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O FTB foi atualizado e otimizado.

Antes, para visualizar todas as nossas salas, era preciso descer a barra de rolagem por muito tempo. Isto dificultava a nossa vida, principalmente a dos novos usuários, que não encontravam as salas/assuntos de interesse.

Agora as salas foram transformadas em "sub salas" e incluídas em grandes fóruns.

Esperamos que tenham gostado. :amigo:

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Diego Rudek

[Tutorial] Trocando a "Rotor da bomba d'agua".

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Então, como to sem nada pra fazer vou jogar as fotos da parte de manutenção da bomba d'agua aqui. Que fique bem claro que as informações foram retiradas do site http://www.myoutboardengine.com

http://www.myoutboardengine.com/wp_1.html

ok??

Diagrama da rabeta

Imagem Postada

Parte superior da rabeta

Imagem Postada

Outra

Imagem Postada

Parte inferior com dreno removido

Imagem Postada

Imagem Postada

Drenando o óleo da rabeta

Imagem Postada

observe se tem residuos de metais no parafuso inferior do dreno. Caso tenha, procure um mecanico, pois pode haver algum desgaste nas engrenagens.

Imagem Postada

coloque a rabeta em cima de algum pedaço plastico por causa da sujeira

Imagem Postada

remover os parafusos de fixação

Imagem Postada

verificar o selo de borracha, se estiver com danos ele deve ser substituido

Imagem Postada

http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp9.jpg

remover a borracha que esta no eixo de transmissão

http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp11.jpg

remova as partes sempre com muito cuidado para não quebrar

http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp12.jpg

observe sempre como estão as peças, que vai ser dessa maneira que as novas terão que ser posicionadas. Se possivel tire fotos dos passos para vc não esquecer como estavam posicionadas.

http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp13.jpg

esse é o famoso rotor de bomba d'agua!

Se for somente substituição esse é o ponto.

http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp14.jpg

juntas de vedação

http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp15.jpg

http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp16.jpg

http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp17.jpg

http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp18.jpg

aqui o cara ja esta passando da parte de troca do rotor.

para quem tem interesse em saber como funciona uma rabeta vou colocar as outras fotos

http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp19.jpg

http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp20.jpg

http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp21.jpg

http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp22.jpg

http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp23.jpg

http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp24.jpg

http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp25.jpg

http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp26.jpg

lembrando que é bom fazer uma limpeza geral com um pincel e gasolina ou solvente

http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp27.jpg

faça uma limpeza geral onde o rotor é encaixado, verifique por ranhuras ou alguma coisa que possa enrroscar nele.

http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp28.jpg

juntas

http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp29.jpg

monte tudo de volta e boa sorte! rindo3:: rindo3::

lembre-se de verificar se encaixou o eixo corretamente, encaixe tudo certinho e engate a marcha do motor e rode a hélice para ter certeza, engate para outra marcha e verifique dnovo.

se necessario pode usar um vedador.

Converse com um mecanico antes de tentar fazer isso, ou qndo for mandar fazer no seu motor, fique junto e observe como ele faz... foi oq fiz. Dificil escrever aqui certinho os passos, bem mais facil fazer rindo3:: rindo3::

joia:::

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SOCORRO, doeu::TO COM PROBLEMAS COM MEU MOTOR YAMAHA 15HP FM, O MOTOR TEM SEIS ANOS DE USO, NESSA TEMPORADA O ROTOR AINDA ORIGINAL DEU PROBLEMA RECECOU E QUEBROU, UM AMIGO MEU TINHA UM ROTOR PARALELO, COLOCAMOS DUROU UMA HORA DERETEU TUDO O ROTOR, ESSA SEMANA CONSEGUI UM ROTOR ORIGINAL, FIZEMOS TODA A LIMPESA, E PUSSEMOS O ORIGINAL, SÓ QUE ELE MIJA UM POUCO E EM SEGUIDA PARA DE MIJAR LEMBRANDO QUE O ROTOR ESTA EM PERFEITAS CONDIÇÕES, FORAM FEITAS TODAS AS LIMPESAS DE PEÇAS - COPINHO E TAMPA DA BOMBA, FOI PASSADO AR E ÁGUA PELAS MANGUEIRAS, ALGUEM QUE JA TENHA PASSSADO POR UMA SITUAÇÃO DESSAS POR FAVOR ME AJUDA... chorei:: ::fisherman

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to querendo verificar o estado da aranha da bomba dágua do meu Mercury 15 super e me surgiu uma dúvida: TEREI QUE DRENAR O OLEO DA RABETA PRA PODER ABRIR A BOMBA DÁGUA????????

aos moderadores: se postei a mensagem no lugar errado, favor migra-la para local adequado.

obrigado

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Eiiiitttaaa , , , troquei o meu ! , mais por curiosidade mesmo,,, motorzin meio vein, porem fiquei pasmo com a conservacao interna ! ! notei que aumentou e muito o fluxo do chamado "Mijo" , nao porque a Aranha(Rotor) estava ruin mas sim porque a borracha(SEAL) que engata no cano, que vai para cima estava levemente fora do lugar, provavelmente com um pequeno vazamento . . . . . mas agora parece um CAVALO mijando, a agua nao chega nem a sair morninha, coisa que quase chegava a queimar a mao antigamente,,, ainda bem que minhas voltinhas com o motor eram curtas e nao chegava a superaquecer...

PS : gracas ao otimo tutorial aqui e mais ums 13 videos assistidos no Youtube p/ dar coragem mesmo ::tudo::

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EXELENTE DICAS  DIEGO MUITO BOM GOSTEI OK AMIGO  = ESPERO Q A TURMA APRENDA  E ECONOMISE C/ MAO DE OBRA  = MAS POR FAVOR Ñ VAO FAZER CAGADA EM TURMA PRESTAR BEM ATENÇAO NO DESMONTAR  E MONTAR  =  CSO TENHA DUVIDAS VAI DESMONTANDO E TIRANDO FOTOS  DDE CADA ETAPA  =  LIMPEZA SEMPRE  TROCA DE BORRACHS E JUNTAS SEMPRE Q DESMONTAR E FOR MONTAR NOVO = ISSO É BASICO  OK TURMA = PARABENS DIEGO ///  ABRAÇOS 

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