Ir para conteúdo

Prefeitura de Barcelos vai cobrar taxa para pesca esportiva


Acha certo a cobrança dessa taxa ? Justifique-se  

58 votos

  1. 1. Acha certo a cobrança dessa taxa ? Justifique-se

    • Sim.
      10
    • Não.
      49


Posts Recomendados

Opa pessoal.

Respeito a opinião de todos mas não mudo meu ponto de vista pelo que segue:

1-Santa Isabel também cobra taxa e ninguém nunca falou nada.Portanto,esqueçam de ir p lá,deixem SI de fora. :gorfei: :gorfei:

2-esse tipo de cobrança é normal em todos os cantos desse planeta e na maioria das vezes muito mais alta.Não existe mágica,cuidado e manutenção custa caríssimo.E p quem não sabe o tamanho de Barcelos,dê uma olhadinha no mapa do Amazonas,vc vai se surpreender com o tamanho do município,certamente toda,ou grande parte da pescaria, é dentro dele mesmo.

3-pelo que entendi a cobrança vai ser dos pescadores e não dos que visitam a cidade à passeio,então comparações com outros locais não cabem nesse caso.

4-a invasão de pescadores que está aumentando a cada ano em Barcelos é só o início,uma fase embrionária,do que vai acontecer.Aquela região vai ser invadida,num futuro não muito distante,por muita,mas muuiita gente mesmo,turistas do mundo todo,pescadores e não pescadores(a maioria).Volto à repetir,não existem mais locais iguais aquele no planeta!Quando isso acontecer como vai ficar o prefeito Beleza da vez?Dependendo só de verbas públicas?

5-comparar a taxa com gorjeta p piloteiro são duas coisas totalmente distintas.A segunda muitas vezes vai parar no boteco,a taxa tem instrumentos legais p ser fiscalizada.

6-prefiro que cobrem e a sociedade fiscalize do que ver aquele paraíso ser invadido e mal tratado,ano após ano,sem o mínimo de fiscalização e investimento. joia:::

7-SÓ P FINALIZAR:NÃO VÁ P SANTA ISABEL,ELES TAMBÉM COBRAM TAXA. :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Abraço a todos.

P.S.-não sou funcionário público e nem político.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 82
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Acabei de ligar lá em Barcelos e falei com o piloteiro Dadá.

Ele me disse que foi chamado para uma audiência pública e que disse que não concorda com a taxa sem antes saber em detalhes COMO e AONDE os recursos serão empregados, bem como deseja saber como poderá depois comprovar o que anteriormente foi estabelecido.

Disse também que a prefeitura quer que ele abra uma empresa, para ser cadastrado como profissional e que depois receberá uma autorização para poder trabalhar e sem ela não pode ir para o rio com turista ou se for será multado, disse que na hora já informou que não vai fazer tal pedido, pois no inverno não tem trabalho e muito menos renda para pagar as taxas que lhe serão cobradas, me informou também que a prefeitura quer fazer isto, mas NADA FAZ PARA COMBATER os barcos pesqueiros de fóra que vão para lá e com redes e até (pasmem!) bombas, matam e detonam tudo levando o peixe e não deixando nenhum emprego ou renda. (detalhe, ele estava no meio da floresta fazendo uma canoa "trabalhando com madeira" para ter uma renda visto que sem pesca pouco ou nada consegue para sobreviver)

em resumo por lá mesmo já há confusão e resistência quanto a esta cobrança e que alguns temem perda de receita por fuga de turistas.

Opa Rubens.

Acho que a prefeitura tem que por regras mesmo.Lá tem muita gente que acha que pode ser piloteiro e operador,muitas vezes os dois,sem ter competência e RESPONSABILIDADE para a função.Daqui a pouco vira casa da mãe Joana,quantos pescadores desavisados já se deram mal por causa disso no passado.Quem trabalha com isso tem que ter carteirinha mesmo,curso de primeiros socorros,etc.Aqui no fórum tem muita gente que sabe como funcionam as coisas por lá,são preparados p as eventualidades,mas não somos a maioria.

Aposto que os operadores sérios estão apoiando algum tipo de regulamentação,se continuar do jeito que está os maiores prejudicados serão eles mesmos. joia:::

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa pessoal.

Respeito a opinião de todos mas não mudo meu ponto de vista pelo que segue:

1-Santa Isabel também cobra taxa e ninguém nunca falou nada.Portanto,esqueçam de ir p lá,deixem SI de fora. :gorfei: :gorfei:

2-esse tipo de cobrança é normal em todos os cantos desse planeta e na maioria das vezes muito mais alta.Não existe mágica,cuidado e manutenção custa caríssimo.E p quem não sabe o tamanho de Barcelos,dê uma olhadinha no mapa do Amazonas,vc vai se surpreender com o tamanho do município,certamente toda,ou grande parte da pescaria, é dentro dele mesmo.

3-pelo que entendi a cobrança vai ser dos pescadores e não dos que visitam a cidade à passeio,então comparações com outros locais não cabem nesse caso.

4-a invasão de pescadores que está aumentando a cada ano em Barcelos é só o início,uma fase embrionária,do que vai acontecer.Aquela região vai ser invadida,num futuro não muito distante,por muita,mas muuiita gente mesmo,turistas do mundo todo,pescadores e não pescadores(a maioria).Volto à repetir,não existem mais locais iguais aquele no planeta!Quando isso acontecer como vai ficar o prefeito Beleza da vez?Dependendo só de verbas públicas?

5-comparar a taxa com gorjeta p piloteiro são duas coisas totalmente distintas.A segunda muitas vezes vai parar no boteco,a taxa tem instrumentos legais p ser fiscalizada.

6-prefiro que cobrem e a sociedade fiscalize do que ver aquele paraíso ser invadido e mal tratado,ano após ano,sem o mínimo de fiscalização e investimento. joia:::

7-SÓ P FINALIZAR:NÃO VÁ P SANTA ISABEL,ELES TAMBÉM COBRAM TAXA. :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Abraço a todos.

P.S.-não sou funcionário público e nem político.

DISCORDO TOTALMENTE!!!

POIS QUEM ACABAM COM AS COISAS NÃO SÃO OS TURISTAS!!!

QUEM ACABAM COM A COISAS SÃO OS PRÓPRIOS HABITANTES!!!

E PQ QUEM SE FERRAM SÃO OS TURISTAS(em relação a viagem claro)??

abrasss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa pessoal.

Respeito a opinião de todos mas não mudo meu ponto de vista pelo que segue:

1-Santa Isabel também cobra taxa e ninguém nunca falou nada.Portanto,esqueçam de ir p lá,deixem SI de fora. :gorfei: :gorfei:

2-esse tipo de cobrança é normal em todos os cantos desse planeta e na maioria das vezes muito mais alta.Não existe mágica,cuidado e manutenção custa caríssimo.E p quem não sabe o tamanho de Barcelos,dê uma olhadinha no mapa do Amazonas,vc vai se surpreender com o tamanho do município,certamente toda,ou grande parte da pescaria, é dentro dele mesmo.

3-pelo que entendi a cobrança vai ser dos pescadores e não dos que visitam a cidade à passeio,então comparações com outros locais não cabem nesse caso.

4-a invasão de pescadores que está aumentando a cada ano em Barcelos é só o início,uma fase embrionária,do que vai acontecer.Aquela região vai ser invadida,num futuro não muito distante,por muita,mas muuiita gente mesmo,turistas do mundo todo,pescadores e não pescadores(a maioria).Volto à repetir,não existem mais locais iguais aquele no planeta!Quando isso acontecer como vai ficar o prefeito Beleza da vez?Dependendo só de verbas públicas?

5-comparar a taxa com gorjeta p piloteiro são duas coisas totalmente distintas.A segunda muitas vezes vai parar no boteco,a taxa tem instrumentos legais p ser fiscalizada.

6-prefiro que cobrem e a sociedade fiscalize do que ver aquele paraíso ser invadido e mal tratado,ano após ano,sem o mínimo de fiscalização e investimento. joia:::

7-SÓ P FINALIZAR:NÃO VÁ P SANTA ISABEL,ELES TAMBÉM COBRAM TAXA. :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Abraço a todos.

P.S.-não sou funcionário público e nem político.

DISCORDO TOTALMENTE!!!

POIS QUEM ACABAM COM AS COISAS NÃO SÃO OS TURISTAS!!!

QUEM ACABAM COM A COISAS SÃO OS PRÓPRIOS HABITANTES!!!

E PQ QUEM SE FERRAM SÃO OS TURISTAS(em relação a viagem claro)??

abrasss

Fala Francisco.

Cara,quem acaba com as coisas são as pessoas mal educadas,que não tiveram educação,seja ele turista ou habitante nativo.E pro nativo ter educação,ele precisa de investimento,sair da miséria,ter escola,civilidade,saúde,etc.... joia:::

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho a minha concusão, quem vai sair ganhando é santa izabel.

E quem vai sair perdendo vão ser os donos dos barcos e a cidade que acabará com o turismo.

Pois os pescadores tem o Brasil todo para ir, como na própria amazonia em outros locais.

Opa Francisco...

Acho que o maior temor será mesmo do idioma oficial de Barcelos passar a ser o inglês, visto que os operadores aportam por lá... e gringo não está nem ligando para uma taxa de vinte e poucos dólares por dia!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Deus... estou vendo que tem gente aqui querendo pescar lá só com gringos!!!(Isso se aquilo lá não virar em breve território deles...hehehehe)

Não tenho culpa se meu governo distribui mal a renda nesse nosso país... e agora vão querer cobrar taxas para educar os aborigenes da Indonésia... :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: porque já cobram impostos demais para educar, saúde, saneamento (e teve gente falando que lá não existe isso), infraestrutura e tals...

Será possível que teremos que pagar para visitar nosso próprio país... Salve Itaibate(AR) paia:: paia:: paia::

Imaginem que tem gringo que paga U$100 para o piloteiro quando eles pegam um peixe acima de 20lbs... Essa taxinha é mínima!!!

Não apoio a taxa ou quem a defenda... ::nada:: ::nada:: ::nada::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em Santa Isabel do Rio Negro,Fevereiro 2010,cada pescador pagou R$100,00 de taxa,inclusive eu, e pelo que sei ,cada barco que for pescar por lá, vai ter que pagar esta taxa por pescador, para a Prefeitura local;me disseram que era para melhorar as condições da pesca esportiva na região.O município é grande e a miséria é maior,se fosse para melhorar as condições de vida da população local,seria a favor.

E ai Gusso tranquilo ?

Sabe informar se a cobrança dessa taxa é nova ? Ou coisa antiga ? Pq pesquei lá temporada passada e não me cobraram nda em prol a pesca esportiva !

E onde foi feita essa cobrança ( local ) ? Pelo próprio operador ? Porque a proposta de Barcelos é criar até um Centro de Atendimento do Turista (CAT) onde seria feita esse tal pagamento e CADASTRAMENTO do pescador.

Só curiosidade ...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber o que os operadores donos dos Barcos estão achando dessa medida, que considero arbitrária e sem fundamento. Essa taxa é de pesca ou de turismo?? Será que não é inconstitucional a cobrança? Acho que esse assunto ainda vai dar muito pano pra manga.

Eles mencionam que quem chega na cidade deverá recolher o valor. E os Lodges e pousadas da região (tem???), e os gringos que chegam de hidroavião e já vão direto para o Barco Hotel (já presenciei isso) que as vezes esta longe da cidade, como fica. ?????

Como vou pra lá só em Dezembro - e ja está paga a pescaria -, vou ver o que ocorre com quem vai antes. SOU TOTALMENTE CONTRA, VISTO QUE A PREFEITURA DEVERIA INCENTIVAR O TURISMO, E NÃO O CONTRÁRIO.

Abrxxx.

Ricardo.

Ricardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu particularmente....... até concordaria em pagar esta taxa desde que fosse em primeiro lugar legalmente Constitucional e de acordo com as Leis deste País........ e que o valor estipulado estivesse dentro da realidade dos Brasileiros e não dos gringos que por lá também pescam. Vale salientar que 70% dos pescadores que pescam em Barcelos são brasileiros, Pois com o valor atual de R$ 38,00 por dia de pesca, está fora da nossa realidade como costumamos pescar de 6 a 10 dias então daria um valor de R$380,00(dez dias).......Minha condição primordial para que eu vinhesse a pensar em pagar tal taxa seria que o dinheiro arrecadado..... FOSSE TOTALMENTE REVERTIDO EM PROL DA PESCA ESPORTIVA NO MUNICÍPIO E EM INFRA ESTRUTURA E FISCALIZAÇÃO. Pois hoje existe lei que proíbe o transporte do tucunaré e como vemos é totalmente desrrespeitada..........O Gestor Municipal deve ter conhecimento desta lei e como vemos em loco NÃO EXISTE FISCALIZAÇÃO ALGUMA POR PARTE DA SEC. MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE ou outro ÓRGÃO COMPETENTE DA PREFEITURA DE BARCELOS, nós que estamos lá frequentemente vemos diversos geladores abarrotados de tucunaré, como já presenciei por várias vezes inclusive abrindo os isopores e COMPROVANDO MESMO.........O Gestor Municipal de Barcelos não viu ainda que estão acabando com a galinha dos ovos de ouro do Município MATANDO O TUCUNARÉ, até porque a preferência dos moradors locais é pelo PACÚ e pelo ARACÚ, PIAL E PIRANHA.Vendo o lado financeiro da coisa vejam a quantidade de empregos gerados por nós pescadores esportivos para o Município de Barcelos, que são os operadores de pesca COM TODA SUA ESTRUTURA, piloteiros, cozinheiras, arrumadeiras.....etc, em hotéis na cidade, na selva, barcos hotéis e nos restaurantes da cidade.

Amigos é muito fácil fazer lei para cobrar impostos neste País de impostos, agora mostrar um projeto consistente com planos e metas é outra conversa e o melhor FISCALIZAR a aplicação correta do dinheiro arrecadado por estes impostos como do caso acima é muito difícil..........a lembrei de um detalhe......Já estive em Barcelos em praticamente todos os dias da Semana não só nos finais de semana como de costume e NUNCA VÍ A CÂMARA DE VEREADORES E A PREFEITURA DE BARCELOS ABERTAS EM PLENO FUNCIONAMENTO, ALGO QUE MOSTRASSE A PRESENÇA DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL NA CIDADE.

O melhor vem agora..........como será esta ''FISCALIZAÇÃO'',um posto na boca do Rio Branco em Moura, outra no aeroporto de Barcelos, um no centro de ''apoio ao turista'' e outro no céu pois os gringos que vierem de hidroavião vão parar neste posto de fiscalização aéreo.............pagar a taxa e pousar lá no alto Alegria.......Aracá.....Em todas as vezes que fui pescar em Barcelos em diversos rios que estive como: o Negro, Aracá, Cuiuni, Alegria, Demeni, Itú, Preto, Padauarí, Curunduri, Cueiras, Arirarrá, Atauí. NUNCA MAS NUNCA MESMO VI ALGUM BARCO DE FISCALIZAÇÃO.

Ps. No fianal da semana de pesca o total pago com esta taxa de valor abusivo vai sair mais cara que minha passagem MAO/BAZ/MAO pela Trip.

Abraços amigos..........vamos pra luta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Companheiros

Estou vendo que postaram um monte de blá blá,, na maioria, não lógicos, indevidos e irrelevantes. Não sou advogado, muito menos de causas perdidas! Este imposto é legal ou inconstitucional? Se for uma cobrança sobre a pesca amadora, não estará havendo bitributação, o que é inconstitucional? Aonde estão o Ministério com todas as Secretarias que deveriam cuidar disso? Se for sobre o turismo, o que cidades como esta oferecem ao turismo? Se utilizamos um aeroporto pagamos as taxas, vejam bem, de embarque, que não é imposto! Desde quando um lugar pode cobrar de um cidadão taxa de permanência? Fato ilegal e inconstitucional! É principio fundamental ao cidadão o direito de sua locomoção e não está escrito que vc tem de pagar para isto! As operadoras de pesca esportiva, donos de revistas, de barcos-hotéis, hotéis e pousadas voltadas para pesca, as lojas de artigos de pesca, assim como, todos os participantes de foruns sobre o assunto têm obrigação de procurar meio legal para discutir essa polêmica! Com a palavra os advogados! Cabe uma ação, mandado, medida cautelar, Cabe o quê? Afora isto, é papo furado, e perda de tempo e muito "stress"!

:amigo:

PS Manifestações sobre o assunto têm de ultrapassar todas as fronteiras e serem de domínio público!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inconstitucional, já consultados advogados e providências sendo tomadas (Ministério Público acionado).

Direito de ir e vir (1).

Nenhum brasileiro pode ser impedido no seu direito.

Direito sobre a água (2). "é uma VIA pública"

água é público, assim sendo o executivo federal legisla sobre ela. Os rios não pertencem ao município - (explicação, o Município pode criar uma taxa cobrando a visita em um MUSEU local "é dos municipes e a taxa é de manutenção".

PESCA - LEI NENHUMA IMPEDE O BRASILEIRO DE PESCAR, SEJA PARA SEU SUSTENTO OU PARA SUA DIVERSÃO.

Para aqueles que PAGAM em Santa Izabel - Pagam porque QUEREM.

Para aqueles que forem "cobrados" em Barcelos, denunciem ao Ministério Público em Barcelos mesmo e de preferência com o recibo na mão.

aguardando notícias..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Brasil é sempre assim...

...Em vez de controlar os gastos públicos e desvios de dinheiro...os politicos preferem ir criando taxas e impostos p/ os "carneirinhos" irem pagando!

...Experimenta criar uma taxa nova em um pais Europeu...o povo sai na rua e quebra td até os caras voltarem atráz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se esse dinheiro fosse revertido em coisa boa pagaria sem reclamar.

Acho q qualquer tentativa de entender o pq ou se isso vai ou não ser aprovado é inútil, já que esses políticos não fazem nada seguindo lógica ou bem estar, somente interesses próprios.

R$38,00 também não vai afastar os turistas...

é vergonhoso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é uma vergonha.

Já fui cobrado dessa pseudo taxa em Santa Izabel, em novembro e, agora, Barcelos está tendo a mesma "excelente" idéia.

É lastimável, porque nesse último fevereiro pesquei na região de Barcelos na última semana da temporada e o que vi foi estarrecedor.

Em quase todas as bocas de afluentes tinham geleiros ancorados e abarrotados de peixes, tucunarés de 08 a 10 kg, um absurdo e uma tristeza.

Entramos em lagos que foram deixados estéreis pelos geleiros e em outros tínhamos o desprazer de encontrar os matadores cercando de rede e batendo na agua com bambus...

Tudo isso ocorre com conivência da prefeitura de Barcelos, é um nojo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resisti até onde pude...

ATENÇÃO PESSOAL

Toda estória tem - pelo menos - duas vertentes...

Estamos num processo especulativo de algo que não conhecemos e que tomamos conhecimento através de uma notícia de jornal ! Nâo que ela deixe de falar a verdade, mas para que seja legalizada, alguns passos ainda precisam ser dados...

Vi também, em algum dos relatos, que alguém da região "participou" de uma audiência pública, o que pode significar que o processo de implementação da lei municipal esteja senmdo conduzida dentro de critérios recomendados pela lei !

arrow:: Isso não significa que seja legal, ou inconstitucional ! Significa que não está sendo algo feito de forma intempestiva !

Não pretendo entrar "no mérito" do prefeito e/ou sua secretaria de turimo, mas sim de buscar um "maior esclarecimento" dos propósitos reais desse tipo de comportamento.

arrow:: Claro que "aumentar a arrecadação municipal" é óbvio, mas com que finalidade ? Isso precisa estar bem definido para que venha se constituir matéria a ser votada e então passar a ser lei ! Precisa também estar condinzente às leis estaduais e federais, sob pena de serem alvo de ação do Ministério Público !

No fundo, acredito que a "divisão do quinhão" auferido pelas operadoras que estão na região, e que mantem um fluxo financeiro na cidade é que terminará sendo cobrada ( e certamente repassando seus custos nos preços de seus pacotes ).

arrow:: Essa conversa de "pulseirinha" no aeroporto é muito "lúdica" para ser uma ação efetiva ! E o pessoal que vem de barco de Manaus, fica de fora ? Enfim, convém esperar por mais informações a repeito antes de um posicionamento, por menos radical que seja, até porque, como já disse, "tem o outro lado da estória", e precisamos vê-lo e/ou ouví-lo antes de fazer um juízo de valor... oloko::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca fui a região (espero ir em breve!!!) para poder dar testemunho das condições gerais de turismo e pesca. Contudo, caso se confirme a obrigatoriedade de tal cobrança, na minha singela opinião, 1% desta verba chegando em mãos de famílias menos favorecidas já estarei satisfeito. Mesmo que 99% tenham "outros fins".

Logo, retifico meu voto: sim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho a minha concusão, quem vai sair ganhando é santa izabel.

E quem vai sair perdendo vão ser os donos dos barcos e a cidade que acabará com o turismo.

Pois os pescadores tem o Brasil todo para ir, como na própria amazonia em outros locais.

Tô contigo Francisco!!!

O caminho é este, Quanto aos operedores locais, podem entrar no boicote também e começar a operar em Sta Isabel!!!

Eta brasil"zinho"!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehee....muito interessante todas as respostas.

Lembrando q deveremos respeitar da mesma forma os q APROVAM.... assim como os Q NÃO APROVAM a futura cobrança.

Como o nosso amigo Gusso muito bem disse...quem ganhará com essa discussão seremos nós, pescadores esportivos, pois algo útil irá sair dessa cartola...e como hj nós estamos abandonados, o q vier é lucro.

Como dito por grande parte da turma, o problema não é pagar a taxa...e sim, onde a taxa será aplicada.

Para evitar disperdício de teclado, estarei mantendo contato com Barcelos para ver se consigo informações q nos permitam discutir melhor o assunto.

Daqui a pouco eu volto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca fui pescar lá, portando não sei ao certo como se encontra a cidade. Já estive em Fernando de Noronha e tive que pagar uma taxa parecida, não sei porque mas lá, "parece" que o dinheiro está indo para os fins corretos, preservação e infraestrutura local.

Se antes soubesse para o onde estivesse sendo investido tal imposto, talvez até concordasse com ele, mas na situação atual:

Sou contra a cobrança de tal imposto. Com certeza aconteceria o desvio da verda para "outros fins", assim como ocorre com esses "Pardais" de trânsito, onde o valor das multas arrecadadas vc não vê nenhuma melhoria das condições das vias públicas onde foram instaladas...

É triste, mas já pagamos muitos impostos, chega!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De acordo com a constituição os rios e se não me engano, 15 metros de cada margem são de responsabilidade da união, então quem legisla sobre isso é o governo federal, como ja temos a carteira do Ibama temos permissão para pescar. Como a taxa cita apenas pescador esportivo, acaba sendo um licença mascarada, diferente da taxa de fernando de noronha que taxa todos os turistas....

O que pode ocorrer é vc ser multado e dps recolher na justiça, claro que isso vai dá uma dor de cabeça danada....

Imagina se cada cidade resolve fazer isso, vamos pra niquelandia taxa, 3 marias taxa e por ai vai....

Cambada de .....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...