Ir para conteúdo

Fabrício Biguá

Administrador
  • Postagens

    14.395
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    160

Histórico de Reputação

  1. Upvote
    Fabrício Biguá deu reputação a Fabricio.Passos em Dica para pescaria curta e com custo menor na amazônia   
    Olá pessoal, boa tarde!
     
    Infelizmente, por um erro de planejamento nas minhas férias (sou professor e sempre viajo na semana das crianças), em 2024 fiquem sem data na Amazônia. Estou fazendo o planejamento e vou compartilhar uma informação que pode ajudar outras pessoas.
     
    Estivemos em 2021 estivemos no Rio Preto da EVA, aproveitando dois dias livres que teríamos, e fizemos uma baita pescaria. Acabamos indo meio ressabiados e ficamos surpresos positivamente.
     
    Abaixo o relato:
     
    Recebi a pouco uma promoção que o Sr Alcides está fazendo e vou compartilhar que pode ajudar alguém em busca de um pacote em 2024.
     

     
     
    Senhor Alcides que é o proprietário é uma pessoa muito séria e a estrutura da pousada é excelente. Ano passado ele me mandou inclusive os novos barcos que ele trocou
     

     
     
    Fica ai a recomendação e ele tem pacotes para poucos dias também (nosso grupo ficou 2 dias)
     
    Um abraço e boas pescarias
  2. Like
    Fabrício Biguá recebeu reputação de Alex Carvalho em Mudanças no Fórum   
    Vlw a dica, Arcer...Vou procurar ajustar. Acho q isso é configurável no painel de controle aqui.
     
     
    E caso a turma constate outros problemas...vamos postando aqui pra baixo para ajudar nos ajustes finos q ainda precisamos fazer...
  3. Upvote
    Fabrício Biguá recebeu reputação de Arcer em Mudanças no Fórum   
    Uhm...ficaria top...Mas nem encontrar aqui aquela função q tínhamos antes (negritar os novos comentários) eu encontrei...

    Muitas configurações são feitas "na mão" e durante anos....quando se atualiza para uma versão "básica" perdemos coisas q nem lembrávamos q existia.
     
    Mas vamos lá...vamos ajustando aos poucos...Não vamos desistir..
  4. Upvote
    Fabrício Biguá recebeu reputação de Arcer em Mudanças no Fórum   
    Vlw a dica, Arcer...Vou procurar ajustar. Acho q isso é configurável no painel de controle aqui.
     
     
    E caso a turma constate outros problemas...vamos postando aqui pra baixo para ajudar nos ajustes finos q ainda precisamos fazer...
  5. Like
    Fabrício Biguá deu reputação a Arcer em Mudanças no Fórum   
    Excelente essa função agora a pessoa que vai citar algo não cola um texto imenso pra escrever duas palavras deixando o tópico cansativo 

  6. Upvote
    Fabrício Biguá recebeu reputação de Renato Barreto em *** Polêmica! Novo Recorde Mundial Tucunaré Açu "Fraudado"***   
    Realmente muito chato tudo isso. Quase todas as vezes que se captura um belo exemplar, é necessária uma análise atenta, já que os últimos exemplos são sempre recheados de suspeitas.
    Não gosto muito de bater neste tipo de situação pq transparece inveja e por aí vai...mas puts, erros tão craços não podem passar assim.
    Essa boca aberta aí desqualificaria qualquer medição. PONTO. Espero mesmo q outras fotos tenham sido tiradas e nela se constate o peixe com a boca TOTALMENTE FECHADA.
     
    E essa sombra, puts. Como q o cabra fez isso!??!
    Vou postar essa foto q está rodando nas redes sociais...Não foi feita por mim, mas realmente levanta suspeitas a sombra.
     

     
    Bem, é isso...Tomara mesmo q o pescador tenha como comprar a medição com outras fotos e vídeos.
     
    E a IGFA tá precisando contratar analistas brasileiros para não passarem vergonha...
  7. Like
    Fabrício Biguá deu reputação a Antonio Maia Junior em Pescaria 2011 nos Rios Uneiuxí, Téa e Jurubaxí   
    Após longo período sem postar vídeos, devido a diversos problemas particulares, consegui editar uma grande aventura em 2011.
    Por 18 dias percorremos os rios Uneiuxí, Téa e Jurubaxí próximos à SIRN.
    Não sou bom em relatos escritos, as filmagens são amadoras bem como a edição.
    Mas acho que este vídeo transmite os bons momentos vividos entre Amigos e o desafio foi resumir tantos eventos em apenas 13 minutos.
    Espero que apreciem. Abraços. 
     
     
  8. Like
    Fabrício Biguá deu reputação a Arcer em Feliz Natal   
    Feliz natal aos Pescadores de boa vontade que soltam os peixinhos
     
     

  9. Thanks
    Fabrício Biguá recebeu reputação de Giuliano Bruschi em 10 Dicas de Ouro para se fisgar um tucunaré amazônico.   
    Matéria publicada na revista Turma do Biguá News - Edição Ago09

    Aqui as 10 Dicas de Ouro

    Pescar no médio Rio Negro é sempre uma grande experiência e uma grande aventura. Disso não temos dúvidas.
    O alto investimento no passeio e a enorme amplitude de variáveis climáticas que podem interferir na sua pescaria são os fatores principais a serem observados pelos novatos. A diferença entre o sucesso e o fracasso é tão pequena, que mesmo se cercando de enormes cuidados você não terá a certeza do sucesso. Imagine então, se a sua pescaria é realizada sem um bom planejamento prévio????

    Resolvemos nessa edição postar um conjunto de 10 Dicas de Ouro, para que a sua próxima pescaria por lá esteja muito bem encaminhada.

    Dica 01: Não seja mais inexperiente do que você já é.
    Jamais se aventure na região sem saber exatamente o que vc pode encontrar pela frente. Opte sempre em ir com pescadores que por lá já estiveram. Por mais experiente que você seja como pescador, você descobrirá que mesmo depois da sua décima pescaria na região do Rio Negro, você ainda sabe muito pouco sobre aquele lugar gigantesco. E olhe que conheço pessoas que já completaram 83 semanas de pesca por lá e continuam aprendendo.

    Dica 02: A escolha do rio.
    Comentamos muito sobre isso no fórum, mas se você quer qualidade de peixe, e não quantidade, deverá procurar um afluente que tenha a menor pressão de pesca da temporada e buscar a sua cabeçeira. De qualquer forma isso não garantirá a sua pescaria. Água muito baixa (e quente), pode ser pior que um repiquete.

    Dica 03: Escolha a melhor data.
    Aqui está uma das dicas mais importantes de todas. De nada adianta você observar todas as dicas anteriores (ou posteriores), se você ignorar essa daqui. Ela só não é a primeira dica de ouro, visto que um pescador experiente escolherá naturalmente a melhor data da temporada. O ideal seria você escolher a sua semana de pescaria faltando apenas 15 dias para a sua partida. Sabemos também que isso nem sempre é possível por conta da agenda dos operadores. A água está abaixando e, toda a turma da semana pegou peixe, arrume suas malas e parta pra lá.

    Dica 04: Roupas de Pesca.
    O Rio Negro não possui mosquitos e pernilongos. As suas ácidas águas cor de Coca-Cola não permitem que as larvas desses insetos fecundem, mesmo que em águas paradas, então, o segredo é levar roupas leves, boné, óculos escuros e muito protetor solar. Camisetas + bermudas/shorts + sandálias + boné + óculos escuros + protetor solar fator 50 = menos desidratação após um dia de pescaria sob um calor de matar, sobrando mais energia e disposição para o dia seguinte.

    Dica 05: A "tráia" de Pesca.
    Nunca subestime o tucunaré, nunca. Não entre nessa conversa que linhas finas (50lb pra baixo, inclusive), varinhas 17lb e 20lb, e garatéias fracas são suficientes para se capturar um monstro. Tudo deve estar em condições, tudo deve ser superdimensionado. Eu já vi dezenas de linhas 65lb, e até mesmo 80lb estourarem, varas de 25lb explodirem na porrada e já ouvi centenas de relatos de pescadores experientes que perderam o peixe de sua vida por não estarem preparados. Tb já vi enormes peixes serem pegos com pequenas iscas, que foram engolidas e fisgaram língua, guelrras e/ou interior da boca....mas e aí, vc irá arriscar a sorte sempre? Eu não.
    Varas são de 25lb, linhas de 65lb ou 80lb, carretilhas de boa marca e as garatéias e rings reforçados.

     Dica 06: A sua segurança.
    Esteja sempre preocupado com a sua segurança e com a de todos que estão com você. Ao ser detectada, por qualquer um dos membros do grupo, a menor falha ou falta de segurança na empreitada, PARE IMEDIATAMENTE e envide todos os esforços no sentido de sanar tal problema. Coletes salva-vidas, aparelhos GPS, telefone global, rádios walkie talk, rojões, mapas,
    óculos, etc...garantirão segurança ao grupo desde a sua partida, até o seu retorno. Um dos membros do grupo deve ser o responsável por apontar as prováveis falhas de segurança da viagem.

    Dica 07: A hora do almoço.
    Por mais incrível que possa parecer, o horário do nosso almoço é o mesmo dos grandes tucunarés. O melhor horário para fisgá-los vai de 9:30h até as 15:30h, portanto, tente pescar integralmente nesse horário. Faça um lanche rápido às 10h, e outro às 15h, mas não deixe de pescar no melhor horário.
    O comportamento dos peixes de lá é muito diferente dos nossos tucunarés azuis de reservatórios artificiais.

     Dica 08: Não exagere nas bebidas alcoólicas.
    99% dos acidentes que acontecem em pescarias são causados por bebuns, pé inchados e por aí vai. Beba, mas sem exageros. Uma garatéia fisgada no couro de um parceiro, um tombo dentro do barco, uma briga desnecessária, tudo isso é motivo para abortar a pescaria dos seus sonhos (e dos seus amigos também). Aquela que vc passou meses planejando. Exagere na água, na água e na água (a que passarinho bebe).

    Dica 09: Sorte ou Dedicação!?!?
    Sabemos que a sorte é um fator fundamental para o seu sucesso e devemos contar sempre com ela. Você pode pegar o peixe da sua vida no primeiro arremesso? Sim, pode, mas a probabilidade de que isso ocorra é de 01 em 01 zilhão, então meu amigo pescador, se você quer realmente fisgar um tucunaré com mais de 10Kg, arregasse as mangas da sua camisa e esteja preparado para caçá-lo. Dedique-se na empreitada e, nos 06 ou 07 dias da sua pescaria é melhor você correr atrás da sua sorte. Não pare nunca, não desista nunca. A sua isca deve estar sempre dentro da água.

    Dica 10: Mantenha o bom humor sempre.
    Todo novo pescador que se aventura na região amazônica acredita que logo em sua primeira pescaria irá sair de lá vitorioso e com o seu recorde pessoal batido. Calma, muita calma nessa hora. A maior parte dos grupos q se aventuram por lá, e que não pegam bons peixes, ao perceberem a dificuldade de acertar um grande peixe, começam a colocar a culpa no céu que está muito azul, na comida que está muito boa, na cerveja que está muito gelada e em pequenos detalhes que passariam despercebidos caso o grupo estivesse pegando muitos peixes grandes. As chances de você fracassar são muito maiores que a de ter sucesso, então, relaxe, pesque, fotografe, sorria, observe e, quem sabe, você não será presenteado? O importante mesmo é não estressar, estressar a tripulação, o seu parceiro e aumentar ainda mais as chances de você fracassar.


  10. Thanks
    Fabrício Biguá recebeu reputação de Cristiano Rochinha em CORREDEIRAS DO RIO TOCANTINS   
    Esse lugar é bonito demais...aff.
    Da barragem até a cidade do Peixe...só tem pintura...As corredeiras tb são um show a parte.
     
    Obrigado por compartilhar sua aventura conosco. 
  11. Like
    Fabrício Biguá recebeu reputação de Willian Furlanetto em ARACU CAMP / VILA NOVA AMAZON - SETEMBRO 2023   
    Show, William...Excelente relato...Parabéns mesmo.
    Eu sou fã demais desta operação do Vila Nova...Este ano iríamos para o Camaiu, mas não deu certo....Então, mudamos para a o Xeruini.
     
    De qualquer sorte, obrigado por compartilhar sua aventura conosco.
    Abs...
     

  12. Like
    Fabrício Biguá deu reputação a Marcos Ide em Rio Negro - Temporada 2023/2024   
    Praticamente todos os rios da Bacia Amazônica estão com os níveis considerados abaixo da normalidade para a época. O menor nível registrado em Barcelos em 08 de Setembro foi 4,91 em 1980. Pois acabamos de bater mais um recorde. Este ano bateu 4,78, 13 centímetros menos., Nunca imaginei torcer por um repiquete. Não pode continuar baixando 1 metro por semana como aconteceu na última. Não imagino daqui a um mês ter o nível com menos de um metro. Pessoal de Barcelos falou que o sol está terrível, nem os Barcelenses estão aguentando!!! Vamos acompanhando e ver o que acontece, mas torcendo para a vazante dar uma freada.!!!
    Abraços.
     
     
    2018/19
    2019/20
    2020/21
    2021/22
    2022/23
    2023/24
    Média desde 2007
    Semana atual/ Semana ant.
    9-set
    7,10
    6,69
    5,10
    7,36
    6,58
    4,61
    5,87
    -1,13
    16-set
    6,70
    5,92
    4,40
    6,90
    6,15
     
    5,34
    -0,43
    23-set
    6,30
    5,28
    3,80
    6,44
    5,78
     
    4,88
    -0,37
    30-set
    5,80
    4,57
    3,50
    5,99
    5,14
     
    4,46
    -0,64
    7-out
    5,12
    4,24
    3,50
    5,82
    4,22
     
    4,17
    -0,92
    14-out
    3,98
    4,09
    3,60
    5,48
    3,50
     
    3,84
    -0,72
    21-out
    3,43
    4,18
    3,70
    5,16
    3,23
     
    3,74
    -0,27
    28-out
    3,28
    4,44
    3,40
    4,90
    3,42
     
    3,74
    0,19
    4-nov
    3,21
    4,38
    3,40
    4,72
    3,72
     
    3,73
    0,30
    11-nov
    3,11
    4,07
    3,50
    4,84
    4,26
     
    3,66
    0,54
    18-nov
    3,05
    4,06
    4,00
    5,04
    4,33
     
    3,61
    0,07
    25-nov
    2,98
    4,50
    4,30
    5,26
    4,17
     
    3,68
    -0,16
    2-dez
    3,30
    4,53
    4,30
    5,30
    4,53
     
    3,73
    0,36
    9-dez
    3,80
    4,20
    4,40
    5,26
    4,84
     
    3,74
    0,31
    16-dez
    4,28
    3,90
    4,60
    5,34
    4,77
     
    3,65
    -0,07
    23-dez
    4,30
    4,10
    4,60
    5,58
    4,57
     
    3,72
    -0,20
    30-dez
    4,30
    4,42
    4,80
    5,82
    4,22
     
    3,95
    -0,35
    6-jan
    4,15
    4,80
    5,00
    5,78
    3,77
     
    4,07
    -0,45
    13-jan
    3,66
    4,60
    5,20
    5,40
    3,68
     
    4,15
    -0,09
    20-jan
    3,72
    4,00
    5,60
    4,58
    4,28
     
    4,15
    0,60
    27-jan
    3,72
    3,70
    5,80
    3,82
    4,75
     
    4,12
    0,47
    3-fev
    4,10
    3,63
    5,90
    4,14
    4,96
     
    4,11
    0,21
    10-fev
    4,15
    3,20
    5,80
    4,04
    4,77
     
    3,98
    -0,19
    17-fev
    4,36
    2,80
    5,60
    3,94
    4,52
     
    3,95
    -0,25
    24-fev
    4,43
    2,50
    5,30
    4,63
    4,85
     
    4,08
    0,33
    3-mar
    4,06
    2,40
    4,90
    4,98
    5,44
     
    4,20
    0,59
    10-mar
    3,70
    2,80
    5,00
    5,43
    5,64
     
    4,37
    0,20
    17-mar
    3,55
    3,14
    5,30
    6,02
    5,61
     
    4,60
    -0,03
    24-mar
    3,76
    3,32
    5,60
    6,56
    5,74
     
    4,78
    0,13
    31-mar
    3,96
    3,49
    5,90
    7,08
    5,63
     
    5,00
    -0,11
    7-abr
    4,10
    3,61
    6,30
    7,68
    5,34
     
    5,37
    -0,29
    14-abr
    4,43
    4,47
    7,00
    8,06
    5,40
     
    5,71
    0,06
    21-abr
    4,82
    5,19
    7,70
    8,42
    5,42
     
    6,03
    0,02
    28-abr
    5,42
    5,90
    8,20
    8,55
    5,70
     
    6,43
    0,28
    5-mai
    6,00
    6,32
    8,60
    8,76
    6,22
     
    6,91
    0,52
    12-mai
    6,70
    6,84
    8,90
    8,96
    6,59
     
    7,42
    0,37
    19-mai
    7,47
    7,56
    9,40
    9,20
    6,82
     
    7,90
    0,23
    26-mai
    8,30
    8,31
    9,70
    9,43
    7,27
     
    8,27
    0,45
    2-jun
    9,00
    8,75
    10,00
    9,84
    7,71
     
    8,55
    0,44
    9-jun
    9,44
    9,50
    10,00
    10,20
    7,98
     
    8,70
    0,27
    16-jun
    9,65
    9,80
    10,30
    10,43
    8,00
     
    8,89
    0,02
    23-jun
    9,71
    9,00
    10,40
    10,52
    7,88
     
    8,93
    -0,12
    30-jun
    9,72
    9,00
    10,30
    10,46
    7,64
     
    8,94
    -0,24
    7-jul
    9,65
    9,00
    10,20
    10,24
    7,41
     
    8,95
    -0,23
    14-jul
    9,58
    9,20
    10,00
    9,88
    7,16
     
    8,90
    -0,25
    21-jul
    9,41
    9,10
    9,70
    9,66
    7,13
     
    8,79
    -0,03
    28-jul
    9,13
    8,70
    9,40
    9,48
    7,04
     
    8,62
    -0,09
    4-ago
    8,78
    8,40
    9,20
    9,27
    6,96
     
    8,38
    -0,08
    11-ago
    8,44
    7,90
    8,90
    8,96
    6,93
     
    8,05
    -0,03
    18-ago
    8,08
    7,30
    8,60
    8,53
    6,78
     
    7,65
    -0,15
    25-ago
    7,64
    6,70
    8,30
    7,96
    6,38
     
    7,12
    -0,40
    1-set
    7,25
    6,00
    7,90
    7,27
    5,74
     
    6,63
    -0,64
     

     
    nivel Rio Negro Barcelos 2007 2023.xlsx
  13. Like
    Fabrício Biguá deu reputação a Beto Caranha em IPBC + AMIGOS - BARCO EXPLORER - BARCELOS - NOVEMBRO 2023   
    Fala meu amigo barata! Sua orelha não coçou não? Falamos muito de você! Eu e Cristiano com certeza somos seus pupilos! Aprendemos demais com você! Vc sempre faz falta nessas pescarias! Sei que vc é muito compromissado mas ainda vou tentar levar vc junto numa próxima! Temakis dão trabalho e o Betão ta ficando vei preguiçoso... kkk
  14. Like
    Fabrício Biguá deu reputação a Lucas José Curumim em BARCELOS - Outubro 2023   
    Fala pescadores
    Bora para mais um relato da nossa pescaria em Barcelos out-2023
     
    Pescaria realizada no dia 20/10 até 26/10, foi uns dos níveis mais baixo que eu já peguei em Barcelos, aproximadamente entra 1,70m e 2m, não consigo saber com exatidão pq algumas semanas antes o site de monitoramento foi hackeado e não estava mais mostrando os níveis exatos mas foi nessa proximidade.
    Vale ressaltar que foi uma das melhores pescarias que eu fiz, principalmente por estar do lado no meu pai de 72 anos e por ser a primeira vez dele pescando da amazonia e pescado de isca artificial hahaha, ele até tem uma noção de pescar de artificial mas não tem a disposição sabe sempre pescava de lambari viva, ai nessa pescaria ficou pescando so de meia água, spinner bait e uns popper pq facilitava o trabalho sendo que ele so ficava sentado, e tb quase toda final de tarde nos iamos pescar peixe de couro pq era uma pescaria mais facil para ele e nisso pegamos 2 filhores e 1 pirarara pequena, e algumas linhas estouradas e peixe que foi para o pau, acredito uqe se tivessemos insistido mais em peixe de couro teriamos pego muito mais. Uma dupla pegou uma pirarara bonita pescando peixe de couro e outra dupla pegou uma pirarara de 84cm na isca de supérifice, uma bonnie, tem até video, vou tentar carregar aqui tb, já tinha visto pegar pirarara pequena na superficie mas nunca desse tamanho, foi façanha dos pescadores, e uma outra dupla pegou um filhote pequeno tb e outra engatou uma cachara na meia água que deu trabalho haha
     
    AAH, detalhe importante, levamos até uma peça de Jamon Serrano no barco, foram os 3kg mais bem gastos em volume de coisa haha
     
    Não me lembro exatamente até onde fomos no primeiro dia, mas sei que passamos a boca dos afluentes araca, demeni e cuiuni. E subimos até onde conseguia chegar com o barco hotel.
    Os dois primeiros dias pescamos dessa área, foi uma pescaria bem produtiva, muito peixe em torno dos seus 65 e 70cm, nesses 2 dias, todo mundo pegou peixe nessa medida e isso já animava o pessoal, saiu até um 75cm que estava sendo o maior peixe da pescaria por enquanto.
    No terceiro dia resolvemos ir descendo para tentar os afluentes e pescando no meio do caminho, a pescaria continuou sendo muito produtivo, muita praia aparente e muito peixe batendo na isca de superfície.
    Nesse terceiro dia eu e mais um barco resolvemos ir em direção ao cuiuni para ver como tava de ação para ai decidirmos se valeria a pena todos irem para lá mas a boca do cuiuni não estava muito legal, perdi somente um peixe grande na faixa dos 70cm e pouco e o resto tudo trick, realmente a boca estava muito seca, pode ser que se subíssemos mais o cuiuni as coisas poderiam melhoras mas os relatos dos outros barcos afirmavam que o araca e demeni estavam com maior produtividade de peixe, assim então descidimos subir o maximo que conseguissemos para ir no araca de demeni.
    No quarto dia já pescamos na repartição desses afluentes, e como todo mundo já esperava tinha uma quantidade enorme de barcos naquela área, só na área do nosso lual tinham uns 5 barcos que eram visiveis do nosso ponto mas mesmo com a grande quantidade de barcos, a produtividade continuou igual, muito peixe nessa faixa de 65 e 70cm.
     
    Nesse 4º dia foi quando eu engatei o meu maior peixe, na helice, no drop de uma ressaca de praia, parecia que estava pescando dourado hahaha, água correndo no drop, fazia bastante onda de volume de água correndo, parecia corredeira e foi só a isca passar no drop que o bixo deu uma porrada, até assuntei pq até o momento nós tinhamos insistido mais em lagos e outras estrutura e não nas praias.
    Um belo paca de 77cm, confesso que as fotos não ficam legais, eu mesmo se visse essa foto de outra pessoa poderia falar que o peixe não dava 77cm, mas sabe como que é né, meu pai de 72 anos e o guia não são especialista nessa parte de fotografia, mas o peixe era comprido ainda mais por estar na fase paca, nada igual a um açu quadrado que as fotos ficam linda pq o bicho é enorme dai e qualquer foto fica boa haha
    Apos fotografar e soltar o peixe na praia, voltamos para o mesmo ponto e no primeiro arremesso eu engato outro paca bruto, sem contar que meu pai na isca de meia água já tinha arremessados algumas vezes lá e nada, o peixe não estava querendo a meia água, o peixe queria barulho mesmo, conseguimos embarcar o peixe, um paca de 75cm, novamente um peixe comprido e não quadrado mas tava otimo até pq o paca briga demais.
     
    no 5º e 6º, eu resolvi tentar bater mais em praias, confesso que o guia não gostou muito quando eu pedi para irmos para praias mas eu queria né, não que nos lagos e estruturas não estava saindo peixe é que estava tento muita ação de peixe pequeno ai ficava atrapalhando, sem contar que tinha mais muitas pescadores nos lagos do que nas praias, por isso essa decisão tb.
    Realmente nas praias diminuiu muito a ação de peixe pequeno e aumentou a ação de peixe de medida, achei que foi a decisão correta mesmo, pegamos mais uns 5 peixes nessa faixa de 65 e 70cm nesse dia, pescaria muito legal, principalmente pq foi tudo na helice.
    No 6º resolvemos pescar peixe de couro de manha pq meu pai estava cansado mas não tivemos sucesso, paramos em ponto que os botos não deixaram a gnt pescar, nunca tinha visto esse comportamento dos botos em Barcelos, era só jogar que o boto puxava a isca, foi cada susto até descobrir que era o boto, pq o bicho levava e quando vc ferrava não vinha nada e nas primeiras 4 vezes achamos que era peixe mesmo até descobrir o pq o bicho não ferrava hahaha ai mudamos de ponto e não bateu mais nada.
    Após o almoço já estavamos bem proximo de barcelos e fomos pescar tucunare, e novamente nas praias estava tendo ação de peixe legal, peguei 3 de 66cm e 67cm na mesma praia, confesso que não eram todas as praias que batiam peixe mas quando acertava era peixe legal.
    Nesse mesmo ultimo dia, umas 2 outras duplas confessaram que foi uns dos melhores dias de pesca para eles, varios peixes de 70 até 73cm, e um peixe grande que escapou na hora de passar o passagua, o parceiro falou que dava 80cm facil mas nunca se sabe hahaha e isso muito proximo de barcelos pq o barco hotel já estava na cidade.
     
    Infelizmente o 80tão ainda não apareceu para o nosso grupo, fomos 2x esse ano e ano que vem iremos novamente, o negocio é insistir e que uma hora o bixo aparece
     
    E assim se encerrou expedição em Barcelos, lugar maravilho e ainda mais em um grupo com amigos de infância, principalmente pelo meu pai presente, foi um grupo top demais, pessoal era 1.000, não tinha tempo ruim e topavam tudo, foi demais.
    Selecionei algumas fotos para mandar pq são muitas, então muito peixe ficou sem mandar haha e tentei colocar um pouco de foto de cada pescador
     
    Vlw pessoal. 
      














































  15. Like
    Fabrício Biguá deu reputação a Kid M em Rio Preto SIRN, Super Açu Premium 29 a 05/11/2023   
    Ainda não será o "nosso relato", mas algumas coisas que vivenciamos nesses dias na Amazônia, desfrutando do fantástico apoio & serviços da operação do Super Açu Premium. Realmente um dos melhores que já desfrutamos ao longo de nossos grupos de pesca.
    Ainda estamos recolhendo as fotos e filmagens realizadas nessa pescaria que se iniciou pela chegada aérea em SIRN, onde pudemos ver as dificuldades esperadas pela seca na região. Antes porém, algumas considerações :
    Voos com a GOL são sujeitos a muitas "surpresas" na hora de emissão dos bilhetes de embarque... Grande parte do Grupo saiu de Salvador - BA, mas também tivemos gente vinda de Ribeirão Preto - SP. Receber os assentos pré-marcados é mera especulação, diante de tantas mudanças de voos determinados pela empresa aérea, não respeitando o que inicialmente foi vendido (deveríamos sair às 05:30 h e saímos às 04:00 h). Voamos para fazer conexão em Brasília, onde após uma boa espera e atraso do voo, embarcar para Manaus onde a chegada se deu por volta das 13:15 h. A bagagem chegou rápida e com isso, nos dirigimos à VAN pré-esquematizada para o almoço, reservado no
          
    Banzero - sinônimo de gastronomia nessa cidade de muito calor. Encontrei alguém do fórum (desculpe por não nominá-lo, mas nessa idade é coisa mais comum...), com quem conversei rapidamente das condições de pesca, já que ele estava voltando !
    A comida servida teve por base o tambaqui, pirarucu e outras opções, sempre com cerveja gelada e olhos de gula ! Impressionante como conseguem preparar algo tão suculento em quantidade para essa turma de glutões...
     
      
     
    Hora de irmos ao hotel (Quality) que estava mais que confuso na recepção, apesar de todo o sistema de reservas ter sido encaminhado previamente ! Pequenas coisas que podem ser facilmente ajustadas e mudam o conceito do hóspede. Os quartos entretanto estavam excelentes, com ótimos ar condicionados, camas adequadas e serviços a disposição. Depois de tanta viagem de avião e estresse pela véspera de molhar as iscas, descansamos um pouco e mais adiante saímos para a tradicional ida a Sucuri (sempre atualizada e farta em opções de materiais de pesca) e uma parada (mais tarde) na Cachaçaria do Dedé (boa, mas já foi melhor...). Saída marcada às 05:30 h e café às 05:15 h.
    Excitação é algo que sempre se faz presente no processo de chegar ao ponto de pesca, e conosco não foi diferente. Havia um Grupo no nosso Hotel que foi para Barcelos (Angatu) e saiu mais cedo que nós, mas pontualmente a VAN parou na frente do hotel para receber as bagagens e tubos do Grupo, já completo com 16 integrantes. Diferentemente do "check in", a saída foi bem tranquila, sendo feita com a agilidade esperada. Um ótimo café da manhã foi servido.
    Nossas passagens para SIRN foram tiradas pela VoePass !
     
       
     
    Estávamos preocupados com o voo pelos fatos ocorridos nas semanas anteriores, mas - importante relatar - que tudo funcionou de forma adequada. Junto no voo uma outra turma indo para o Angatu Açu, e 6 pescadores espanhóis que saltariam em Tefé para pegar um transporte para irem pescar pirarucu (exclusivamente). Sim, antes que esqueça, o voo tem uma parada de abastecimento em Tefé (uns 20') e seguida para SIRN (+50'). Serviço de bordo com duas aeromoças, e voo absolutamente tranquilo em céu de brigadeiro;
     

     
    Nosso transporte já estava no aeroporto, onde após as demandas de assinatura dos que chegavam e a partida dos que saíram com aquela conversa de como estava o rio e a pescaria na semana que se encerrava ! Pelo apurado, saiu um Açu de 84 cm ! Finalmente conseguimos sair para o barco.     
     

     
    Pensem numa coisa Super Top ! Assim é o Super Açu Premium ! Acomoda até 18 pescadores, mas navega tranquilo (e bem) com 16 integrantes ! Tudo muito prático, confortável (WiFi perfeito - Alan Musk), gastronomia excepcional (2 cozinheiras), lavanderia, arrumadeira, piloteiros da região (comunidade ribeirinha que está acoplada a operação), tudo em excesso ! Acho que neste aspecto, é quase imbatível ! Não conheço o Zaltana...
     
     
     
    Nosso destino era o rio Preto, descendo de SIRN !  As águas estavam tão baixas em SIRN que o embarque teve de ser através dos Bass Boats, mesmo que a distância para o barco fosse bem pequena, O barco saiu quase que imediatamente rumo ao ponto desejado, enquanto almoçamos e fomos preparar as tralhas para correr atrás dos brutos...
     

     
    Claro que no caminho, teve uma parada para "esticar as linhas" no próprio rio Negro ! Poucos exemplares, mas o suficiente para animar o Grupo, já preocupado com a baixa altura (profundidade) nas margens ao longo desse traslado. O barco anda muito, e tivemos que nos contentar com um longo trecho de navegação nos botes, sob um vento nada agradável (marolas), mas o importante é que estávamos a caminho de algo que foi planejado e preparado durante 10 meses...  
    Paramos no final da tarde antes da entrada na Foz do rio Preto & Padauarí, onde desfrutamos de uma boa refeição e sem maiores delongas, nos recolhemos para iniciar (de fato) a pescaria no dia seguinte ! Que maravilha !!!
     
    Claro que o amanhecer (tipo 05:00 h) já foi com aquele cheiro de café provocando a fome de todos já entusiasmados integrantes do Grupo. Mesa completa com todos aqueles itens que fazem dessa primeira refeição do dia aquele exagero de opções, provas e/ou recepções ! Variedade e qualidade sempre a frente ! Nosso atendente faz tudo Cheep era o cara dos bons serviços ! Presente, objetivo, sempre pronto a sugerir e induzir boas soluções aos que tinham dúvidas ! Olha a pinta do cara aí ! Eficiente e vencedor da eleição de melhor funcionário de apoio (uma graninha a mais)

     
    As duplas já haviam sido estabelecidas (fazemos rodízio de pescadores e guias para que exista uma experiência / avaliação de todos os funcionários) de modo que a tarefa mais difícil era mesmo deixar o local do café ! Os embarques eram feitos na popa do barco, de forma sequenciada a partir do chamado dos supervisores existentes (Noel e Geraldo - ambos excelentes), sempre com base na dupla pronta para seguir adiante ! Lógico que todo o processo de mobilização e colocação dos itens (bebidas, água, refri) dentro dos bass boats já haviam sido realizados, cabendo-nos apenas entrar e sentar nas cadeiras no meio do bote, juntos com os guias responsáveis por cada um dos botes. Show de serviço !
     
    Já havíamos sido informados que pela situação de seca, não teríamos como esperar pela entrada do barco na foz do rio Preto, pois não haveria calado (e segurança) para fazê-lo ! Aproveito para registrar a preocupação de todos (funcionários) bordo com a questão de segurança oferecida, seja ela preventiva no barco, botes, motores, acessos e até mesmo alimentar. Isso revelava um processo de treinamento bastante grande para a formação de um quadro de pessoas que assimilaram a correta visão de um "prestador de serviço". Todos (indistintamente) uniformizados, com material adequado para o exercício de suas funções e com nítidas evidências de saberem desempenhar o que deles se esperava.
     
    Mas o fato é que seguimos numa coluna de botes navegando pelo rio Negro em busca do acesso ao rio Preto. Encontramos diversos outros barco hoteis na região (Angatu Açu, Kalua, Tayaçu e outros), com seus botes mais tradicionais buscando alcançar os pontos de acesso no rio Preto, que aparentemente teriam menos "rasura" que o Negro. Os motores de 30 hp's não foram páreo para os Mercury de 100 HP's dos Bass Boats. Existem algumas vinculações de uso ao longo do rio Preto com vista aos acordos comerciais feitos com as comunidades ribeirinhas, cabendo a operação do Super Açú Premium a exploração dessas partes do rio de forma exclusiva (certamente rolou uma nota por conta disso na negociação). Chegamos numa área em que existe uma "guarita" com funcionários ativos, controlando os acessos, sendo que para a esquerda seguiríamos pelo rio Preto, enquanto pelo lado direito o rio era o Padauari (sem exclusividade)
     
    Já na chegada um belo lago com possibilidade de pesca em ambas as margens nos propiciou as primeiras capturas!  Nada de grandes açus, mas peixes menores com muita força indistintamente pacas, borboletas e pequenos açus... Na verdade era apenas para molhar as iscas pois deveríamos seguir em frente para novas áreas que - segundo os guias - encontraríamos peixes maiores. E estávamos em pleno processo de desentocar os brutos ! Imagem do drone mostra uma captura !    
     

    RP 2.mp4  
    Esse foi apenas um esquente, já que teríamos que voltar para o barco, pois nosso deslocamento para o "acampamento" só aconteceria no dia seguinte, em função da logística necessária para prestar esse serviço (inigualável) aos seus clientes (basta dizer que até maquina de lavar roupa tinha nesse "meio do mato").
    Mas tudo a seu tempo ! Vou postar uns peixinhos para que vocês não percam o interesse na pescaria...
     
     
     
     
     

     

     
     
     

     
    De volta ao barco, à noite foi de resenha ! Primeiras impressões, capturas, perdas, tipos de estrutura, performance dos guias, e todo aquele "lero lero" que faz parte do ritual de qualquer grupo de pesca que se preze ! Cerveja gelada, petiscos (sempre excelentes), conversa solta e planos para a ida no dia seguinte para "o acampamento" que seria feita por 14 dos 16 integrantes (dois preferiram ficar em locais mais próximos ao barco, a despeitos de serem informados que o local era top). Na verdade é sempre muito difícil conciliar interesses de um Grupo de tantos integrantes. Como não tem "menino" numa pescaria como essa, o lema de "só se faz o que se quer" ficou prevalecendo a vontade pessoal (mas acho que se arrependeram depois) - faz parte.
     
    Amanhecer da mesma forma, tanto que não vou ficar me repetindo pois o esquema era o mesmo com a coleta dos guias (havia um barco regional de apoio, como é hábito da região) e um esquema de marmitas e sanduiches para o decorrer do dia, pois o jantar seria no acampamento - já havia um esquema montado de botes de apoio subirem o rio Preto para levar as coisas que seriam usadas para jantar. Como iríamos subir pescando, tudo se ajustaria no acampamento.
     
    Passamos pela guarita, lago reservado onde estivéramos no dia anterior, e no ronco dos Mercurys tocamos rio acima, volta e meia encontrando alguém do Grupo fazendo uns pinchos (os locais eram irresistíveis) e os peixinhos começaram a crescer ! Impressionante a forma dos peixes por lá ! Até mesmo os borboletas pareciam bem maiores antes de darem as caras...  
     
       
     

     
    Hora de transpor um obstáculo natural, que é a "cachoeira" - na verdade uma corredeira que mostra um enorme pedral, principalmente em épocas de seca, agravada pela situação geral de falta de grandes chuvas... Um obstáculo natural a ser transponível apenas por quem conhece as "passagens" entre as pedras recobertas de limo. Por uma questão de segurança, fomos obrigados a descer dos botes e atravessar andando o obstáculo, pela parte seca !
     

     
    Era para termos ido em botes menores (que ficam na parte alta do rio), mas os guias ainda arranjaram uma passagem para transpormos dois dos bass boats para uso na parte superior (só para quem conhece). Os demais botes já haviam passado mais cedo e desenvolviam seus esquemas de pescaria, todos com bons resultados ! O tamanho dos peixes cresceu de forma significativa nessa parte do rio menos explorada, mas não estava simples de buscar os maiores ! Mesmo assim, pegamos diversos na faixa dos 70 cm...
     
     
     
      
      
     
    O dia passou rápido, e quando é que não passa quando se está pescando, com uma enorme descarga de "adrenalina acumulada" pela expectativa de vermos as "linhas esticadas" atrás dos brutos ! Vou deixar para juntar as imagens dos peixes mais para frente, falando um pouco das iscas usadas e algumas observações recolhidas ! Os peixes não escolhiam (ou tinham grande preferência), atacando superfície, sub water, meia água e até jigs e shads... Sem dúvida alguma as iscas de hélice estavam mais em uso ! As HR Hallowen de 5,25 g eram as preferidas ! A parte curiosa foi uma garateia partida (lascada numa perna inteira) da Rocket do NN ! O bruto foi fisgado e arrancou uma parte do garateia na corrida que deu (claro que foi embora). Também tivemos êxitos com as Popper sendo as Pop Queens de 10,5 as mais usadas. Contudo embarquei peixes acima dos 70 cm com uma Chug Buggy que possuo há anos... Nas zaras, acho que teve de tudo, com preferência disparada pelas T20, Trairão e Dr Spock ! Nas subwalk, nada próximo as da Rapala, embora as Brava (MS) e as Curisco (NN) tenham pontuado ! As meia águas foram menos usadas, até por conta da profundidade das águas ! A preferência no lugar destas eram mesmo as SubWater. Jigs foram usados (pegaram pouco) enquanto que os grandes shads (15) fizeram a diferença (saiu um maior de 80 cm num deles). Para finalizar, a grande maioria usando linhas de 40 à 55 lb (todos de multi - quase sempre de power pro). Varas a partir de 5'6" até 6'6", todas fast, fossem customizadas ou comerciais (2 perdas é bem razoável). Molinetes e carretilhas na faixa de 50% para cada (sem registros de quebras e/ou perdas). Uso de líderes atados nos snaps - na faixa de 50% / 60% - mais especialmente nos conjuntos mais pesados... 
     
    Voltemos agora para a ida até o "acampamento", bastante registrada em seus detalhes ! Incialmente com a visão do drone, do local onde foi implementada e depois da visão do conjunto que seria desfrutado por duas noites !
     
      
     
         
     

     
    As resenhas destas noites foram na imersão do braço de rio (Preto) que passava a menos de 5 m das nossas acomodações, compostas por barracas forradas, com camas infladas de ar, roupa de cama, 3 banheiros químicos e dois chuveiros (coletivos). Na "tenda principal", mesa e cadeiras para todos os integrantes, com um bar permanentemente aberto - 24 h - e serviço de garçom e cozinha ! Não posso esquecer da lavanderia que funcionou muito bem ! Disponibilizaram redes para uso de alguns dos presentes ! Claro que tinha WiFi de 5G disponível.  
     
      
     
       
     
    Tivemos churrasco nas duas noites, sempre de comida levada (não se matou qualquer exemplar dos inúmeros capturados), mas sempre com enorme variedade de peixes (pirarucu, tambaqui, matrinxã) e de carnes de boi e porco (só coisa de primeira). Com barriga cheia (e bota cheia nisso), os roncos eram inevitáveis, mas nem por isso desmanchou o encanto (e desfrute) de algo tão especial que nos colocava num local de pura serenidade ! SHOW !
     
    Claro que essas duas dormidas passaram rápido demais ! Mas o que havia sido acertado era o que seria mantido, mesmo que já tivéssemos uma expectativa de que a fartura encontrada perto do acampamento não iria se repetir nas proximidades do barco. Nem por isso diminuíram as expectativas, e voltamos da mesma forma que chegamos - PESCANDO ! Tá na hora de postarmos mais algumas imagens do que foi produzido nesses dias de alegria !
     
       = 74 cm
     
     = 80 cm
     
       = 82 cm
     
      =  84 cm
     
      = 86 cm => CAMPEÃO 2023
     
    Ainda não acabou, mesmo com essa aparência de final de festa ! Também teve gente que deixou um "espaço de tempo" para tentar um couro, e mesmo com pouco tempo de espera, conseguiu ter resultado ! Foram dois filhotes 
     
      
     
    Tratando-se de peixes embarcados, deixei uma imagem não muito comum de ser vista, mas a foto não permite transformar essas capturas em "causo de pescador", principalmente pelo tamanho dos tucunarés envolvidos (ambos acima de 70 cm). Merece destaque
     

     
    Já próximo dos "finalmentes" é necessário informar que ainda há fotos que não me chegaram às mãos (apesar dessa nossa facilidade digital). Já passei praticamente tudo que gostaria de retratar e comentar ! Nunca deixa de haver acréscimos, principalmente nas nossas lembranças, daí me permitirem assistir a pequena filmagem a seguir que retrata um local onde podemos realizar quão pequenos somos dentro do nosso "mundinho". Vejam que local inspirador de paz e de boa reflexões ! Serão sinônimos eternos do rio Preto.
     

    Drone de Kid com Pacuzinho.mp4 Drone de Kid com Pacuzinho.mp4  

     
    Este é um momento único, sem vencedores e/ou vencidos ! Um preservando o capturado e o outro reconhecido pelas suas magníficas cores ! Tudo integrado e preservado, como deverá ser sempre ! Nessa linha é também importante saber do empenho dos sócios dessa operação (Super Açu Premium) em elevar o nível de qualidade & vida dos ribeirinhos das comunidades que são apoiadas por um projeto pré-estabelecido, seja com material para manutenção, seja com material de alta tecnologia para adequar esses "esquecidos" de coisas que nos são mais que naturais nos dias de hoje, tais como celulares, energia (será feita a substituição do gerador a diesel pela energia solar), escolas, médicos com visitas semanais, contas bancárias - todos usam PIX nos seus pequenos negócios, etc... essas coisas ainda nos fazem acreditar que pode haver esperança nesse nosso país !  Não esquecer de dizer que grande parte dos funcionários que trabalha nessa operação pertence (e mora) nessas comunidades, ou seja, tem trabalho e ganho. Durante a época em que não há operação, permanecem recebendo um salário para se manterem até a chegada de novos grupos.
     
      
     
    Essa é a imagem captura no retorno para o barco, embora não saiba mais de que dia, mas cada amanhecer ou entardecer era assim ! Que desagradável... Chegou o momento de concluirmos a pescaria, com avaliação e pagamentos de gorjetas a todos aqueles que tão bem nos atenderam ! Temos o hábito de estipular "extras" para aqueles que - segundo voto de cada um dos integrantes - se mostrou merecedor desse reconhecimento. Pela funcionários (exceto piloteiros) a disputa foi intensa, mas nosso já retratado garçom Chip foi o vencedor. Já dentre os piloteiros a avaliação foi mais difícil, mas Luciano foi que faturou esse extra. Importante também destacar que além dos valores fixos distribuídos, também estabelecemos uma tabela para embarques acima de tucunas de 75 cm, ou seja, faturaram de forma adequada ! É nosso pensamento gratificar bem aqueles que desempenharam suas funções de adequadamente. Também entregamos troféus aos que pegaram os peixes de maior comprimento, tanto de tucunarés (86) quanto de couro (126). Olha os campeoníssimos deste Grupo 31 retratados !   
     
      
     

     

     
    A pescaria estaria finalizada não fosse um fator relevante para marcar definitivamente esse Grupo, que não por acaso tem nas suas cores o grená, branco e verde do tricolor carioca ! Os fundadores (irmãos APF) são Fluminense desde sempre, quando frequentaram o clube e disputaram diversos esportes por lá ! Quis o destino que tivéssemos acesso ao restrito grupo de vencedores da Libertadores da América, justamente no final dessa viagem (senão estaríamos em pleno Maracanã).
     

     
    Na espera para o início da transmissão, tudo é tensão e ansiedade dentre os presentes, alguns dos quais torcedores de outros times & cores, mas todos eram pelo Brasil x Argentinos !
     
      
     
    Os 3 APF fundadores dos Mocorongos em 1989 - Armando (Mandi), Agenor (Kid) e Antonio Cecil (Animal) na hora da verdade frente aos "Hermanos" ! Torcidas deram o contraponto e o estádio estava fantástico, para um jogo de muito estudo, estratégia e respeito ! Mas não dava para repetir 2008, quando nós três estávamos no Maracanã, perdendo nos pênaltis para a LDU ! Dessa feita a história teria que ser outra - E FOI !! 
     
       
     

    Gol da final da Liberta 2023.mp4  
    Fim de papo !
    Os agradecimentos de praxe aos envolvidos e a recomendação de acrescerem essa alternativa de pesca nas possibilidades de todos vocês. Complicado é arranjar vaga, mas para isso é importante pensar com dois anos de antecedência...
     

     

     
     
     
  16. Like
    Fabrício Biguá recebeu reputação de Gian em Motor 115 hp   
    Boa noite, Gian...seja muito bem vindo ao FTB.
     
    Sobre a sua pergunta...vai depender de vários fatores...Tipo e peso da embarcação, qual a velocidade e o giro q você está atingindo hj em condiçÕes de pesca...E por aí vai.
    Explique mais qual o problema q está enfrentando para podermos te ajudar melhor. 
  17. Like
    Fabrício Biguá deu reputação a Marcelo Terra em Pescaria em casa Abr/23   
    Grande Fabrício!
    Na verdade essa pescaria foi feita antes do frio, porém a água já estava bem gelada e o peixe manhoso... ele bateu na minha isca de superfície e meu parceiro mandou a meia água logo atras 
    Depois desta, fizemos outras duas pescarias já no inverno só para "matar a lombriga" e peixe que é bom quase nada. 
    Agora é arrumar um tempinho pra fazer as pescarias com a água quente 
     
     
  18. Upvote
    Fabrício Biguá recebeu reputação de Arcer em Taxação de compras via shopee, aliexpress   
    Foi não...
     
    Agora tudo será taxado.
    Valor do produto + valor do frete + imposto de importação (60%) + impostos diversos...rsrs
    Lascou-se.
  19. Upvote
    Fabrício Biguá recebeu reputação de Pedro Dominguete em Cor de hélice faz diferença?   
    Sou de falar pra você q havia outras questões q foram desconsideradas, como, por exemplo, velocidade e comprimento da puxada, o ronco mais metálico ou menos metálico, a forma como a isca batia na água, local onde a isca chegava (se mais próximo ao barranco ou não)....Essas questões, PRA MIM, são mais importantes e relevantes q a cor da isca. 😉
  20. Thanks
    Fabrício Biguá recebeu reputação de Vicente Diniz Bhering em Dicas de captura do grandes bocudos. Dica 3 - A tralha -   
    Possivelmente o mais controverso de todos os temas.
    Por mais equipado que você esteja, ainda continuará pensando. "Será que estou pronto ?"
    Esse pensamento é mais comum do que se imagina. O grande investimento feito no pacote e, a certeza de estar no paraíso dos grandes bocudos, fará com que compre compulsivamente tralhas e mais tralhas.
    Tentarei expôr aqui uma relação de materiais mais "enxuta" possível. Tralha essa que seja próxima da ideal, mas que não acabe ficando sem uso ou te deixando na mão... Vamos lá !
    Qual a tralha recomendada para se capturar os grandes bocudos amazônicos ?
    Antes de entrar no cerne da questão vale lembrar que os vôos realizados entre Manaus/Barcelos/Santa Izabel do Rio Negro disponibilizam muito pouca bagagem aos seus passageiros. Geralmente 13kg ou 15kg para Bandeirantes fretados, e uns 18kg para os vôos comerciais da Trip, portanto, leve apenas o necessário.
    Pese tudo em casa, pois cada quilograma de excesso irá lhe custar por volta de R$ 30,00, além de muita chateação, pois a sua tralha poderá ficar pra trás!
    Muitos pescadores especulam sobre equipamentos mais leves, iscas pequenas, varas de baixa libragem, etc... e até mesmo de que o pescador deve dar chance de fuga ao peixe, "que isso, que aquilo".
    A verdade é uma só. O tucunaré é um peixe que despeja toda a sua força nos primeiros 30 segundos de briga, portanto não o subestime. Imagine um peixe de 10Kg soltando toda a sua força na primeira tomada de linha ? Pois é, este é o peixe que você estará tentando embarcar.



    Na década de 70 e 80 vários pescadores brasileiros ganharam projeção no cenário internacional por quebrarem recordes e mais recordes de tucunarés ( na faixa de 9kg e 10Kg ) utilizando linhas de 10lb, 12lb, etc...
    Mas naquela época os grandes peixes eram facilmente encontrados.
    Perder um ou outro peixe não era grande coisa.
    A distância percorrida para se pegar um grandão era relativamente pequena, e a "especulação" pesqueira não era tão grande como nos dias de hoje.
    Não aconselho ninguém a pescar nessa região, depois de desembolsar boa quantia em dinheiro, a dar chance para o peixe.
    Chegar lá é muito difícil para a maioria dos pescadores brasileiros, então, esteja pronto em cada arremesso realizado.
    Ficar com peso na consciência por ter visto um gigante saltando com a sua isca na cara, lá no meio do lago, depois de ter estourado a sua linha é uma frustração. Não queira passar por isso...hehee.. ( experiência própria ! )
    Separando por ítens a fim de facilitar o entendimento :
    Varas:
    - Devem ser de 25lb, e pronto. Certa feita um tucunaré-paca de 9kg engatou uma "terceira marcha" na ponta da minha linha q eu senti o blank estalando na mão. Acabou que eu tive q dar ponta de vara pro peixe. Caso contrário ele teria estourado a minha vara/linha/isca. Claro q vc pode dar a sorte do peixe correr para o limpo, ou de não estar "com o diabo no corpo" e vc conseguir embarca-lo com uma vara de 14lbs, mas não estamos lá para contarmos com a sorte.
    - O tamanho da vara está condicionado a várias variantes. Já pesquei com varas de 6.3, 6' e, atualmente, só uso 5.7' ou 6´ pés. Como trabalho apenas com a ponta da vara pra baixo e em canoas de alumínio, varas com mais de 5.6' podem ficar tocando na água, borda do barco, e acabam atrapalhando o trabalho de isca, principalmente iscas q exigem um trabalho de ponta de vara pra baixo.
    Encontre o tamanho que mais lhe agrade e seja feliz.
    - Cheque o estado geral da vara antes da sua partida. Todos os passadores devem estar bem presos, o cabo da vara deve ser do tamanho que mais lhe agrada ( ou lhe dê conforto ), e a ponteira deve estar bem fixada.
    - Não vejo a necessidade de se levar mais de 3 ou 4 varas ( no máximo ), desde que de boa qualidade, para a pesca dos grandes tucunarés.
    - Se vai pescar de fundo, leve apenas uma boa vara maciça para mais de 50lb.
    Carretilhas/Molinetes
    - Devem ser de boa qualidade sim !
    Titan 6000 e outras carretilhas / molinetes mais baratos, são bons ?
    Sim, são ótimos, mas podem não aguentar 600 arremessos diários (ou mais) arremessando iscas pesadas (35g pra cima).
    Com 2 ou 3 dias estes equipamentos estarão fazendo barulhos internos, travando, ou algo semelhante.
    Tente levar 2 ou 3 carretilhas de boa marca, como Shimano, Daiwa, Quantum, Abu e etc.
    - As carretilhas / molinetes devem ter capacidade para 80m ou mais de linha. Não que o peixe irá levar isso tudo de uma vez, mas porque você estará constantemente cortando pedaços de linha desgastados, e isso comprometerá a sua pescaria lá para o meio da semana.
    Linhas e Snaps:
    - Use linhas entre 65lb e 80lb multifilamento. A bitola delas gira em torno de 0.38mm, 0.41mm. Eu já vi 03 pancadas seguidas em cima de uma linha 80lb da Power Pró e a linha estourar.. Comigo nunca aconteceu, mas para agradar a "Gregos e Troianos"... uso apenas 65lb.
    - Alguns usam líder de fluorcabono ou de monofilamento 0.50mm, e por aí vai. Respeito a opinião de todos, mas lá não há pedras nos lagos, então, pode usar apenas a linha amarrada diretamente no pitão q eu garanto (claro q uma linha 65lbs ou mais). A "serra" da boca do peixe dificilmente consegue cortar uma linha 4 fios de 65lbs. Agora, de uma forma geral, faça o que você estiver acostumado.
    - A principal vantagem de se usar linhas mais grossas ( 65lb, por exemplo ) é q elas são relativamentes finas ( 0.40 mm ) e se acomodam muito bem no carretel. Em arremessos mais longos e em ferradas de peixes já na borda do barco, elas não "encavalam", consequentemente, não perdem resistência com trancos e não estouram.
    - Se as suas carretilhas estiverem cheias de linha, linhas essas novas, vc não precisará levar mais q 01 carretel de linha sobressalente (300m)...normalmente um carretel de linha aguenta bem o trabalho de 1 semana de pesca.
    - Uso apenas snaps de 100lb da Berkley, isso, quando uso. O problema é q começaram a falsificar estes snap. A partir de 2010 comecei a usar os snaps canadenses da Strengease. O de 120lbs é muito pequeno.
    Iscas / Garatéias / Argolas:
    - A primeira coisa a se fazer é deixar todas as suas iscas pequenas em casa. Elas apenas ocuparão espaço extra nessa viagem. Pode acreditar.
    Lá você usará 10 iscas no MÁXIMO.
    - Isca grande atrai peixe grande ?!
    Pergunta / resposta que você ouvirá o tempo todo.
    Não é novidade que o tucunaré ataca qualquer tamanho de isca, então, isca grande não atrapalha. A maior vantagem que vejo na utilização de iscas grandes é que elas aceitam grandes garatéias.
    - Um "erro fatal" que grande parte dos pescadores comete é o de trocar argolas e garatéias por outras superdimensionadas. Reforçar garatéias e argolas é uma necessidade mas CUIDADO PARA NÃO EXAGERAR e fazer com que suas iscas não trabalhem direito.
    - Garatéias 6x são absurdamente pesadas e possuem "volta do anzol" ( GAP ) com um ângulo muito pequeno, o que dificulta o engate do peixe. Tente usar boas garatéias, como Gamakatsu, Owner, VMC ( Sure Set ), que são 3x ou 4x, dão conta do recado (quando não forçadas pelo pescador) e não atrapalham o trabalho das iscas. Fato é que garatéias pequenas fazem cócegas na cara dos grandes bocudos. Se ele encharutar, ótimo, caso contrário, irá destruir suas garatéias.
    - As cores das iscas devem ser vibrantes e opacas. Cor de osso, barriga amarela, barriga vermelha, alaranjado, são as cores que mais dei / dou sorte.
    - Nunca fiz boas pescarias usando iscas metalizadas, como cromadas e douradas...e também nunca vi os guias comentarem bem delas.
    Zaras/Sticks:
    - São excelentes. Funcionam otimamente quando o peixe está mais manhoso.
    - Devem ser arremessadas mais próximo as margens, estruturas, filhoteiros, e etc. Geralmente o peixe a ataca logo quando cai na água ou nas primeiros 3 ou 5 vezes com que são trabalhadas.
    - Jumpping Minnow da Rebel e Bonnie 115 da Jackall são as duas iscas de superfície mais matadeiras que existem. Coloquem uma garateia tamanho 1 na traseira e outra menor (mas reforçada) na barriga e tenha a certeza que elas pegam mesmo. Claro q existem várias outras iscas show de bola no mercado, como Dr. Spock da KV, SuperSpock da Heddon, as grandes Pencil da Daiwa, , e várias outras q vc está acostumado a usar, são as mais indicadas.
     
    Poppers
    - Boas em qualquer ocasião. O barulho do popper, quando bem feito, só atrai peixão. Infelizmente eu não sei trabalha-los corretamente... ( também não tenho paciência...  )
    - Tb deve ser arremessada o mais próximo das margens, estruturas e filhoteiros.
    - Pop Queen da Maria (tamanho 105 ou 130), Knuckle Head da Cheek Chub, Chug Bug da Storm, são super matadeiras.
     
    Hélices
    - São as minhas preferidas. Apesar de serem menos atacadas, quando o ataque acontece é inesquecível. Exige bom preparo físico do pescador.
    - Chama os peixões que estão "estacionados" no fundo de lagos de média profundidade e podem ser atacadas a qualquer momento. Inclusive lá no meio do lago.
    - Incrivelmente as hélices que fazem aquele barulhinho metalizado ( de metal contra metal ) são mais efetivas que aquelas que só fazem barulho de arrasto na água.
    - Rip Roller da HighRoller (5.5 e 6.25), Woodchooper Slim da Luhr Jensen (q retornou com toda a força ao mercado em 2015), Tucunarex 170 quando trocado os metais, Devassa 140 da Yara, são as mais matadeiras.
     
    Meia Água/Subsuperfície
    - Utilizar apenas iscas de meia na Amazônia, na minha opinião, é frustrante...
    O que mais gosto de ver em minhas pescarias de tucunaré são os ataques frenéticos. Se você quiser qualidade de peixe, use apenas iscas de superfície.
    - Utilizadas apenas quando os peixes não atacam na superfície, ou no caso de refugo.
    - Cristal Minnow da Yo-Zuri, Perversa da Borboleta, Prima da Zagaia e Nikita da Aicás são animais. 
     
    Jigs
    - Bons e grandes Jigs de cor amarela e rabo vermelho são ótimos quando o peixe refuga. Vale a pena levar alguns com anzóis reforçados.
    - Segundo informações recentes os Jigs pretos estão sendo bastante atacados por lá. Tentarei essa cor na próxima pescaria.
    - Existem muitos fabricantes top de jigs....mas os da Xtreme Jig são demais. Pode levar alguns q vc não se arrependerá.
     
     Dicas:
    - Não precisa levar todas essas iscas que foram citadas. Umas 20 / 25 iscas são mais que suficientes para uma boa pescaria.
    - Caso você insista em usar linha fina, aí sim, leve mais iscas. :twisted:
    - Leve 70% de iscas ( e respectivas forma de trabalho - superfície, hélice, stick, popper, etc... ) que realmente gosta, domina e utiliza. Os outros 30% serão de iscas que você "acha" que poderão dar certo.
    - Se possível use a linha diretamente amarrada no pitão. E se for usar snap, use os de 80lb / 100lb da Berkley.
    - O bom trabalho da isca, aliado ao lançamento no lugar correto, serão os responsáveis por 50% do sucesso da sua pescaria.[/b]
    Caixa / Bolsa de Pesca / Diversos
    - Caixas de pesca são mais resistentes, porém as bolsas com caixas plásticas para iscas ( aquelas transparentes ) acomodam melhor o seu material. Particulamente estou migrando para as bolsas de pesca.
    - Carteira de pesca embarcada ( IBAMA )
    - Alicate de contenção com balança aferida é fundamental. Se o alicate tiver aquela fita métrica melhor ainda.
    - Alicate para troca de garatéias. ( com biquinho na ponta )
    - Alicate de corte de grandes garatéias. Pelo menos um da turma deve levar um desses alicates ( tipo alicate de cortar cadeado ).
    - Lanternas compactas e de boa marca. Dificilmente você fará pesca noturna por lá ! Às 18h todos retornam para o barco hotel, e as lanternas grandonas poderão te atrapalhar, e muito.
    - Faca ou canivete. Item obrigatório.
    - Sacos plásticos de lixo de 100 litros. Necessário para proteger bolsas, roupas, tênnis, eletrônicos, etc das constantes pacadas de chuva diárias... 4 sacos são suficientes.
    - Máquina fotográfica. Item obrigatório. Leve cartões de memória suficientes para tirar fotos de alta resolução. Não deixe sua máquina em ambientes refrigerados, pois elas irão embaçar por dentro. Use aqueles saquinhos estanque ( tipo a prova dágua ) São baratos e muito úteis.
    - Filmadora. Se tiver uma compacta e quiser correr o risco da filmagem feita pelo seu parceiro, leve-a...
    - GPS ( Global Position System ). Pra mim um dos mais importantes itens da minha caixa de pesca. Uso desde 1999 e a cada dia gosto mais do aparelho. Leve um compacto e que tenha mapa em sua base. Do Etrex Legend ( azul ) pra cima. Com R$ 300 você compra o Legend que "teoricamente" faz a mesma coisa que os aparelhos mais modernos e coloridos.
    - Capa de chuva de boa qualidade. Item obrigatório.
    - Óculos de sol ( Polarizado é ainda melhor ).
    - 2 jogos de pilhas recarregáveis são suficientes.
    Roupas e calçados.
    - Eu gosto de usar roupas curtas ( camisetas e bermudas ) ! Me empantufo de protetor solar e pronto. É mais fresco e no final do dia você estará bem disposto. Mas existem também aqueles que preferem usar calças e camisas de mangas compridas ! Também é válido, desde que se sinta confortável ( essa é a palavra de ordem ) !
    - Verifique se no seu pacote contratado, eles oferecem serviços de lavanderia. Em caso positivo, três mudas de roupas leves são suficientes.
    - Lembre-se q no Rio Negro não existem pernilogos.
    - Um par de tênis ou Crocs (preferencialmente). Crocs são confortáveis e muito versáteis. Em caso de chuva em plena pescaria, caso esteja de tênis, coloque o dentro de um saco plástico até ela passar. É uma ótima dica...
    - Meias e cuecas para todos os dias da semana.
    - Chinelo de dedo e bonés. Item obrigatório.
    - Leve as roupas que você está acostumado a usar. Lá faz muito calor, lembre-se disso.
     Medicamentos.
    - Geralmente o barco hotél tem um kit de primeiros socorros, mas antibióticos e anti-inflamatórios potentes e modernos podem salvar a sua pescaria. Acerte com o grupo para que apenas 1 pescador leve um kit mais completo. Todos participam da compra.
    - Caso você faça o uso de algum medicamento exclusivo informe ao grupo e leve em maior quantidade.
    - Esteja com as suas vacinas em dia.
    - Gases, mercúrio-chromo, ataduras, gases, relaxantes musculares, anti-térmicos, tesourinha, esparadrapo, anti-séptico, creme para assaduras, Floratil 100 ou 200 ( para flora intestinal ), anti-ácido, e aqueles remédios de uso mais frequentes são importantíssimos. Geralmente 1 ou 2 pescadores do grupo farão o uso de algum desses medicamentos... ( pelo menos essa é a tradição )
    Bem, essa foi a lista mais enxuta q eu consegui postar aqui. Se organizar tudo direitinho esses "itens" ocuparão pouco espaço, pode apostar.
    Espero que isso ajude aos marinheiros de primeira viagem. :wink:
    Um grande abraço. Fabrício Biguá
     
     Dica para os novatos.
    Vai pela primeira vez e está maluco de tanta informação que não sabe quem ouvir ou o q levar?!?!
    Vai a minha dica de caixa de iscas:
    - 03 hélices grandes (15cm em média).
    - 02 PopQueen 105
    - 03 Jummping Minnow cor de Osso.
    - 01 Bonnie 115.
    - 02 Perversas
    - 02 Nikitas.
    - 05 Jigs de pena.
    São 19 iscas q farão a sua pescaria muito, mas muito efetiva. Pode apostar.
  21. Haha
    Fabrício Biguá recebeu reputação de Rodrigo de Souza Gonçalves em Cor de hélice faz diferença?   
    Iscas mais lentas e menos barulhentas, tb sempre me dei melhor com as brancas/osso/pequeno detalhe em vermelho....Neste casos acredito a cor faça a diferença.
     
    Mas só para bagunçar o debate...rsrs...Quantos de nós aqui já presenciamos o peixe observando a isca no ar e, praticamente ao tocar na água, o peixe já abocanhou-a?!?! hehehe...E aí, como explicar q a cor fez diferença?!?! 
  22. Upvote
    Fabrício Biguá recebeu reputação de Rodrigo de Souza Gonçalves em Cor de hélice faz diferença?   
    Sou de falar pra você q havia outras questões q foram desconsideradas, como, por exemplo, velocidade e comprimento da puxada, o ronco mais metálico ou menos metálico, a forma como a isca batia na água, local onde a isca chegava (se mais próximo ao barranco ou não)....Essas questões, PRA MIM, são mais importantes e relevantes q a cor da isca. 😉
  23. Haha
    Fabrício Biguá recebeu reputação de Silvio Mattar em Cor de hélice faz diferença?   
    Iscas mais lentas e menos barulhentas, tb sempre me dei melhor com as brancas/osso/pequeno detalhe em vermelho....Neste casos acredito a cor faça a diferença.
     
    Mas só para bagunçar o debate...rsrs...Quantos de nós aqui já presenciamos o peixe observando a isca no ar e, praticamente ao tocar na água, o peixe já abocanhou-a?!?! hehehe...E aí, como explicar q a cor fez diferença?!?! 
  24. Thanks
    Fabrício Biguá recebeu reputação de Silvio Mattar em Cor de hélice faz diferença?   
    Sou de falar pra você q havia outras questões q foram desconsideradas, como, por exemplo, velocidade e comprimento da puxada, o ronco mais metálico ou menos metálico, a forma como a isca batia na água, local onde a isca chegava (se mais próximo ao barranco ou não)....Essas questões, PRA MIM, são mais importantes e relevantes q a cor da isca. 😉
  25. Like
    Fabrício Biguá deu reputação a João_Medeiros em Cor de hélice faz diferença?   
    Eu acho que não faz diferença alguma... Já vi pescador usando isca de hélice que estava só na madeira, sem pintura alguma e pegando. 
    Mas mesmo achando isso, você me pergunta, tenho várias cores? SIM kkkkkkkk
    Acho que pega muito mais o pescador que o peixe. 
    Eu gosto das halloween, firetiger, clown, por gosto pessoal, mas acho que uma branca, branca cabeça vermelha, laranjada, verde, sei lá... Pegaria igual rs
×
×
  • Criar Novo...