Ir para conteúdo

Revisão Motor Mercury 15hp


Posts Recomendados

Eu estava vendo os valores dos motores, não tem conversa, subiram mesmo! Eu mesmo prefiro pagar mais caro no tohatsu pela confiança que tenho no motor, usamos o 18 desde 2002 em nosso rancho no Serra da Mesa.

Os outros, 30 e 50 tenho convivido com eles diariamente, além de usa dos mercury e Yamaha também, noto mais força no tohatsu. Lembrando que o mercury transformado não anda como o tohatsu, ele fica um pouco abaixo dos 18/30/50 HP's que dizem.

Quanto a que o Guto disse, a diferença dos preços não é tanta assim, ano passado por exemplo o mercury super aqui estava R$6.100,00 e o Tohatsu R$6.300,00 no 15/18.

Quanto a Calaça Motores, se quiser um contato melhor com eles e por telefone e com o Sr Altamiro, pois no resto são bem "deficientes" em atendimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 428
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

kkk e bem isso ai diego negocio e fica quetinho kkk meu motor e velho de ano  tem uns riscos mais funcioando q é uma beleza quando fechar a pesca quero colocar um rotor da bomba de agua zero original ai fico tranquilo por um bom tempo axo q esse negocio de investir muito em traia  de pesca e se tiver sobrando ouu pra quem usa muito mesmo hhehehe e ja aproveitando o topico alguem sabe aonde encontro rotor q seja original para o 18 na net , pois aqui na regiao so tem paralelo a cidade mais procima q tem concecionaria mercury esta a 200 km o motor e 2001 e o rotor e original ainda ta mijando mais forte q eu quando acordo de manha kkkkk mais nao quero correr o risco por causo de poca grana !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei o meu sea pro a uns 3 meses, paguei R$ 8.300,00 na Sperta Nautica de Araçatuba. O vendedor Valdir ainda fez uma condição muito boa pra mim. Paguei R$ 2.600,00 a vista, e o restante em 6x no cartão de crédito.

 

Até hoje não me deu problema nenhum, comprei um motor de partida, e eu mesmo estou instalando nele, e até o final do ano quero ver se consigo comprar o flashBass e montar meu conjunto. 

 

 

EDIT: Já veio transformado para 30 HP, até postei em outro tópico dizendo que não veio, porque eu estava testando a aceleração com o motor desengatado, onde tem um limitador que impede o curso total do acelerador (cabacice de principiante mesmo), mas veio transformado sim. E também veio com mais um hélice e capa de proteção para o motor, acredito que todos devem vir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembro que paguei em 2008 no meu Seapro menos que tá valendo um 9.8 Tohatsu hoje.  :gorfei:  :gorfei: .     Mas mercado de usado tá ruim, ng anda investindo em motor, portanto não é interessante trocar de motor agora, vão vender barato e comprar caro, ainda mais Mercuy, Tohatsu, que tem uma desvalorização maior que o Yamaha.    E trocar em ccs é pior ainda, pra ter idéia pediram R$8000 de volta no Seapro que não tem 50 horas num 40 Yamaha zero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei é imposto, mas motores no MT e em GO sempre foram mais caros que aqui em SP, ou pq aqui tem mais revendedoras.  

O Mercury Super aqui tá girando em torno de R$6000 a R$6500, o do Seapro de R$8700 a 9mil.   Fora o Nissan 18hp que tá R$5700 na Martinelli, nesse preço tá compensando muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Negócio é tentar vender agora... e depois esperar o dólar cair... se cair...  doeu::

Thiago posso estar enganado, mas vc vai conseguir no máximo 5 conto no seu Seapro e terá que voltar o quase mesmo valor pra pegar um motor novo da mesma potencia, sendo que seu motor tá novo ainda, com esse valor vc compra um barco novo.  Motor se bem cuidado dura anos sem apurrinhar ou defeitos graves, vide meu Mariner que tá com 22 anos em casa .  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Diego , eu tenho um came original  do Tohatsu 18hp reserva.Pedi para trazer 2 (para evitar a lei de Murphy rindo3:: ).Se vc quiser posso te enviar um para testar, inclusive eu estou com muita curiosidade tbm do resultado final.É que estou sem tempo para fazer as modificações, principalmente porque tem  que retirar o volante do motor e eu não tenho o "saca volante".Como eu sou meio adepto do DIY ( faça vc mesmo), eu estou pensando como vou retirar o volante. Possivelmente vou ter que criar uma ferramenta.Acho que mais importante seria descobrir qual seria a diferença do carburador, pois conforme eu comentei abrindo manualmente eu não percebi mudança significativa, .Acho que talvez com o gicle 116 faça a diferença na máxima. 

Eu gostaria de saber de algum proprietário do Tohatsu 18hp, se internamente próximo do venturi do carburador tem uma especie "anel" diminuindo a passagem.Este anel tem cerca de 1mm de espessura.Sem ele daria os 22mm.Ou seja sem este anel, com o came do 18hp e os gicles  80 e 116 eu acho que é a solução para a conversão real para 18hp.

Um abraços todos e gostaria de parabenizar a todos pela esta troca fantástica de experiência do fórum aplauso::  mestre::  mestre:: .

A titulo de curiosidade eu acabei conhecendo o FTB justamente nas minhas pesquisas sobre a mudança do Mercury 15hp p/ o 18hp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procurei a foto do came que eu tinha feito em 2008 mas não achei. Assim pedi a um amigo que tem um 15 super transformado, para tirar uma foto do motor dele pra mim, então segue a foto, achei que podia ter caprichado mais no acabamento...mas já funciona como o esperado. No meu eu passei a lima, posteriormente uma lixa, depois uma lixa bem fininha e por fim fiz um polimento com cera...ficou um espelho!!! Mas já da pra ter ideia!!

 

No meu fiz um pouco diferente, pois no original onde corre a roldana principalmente no fim da aceleração a pista de rolagem do came não é angulo de 90º., tem um grau lá pois a roldana quando chega nesta fase de aceleração está trabalhando torta. No do meu amigo fez 90º, assim a roldana pega na quina de baixo do came, funciona, mas não trabalha na pista toda de rolamento e sim na quina da peça, podendo trazer um desgaste, se for fazer fique atento a isso.

 

IMG-20151014-WA0034.jpg?sbsr=11410b3682f

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tentei explicar..mas ficou confuso.....kkkk Então tirei umas fotos agora do meu 18 hp com celular mesmo só pra tentar explicar.

 

Nesta foto mostra na aceleração máxima que a roldana trabalha com grau de inclinação, por isso o came ao ser preenchido deve fazer este grau também.

20151014_225615.jpg?sbsr=84f1b7b242ad01b

 

bom, nesta foto da pra ver no came...no final do curso onde a roldana pega na máxima aceleração que tem um grau na peça, e é este grau que tem que fazer com a lima após preencher com solda!!

20151014_225550.jpg?sbsr=6f273ce3e86ca16

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Katsumi!! 

Amanhã desmonto o coletor de ar, e vou tentar tirar uma foto para você ver, mas "acho que não tem!!!

Onde no seu carburador está marcado 20 (20mm de venturi), no meu está 22 (22mm de venturi).

 

Quando for mecher no seu motor, pegue um saca emprestado para tirar o volante. Já vi "MEXANICO" bater martelo na ponta do parafuso do virabrequim para tirar o volante....é um perigo, pois pode quebrar o imã do volante. 

 

Amanhã assim que possivel eu posto a foto e a confirmação deste anel que você citou, ok!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Katsumi, obrigado pela oferta. Vou testar primeiro manualmente para ver se terá acréscimo de velocidade.

 

Sim, eu também aprendi muito neste fórum, os amigos são pacientes e todos explicam com a maior boa vontade.

 

Leonardo, não estou muito afim de mexer com solda, pois o vai-e-vem do motor é cansativo para mim. Estou pensando em fazer uma gambiarra com durepox mesmo :gorfei:  :gorfei:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaiz.... esse negócio tá ficando bom hein... quanta informação interessante... aprendizado nota 1000 mestre:: , tá melhor que os cursos da Mercury e Yamaha !

 

Pergunta de um leigo: essa questão do came, entrada de ar, giclê e tudo mais... quanto disso tem relação com o Sea Pro ? Não sei se é o lugar para perguntar aqui, mas acho não compensa abrir outro tópico:

 

Alguém poderia fazer um roteirinho para esclarecer as diferenças entre um e outro e quais as modificações que são feitas num e noutro ? Além disso, o que dá para ser "melhorado/modificado" ?

 

Exemplo: no 15 Super estamos falando do preenchimento do came para que a borboleta abra 100%. Isso é possível no Sea Pro ou não se aplica ?

 

Valeu amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago no Seapro o Leonardo já mostrou que os Gigles são do mesmo tamanho pelo menos do Nissan 30,  é só a troca da junta e a mudança de ponto em 5 Graus mesmo, mais nada, o carburador é o mesmo.  É a mesma mudança do Tohatsu 25 para 30

Só pra quem não viu:  

 

 1])  Mudança do ponto de 20 pra 25:

 

 

 

 

04-TimmingMarks_zpsb4d9569f.jpg

 

 

Com essa mudança o carburador abre mais

25HP-20ordm_zps301a5a67.jpg

 

30HP-25ordm_zps8eb62e9b.jpg

 

2)  E mudança desse junta.: 

 

02-CarbGasketsDifferences_zps9381ebb8.jp

 

 

12096369_901865553244570_775651847869453

 

Por essa:

 

12122649_906543226110136_201586001123533

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita tópico bom viu... aqui é conhecimento que vai se acumulando!!!

 

Pelo que vi, está extremamente complicado de se achar o came original tohatsu... e provavelmente, vou preencher o came com solta, ou arrumar 1 emprestado e mandar alguém fazer umas copias pra mim...

 

A ideia de durepox me passou pela cabeça e deve funcionar bem também..  mas será que dura?? querendo ou não ali deve esquentar um pouquinho!!!

 

 

 

Rapaiz.... esse negócio tá ficando bom hein... quanta informação interessante... aprendizado nota 1000 mestre:: , tá melhor que os cursos da Mercury e Yamaha !

 

Pergunta de um leigo: essa questão do came, entrada de ar, giclê e tudo mais... quanto disso tem relação com o Sea Pro ? Não sei se é o lugar para perguntar aqui, mas acho não compensa abrir outro tópico:

 

Alguém poderia fazer um roteirinho para esclarecer as diferenças entre um e outro e quais as modificações que são feitas num e noutro ? Além disso, o que dá para ser "melhorado/modificado" ?

 

Exemplo: no 15 Super estamos falando do preenchimento do came para que a borboleta abra 100%. Isso é possível no Sea Pro ou não se aplica ?

 

Valeu amigos.

No Sea Pro troca-se apenas uma Junta e muda-se o ponto de ignição(se não me engano)... é bem mais simples...

 

segue imagem das juntas...

 

02-CarbGasketsDifferences_zps9381ebb8.jp

 

Veja neste tópico o que deve ser feito no Sea Pro

http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/27808-qual-a-diferen%C3%A7a-do-mercury-25-sea-pro-eua-vs-jp/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma resalva Thiago q aconteceu comigo depois de um dia de uso do motor q eu tinha,fui adoçar ele depois do uso no mangue e tbm notei q a borboleta não abria tudo,então abri o resto dela por aquela roldana branca de plástico q aparece na foto q o Guto postou e afogou o motor de uma tal maneira q chegou a lavar o pistão de tanta gas q foi pra câmara de combustão. ...aquele dia foi fo..

Enviado de meu GT-I9063T usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma resalva Thiago q aconteceu comigo depois de um dia de uso do motor q eu tinha,fui adoçar ele depois do uso no mangue e tbm notei q a borboleta não abria tudo,então abri o resto dela por aquela roldana branca de plástico q aparece na foto q o Guto postou e afogou o motor de uma tal maneira q chegou a lavar o pistão de tanta gas q foi pra câmara de combustão. ...aquele dia foi fo..

Enviado de meu GT-I9063T usando Tapatalk

Aumentando ponto aumenta a faísca,  se só abrir só a borboleta vai jogar mais combustível sem ter queima suficiente , por isso encharcou.    Mas sinceramente eu não notei diferença pelo menos no manche depois que mudei o ponto, visto que o meu veio com a junta de 30hp sem mudar o ponto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...