos, etc... Podemos até mesmo colher assinaturas dos participantes do forum, pedindo providencias no legislativo, para proteção de certas especies, etc... Se conseguirmos um montande significativo de assinaturas, podemos juntos sim conseguir resultados!!!

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pior é que o IBAMA não pode fazer nada pois a legislação permite.

Pior ainda que eu vi hoje na TV que a SEAP esta fazendo uma propaganda para estimular o consumo de "pescado"... lacou::

Continuo achando que o ministerio da pesca so serve mesmo para estimular a matanca doeu:: , e como cabide de emprego, e claro! ::nada::

A pesca predatoria se tornou politica de governo... buaa::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em Goiânia o programa Trilhas da Pesca esta anunciando que é a favor da Cota Zero para o bácia Araguaia / Tocantins para que os peixes possam aumentar e crescer, eles estão pedindo para o pessoal se unir para que isso possa se realizer pelo menos por uns 4 anos que ja ajudaria muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em Goiânia o programa Trilhas da Pesca esta anunciando que é a favor da Cota Zero para o bácia Araguaia / Tocantins para que os peixes possam aumentar e crescer, eles estão pedindo para o pessoal se unir para que isso possa se realizer pelo menos por uns 4 anos que ja ajudaria muito!

Isso sim dá orgulho em saber .... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

è válido fazermos um abaixo-assinado solicitando cota-zero por um determinado período e encaminhá-lo ao Congresso? seria uma das primeiras atitudes. Mesmo sem estudos, cota-zero seria o ideal para a pesca esportiva...

há algum congressista que defenda a nossa causa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...