Ir para conteúdo

Amazônia - Pescaria frustrada (de novo)

Kid M

Posts Recomendados

21 minutos atrás, Neco disse:

Estou no fórum desde 2006

Muita gente aqui nem me viu postando nada. Mas já segui o fórum diariamente por anos. Tudo tem seu tempo.

Pesquei várias temporadas seguidas na Amazônia e há 3 anos estou sem ir ao Rio Negro

Nos últimos anos (bem mais de três  anos) o nicho do mercado e a crescente demanda de pescadores pra lá vem causando algumas dificuldades. Essas novas regras tentam resolver isso. Muito provavelmente de forma equivocada, mas não estou por dentro pra opinar.

O que posso opinar é sobre a pescaria na região.

A pescaria no Rio Negro, especialmente em SIRN, é muito seletiva... Não é pra todos os pescadores (isso é muito real)

Tem muita gente que vai pescar Açu sem nunca ter pego uma traíra no Plug.

Lógico que esse não é o motivo da frustração de alguns como nossos experientes Kid e Eloy. 

O que vem frustrando experientes pescadores de maneira direta ou indireta é a famosa MUVUCA. Estou errado?

Pescaria é assim. Dez dias do peixe e um do pescador. Começar a entender isso não é fácil. Ainda mais se você gastou milhares de reais e está com a expectativas lá na lua.

A primeira vez que fui pra lá tinha a expectativa de pegar um Açu com mais de 4 kilos. Resultado voltei muito feliz.

Das outras vezes queria pegar alguns açus e voltei feliz novamente.

Após ter pego todos os peixes que nem imaginava que pegaria voltei pra lá com a expectativa de descansar da rotina e jogar isca na água... aí o fundamental foi encontrar pessoas com esse mesmo espirito. Isso me custou duas temporadas em grupos heterogêneos e com gente chata.

Após achar uma turma boa, já fizemos outras pescarias ruins sem perder o ânimo.

Faz três anos que não vou pra SIRN é o motivo é um só. Não tenho disponibilidade pra fazer várias pescarias ao ano. Se tivesse iria todo ano... Mesmo pra se ferrar no repiquete. Como disse meu amigo Fábio, o importante tem q ser jogar isca na água e como disse o amigo Fabrício, com boas pessoas.

Estou vendo essa insatisfação geral com bom olhos. Vai ter q haver um equilíbrio no fluxo do pescadores pra região... por enquanto só tem aumentado. Isso é insustentável.

Se continuasse assim o resultado seria um só. Ou o preço aumentaria acima do razoável ou em breve teríamos dez  barcos operando lá.

Cair de gaiato em um grupo pra Amazônia com a expectativa alta tem grande chance de te frustrar. Simples assim, não vá.

Vá pra outros locais... Tem muita opção por aí 

Eu estou nessa. Dando um tempo.

Assim que a galera perceber como a pescaria lá é de verdade e souber filtrar o q está nas redes sociais um novo equilíbrio tem q ser atingido.

Aí estarei de volta

disse tudo, eu estava com preguiça de escrever, mas é exatamente isso que vem ocorrendo, com a facilidade de exposição de relatos fotos, isso pelo avanço tecnológico, muito mais pessoas "conheceram" a pescaria amazônica, lá nunca foi, e nunca será fácil a pescaria, tem que ir com calma. não me refiro diretamente ao relato feito pelo KId, não sei o que foi prometido a ele, mas amazônia entrega de tudo, alegria pra quem vai desarmado de alma e muita, mas muita frustração pra quem acha que vai pra pesque pague. 

abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

Entendo perfeitamente a frustração do Kid, apesar de não acreditar (e é o q espero tb), que ele não se aposente de lá...:amigo:

Me perdoem os comentários abaixo...mas eu estou tentando sair da "chatice" q o mundo está tentando me levar (e não estou falando especificamente dos comentários do Kid, falo de tudo). Eu resolvi NÃO ACEITAR ISSO...pois, se eu for entrar nessa, daqui a pouco serei um dos milhões em depressão q vemos por aí. Coloquei na minha cabeça "EU NÃO QUERO ISSO PRA MIM!!!". 

Como eu disse num outro tópico daqui do fórum, o mundo está ficando mais e mais chato, e na pesca a coisa não é diferente.

Se formos observar os comentários de todos acima (e turma, não estou atacando ninguém, blz?!?! estou apenas tentando justificar o q vou postar abaixo...sou da paz...rs)...mas vejo tudo muito "carregado"...todos frustados, com mágoas profundas decorrentes de ações da natureza (outras não)...mas muita coisa eu não concordo com o q foi postado (mas respeito).

A chatice do mundo contaminou o hobby que sempre foi a fuga para o stress do dia a dia.

Link para o comentário

Prezados amigos

De forma indesejada, estou trazendo ao FTB uma polêmica real, ainda que baseada num processo de desabafo de minha parte.

Longe de qualquer propósito de lançar "bravatas" ou "ficar de mau com a vida" ! Quem me conhece sabe da minha índole...

Agradeço às diversas formas de elogio que vi postadas a minha pessoa, seja pela dedicação ao FTB, seja pela forma equilibrada de me comportar como Moderador, ou mesmo pela generosidade de alguns mais próximos, que chegaram a visualizar pontos "fora da curva", como se íconos fôssemos (isso são para os rotulados e profissionais da pesca esportiva).

Meu amigo Fabrício chegou a "esfolar" alguns dos temas abordados na sua longa descrição (raríssimo feito), distribuindo conceitos e porradas a torto e a direito.

Não quero, nem vou, colocar mais combustível nesse tema, por mais que o mesmo deva e precise ser tratado por aqueles que se julgam dentro desse processo !

Pescar para mim, e para muitos de nós, tem que ser visto como a magia & fantasia do encantamento !

Claro que precisam ter regras, critérios, leis, taxas e o escambau... (sem problemas)

Mas precisa mesmo é de ter a crença do pescador que todas essas ações em que ele esteja participando (ou co-participando) sejam transparentes !

Há de se ter mais "diversão" em busca dos Açus amazônicos do que num "pesque & pague", mas neste último (P&P) não há frustração por conta de regras e critérios.

Pegou, pagou ! Claro que não se trata do mesmo programa, muito menos da adrenalina de navegar pelos rios amazônicos, mas há uma certeza de que a regra do jogo é clara... 

Enganam-se aqueles que pensam não ter havido diversão e aproveitamento nesses dias de pescaria no Jurubaxi ! Claro que houve, e muita para até não encanar com o fato de levar comida do barco para não ficar sem comer no barranco... sim, isso mesmo, pois nem os fogosos e constantes borboletas estavam ativos... Nem por isso deixamos de pescar, brincar e transformar em limonada aquele azedume de limão verde que enfrentamos !

Desabafos acontecem, e peço aqueles que se importaram com o que expus, que me permitam ter o benefício da dúvida pelo que escrevi... passado uns dias, repetiria tudo - mesmo assim... 

Apenas por uma questão de forma de ser, irei responder a todos aqueles que se importaram em enriquecer esse tópico que postei, independente do ponto de vista abordado.

E vamos em frente, pois a vida (com ou sem Açuscontinua... 

Link para o comentário

Em 23/10/2017 em 12:55, Vicente_SennaJR disse:

Rodrigo, qual o barco da operaçao do Eribert?

Vicente, ele está operando a partir do Rio Negro Lodge, próximo à Barcelos ! Equipamento poderoso com Bass Boats e muita mobilidade... ::fishing

Em 23/10/2017 em 13:44, Eduardo Sone disse:

O lastimável não é estar nesta situação, é não vislumbrar uma saída. Idéias sempre haverão, iniciativas também, entretanto, o que lasca tudo é o homem, sempre ambicioso e sem escrúpulos.

Acho que é um pouco por aí ! Temos criatividade quando desejamos, mas não temos nem ética nem bom senso para tratar do tema de forma duradoura... :help:

Em 23/10/2017 em 14:14, Eder Nascimento disse:

Voltaria para AM hj ? Não sei ... Talvez, mas com o intuito de relaxar e não com o objetivo de pescar e capturar grandes exemplares em grande quantidade.

Vamos deixar passar um tempo para buscar nessa sua frase um "alento" para o futuro ! Gostaria muito de um dia, ter meus netos desfrutando da Amazônia...

Em 23/10/2017 em 14:45, TiWillian disse:

Mas de qualquer forma é uma pena que ícones aqui do fórum e que fazem agente conhecer o AM pelos maravilhosos relatos não sinta mais aquela vontade de voltar lá

"ícones" ? Menos meu amigo... Bons relatos são sempre precedidos de muita alegria e fascínio, independente do sucesso alcançado ! Quem sabe não role algum... seila::

Em 23/10/2017 em 15:25, Octávio Justo do amaral disse:

Caramba... não temos nem mais liberdade de escolhermos o rio que queremos pescar? que balde de água fria...

Tenho a impressão que isso é algo que ainda vai dar muito "pano pra manga"... aguardemos... :wild:

Em 23/10/2017 em 15:57, Rodrigo Ferreira Cordeiro disse:

E também gostaria de fazer um grande pedido ao kid que esqueça esse negócio de aposentadoria, pessoas de bem como você só tem enriquecido, ajudado a melhorar e acrescentados coisas boas no mundo da pesca.

Grande Rodrigo,

Muita generosidade de sua parte fazer esses comentários !

A despeito do que vemos acontecer, tento - dentro do possível - deixar minha contribuição... Está cedo para retornar ! buaa::

Mas foi muito legal aquele "bate bola" na viagem de ido no Caravan ! Conversa que nem essa, faz com que a viagem passe bem mais depressa... mas a volta (no início) foi punk gorfei::

Em 23/10/2017 em 19:24, Viapiana disse:

Não desanime Mestre Kid, lhe desejo muita saúde e muitos anos de pescaria para poder dar o troco nesta frustração rsrs...

Viapiana, meu amigo, agradeço-lhe pelos votos de saúde ! Pescaria sempre haverá, mesmo que sob forma de escrita e virtual ! Sucesso para você também ! ::fishing

22 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

Entendo perfeitamente a frustração do Kid, apesar de não acreditar (e é o q espero tb), que ele não se aposente de lá...:amigo:

Amigo Fabrício,

Não vou dar continuidade nos pontos abordados, muitos dos quais estão - como de hábito - acertivos e bem formulados !

Respondo-lhe apenas, como uma forma geral de complementação do que postei, que gente na "melhor idade" :fuck: tem formas diferentes de vivenciamento !

Quero vê-lo sempre nas fronteiras das batalhas, brandindo seus pontos de vista e rebatendo os "espertos" com ação e presença, não necessariamente física ! 

Se alguém merece ser reconhecido por enfrentar uma briga inglória, posso testemunhar pelos tempos que nos conhecemos, que você é o cara ! Bola pra frente...

11 horas atrás, Fábio Neves disse:

A mensagem é: ESCOLHA BEM SEUS PARCEIROS DE PESCA!! COM CERTEZA O PASSEIO VAI SER TOP!!

Resumiu tudo para que algo que possa ser visto como um "fracasso" se torne em algo inesquecível ! Não importa onde, ou o que, sempre vale a pena...

11 horas atrás, Octávio Justo do amaral disse:

Larguem os grupos depressivos e/ou muito exigentes, larguem os chatos...arrume um amigo top (e animado) e vá pescar caladinho. Talvez, e somente talvez, daqui 1 ou 2 anos vc estará pescando como antigamente.

Pode ser uma solução se essa fosse a questão ! Éramos 16, e não tivemos problemas maiores dentre os integrantes... Grupo foi (e será sempre) o melhor dessas aventuras ! 

9 horas atrás, Renato Abreu disse:

Fabrício e Fabio falaram tudo...é isso aí meus amigos....melhor uma semana de repiquete e ruim de peixe, mas com uma turma TOP que uma semana TOP de trabalho ....boa temporada a todos !!!! vamo que vamo !!!!!!

Estou nesse time também Renato ! Peixe sempre foi uma consequência, que quando acontece, anima mais, mas nada além disso...

9 horas atrás, Neco disse:

O que vem frustrando experientes pescadores de maneira direta ou indireta é a famosa MUVUCA. Estou errado?

Grande Neco, mesmo meio sumido de postagens, vejo que permanece atento como de hábito ! Obrigado pela participação ! 

Link para o comentário

KID apesar de nao te conhecer te admiro pelo seus ponderamentos e frases que sempre tem a missao de contribuir ou resolver algum problema ou intrigas dos participantes... vc  e uma pessoa que espero algum dia conhecer, nem que seja por 5 minutos... 

meu amigo DEUS NAO CONTA DOS DIAS QUE PASSAMOS PESCANDO... nunca fale em aposentadoria de pescarias, tenha sempre o privilegio de poder ir pescar por rios fantasticos do nosso Brasil, infelismente nosso pais, as coisas acontecem muito lentamente quando e para melhorar algo...

TEMOS QUE TER PENSAMENTO POSITIVO E ACREDITAR  que as coisas vao melhorar... pois ainda espero ver meus filhos tendo o privilegio de pescar na AMAZONIA...

Link para o comentário

Apenas para concluir as respostas...

21 horas atrás, Fred Pisces disse:

não me refiro diretamente ao relato feito pelo KId, não sei o que foi prometido a ele, mas amazônia entrega de tudo, alegria pra quem vai desarmado de alma e muita, mas muita frustração pra quem acha que vai pra pesque pague.

Fred, nada me foi prometido de uma pescaria amazônica que não soubesse antecipadamente. Não tenho queixas de repiquetes, peixes sem comer, e coisas do tipo ! Amazônia é sempre uma surpresa, se não em pescados, em alegrias e compartilhamento de emoções ! Possivelmente não consegui me expressar adequadamente. Sorry 

20 horas atrás, Márcio Biguá disse:

A chatice do mundo contaminou o hobby que sempre foi a fuga para o stress do dia a dia.

Pois é Márcio, possivelmente você deve ter acertado o cerne da questão ! Tudo está tão chato e negativo que não tive a capacidade de filtrar essas condições na pescaria...

11 horas atrás, FabianoTucunare disse:

KID apesar de nao te conhecer te admiro pelo seus ponderamentos e frases que sempre tem a missao de contribuir ou resolver algum problema ou intrigas dos participantes... vc  e uma pessoa que espero algum dia conhecer, nem que seja por 5 minutos...

Grande Fabiano, obrigado pela generosidade de suas palavras, e quando nos encontrarmos (quem sabe numa barranca) espero não decepcionar essa sua expectativa.

11 horas atrás, FabianoTucunare disse:

que as coisas vao melhorar... pois ainda espero ver meus filhos tendo o privilegio de pescar na AMAZONIA...

Assim como você, espero que as coisas melhorem, mesmo já tendo a felicidade de ter presentes comigo em pescarias, meu filho e genros !

Tomara possa fazer o mesmo com os netos (3 até o momento...). Privilégio de levá-los para conhecer a Amazônia e até embarcar uns tucunas será bom demais !

Link para o comentário

2 horas atrás, Kid M disse:

Apenas para concluir as respostas...

Fred, nada me foi prometido de uma pescaria amazônica que não soubesse antecipadamente. Não tenho queixas de repiquetes, peixes sem comer, e coisas do tipo ! Amazônia é sempre uma surpresa, se não em pescados, em alegrias e compartilhamento de emoções ! Possivelmente não consegui me expressar adequadamente. Sorry 

Pois é Márcio, possivelmente você deve ter acertado o cerne da questão ! Tudo está tão chato e negativo que não tive a capacidade de filtrar essas condições na pescaria...

Grande Fabiano, obrigado pela generosidade de suas palavras, e quando nos encontrarmos (quem sabe numa barranca) espero não decepcionar essa sua expectativa.

Assim como você, espero que as coisas melhorem, mesmo já tendo a felicidade de ter presentes comigo em pescarias, meu filho e genros !

Tomara possa fazer o mesmo com os netos (3 até o momento...). Privilégio de levá-los para conhecer a Amazônia e até embarcar uns tucunas será bom demais !

desculpe se me expressei mal kid, longe, mas bem longe de mim te encaixar no grupo do pesque pague, rsrs, me refiro se eles te prometeram algum rio que vc queria muito ir, eu mesmo ja fiz isso, só fui com a condição de pescar em um rio que queria muito conhecer em barcelos, com ou sem repiquete entende, desculpe de coração

Link para o comentário

Em 25/10/2017 em 12:49, Fred Pisces disse:

desculpe se me expressei mal kid

Que nada meu amigo ! Entendi na boa o sentido que pretendia dizer o que escreveu ! Em se tratando de pescaria, tem os ônus e os bônus ! Só não pode ter é pouca transferência e/ou sacanagem, pois aí o projeto de um ano é totalmente desperdiçado ! Mas como sempre disse que peixe é detalhe... vamo que vamo ! joia:::

Link para o comentário

Retornando nessa semana de SIRN, faço minhas explanações curtas e singelas!! Encontramos muito rapidamente o grupo do Kid voltando para casa e o mesmo pessoalmente nos alertou da difícil semana, "boa sorte amigos, pois vocês irão precisar", essas palavras ficaram na minha cabeça e vendo aquele vucuvuco de paga não paga taxa, sai não sai do porto, partimos...!!!

*Kid, foi ralado, mas valeu a pena para mim o que chamo de "dejavu anual", que se tornou essa loucura que eh a Amazonia!! Pouca ação(todas com porrada de hélice na YARA 3 garateias, sensação que se renova...), belos lugares, turma alegre, cerveja e muita risada!!

*Fabricio, o "lago do Mama", nome informado pelo Piloteiro Edilson rendeu 4 belas pancadas aos 45 do segundo tempo! O primeiro acredito que seria o maior, salvo pelo Pau(sacado) , os outros um açu de 13 lbs, outro de 10 lbs e o meu maior peixe da empreitada de 18 lbs...!! Peixes cabeçudos e raquíticos, kkkkkk!!! 

Avante amigos...!!! Que venha 2018,2019,2020...!! Enquanto Papai do céu permitir!! 

Grande abraço!!

Link para o comentário

Bom dia Amigos!

Meu operador sempre fala que SIRN é para ir em busca do troféu da sua vida.  Ele pode sair no primeiro arremesso do primeiro dia ou no último arremesso do último dia. Toda a semana ele entrega um boné para no mínimo um pescador que pegou um peixe acima de 20lb. O meu demorou 5 anos para sair. 

Já fazem 10 anos que vou para SIRN e muito aprendi aqui no fórum. Concordo com o Fabrício em muitos pontos e vejo que temos que tirar a bunda da cadeira para atuarmos para que as coisas não piorem na parte que podemos influenciar.

Não acho que seja uma pescaria cara, pois são 6 dias de pesca, tudo incluído. Fui ao Lago do Peixe agora em Outubro e na ponta do lápis o gasto por dia de pesca ficou igual. 

Aprendi desde cedo que uma coisa importante da pesca é a imprevisibilidade que ela tem. Vejo isso como uma parte boa: em 2015 no meu barco a turma arrebentou e meu maior peixe foi de 11lb. Dois irmãos italianos pescaram com vara de 8’ e molinetes de mar. Quando abriram a tralha achamos uma piada, no final de semana pegaram 3 peixes acima de 20lb. Ano passado, ano difícil, primeiro dia, 3 da tarde já  tinha embarcado um de 22lb e outro de 20lb.

Falar o quê? 

Estou indo novamente dia 17/11. Tá tudo pronto, agora é esperar, pois não há lugar melhor no mundo para estar senão lá! Deixo em SP os problemas, a ansiedade e expectativas.. 

Enquanto tiver saúde vou estar lá todos os anos!!!

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Quando pensamos na Amazônia, nos abre um imenso leque de possibilidades para pescarmos as mais variadas espécies esportivas de peixes, e uma das espécies mais sonhadas por nós pescadores são os pré-históricos Trairões da…

Link para o comentário

• 8 anos depois...

Tomando a liberdade aqui de reviver esse tópico. Tenho costume de pesquisar diversos assuntos no fórum, desde dicas, equipamentos, destinos e também tópicos como esse. Achei interessante demais ler sobre a situação de SIRN, diversos posts aqui do fórum nos permitem entender e traçar a linha do tempo da pesca esportiva por lá, desde os idos de 2004, quando incursões por lá dependiam de expedições como aquela que o @Fabrício Biguá fez e que rendeu - na minha opinião - o melhor post desse fórum, onde dependia-se de contratar um baco regional, capitão, guia, mantimentos, combustível, além de negociar diretamente com as comunidades para ter liberação de subir os afluentes, passando pela época onde alguns operadores montaram operações por lá, dividindo entre si os afluentes que tinham a entrada permitida, até chegar no rodízio que causou tanta discórdia e rendeu esse tópico aqui criado pelo grande @Kid M.

Fato é que um pouco depois disso ordenou-se de maneira mais rígida a pesca esportiva por lá, chegando ao cenário de hoje:

Rio Preto - Super Açú
Ayuanã - Angatu
Uneuixi - Zaltana
Jurubaxi - Kalua
Alto Jurubaxi - River Plate

Além disso, consta em pesquisas que fiz que a River Plate chegou a conseguir autorização para o Alto Uneuixi, mas não chegou até hoje a operar por lá (não sei se eles ainda detém essa autorização). Claro que com isso aconteceu algo que muitos previam: limitando à poucas operações, cada uma com seus rios/trechos exclusivos, os preços pra pescar por lá saíram de 8-10k para algo que gira hoje em torno de 22-35k. Claro que o preço foi afetado também pela inflação e pelo dólar. Uma outra preocupação era que quando os preços subissem, só os gringos acabariam pescando por lá, mas o que se vê hoje é uma grande mescla entre gringos e brasileiros em algumas operações. Temos, claro, casos como o River Plate, que pouco investe em atrair brasileiros e vive praticamente só dos gringos, mas em outras operações o cenário já é diferente. Uma turma de 4 amigos pescou agora em novembro no Kalua dividindo a semana com alguns americanos. A conclusão é que o ordenamento e posterior encarecimento não impediu que nós brasileiros continuássemos a pescar por lá. 

Pelo que puder ler em diversos tópicos aqui no fórum, muito reclamava-se de SIRN acerca de semanas incrivelmente improdutivas mesmo com bom nível de água, repiquetes enormes e inesperados, boas pescarias com nível de água lá no alto ou até em meio a repiquetes, além de semanas onde Jurubaxi estava com água lá no alto e o Uneuixi estava seco. Acredito que os mais experientes devem hoje conseguir, com mais informações e mais semanas pescadas por lá, fechar um diagnóstico melhor sobre a pesca em SIRN e seus 4 afluentes próximos à cidade que tem a pesca liberada. Li bastante em outros tópicos que de fato é uma região onde o peixe da sua vida pode sair em qualquer arremesso, seja numa semana de melhor produtividade com o rio seco e sem repiquete, seja com um repiquete ou até numa semana onde não tá pegando nada e a água tá la no alto e que semanas altamente produtivas são realmente raras por lá. Minha primeira semana na Amazônia foi no Zaltana, na última semana de março, nem subimos o Uneuixi, pescamos só no Negro e 5 amigos tiraram peixes acima de 20lbs e 80up, mas nossa turma - com 16 integrantes - não pegou mais do que 200 tucunarés no somatório da semana toda.

Acima da cidade de SIRN e chegando até São Gabriel da Cachoeira o modelo de exclusividade vai sendo replicado. Zaltana colocou o flutuante novo lá pra cima, Curicuriari foi aberto há pouco tempo, assim como o Darahá. Tem ainda aquela extrema exclusividade do operador do Marié, que essa sim parece espantar qualquer brasileiro. Acho que no fim, de SIRN pra cima, encontraram uma maneira de minimamente organizar as coisas. Me preocupa mesmo é o futuro de Barcelos. Tentar replicar um modelo de exclusividade nos moldes de SIRN em Barcelos acarretaria em prejuízo para diversas operações e com provável impacto para as operações de custo mais baixo pois a corda costuma sempre estourar pro lado do mais "fraco".

Para finalizar, fico contente em saber que a aposentadoria do @Kid M - aventada por ele no post inicial desse tópico - até hoje não chegou. 

Editado por LucaoCR
Pequenos ajustes
Link para o comentário

Há alguns anos atrás,quando eu ouvia falar em "exclusividade de operação" até me animava todo,sonhando em um dia pescar num local exclusivo e sem pressão de pesca.

Hoje,só de ouvir essa palavra "exclusividade" já me dá até um frio na espinha....

Link para o comentário

3 horas atrás, LucaoCR disse:

fico contente em saber que a aposentadoria do @Kid M - aventada por ele no post inicial desse tópico - até hoje não chegou

Prezado LucaoCR,

Já inicio essa postagem agradecendo-lhe pela observação que postou...

Até então os planos de aposentadoria me acompanham, mas como todos que pescam sabem, não é simples parar...

A redução contudo, é algo que se impõe, principalmente pelo condicionamento físico daqueles que - como eu - já estão próximos "do lucro".

Tenho pensado bastante sobre esse tema (dentre outros) já com um foco mais direcionado a "viver das lembranças" de ótimas temporadas.

Acredito que posso falar em "legado", não apenas no grupo "Mocorongos", pelas oportunidades de convívio e participação de diversos amigos...

O FTB não deixa de ter suas lembranças (quase sempre muito boas), mesmo com enorme redução de minhas postagens mais recentemente.

Continuo com o hábito de "dar uma passada" pelo FTB quase que diariamente, mas agora com mais tolerância e maturidade (talvez).

Pelo lado positivo, estar com meu apelido (Kid M) entrelaçado ao FTB, sempre me geraram oportunidades de conhecer pescadores e mais que isso, pessoas que se tornaram alinhadas num mesmo propósito de acompanhamento da conservação da vida silvestre brasileira.

Pescar & Soltar no seu início foi motivo de muita "resistência" daqueles que pescavam, mas hoje tem uma filosofia entranhada naqueles que nos sucederão.

Ter conversado com esses caras que hoje se tornaram "ícones" da pesca, é algo que deixou um resultado inesquecível... 

Não vou nominar essas pessoas pela enorme possibilidade de deixar "alguns de fora", sem serem citados (a idade é cruel nesse quesito)

Ressalvo apenas o incentivador / administrador Fabrício Biguá e o também moderador Xandego, com quem desenvolvi ao longo desse tempo, amizades robustas e verdadeiras, que superaram a rotina de moderação do FTB... Esses caras encarnam o espírito dos Mocorongos, e mais que isso, já fizeram parte de nossos grupo de pesca, e se tornaram sempre presentes nas nossas resenhas... Já estivemos juntos aqui em Salvador (Praia do Forte), Goiânia e Brasília...

Essa não é uma postagem de despedidas, mas uma oportunidade de passar para os que chegaram há menos tempo, que "manter vivo" (ativo) o FTB é algo muito positivo para aqueles que ainda estão "no início" de conhecimento prático das tralhas e das manhas a serem superadas...   

Por fim, fica também o reconhecimento (e aplauso) ao LucãoCR pelas considerações postadas sobre a evolução da pesca na bacia do rio Negro. 

Link para o comentário

Em 09/01/2026 em 16:56, Cristiano Rochinha disse:

Há alguns anos atrás,quando eu ouvia falar em "exclusividade de operação" até me animava todo,sonhando em um dia pescar num local exclusivo e sem pressão de pesca.

Hoje,só de ouvir essa palavra "exclusividade" já me dá até um frio na espinha....

Por qual motivo exatamente? Eu particularmente gosto de comprar uma pescaria sabendo onde vou pescar e também sem me preocupar se vai ter mais 20 operações subindo o mesmo rio. 

Link para o comentário

Em 09/01/2026 em 18:54, Kid M disse:

Prezado LucaoCR,

Já inicio essa postagem agradecendo-lhe pela observação que postou...

Até então os planos de aposentadoria me acompanham, mas como todos que pescam sabem, não é simples parar...

A redução contudo, é algo que se impõe, principalmente pelo condicionamento físico daqueles que - como eu - já estão próximos "do lucro".

Tenho pensado bastante sobre esse tema (dentre outros) já com um foco mais direcionado a "viver das lembranças" de ótimas temporadas.

Acredito que posso falar em "legado", não apenas no grupo "Mocorongos", pelas oportunidades de convívio e participação de diversos amigos...

O FTB não deixa de ter suas lembranças (quase sempre muito boas), mesmo com enorme redução de minhas postagens mais recentemente.

Continuo com o hábito de "dar uma passada" pelo FTB quase que diariamente, mas agora com mais tolerância e maturidade (talvez).

Pelo lado positivo, estar com meu apelido (Kid M) entrelaçado ao FTB, sempre me geraram oportunidades de conhecer pescadores e mais que isso, pessoas que se tornaram alinhadas num mesmo propósito de acompanhamento da conservação da vida silvestre brasileira.

Pescar & Soltar no seu início foi motivo de muita "resistência" daqueles que pescavam, mas hoje tem uma filosofia entranhada naqueles que nos sucederão.

Ter conversado com esses caras que hoje se tornaram "ícones" da pesca, é algo que deixou um resultado inesquecível... 

Não vou nominar essas pessoas pela enorme possibilidade de deixar "alguns de fora", sem serem citados (a idade é cruel nesse quesito)

Ressalvo apenas o incentivador / administrador Fabrício Biguá e o também moderador Xandego, com quem desenvolvi ao longo desse tempo, amizades robustas e verdadeiras, que superaram a rotina de moderação do FTB... Esses caras encarnam o espírito dos Mocorongos, e mais que isso, já fizeram parte de nossos grupo de pesca, e se tornaram sempre presentes nas nossas resenhas... Já estivemos juntos aqui em Salvador (Praia do Forte), Goiânia e Brasília...

Essa não é uma postagem de despedidas, mas uma oportunidade de passar para os que chegaram há menos tempo, que "manter vivo" (ativo) o FTB é algo muito positivo para aqueles que ainda estão "no início" de conhecimento prático das tralhas e das manhas a serem superadas...   

Por fim, fica também o reconhecimento (e aplauso) ao LucãoCR pelas considerações postadas sobre a evolução da pesca na bacia do rio Negro. 

Obrigado pelas gentis palavras, @Kid M. Da mesma maneira que alguns vão reduzindo a frequência das postagens, outros vão surgindo, mas tem algo que não muda: o FTB é o maior acervo de informações sobre a pesca esportiva, em especial da região do Médio Negro.

Link para o comentário

42 minutos atrás, LucaoCR disse:

Por qual motivo exatamente? Eu particularmente gosto de comprar uma pescaria sabendo onde vou pescar e também sem me preocupar se vai ter mais 20 operações subindo o mesmo rio. 

A tal da "exclusividade" está acabando com o direito da maioria dos pescadores de pescar em muitas regiões,sobretudo na Amazônia.

Horas,por que exclusividade? Se está na constituição que todos nós temos direito de ir e vir onde bem entender e se todos os rios brasileiros são da União?

Por que me impedir por exemplo de armar uma barraca e ficar 2 dias pescando (dentro das leis ambientais) em um rio,que no meu entender não poderia jamais ser privatizado.

Exclusividade de pesca na região amazônica se limita hoje somente à MONEY...Nada mais...E mesmo sabendo que no quesito preservação,talvez isso até seja vantajoso e necessário,eu jamais vou concordar que algum milionário ou ONG ou sei lá o que,me impeça de pescar em tal lugar.

Link para o comentário

4 horas atrás, Cristiano Rochinha disse:

A tal da "exclusividade" está acabando com o direito da maioria dos pescadores de pescar em muitas regiões,sobretudo na Amazônia.

Horas,por que exclusividade? Se está na constituição que todos nós temos direito de ir e vir onde bem entender e se todos os rios brasileiros são da União?

Por que me impedir por exemplo de armar uma barraca e ficar 2 dias pescando (dentro das leis ambientais) em um rio,que no meu entender não poderia jamais ser privatizado.

Exclusividade de pesca na região amazônica se limita hoje somente à MONEY...Nada mais...E mesmo sabendo que no quesito preservação,talvez isso até seja vantajoso e necessário,eu jamais vou concordar que algum milionário ou ONG ou sei lá o que,me impeça de pescar em tal lugar.

Concordo e discordo! A concordância está no fato de que é Phodis você ser privado de pescar em um lugar onde quer, simplesmente pelo fato de que o dinheiro está comprando aquele rio! Por outra lado, a cada ano que passa a pressão de pesca só aumenta, e os estoques pesqueiros diminuem! Vou citar o exemplo do tucunaré açu(paixão maior dos pescadores e principalmente minha). Tem muito tempo que não escuto qualquer notícia de peixe acima dos 86 cm em qualquer rio "aberto". Por outro lado, é comum vermos relatos de peixe na faixa dos 90 cm nos rios exclusivos! A exclusividade, mesmo que através da maneira mais sacana possível( digo por causa do valor dessas pescarias) preserva o peixe pelo simples fato de diminuir a pressão de pesca! Então: é desleal, é! É absurdo, é! Mas não vejo outro caminho....

Link para o comentário

Cristiano,

Apenas apontando alguns pontos que me parecem anteceder esse ponto de vista de "exclusividade de rios".

A questão primordial é sabermos (e aceitarmos) que este é um país de muitas desigualdades, em qualquer dos aspectos avaliados...

Isto posto, vem agora a questão do que é correto nos repasses que chegam aos municípios, e por consequências às populações que por lá vivem.

Dinheiro NUNCA DEIXA DE TER, mas falta um pouco de consequência nas esferas de corrupção e/ou má gestão com o dinheiro público.

A pergunta que fica no ar, é porque estão "privatizando" alguns dos rios, tornando-os locais de gestão dos povos ribeirinhos que lá habitam...

Sempre tive essa mesma visão "deturpada" dessas ações de "áreas silvestres terem donos", até poder comparar situações similares de comunidades ribeirinhas, onde uma passou a ter uma gestão da operação de pesca e a outra, uma maneira de benefício próprio, principalmente dos fornecedores.

Apenas alguns (como você) se permitem a enfrentar um "acampamento" e fazer uma pescaria raiz, com todo ganho de convivência (e dificuldades) a serem superadas (AC, banho quente, comida saudável, bebida gelada, e por aí segue), mas o custo certamente será menor (assim como os segmentos de apoio)

No caso de uma comunidade apoiada por um contrato de gestão (ganho em licitação - ainda que tendenciosa, se for o caso), existem uma série de obrigações a serem cumpridas pelo operador, fiscalizados por órgãos municipais, e a própria comunidade que interage...

Alguns fatos me surpreenderam (e compartilho alguns deles), principalmente por uma dessas "exclusividades" estar entranhada na bacia do rio Negro, em local quase fronteiriço, onde certamente ninguém se interessa ir "para acampar". Para não fazer suposições, quis visitar a comunidade (no que fui atendido) de uns 120 moradores (de recém nascidos à idosos). O conceito de "preservação" certamente era anterior à negociação entre as partes, mas não a distribuição de celulares (todos passaram a ter um e com isso, ter mais independência pessoal, acessando bancos), comunicando-se com outros locais de interesse... (claro que após a instalação da TVLink ser disponibilizada de forma livre para qualquer acesso). Claro que os guias de pesca foram recrutados (e treinados) para um atendimento primoroso e compatível aos custos de ir buscar a emoção desejada. Da mesma forma, os equipamentos são novos e completos nos diversos botes utilizados. Ainda falando da "co-participação", importante lembrar as instalações de placas de energia solar, os conceitos de área sanitária e, pasmem, a visita semanal de uma equipe de suporte médico (com a presença do profissional médico de 15 em 15 dias). A parte da educação também se coloca nesse esquema, pois diariamente as inúmeras crianças da região chegam para ter seu aprendizado cultural. Acho que já está de bom tamanho...

Perdoem-me se atingi alguns que não conseguem ver esses benefícios de gestão coletiva (mesmo que com um operador privado), num local tão esquecido pelos governos municipais e estaduais... Novamente, e os recursos repassados pelo governo federal (instituídos pela constituição) não surgem ou são distribuídos pelos que deles necessitam? É muito dura observar que com um pouquinho de "boa vontade" daria para "consertar", mas será que desejam?     

Link para o comentário

1 hora atrás, Bruno Rodrigo Nogueira disse:

Concordo e discordo! A concordância está no fato de que é Phodis você ser privado de pescar em um lugar onde quer, simplesmente pelo fato de que o dinheiro está comprando aquele rio! Por outra lado, a cada ano que passa a pressão de pesca só aumenta, e os estoques pesqueiros diminuem! Vou citar o exemplo do tucunaré açu(paixão maior dos pescadores e principalmente minha). Tem muito tempo que não escuto qualquer notícia de peixe acima dos 86 cm em qualquer rio "aberto". Por outro lado, é comum vermos relatos de peixe na faixa dos 90 cm nos rios exclusivos! A exclusividade, mesmo que através da maneira mais sacana possível( digo por causa do valor dessas pescarias) preserva o peixe pelo simples fato de diminuir a pressão de pesca! Então: é desleal, é! É absurdo, é! Mas não vejo outro caminho....

Exatamente Bruno,concordo com você.

Por isso disse que torço o nariz quando ouço essa palavra "exclusividade".

Link para o comentário

50 minutos atrás, Kid M disse:

Cristiano,

Apenas apontando alguns pontos que me parecem anteceder esse ponto de vista de "exclusividade de rios".

A questão primordial é sabermos (e aceitarmos) que este é um país de muitas desigualdades, em qualquer dos aspectos avaliados...

Isto posto, vem agora a questão do que é correto nos repasses que chegam aos municípios, e por consequências às populações que por lá vivem.

Dinheiro NUNCA DEIXA DE TER, mas falta um pouco de consequência nas esferas de corrupção e/ou má gestão com o dinheiro público.

A pergunta que fica no ar, é porque estão "privatizando" alguns dos rios, tornando-os locais de gestão dos povos ribeirinhos que lá habitam...

Sempre tive essa mesma visão "deturpada" dessas ações de "áreas silvestres terem donos", até poder comparar situações similares de comunidades ribeirinhas, onde uma passou a ter uma gestão da operação de pesca e a outra, uma maneira de benefício próprio, principalmente dos fornecedores.

Apenas alguns (como você) se permitem a enfrentar um "acampamento" e fazer uma pescaria raiz, com todo ganho de convivência (e dificuldades) a serem superadas (AC, banho quente, comida saudável, bebida gelada, e por aí segue), mas o custo certamente será menor (assim como os segmentos de apoio)

No caso de uma comunidade apoiada por um contrato de gestão (ganho em licitação - ainda que tendenciosa, se for o caso), existem uma série de obrigações a serem cumpridas pelo operador, fiscalizados por órgãos municipais, e a própria comunidade que interage...

Alguns fatos me surpreenderam (e compartilho alguns deles), principalmente por uma dessas "exclusividades" estar entranhada na bacia do rio Negro, em local quase fronteiriço, onde certamente ninguém se interessa ir "para acampar". Para não fazer suposições, quis visitar a comunidade (no que fui atendido) de uns 120 moradores (de recém nascidos à idosos). O conceito de "preservação" certamente era anterior à negociação entre as partes, mas não a distribuição de celulares (todos passaram a ter um e com isso, ter mais independência pessoal, acessando bancos), comunicando-se com outros locais de interesse... (claro que após a instalação da TVLink ser disponibilizada de forma livre para qualquer acesso). Claro que os guias de pesca foram recrutados (e treinados) para um atendimento primoroso e compatível aos custos de ir buscar a emoção desejada. Da mesma forma, os equipamentos são novos e completos nos diversos botes utilizados. Ainda falando da "co-participação", importante lembrar as instalações de placas de energia solar, os conceitos de área sanitária e, pasmem, a visita semanal de uma equipe de suporte médico (com a presença do profissional médico de 15 em 15 dias). A parte da educação também se coloca nesse esquema, pois diariamente as inúmeras crianças da região chegam para ter seu aprendizado cultural. Acho que já está de bom tamanho...

Perdoem-me se atingi alguns que não conseguem ver esses benefícios de gestão coletiva (mesmo que com um operador privado), num local tão esquecido pelos governos municipais e estaduais... Novamente, e os recursos repassados pelo governo federal (instituídos pela constituição) não surgem ou são distribuídos pelos que deles necessitam? É muito dura observar que com um pouquinho de "boa vontade" daria para "consertar", mas será que desejam?     

Kid,entendi o que você disse,mas pra mim,nada vai justificar toda a safadeza (sem generalizar,mas em grande parte sim) que está acontecendo com essas tais "privatizações ou leilões" de rios amazônicos,visto que a maioria esmagadora da população ribeirinha,é contra.

Infelizmente,como quase tudo nesse país,é feito às escuras.

Da minha parte,mesmo que isso seja irrelevante,só posso afirmar mesmo,que felizmente ou infelizmente,do meu dinheiro essas operações envolvidas com  "processos duvidosos"não verão a cor.

Abraços!

Link para o comentário

Olha eu voltando depois de tanto tempo..rsrs.. Depois de 8 anos posso dizer:  - EU AVISEI!!! :gorfei:

Admito q falei muita M no texto... 💩 

Foi o desabafo de quem estava há muito tempo lutando para garantir q aquilo continuasse aberto a todos. E foi muito trabalho...Tb admito que talvez não fosse o melhor dos mundos, pois hj, em SIRN, haveria uns 50 barcos hotéis operando. Agora, quem viveu SIRN "aberta", sem telefone, sem internet, sem Google Earth, sem midiáticos, sem operações profissionais...rsrs...JAMAIS SABERÃO O Q É PESCAR O AÇU APENAS POR PESCAR. Passaria horas trocando ideia com a turma explicando como fazíamos para contratar um barquinho regional em SIRN e sair na cidade comprando tudo aquilo q precisávamos para 15 dias de pescaria. Depois, partíamos na esperança de encontrar uma situação boa de pesca.

Apesar de tudo, ainda era melhor (mais esperançoso) que gastar hj 20k, 25k, 30k numa semana de pesca com todo o conforto, mas saindo de casa sabendo que a pescaria será horrível (em termos de peixe).

Bem, acertar hj ficou mais "fácil"mas muito caro. Quem pode pagar, aproveite.

E anotem aí...há mais de 10 anos vários atores tem trabalhado para estender a TI de SIRN até pra baixo de Barcelos....Uma hora eles conseguirão...bomba::

Link para o comentário

15 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

Olha eu voltando depois de tanto tempo..rsrs.. Depois de 8 anos posso dizer:  - EU AVISEI!!! :gorfei:

Admito q falei muita M no texto... 💩 

Foi o desabafo de quem estava há muito tempo lutando para garantir q aquilo continuasse aberto a todos. E foi muito trabalho...Tb admito que talvez não fosse o melhor dos mundos, pois hj, em SIRN, haveria uns 50 barcos hotéis operando. Agora, quem viveu SIRN "aberta", sem telefone, sem internet, sem Google Earth, sem midiáticos, sem operações profissionais...rsrs...JAMAIS SABERÃO O Q É PESCAR O AÇU APENAS POR PESCAR. Passaria horas trocando ideia com a turma explicando como fazíamos para contratar um barquinho regional em SIRN e sair na cidade comprando tudo aquilo q precisávamos para 15 dias de pescaria. Depois, partíamos na esperança de encontrar uma situação boa de pesca.

Apesar de tudo, ainda era melhor (mais esperançoso) que gastar hj 20k, 25k, 30k numa semana de pesca com todo o conforto, mas saindo de casa sabendo que a pescaria será horrível (em termos de peixe).

Bem, acertar hj ficou mais "fácil"mas muito caro. Quem pode pagar, aproveite.

E anotem aí...há mais de 10 anos vários atores tem trabalhado para estender a TI de SIRN até pra baixo de Barcelos....Uma hora eles conseguirão...bomba::

Pois é Fabricio...

Quando você e outros amigos aqui do fórum começaram a mostrar essa sacanagem que estava acontecendo na Amazônia,eu logo percebi que aquele lugar num futuro bem próximo não seria mais acessível à quase ninguém.Alguns anos se passaram,e taí o resultado.Exatamente isso..

Você viveu muito por lá,e com certeza estava certo quando vinha aqui alertar sobre o que iria acontecer por aquelas bandas...Primeiro SIRN e agora,Barcelos.

Quando nos meados dos anos 2000 eu vi os primeiros relatos aqui do fórum sobre pescarias naquela região,usando apenas barquinhos regionais e a mão de obra de alguns ribeirinhos,eu me encantei...Pensava comigo,poha,que pescaria top....Pra fazer uma dessas bastava ter apenas alguns companheiros com o mesmo espírito de aventura que você e nada mais....

Eram tempos de "explorar a Amazônia" de verdade...E isso sim tinha seu encanto.Era uma dessas que eu sonhava em fazer.

Aí as coisas foram evoluindo e se profissionalizando,e isso por um tempo foi muito bom.Deu condições de muita gente conhecer aquele lugar.

Mas as coisas evoluíram até demais R$ pro meu gosto.E logo começaram as tais "privatizações de rios".E aí a coisa foi complicando.

Hoje eu penso comigo: Poha,eu vou pagar 25,30k pra chegar lá e ouvir que não pode pescar ali,não pode fazer isso,não pode aquilo,ainda tem que pagar mais isso,mais aquilo..Ah,vai prapoha kkkkkk....To fora....O meu sonho de pescar lá acabou rapidinho kkkkkk....

Mas é como você disse: quem tem condições de pescar lá,que aproveite bastante enquanto ainda é possível

A beleza da Amazônia ainda está lá,com certeza.Mas pra mim,a essência da pescaria verdadeira,essa aí,por lá,já não existe mais.

Abraços!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
  • Criar Novo...