Ir para conteúdo

Revisão Motor Mercury 15hp


Posts Recomendados

  • Respostas 428
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

    Em relação aos ajustes do carburador,  eu mesmo costumo ajustar , e nunca tive problema.O meu Mercury fica as vezes 5 a 6 meses parado e pega sempre na primeira ou na segunda( eu nunca desmontei p/ limpar em 2 anos).Eu acho poucos seguem a recomendação do fabricante que, que é ajustar a lenta p/ 900rpm em neutro ou 850 rpm engatado.Se vc deixar a lenta com rpm errado, com certeza  vai mudar o consumo ou pode deixar a mistura fora do normal,que irá mudar o desempenho do motor..Eu não sou nenhum expert, mas como trabalho na área técnica, eu aprendi que devemos inicialmente tentar com as recomendações do fabricante.Eu até hoje nunca ví alguém coloca um tacômetro p/ medir RPM.Acho que vale a pena  tentar.Pelo que estou lendo no FTB,, este carburador é mais "delicado" que os outros, mas eu acho que não tem mistério..

   No meu caso , eu tive que fazer o ajuste  porque eu desmontei a haste que mexe na abertura da borboleta para tentar retirar o came ( tomei na cabeça, tem que tirar o volante do motor :gorfei: ) e quando eu voltei, tive ajustar a lenta e consequentemente a mistura.Como eu tenho um tacômetro eu segui o manual e não tive problemas.

   Aproveitando é realmente difícil encontrar o came no Brasil.Eu pedi p/ um amigo que foi p/EUA trazer.Ainda não troquei por que estou na dúvida se vou  abrir o venturi do carburador ou só vou mexer nos giclês.

   Se vc tiver algum conhecido o pn é 3M3-63718-0.Se eu não engano custa U$7,00 no site da Tohatsu USA.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

diego vi a foto q vc posto do seu motor se vc soltar a vareta q vai ligada na borboleta ela fica presa naquela pecinha amarelinha q tem um parafuso q prende a vareta veja la q esta passando uma ponta da vareta vc pode deichar ela mais pra baixo vai abri um poco mais doq esta aberta a boboleta ! esse fds quero desmontar meu carburador e medir com paquimetro pra ver se o venturi e 20 ou 22 pois nao marca eu creio ser 20 pq a giclagem e a mesma do super 80 e 110 esse fds fui pescar de rodada em 3 pessoas ou meu motor anda de mais ou o yamaha 15 do meu amigo q e froxo de mais kkk digo q ou esse motor meu por vir em 18 hp original com came q acelra 100% anda muito pq vo fala pra vcs e diferença medonha nossos barcos igual ele estava em 3 pessoas praticamente mesmo peso trim reguladinho  e o helice dele e passo 10,5 e ele saia primeiro e eu buscava ele e dechava ele bem pra trais ! pena eu nao ter como medir a velocidade do meu conjunto, mais to bem contente com motor . eu vo tenta tira esse fds essa peça o came vo fala com alguem aqui se tem como tira um molde ai mando pra galera pra fazer uma peça q ficara como a original e sem mecher na peça original pq vai q nao da certo kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

guto eu tinha um 2010 yamaha e mudei pra passo 10,5 e deu uma melhora siginificativa ! por isso ate q sitei q o motor dele ta com hecilide passo 10,5 e nossos barcos sao 100% identicos olha os pescadores tudo na mesma faixa de peso 80 kilos eu sei q o motor dele e 15 hp mais axei muita diferenca por so 3 hp a mais q tem o tohatsu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo, a regulagem da haste que você citou não da pra fazer muita coisa, pois se aumentar ele fica acelerado em marcha lenta. O máximo é regular a haste no mais alto sem que acelere em lenta. 

 

Diego, estava olhando o motor super, não tem perigo da borboleta passar do ponto e fechar do outro lado, como havíamos comentado, pois no super tem um batente que limita a borboleta. Isso pode ocorrer em alguns motores, como o que o Guto citou, no Yamaha 25 hp quadrado que eu tive também podia passar, tinha que regular olhando a abertura da borboleta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

leonardo meu motor esta com a vareta rente ela nao passa nada pra cima nao fica aquela ponta da vareta pra cima da pecinha q prende ! axo q se eu tirar aquela capa de plastico q vai na frenti do carburador ja da para medir o venturi vo tenta ageita uma ferramenta para medir depois eu posto !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Motonorte (AM) respondeu o meu e-mail perguntando que diabo era came, mandei um foto para o vendedor. Se ele tiver a peça a um preço acessível, eu vou comprar, senão vou fazer uma gambiarra no came.

 

Mas antes eu vou testar na água para ver se há acréscimo de velocidade. O Erique disse que aumentou 3 km/h no motor dele; já Katsumi não notou diferença. Precisarei testar antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Sim Ricardo, essa regulagem que está o seu motor é o máximo de proveito que consegue na regulagem desta haste. Pode observar que totalmente desacelerado, aquela roldaninha fica apoiada sem folgas no came, se mexer mais acaba acelerado o motor não dando mais marcha lenta.

 Em 2008 eu tentei de tudo, tentei até trocar aquela roldaninha que deslisa sobre o came por uma maior, para tentar abrir mais a borboleta e dar mais aceleração, mas não deu certo, pois na lenta ele fica acelerado, não da regulagem. A forma que eu achei foi aumentar o came com solda, ou trocar o came.

 

 Depois do mercury 2008, tive no lugar um Tohatsu 18 e este ano um nissan 18, justamente por já vir com os reais 18 hp de fábrica e não ter que ficar mexendo. 

 

 Mas já já o Diego acerta o motor dele, e vai ficar satisfeito!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo, o Nissan Marine na Martinelli está com um preço atrativo. Cogitei trocar o Super 15 pelo 18hp.

 

Masssss, eu perderia muito valor de revenda, pois o motor foi descontinuado e em Cuiabá (acho que MT em geral) ou você compra Mercury ou Yamaha, sem falar a falta de assistência autorizada.

 

Fiquei animado com essa possibilidade de acelerar mais o motor. Agora eu entendi o porquê a aceleração ia até 70 a 75% e não passava disso, era o came "morto".

 

Mas antes de mexer no came, preciso regular o carburador do motor.

 

E a novela mexicana continua  danca::  danca::  danca::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente não vale a pena Diego!!! Seu motor é zero!!

Fica frio, já já você acerta o motor!! É que você está muito longe, 1500 km daqui, pois aqui tem duas revendas que já fazem esta transformação completa a anos. Com preenchimento com solda no came e acerto de carburação. O motor fica um foguetinho perto dos outros 15 hp.

Mas faz isso, tente acertar a regulagem do carburados como está, vá pra água e experimente o motor, e sem capô acelere com a mão o restante que falta para a borboleta abrir. Se der diferença significativa ai sim você muda o came.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

liga no orelhao, acelera e ve.... nao ha necessidade de testar ess detalhe no rio... se houver aumento de rpm ou som ficar mais fino e constante teve aumento de rpm e consequente provavel velocidade final.

 

Astra, no orelhão, só pode funcionar em marcha lenta ou com pouco giro. Mesmo que você engate o motor e acelere, por não ter o peso da água no helice, o giro vai subir muuuuito...vai até cortar rpm  pelo limitador de giro existente na caixa preta (CDI), imagino eu. Se isso não ocorrer o giro vai subir tanto que pode causar risco a sérios danos ao motor....

 

Para fazer o teste de aceleração máxima...só na água mesmo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto vale um Tohatsu 30 HP hoje em dia ? Tentei falar na Calaça Motores, já enjoei de tanto mandar e-mail e ninguém responde.

 

 Thiago....quando o Chicão era revendedor Tohatsu, normalmente o 18 hp e 30 hp eram um pouquinho mais caro que o 15 super e 25 sea pro respectivamente.

 O meu Nissan 30 hp foi comprado na Pousonáutica (Chicão) em 2014, paguei o mesmo preço na época do Yamaha 25.

 

Hoje com o Dolar nesta bagunça..já nem sei quanto está um motor destes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tohatsu 30 sempre foi uns R$1.500  mais que o Mercury Seapro, na minha opinião  não compensa essa diferença, que é o preço de um kit partida elétrica, além de quase todos Seapro hoje já vem igualzinho ao Tohatsu de 30 de fábrica, só muda a  cor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente, depois que notei que o desempenho ruim do Super 15 está na deficiência do came e na desregulagem do carburador, a ideia de trocar por um 25 está minguando.

 

A solução para o problema é relativamente simples, mas necessita de paciência  :gorfei:  :gorfei:

 

Quem tiver um motor 2015 pra cá ou um usado em  ótimo estado de conversação é melhor cuidar cada vez mais deles, pois os preços dos novos estão proibitivos com essa alta do dólar. 

 

Já liguei na concessionária, sexta-feira vou levar o motor para regular o carburador. Torçam por mim hehehehe ::tudo::  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...