Ir para conteúdo

Berço da carretinha, qual o melhor material protetivo e duradouro ?


Posts Recomendados

Eae galera, bom não sei se este é o lugar certo para postar a dúvida mas la vai !...

- Qual o melhor material para repor sobre a madeira do " berço " da carretinha ? ? Vale a pena instalar "roletes" ??? , eu conheço os BÁSICOS, fico imaginando se alguém encontrou opções diferentes, tipo, algo melhor que nosso "carpete" safado que muitas vezes usamos ! mas mesmo assim é difícil achar um carpete feito para essa finalidade,,,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo, tive o mesmo problema seu, acabei colando com cola de sapateiro e reforcei as extremidades com parafuso e chapa metálica (onde não entra em contato com o barco) um borrachão com 10 mm de espessura. É fácil de cortar (vem em placas de aprox. 1,20 x 120) e colar. Tem um bom tempo já e está aguentando bem, além de não marcar a canoa e ficar suave pra puxar ela no guincho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Andrey W disse:

Ricardo, tive o mesmo problema seu, acabei colando com cola de sapateiro e reforcei as extremidades com parafuso e chapa metálica (onde não entra em contato com o barco) um borrachão com 10 mm de espessura. É fácil de cortar (vem em placas de aprox. 1,20 x 120) e colar. Tem um bom tempo já e está aguentando bem, além de não marcar a canoa e ficar suave pra puxar ela no guincho.

Hummmm, bacana Andrey, mas então seriam aquelas lisas né ?!? ,  já vi fotos de borracha no berço, sempre imaginei que ficaria mais difícil para deslizar ...

Valeu a dica ! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As respostas nesse tópico me interessa também...tenho uma carreta Odne, modelo Gold Line e o carpete estragou...preciso dar uma reforminha nela.  Não sei se colocar carpete novamente seria solução duradoura...vou ficar de olho nas dicas do pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo, recomendo você utilizar aquela mesma borracha de EVA que é colocada no piso de barcos. Fica fácil de deslizar, fácil de colocar e dura muito, muito tempo. É o mesmo sistema que utilizamos nas carretas que produzimos.

 

É só cortar as tiras da borracha e colar com cola de sapateiro.

 

Esqueça dos roletes. A borracha, madeira ou que mais tiver, devido ao formato sempre vai ter total contato ou aderência com o fundo do casco como um todo, já com os roletes como são vários colocados individualmente, o ponto que ele apoia o barco é apenas o que fica em cima do rolete, e o intervalo entre eles? Fica sem nenhum contato ou apoio. Com isso, você vai distribuir o peso e impactos da carreta no casco em pequenos pontos individuais que são em cima dos roletes, ao em vez de distribuir ao todo. Com isso corre o risco de amassar o fundo de seu casco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Renato Barreto disse:

As respostas nesse tópico me interessa também...tenho uma carreta Odne, modelo Gold Line e o carpete estragou...preciso dar uma reforminha nela.  Não sei se colocar carpete novamente seria solução duradoura...vou ficar de olho nas dicas do pessoal.

Ricardo, eu acabei de comprar uma carreta nova pra minha bass..se você usa bass, creio que o melhor ainda é o carpete, pois borracha ou eva acabam segurando um pouco o barco na hora de desencalhar.

O rapaz das carretas Angola, quando eu o questionei sobre isso, ele falou que se eu quisesse ele poderia colocar outro material que não o carpete, mas recomendou que fosse esse em razão do que falei acima.

Enfim, optei ainda pelo carpete que nas bass deslizam bem devido à fibra de vidro.

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Andrey W disse:

sim, lisa dos dois lados, melhor pra colar e melhor pra deslizar. Bom seria se achar uma borracha mais densa pois dá menos atrito barco/borrachão. joia:::

Então, até gostei da ideia, todo lugar (eu acho kkkk) tem aquela famosa " Casa da Borracha ",,, creio que vendam em PLACAS, portanto seria inviável o gasto ! mas garanto que vou lá ver pessoalmente e posto aqui as considerações !!

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae João !?! então, tbm gostei da ideia e ainda mais vindo de um profissional do ramo, porem  comprei e manuseei este EVA outras vezes e acho que a densidade não casaria com durabilidade,,, berço simples com a madeira de pé já não traz superfície suficiente para o casco; mas vou testar e agradeço muito a dica ! ! ! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Claudemir Liuti Júnior disse:

Ricardo, eu acabei de comprar uma carreta nova pra minha bass..se você usa bass, creio que o melhor ainda é o carpete, pois borracha ou eva acabam segurando um pouco o barco na hora de desencalhar.

O rapaz das carretas Angola, quando eu o questionei sobre isso, ele falou que se eu quisesse ele poderia colocar outro material que não o carpete, mas recomendou que fosse esse em razão do que falei acima.

Enfim, optei ainda pelo carpete que nas bass deslizam bem devido à fibra de vidro.

Abs,

Claudemir, tbm acho que funciona melhor com a Bass ( de fibra né ), mas o Carpete TEM QUE SER de uma melhor qualidade, o que por aqui na minha área é difícil de encontrar ,, o meu é um Marfim Marino CLX (Levefort),,, mas agradeço muito pela dica ! ! !

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, João Caio Calaça disse:

Esqueça dos roletes. A borracha, madeira ou que mais tiver, devido ao formato sempre vai ter total contato ou aderência com o fundo do casco como um todo, já com os roletes como são vários colocados individualmente, o ponto que ele apoia o barco é apenas o que fica em cima do rolete, e o intervalo entre eles? Fica sem nenhum contato ou apoio. Com isso, você vai distribuir o peso e impactos da carreta no casco em pequenos pontos individuais que são em cima dos roletes, ao em vez de distribuir ao todo. Com isso corre o risco de amassar o fundo de seu casco.

João, esqueci de agradecer da dica dos roletes ! que funciona eu sei que funciona, o problema é a necessidade de muiiiiiiiiitos "roletes" para não dar muito espaço e não agredir o casco como vç disse,,, os americanos usam mas o custo para eles esta muito mais ao alcance ! ! 

PS : tem uns prontos à venda no ML, mas o cara põe os roletes errados e muito espaçados !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Renato Barreto disse:

As respostas nesse tópico me interessa também...tenho uma carreta Odne, modelo Gold Line e o carpete estragou...preciso dar uma reforminha nela.  Não sei se colocar carpete novamente seria solução duradoura...vou ficar de olho nas dicas do pessoal.

Renato, sobe na carona que é noiz !

Na esperança que muitos se beneficiem do tópico ! ! ! :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, TiagoAsa disse:

Fala ae amigos, também estou a procura de um material melhor mais resistente e mais liso, estou pensando em colocar polietileno em placa.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Rapaz, Polietileno ! ? ! ?, wow, gostei, o barco acaba, a carretinha acaba, mas a placa continua ! :gorfei:

A Ideia  é boa, acho que deslizaria bem até demais, acho que o comprimento da peça e custo se tornariam meio inviáveis, mas tem mesmo é que ver na pratica pra ter certeza !

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tive duas carretas "roletadas" eu eu não troco por nada 

 

Não estraga o barco e é uma mão na roda da hora de colocar e tirar da água 

 

A FREE HOBBY (paes engates) tem pronto por um preço muito bom 

 

http://www.paesengates.com.br/

 

tem um tópico aqui no forum sobre ela, seja abaixo

http://imageshack.com/f/5ue794ccdddb0c5697c058a63j]http://imagizer.imageshack.us/v2/150x100q90/210/e794ccdddb0c5697c058a63.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- berço nao serve pra ajudar a deslizar o barco, serve pra segurar , apoiar e dar firmeza ao barco nas 99.99999% do tempo que o barco está lá apoiado. 

 

berços como o do guto, rígidos, secos, altamente deslizantes sao bons para quem usa a carreta como encalhe, ou seja, anda alguns metros em baixíssima velocidades, muitas vezes nem anda, ou seja, nao sofrem impactos, nao sofrem ação do vento na estrada, não tem buracos, etc, etc, etc ... 

 

Na vida real, onde vc as vezes subirá no barco (e muitas vezes o dono pesa mais que o barco e ficará em pé forçando o peso num unico ponto pequeno), vai guardar algo no barco durante a viagem, por um motor, tanque, tralha, sogra lá dentro, o berço rígido e com roldanas tendem (e nao obrigatoriamente) a amassar o fundo do barco (o que é pessimo pra navegaçao e pro visual).

 

Pior que isso, o berço tem uma função muito maior que é relegada: nao deixar o barco se movimentar durante viagens, o que afrouxa cordas, cintas, e nao raramente, causa acidentes.... pqnas movimentacoes de mm em 100 ou 300 km causam uma distorcao enorme no fim da viagem, e seu barco pode virar um acidente feio.

 

2- diante disso, o berço nao precisa deslizar, se esta grudando no barco, afunde mais a carreta, simples assim.

 

3- ok, mas facilitar é bom né? entao berços inteiriços sao mais interessantes, pois alem de segurar e apoiar o barco, ainda te dao seguranca e nao compromentem o fundo do barco, mas qual a melhor opcao?

 

ha inumeras, como o EVA do joao, só que achar EVA assim é dificil e caro, e cortar na mao é muito ruim, fica horrivel, acaba com as facas etc...

uma opcao é usar tiras de borrachas, dessas borrachas de esteira de industrias, vc ja compra e pede cortado, fica muito bom, pois alem de segurar bem o barco quando secas, ainda te dao certo amortecimento, oq ue é bem vindo, nao desliza nem a pau... so que na hora de tirar e por na agua, complica um pouco exigindo que vc afunde uns 5cm a mais na agua... nada dificil...

 

outra opcao é usar carpetes, esqueca os finos, automotivos, etc, compre carpetes de qualidade, como a quantidade é muito pouca, nao chegando a 1 ou 2 metros ao todo, vc pode comprar o melhor disponivel, com tralhas altamente fechadas e densas, basta forrar bem, aplicar com cola de sapateiro e uns pregos que ta tudo certo.

4- desaconselho usarem placas rigidas direto no casco, assim como roletes, a menos que estejamos falando de barcos com fibra ou chapas bem grossas e nao use em estradas esburacadas, peso dentro do barco, etc... 

 

o caso do kituta é muito bem feito, ha inumeras formas de colocar roletes, mas ele mesmo é leve, nao usa em estradas esburacadas e tem bastante cuidado... nao pode esperar o mesmo indo pescar em represas, rios, pousadas que mais parecem sair de um filme de ficcao cientifica e com barcos chapa 1.2, 1.5 mutias vezes cheio de coisas dentro...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nº 1 - parece até aquela piada da Enciclopédia Barsa !, foi doada porque "alguém"  já sabia  "tudo" ! ! !

Nº 2 - o berço serve de apoio e é necessário " deslizar ", para "CIMA", quando precisamos do "GUINCHO", justamente  por causa daquela m&#*@ de rampa . . .

Nº 3 - o EVA que o João mencionou não é o da NASA, é EVA comum, do mesmo tipo que compramos para instalar/trocar os do piso da embarcação !

Nº 4 - até os roletes do Sr Mario Kikuta foram mal escolhidos (a borracha), não deveria ser em forma de V ;  funcionam sim, e otimamente bem, mas não é barato ! basta digitar no GOOGLE : "boat trailer rollers " e verás inúmeras imagens ! ! !  segue exemplo abaixo !

PS : Ao Sr Kikuta, desculpe a comparação e parabéns pela iniciativa e pelo projeto bem executado ! mestre::

 

DL21741_2_1000.jpg

 

https://www.etrailer.com/Boat-Trailer-Parts/Dutton-Lainson/DL21741.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

thiago amigao = acredito que  o filete de polietileno ;  nos 2 trilhos  =    vai  causar danos no casco  = 

1- ñ é macio   =   é duro e resistente  /

2-  vai ser liso ;  vai  escorregar  sem duvida ; mas qto aderencia ??????   e suavidade??????? no trasporte acidentado  = ::nada::

3-  ñ vai se movimenttar ; nem rolar  =  como os roletes  de borracha   = vai ser fixo  e rigido  /

na minha opiniao  aqui  = 

ou  o antigo ;  é velho  bom carpete  ;   borrachas  lonadas  duram muito  tempo ;  e sao resistentes  ;   ou  E.V.A. densa espessura  ; muto bem feito / 

se  quer algo diferenciado  =  trilhos roletados  =  bem projetados  e c/ materiais  top = joia:::

abraço /

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ae Fábio, minha carreta o trilho é de viga U metálica com um carpete sem vergonha. Kkkk

A ideia era colocar o polietileno fixado em cima do trilho. Segurança não mudaria desde. Mas é inviável muito caro.

Vou testar colocar o EVA. Se não ajudar muito. Vou fazer um trilho de rolete, mas com uma roldana colada na outra pra ter o maior contato possível com o casco, pelo menos na popa que é onde se concentra o maior peso.

Mas o esquema é ir testando alternativas, que não prejudique o casco e principalmente a segurança.

Abraços

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok thiago  =   entendi oq pretende   / 

mas  um conselho  amigao  =  colar os roletes ;  ñ vira  - ñ da certo  / 

tem que fixar de outra forma  menos colar  ok   =  cola ñ resiste / 

apenas  minha opiniao  aqui  =  depois  tem que ver o material dos roletes tambem ??  

repare na foto;  que nosso amigo  ricardo postou  =   isso sim é um trilho  bem feito  /  palmas::

outra coisa que pode tentar ;  na sua carreta  = perceba na foto que o trilho é ;  viga  U  tambem  ; 

oq vç pode fazer; se quiser  =  uma opiniao  = fixar outro trilho  em cima do seu  = e colocar 3 roletes  como na foto  =  ai sim  ok  / 

agora onde comprar   ; e preço de roletes   =  ñ sei dizer /   

pode  soldar ou parafusar ;  e fica  do seu gosto ;  se quer roletes né ??   um serviço e berço diferenciado  joia:::

abraço /

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...