Cristiano Rochinha Postado Janeiro 20 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 20 6 horas atrás, Vagner disse: Se for pra ter a tal exclusividade que coloque cota minima de brasileiros a pescar no exclusivos , ai nao fica na maos dos gringos , ai tem que melhorar o preço para os brasileiros poderem ir Melhorar o preço pros brasileiros???Coitado... Lei da oferta e procura.Enquanto tiver nego pagando 25k num pacote, a tendência é só subir o preço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Janeiro 20 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 20 A bem da verdade, o crescimento dos custos cobrados nas operações de pesca tem (em contra partida) uma série de "melhorias" (não necessariamente na pescaria) que terminam gerando um "novo patamar" de "pequenos confortos" que terminam se incorporando no que vem com o pacote... Observe que o diferencial da moeda (U$ e R$) ajuda a fazer com que o valor comprado possa significar ser menor do que era no passado... Claro que são "justificativas", não necessariamente dentro da realidade desejada. Por outro lado, o crescimento vertiginoso dos preços poderá representar "um tiro no pé" dos operadores, seja por conta da concorrência de operações (cada vez maior), seja pela ilusão de que se trata de uma atividade que se perpetua pelo Pesque & Solte nas regiões silvícolas (ledo engano). Por fim, o custo de uma operação para o estrangeiro ficar em torno de U$ 5 K, é melhor enfrentada com uma viagem tropical, com custos diários abaixo de U$ 1 K. Lembrando que "esses caras que vem gastar essa grana" por aqui, não se descapitalizam por conta disso - prova é que tem uns que retornam diversas vezes numa mesma temporada. Com nosso potencial de expectativas e sonhos de melhora de país, fica muito abstrato... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JCKruel Postado Janeiro 20 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 20 Caríssimos, Eu já estava aposentado (inclusive aqui no fórum, pois teve na época que me ausentei, um cara muito chato que me fez pensar em abandonar o barco), mas agora depois destes incidentes que envolveram o KID e o Fabricio, pessoas por quem tenho um apreço inestimável e um carinho idem, resolvi dar minha opinião sobre as ocorrências amazônicas, apenas para melhor esclarecer o que acontece por lá e o que poderá acontecer no futuro... Ocorre que na Amazônia (e no Pantanal) a proteção é estabelecida pelo Artigo 225, § 4º, da CF 88, que define a Floresta Amazônica brasileira e o Pantanal, biomas que se tornaram "patrimônio nacional". Proteção Constitucional da Amazônia A proteção da Amazônia na Constituição Federal se baseia em diversos artigos, entre eles: Patrimônio Nacional (Art. 225, § 4º): A Constituição designa a Floresta Amazônica, entre outros biomas, como "patrimônio nacional". Isso implica que sua utilização deve ocorrer conforme e em decorrência de lei e em condições que garantam a preservação ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais. Dever de Preservação (Art. 225, caput😞 Este artigo assegura o direito a um meio ambiente equilibrado e atribui ao poder público e à sociedade a responsabilidade de protegê-lo para as atuais e futuras gerações. Competência Comum (Art. 23): A Constituição estabelece que a União, os estados, o Distrito Federal, e os municípios tem competência comum (sempre lembrando da superveniência das leis) para legislar sobre matérias previstas no art. 23 em especial: VI – Proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas. VII – Preservar florestas, fauna e flora. Dito isso e, conforme um diagnóstico pessoal, os problemas que estão ocorrendo em Barcelos (menor grau) e SIRN (maior grau) são consequência da omissão dos poderes públicos (nacional - IBAMA e MMA, Estadual - Agencia Ambiental do Amazonas e dos municípios que, se por um lado não tem um conselho municipal ambiental, tem a Câmara de Vereadores que na ausência de quem tem o dever constitucional de legislar e resolver os problemas através de um ordenamento pesqueiro não o fazem, seja por omissão, negligência, imperícia, covardia, e até por vontade política, pois não o fazendo, geram ilegalidades incríveis em que a região é governada por decretos de prefeitos que não tem atribuição e o poder de legislar neste assunto. em muita coisa para explicar e dependendo do interesse dos parceiros do fórum, poderemos avançar em outras explicação que podem dar um pouquinho mais de luz neste tema tão árido... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Janeiro 22 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 22 Prezado amigo Kruel, Obrigado pela manifestação, como sempre alinhada aos princípios legais. Contra fatos, pouco a fazer ! Na observação (e deduções próprias), parece-me que há pouco interesse dos representantes municipais, estaduais e até federais e dar continuidade numa política efetiva nesses assuntos. Diria inclusive que a quantidade de "consertos & ajustes" existentes na nossa realidade termina se tornando uma "justificativa" usada para a manutenção dessa inércia. São tantos problemas socioambientais que existem no país, que fica difícil saber por onde começar... (lá eles). Focando especificamente as regiões ribeirinhas, sempre excessivamente carentes, há poucos alternativas para a fuga extrativista, seja ela de fauna ou flora para aqueles que dependem disso para viver... Não há mérito nisso, mas permite avançar em movimentos mais viáveis de uma participação mais coerente com essas áreas, mesmo que de forma questionável através de parcerias publica privada. Infelizmente a maior parte dessas ações se revestem de uma corrupção intragável, com quase nenhuma transparência e redirecionamento de recursos gerados. Não gostaria (de fato) que "esses cuidados" tenham que ser providos pela parte privada (sempre o questionamento de lucros elevados), mas por ações / projetos que permitam a visibilidade de que é possível SIM, fazer grandes melhorias nisso, principalmente aos ribeirinhos atingidos (sem esquecer que ele passam a ter acesso a uma vida que jamais poderiam ter). Será que as autoridades não enxergam isso, ou melhor, não se importam com isso ? Desculpe pelo desabafo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vagner Postado Janeiro 22 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 22 nao tem cabimento uma pescaria pra uma pessoa custar o mesmo que um passeio em uma familia de 6 pessoas em um resort all incluse comendo e bebendo do melhor que tem, ou operadores ganham muito dinheiro ou se paga muita propina Astra-Taranis reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JCKruel Postado Janeiro 23 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 23 Companheiros, Para quem não me conhece sou um velhinho de 77 anos, passei por todos os sites de pesca que existiram no Brasil onde dei muitas contribuiçoes e só deixei boas amizades, fui diretor de Meio Ambiente do Programa Pesca & Cia, (tempo do Otavio Rivolta), durante 20 anos contribuí (sem ônus, gastando do bolso) com o MMA e IBAMA na construção do ordenamento pesqueiro do Brasil, fui o coordenador junto com o Rubinho do primeiro e único Encontro Nacional das diferentes modalidades de pesca (amadora, sub e profissional) e devo ter me saído bem, pois acabou por terem me aplaudido de pé pelas colocações que fiz durante a condução deste dificilimo processo! Minha formação original é de Engº Agrº formado pela UFSM, com especialização em Direito Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade Candido Mendes do Rio de Janeiro. Minha melhor referência foi a participação no ordenamento pesqueiro do Rio Araguaia, onde aprendi muito, inclusive fazer coisas bem fora da caixinha, pois legislar em área federal atráves de normativas estaduais não é para qualquer vivente! Em todo o caso, hoje sequer precisamos de fiscais no Araguaia tal a conscientização dos usuários e dos ribeirinhos, sendo que os guias tem realizado um trabalho digno de elogios, pois embora o rio seja mais deles do que de nosso, eles educam mais do que qualquer órgão público! Depois deste bla, bla, bla pedi a anuência do KID para avançarmos nas discussões sobre SIRN e Rio Negro, realizando breves análise sobre os problemas existentes, os desafios que vão surgir, a adesão ou não de interessados, as inestimáveis contribuição de vocês como usuários e especialmente conversarmos sobre as soluções possíveis (sim, elas existem) mas que dependerão de ações complementares junto a quem de direito... Não será tarefa fácil, mas o custo é praticamente zero e irá gerar um desgaste significativo junto aos operadores já que pouquíssimos trabaham destro das previsões legais...Aliás, por isso comecei apresentando as aspectos legais previstos na CF 88, deixando a legislação infra para posterior discussaõ! Um abração a todos, lembrando que não detenho o monopólio da verdade e muito menos o da competência e tenho a esperança de possamos promover um debate de alto nível e com muitas contribuições por parte de vocês! Até breve Astra-Taranis e Renato Barreto reagiu a isso 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Janeiro 23 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 23 marcando pra acompanhar o topico apenas, toda hora tento ler e algo me impede mas parece um topico interessante... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Rochinha Postado Janeiro 23 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 23 16 horas atrás, Vagner disse: nao tem cabimento uma pescaria pra uma pessoa custar o mesmo que um passeio em uma familia de 6 pessoas em um resort all incluse comendo e bebendo do melhor que tem, ou operadores ganham muito dinheiro ou se paga muita propina Também acho,e já disse isso aqui....Uma pescaria custar um valor desses é simplesmente um absurdo,mesmo considerando os altos custos da operação.A logística por si só não justifica esses valores. O valor exorbitante é baseado na "tal exclusividade" que eles vendem,em outras palavras,simplesmente cobram do pescador a grana que eles gastaram pra "comprar aquele rio" e abastecer de dinheiro à quem fez parte do acordo.Isso tudo atrelado à conforto nas estruturas,luxo e bla bla bla.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarcioPaulo Postado Janeiro 23 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 23 Em 12/01/2026 em 11:47, Cristiano Rochinha disse: A tal da "exclusividade" está acabando com o direito da maioria dos pescadores de pescar em muitas regiões,sobretudo na Amazônia. Horas,por que exclusividade? Se está na constituição que todos nós temos direito de ir e vir onde bem entender e se todos os rios brasileiros são da União? Por que me impedir por exemplo de armar uma barraca e ficar 2 dias pescando (dentro das leis ambientais) em um rio,que no meu entender não poderia jamais ser privatizado. Exclusividade de pesca na região amazônica se limita hoje somente à MONEY...Nada mais...E mesmo sabendo que no quesito preservação,talvez isso até seja vantajoso e necessário,eu jamais vou concordar que algum milionário ou ONG ou sei lá o que,me impeça de pescar em tal lugar. Complicado, né? Uma comunidade ribeirinha (que sei muito bem as dificuldades que eles passam), ter um certo controle sobre um determinado rio, te proibir de entrar lá para pescar e soltar, seguindo todas as leis e regras ambientais, mas se uma empresa com grana investe na comunidade, passa a ter o direito com exclusividade, de operar por lá, metendo a faca nos pescadores para compensar o custo de toda essa exclusividade. Já pensou se essas mesmas comunidades que recebe esses benéficos (que são muito merecidos, mas que deveriam ser uma obrigação do governo), fossem impedidas de frequentar a cidade mais próxima? Cristiano Rochinha reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Janeiro 26 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 26 Prezado amigo Kruel, Você bem sabe que não há qualquer restrição às suas participações aqui no FTB - pelos Moderadores. A questão que sempre me parece haver em "debates" dessa natureza é que não rola o respeito "aos pontos de vista" discordantes. Naturalmente não é para gerar "consenso" (coisa impossível), mas que as formas de interpretação das pessoas sejam lidas e analisadas sem serem avaliadas como "certas ou erradas". Interpretação de leis deveria ser o marco de definição dos fatos e não algo que se "concorda ou descorda". Já fizemos algumas tentativas num passado não muito distante, e - infelizmente - o resultado foi desastroso. Apresentação de fatos (na linha de esclarecimento legal) é algo sempre importante e às vezes interessante. Ruim mesmo é quando existe um posicionamento postado e as "respostas" não relevam essa condição postada. Não há "verdade plena" ! As pessoas interessadas poderiam (deveriam) postar de forma a agregar posicionamentos e não críticas que agregam muito pouco, se é que agregam... Debater pontos de vista é algo edificante, desde que exista um mínimo de educação e respeito para tal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JCKruel Postado Janeiro 28 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 28 Grande Kid!! Esperei pelo teu posicionamento para só então me manifestar. Quando pedi tua anuência foi pensando apenas em repeitar a tua postagem e até para dar um pequeno exmplo do que você preconiza: temos que ter repeito pelos outros! Tenho lá o meu cantinho e sempre tive a liberdade da manifestação tanto por parte de você como do Fabrício, mas eu gostaria de me menifestar no teu post, já que quem começou a necessária e oportuna discussão foi você! Por isso entendam que eu não precisava da autorização do KId para postar o que penso, apenas eu gostaria da concordância dele para avançar nas discussões sobre o que acontece em SIRN na minha visão, pois na visão dele já está explicitado o que ele pensa! Não tenho nenhuma preocupação em relação à interpretação de leis, pois minha preocupação é com o cumprimento ou não delas. Na verdade, o problema começa lá em SIRN exatamente porque quem tem obrigações legais de cumprir e fazer cumprir o arcabouço legal não o faz e acaba gerando consequências ambientais danosas, além de provocar constrangimentos e até revolta nos usuários (nós pescadores) pelo descaso, omissão, imperícia, negligência e até covardia para solucionar os problemas existentes, ou no mínimo, amenizar as agruras a que estão expostos os usuários pescadores! Antes de entrar nos detalhes que estão afligindo os interessados, é necessário que eu esclareça que fui um dos consultores contratados (talvez o único) pela COTA para promover o ordenamento pesqueiro naquela região e elaborei a lei e o decreto que a regulamentaria, mas não é agora o momento de avançar no assunto. Adiante explicarei tudinho e os detalhes de como aconteceu o insucesso de um projeto bem pensado e bem elaborado! Vou precisar de uma ajudazinha básica do Fabrício ou do Kid, pois desde aquela época não tive noticias de SIRN e fiquei sabendo das adversidades somente agora através do post do Kid e das ponderações do Fabrício. Preciso saber se a APA municipal continua existindo e se o plano de manejo dela (que seria uma parte das soluções) chegou a ser elaborado pela prefeitura! Presumo que aqui começa a irreponsabilidade dos entes públicos... É muito fácil fazer uma APA - Área de Proteção Ambiental (no caso municipal , que não é comum) e depois abandoná-la sem cumprir as premissas legais que regem a matéria! Depois de receber estas informações do Fabricio ou do Kid ou de alguem do FBT que saiba, vou continuar esclarecendo as razões da gestão complicada e ilegal que envolve os rios da região e do direito de uso dos mesmos! MarcioPaulo reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JCKruel Postado Janeiro 28 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 28 Para que eu possa contribuir efetivamente com sugestões técnicas e jurídicas, preciso saber, de fato, qual a base legal para prevalecer o tal rodízio dos barcos hoteis... Tal acordo é homologado por algum ente federal? Foi feito por algum órgão estadual? Teve a participação do Ministerio Publico Federal, já que envolve APA Federal e terras indígenas e, no caso, é impreterivel e indelegável o papel do MPF na proteção indígena. Existe algum termo de cooperação técnica entre o IBAMA e algum ente estadual que possa validar eventuais acordos? Que eu saiba o IBAMA desde há muto tempo deixou de assinar tais termos de cooperação... Quem puder ajudar, traga mais clareza e nos informe na discussão para evitar que possamos errar em relação a tão importante asunto... Lembrem a introdução que fiz: como se trata de área tombada como patrimônio nacional pela CF 88 , não vale decretos de prefeitos e de governador! A normatização, para ter validade, em que ser através de leis !! Por acaso, fizeram lei para validar tais acordos? MarcioPaulo e LucaoCR reagiu a isso 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JCKruel Postado Janeiro 29 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 29 Grande Kid! Passando para me desculpar junto a você, que o tempo todo tentou me alertar para eu ficar quietinho do meu canto de aposentado!! Muito obrigado pelo carinho, e pela forma respeitosa que trataste do assunto diante das minhas ponderações... Disseste ali atrás: Contra fatos, pouco a fazer ! Na observação (e deduções próprias), parece-me que há pouco interesse dos representantes municipais, estaduais e até federais e dar continuidade numa política efetiva nesses assuntos. Tenho a acrescentar que não há sequer interesse dos pescadores de SIRN e até dos usuários do fórum em aprofundar uma discussão que não foi solicitada por ninguem e eu de forma babaca me intrometi nos assuntos que não me diziam respeito! Entretanto para mim valeu muito, pois dei uma reciclada muito boa até para tentar entender o que vem acontecendo por lá e também por deduções próprias tirar minhas conclusões... A forma que comecei a abordagem não foi das mais felizes, uma vez que o asunto merecia uma profundidade muito grande dada a enorme complexidade das variáveis técnicas e jurídicas! Mas quem falou que os usuários do fórum teriam algum interesse em saber motivos ou razões que as as coisas acontecem por lá? Mas não vou embora sem te dizer, filosoficamente, já que não vale a pena através dos meus pontos de vista técnicos jurídicos, encher o saco de quem não quer saber destes assuntos muito chatos, para quem pesca por lá! Vamos lá: SIRN vive hoje uma realidade difícil fruto da face bruta do capitalismo sem freio, e ao que parece tb com um pensamente de aproveitar ao máximo a natureza, e se for o caso, a qualquer custo antes que acabe... Então SIRN se tornou um local para poucos sendo que em breve os preços já muito acima do que os pescadores médios do Brasil podem ou querem pagar, Não vejo possibilidade de revisão dos custos das viagens e dos preços praticados pelos operadores, sendo que na realidade tais preços só tenderão a aumentar já que o regramento atual é regido pelo deus Mercado e como a maioria está pagando, eles nunca verão razões para mudar, não esquecendo do turismo externo que paga em dólar! Resumindo: pescar em SIRN a curtíssimo prazo será um local para pescadores abonados e os outros que não tiverem condiçoes que busquem outras alternativas cabiveis em seus bolsos de pobres pescadores pobres! No aspecto ambiental, não de preservação mas de conservação, palavras de alcance muito diferentes mas tb não vem ao caso, já que a forma de utilização está definida com o tal rodízio, independentemente dele ser legal ou ilegal. A verdade é que os envolvidos pela andar da carruagem (minha suposição) fizeram o melhor que poderiam fazer já que não há limites para aumentar o número de barcos, não há fiscalização federal eficiente ou deficiente e, em se tratando de APA Federal, somente estudos a serem realizados em relação ao volume do estoque pesqueiro existente, a capacidade de suporte do mesmo entre as muitas variáveis que definiriam o rumo da gestão da pesca esportiva. Aliás não fosse a pesca esportiva, SIRN e o Rio Negro em geral, já estariam pensando em proibições (os governos sempre fazem isso) como diminuir a pressão que a pesca exerce sobre os estoques pesqueiros. Se um dia tais estudos forem realizados, e não serão com recurso dos operadores, logo, nunca serão realizados, (tiro no pé dos operadores) já que no final só sobra uma única alterantiva legal: promover uma licitação definindo quantos barcos podem operar no local e como atividade exploratoria de recursos naturais, desde sempre o licenciamento ambiental deve ser exigido e como consequência cobrar as medidas mitigadoras e compensatórias de cunho social e ambiental, contemplando os ribeirinhos e a natureza conforme previsão do arcabouço lagal existente! Saio da discussão que sequer começou, por um motivo simples: além dos motivos que já falei para você amigo KID também confesso que não teria condições de avançar uma vez que sem as informações que solicitei a quem pudesse contribuir, não ha a mínima condição de manter uma discussão de alto nível. sozinho, e o pior: bancando o Dom Quixote!! Reitero meu carinho a você e ao Fabrício e recebam minha gratidão por me terem me aturado por 20 anos aqui neste fórum!! Felipe Csilva reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LucaoCR Postado Janeiro 30 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 30 4 horas atrás, JCKruel disse: Grande Kid! Passando para me desculpar junto a você, que o tempo todo tentou me alertar para eu ficar quietinho do meu canto de aposentado!! Muito obrigado pelo carinho, e pela forma respeitosa que trataste do assunto diante das minhas ponderações... Disseste ali atrás: Contra fatos, pouco a fazer ! Na observação (e deduções próprias), parece-me que há pouco interesse dos representantes municipais, estaduais e até federais e dar continuidade numa política efetiva nesses assuntos. Tenho a acrescentar que não há sequer interesse dos pescadores de SIRN e até dos usuários do fórum em aprofundar uma discussão que não foi solicitada por ninguem e eu de forma babaca me intrometi nos assuntos que não me diziam respeito! Entretanto para mim valeu muito, pois dei uma reciclada muito boa até para tentar entender o que vem acontecendo por lá e também por deduções próprias tirar minhas conclusões... A forma que comecei a abordagem não foi das mais felizes, uma vez que o asunto merecia uma profundidade muito grande dada a enorme complexidade das variáveis técnicas e jurídicas! Mas quem falou que os usuários do fórum teriam algum interesse em saber motivos ou razões que as as coisas acontecem por lá? Mas não vou embora sem te dizer, filosoficamente, já que não vale a pena através dos meus pontos de vista técnicos jurídicos, encher o saco de quem não quer saber destes assuntos muito chatos, para quem pesca por lá! Vamos lá: SIRN vive hoje uma realidade difícil fruto da face bruta do capitalismo sem freio, e ao que parece tb com um pensamente de aproveitar ao máximo a natureza, e se for o caso, a qualquer custo antes que acabe... Então SIRN se tornou um local para poucos sendo que em breve os preços já muito acima do que os pescadores médios do Brasil podem ou querem pagar, Não vejo possibilidade de revisão dos custos das viagens e dos preços praticados pelos operadores, sendo que na realidade tais preços só tenderão a aumentar já que o regramento atual é regido pelo deus Mercado e como a maioria está pagando, eles nunca verão razões para mudar, não esquecendo do turismo externo que paga em dólar! Resumindo: pescar em SIRN a curtíssimo prazo será um local para pescadores abonados e os outros que não tiverem condiçoes que busquem outras alternativas cabiveis em seus bolsos de pobres pescadores pobres! No aspecto ambiental, não de preservação mas de conservação, palavras de alcance muito diferentes mas tb não vem ao caso, já que a forma de utilização está definida com o tal rodízio, independentemente dele ser legal ou ilegal. A verdade é que os envolvidos pela andar da carruagem (minha suposição) fizeram o melhor que poderiam fazer já que não há limites para aumentar o número de barcos, não há fiscalização federal eficiente ou deficiente e, em se tratando de APA Federal, somente estudos a serem realizados em relação ao volume do estoque pesqueiro existente, a capacidade de suporte do mesmo entre as muitas variáveis que definiriam o rumo da gestão da pesca esportiva. Aliás não fosse a pesca esportiva, SIRN e o Rio Negro em geral, já estariam pensando em proibições (os governos sempre fazem isso) como diminuir a pressão que a pesca exerce sobre os estoques pesqueiros. Se um dia tais estudos forem realizados, e não serão com recurso dos operadores, logo, nunca serão realizados, (tiro no pé dos operadores) já que no final só sobra uma única alterantiva legal: promover uma licitação definindo quantos barcos podem operar no local e como atividade exploratoria de recursos naturais, desde sempre o licenciamento ambiental deve ser exigido e como consequência cobrar as medidas mitigadoras e compensatórias de cunho social e ambiental, contemplando os ribeirinhos e a natureza conforme previsão do arcabouço lagal existente! Saio da discussão que sequer começou, por um motivo simples: além dos motivos que já falei para você amigo KID também confesso que não teria condições de avançar uma vez que sem as informações que solicitei a quem pudesse contribuir, não ha a mínima condição de manter uma discussão de alto nível. sozinho, e o pior: bancando o Dom Quixote!! Reitero meu carinho a você e ao Fabrício e recebam minha gratidão por me terem me aturado por 20 anos aqui neste fórum!! Eu revivi esse tópico e na minha mensagem coloquei o que tenho de informações, ainda que poucas ou incompletas. Não contribui com mais pois não tenho conhecimento para tal. Com certeza alguns membros do fórum podem responder suas dúvidas para que aí sim você traga sua opinião, porém acho que te faltou talvez um pouco de paciência. O fórum já não tem o movimento de outrora e muita gente já não o acessa diariamente, então por vezes tópicos muito interessantes demoram a engrenar. Na sua última mensagem você diz que a forma de utilização de SIRN esta estabelecida com o rodízio, sistema esse que já não está em vigor há uns bons anos. A forma como está ordenada a pesca em SIRN atualmente eu minimamente consegui explicar no post que fiz revivendo esse tópico antigo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Fevereiro 1 Autor Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 1 Prezado JCK e amigos, Permaneço "resistindo" na moderação do FTB, mesmo que ausente dos rios e pescarias... Acredito que meu ciclo de deslocamentos amazônicos já se concluiu, talvez até o das pescarias. Já faz algum tempo que fui à SIRN (pescaria boa inclusive) e em 2024 me despedi de Barcelos. Longe de desanimar quem quer que seja, minha decisão não tem outra motivação que não a escolha pessoal. Com a idade chegando, a priorização de foco na família passou a ser a escolha feita, aproveitando melhor o convívio com os netos. (quem sabe ainda consigo levá-los a conhecer o rio Negro?) Seus argumentos (e questões) são sempre bem alinhados e conectados a concordância de um ponto de vista ou mesmo a fatos apresentados. O interlocutor precisa ter "bagagem" para debater esses assuntos, principalmente pelo desconhecimento daquilo que ocorre de forma implícita, sem considerar a importância da transparência. Bater na "classe política" (hoje em dia) é parecido com "chutar cachorro morto" (me desculpem a analogia), onde uma minoria amarga o revés da grande maioria corrupta e inoperante, não apenas no cenário da pesca, mas na grande maioria de setores que poderiam minimizar essas compensações de geração de trabalho e riqueza. A chegada da idade quase sempre nos remete a revalidações do que efetivamente se torna importante. Priorizações fazem parte desse cenário, que pode ser abrangente de participações em ações comunitárias. Esse (FTB) é um local que busca a troca de experiências e retrata alguns itens ligados às pescarias por parte de seus usuários. Não dá muito certo "misturar" debates de coisas mais sérias (pontos de vista) com as postagens voláteis de resultados imediatos. Quase sempre os "temas sérios" perdem o interesse e caem no esquecimento... É mais que visível que a postagem no FTB vem diminuindo a cada dia, motivada por outas formas de comunicação, ou mesmo pela diminuição da vontade de compartilhar as experiências. Não há o que fazer (de forma simples) para reverter isso. Vamos (na verdade, o Fabrício) mantendo a plataforma ativa para os que desejarem pesquisar os registros, principalmente os mais antigos, em busca de informações que ainda possam ser úteis nos dias atuais. Fico portanto "na vigília" das postagens, moderando de forma discreta (quando isso é possível)... Marcelo Terra reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Fevereiro 2 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 2 Em 22/01/2026 em 18:59, Vagner disse: nao tem cabimento uma pescaria pra uma pessoa custar o mesmo que um passeio em uma familia de 6 pessoas em um resort all incluse comendo e bebendo do melhor que tem, ou operadores ganham muito dinheiro ou se paga muita propina Em 23/01/2026 em 11:16, Cristiano Rochinha disse: Também acho,e já disse isso aqui....Uma pescaria custar um valor desses é simplesmente um absurdo,mesmo considerando os altos custos da operação.A logística por si só não justifica esses valores. O valor exorbitante é baseado na "tal exclusividade" que eles vendem,em outras palavras,simplesmente cobram do pescador a grana que eles gastaram pra "comprar aquele rio" e abastecer de dinheiro à quem fez parte do acordo.Isso tudo atrelado à conforto nas estruturas,luxo e bla bla bla.... Vagner e Rochinha...vcs precisam virar essa chave na mente de vcs. Se fosse fácil, teríamos filas de gente querendo ser operador de pesca na amazônia. Olha, vou te falar, poucos foram/são aqueles que ficaram ricos da pesca. Sou de apostar q eles ficaram foi um pouco mais pobres, é sério. Poderia passar horas aqui tentando explicar q os custos lá pra cima são altíssimos, os riscos maiores ainda. Sei q falando assim vcs ainda não entenderão...vamos ver se consigo explicar por outra ótica. Suponhamos q vcs tem 5 milhões de reais rendendo 50 mil por mês, isso, sem fazer nada. Num ano dá 600mil reais (juros simples)...Vc arriscaria tirar seu investimento do banco para se aventurar lá pra cima?!?! Lembrando q são apenas 6 meses de temporada, nos outros 6 vc fica parado ou tem q gastar para mover tudo para se virar trabalhando em outra coisa. Vc acha q algum operador tira 600k livre por ano lá pra cima!??! Agora, exercício pra vcs...rsrs...pegue um barco para 12 pescadores, com pacote por 15k, e tire todos os gastos da operação, e ainda tire os valores de impostos, de perdas, de investimento, de troca e reposição de tudo (afinal, tudo acaba), dos vales q os funcionários pedem fora de temporada, e por aí vai...Sério, sou de apostar q se vcs fizerem esses cálculos vocês vão mudar a opinião de vcs. Tentem ir na linha do q o Kid M falou....o conforto custa caro...Se 1 Heineken tá custando 5,00 no atacadista da nossa cidade e já achamos caro, imagina o valor da lata a 1000Km de distância a partir de Manaus?!?! Bem...o tópico perdeu a finalidade...mas vamos batendo papo sobre o assunto. Abs. Joao Paulo ML e Guto Pinto reagiu a isso 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Rodrigo Nogueira Postado Fevereiro 2 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 2 Concordo plenamente com o Fabrício!! Em termos de números( secos) uma pescaria na Amazônia está um absurdo. Pagar 15, 20 e até 30 mil é até insano em termos de Brasil. Porém, o custo de uma operação dessa é muito alto! Não consigo ver qualquer possibilidade de lucro em um operador cobrando menos de R$ 1.500, 00 a diária e oferecendo o que nos é oferecido!! Não sei se todos tem noção, mas somente uma perna Manaus x Barcelos de Bandeirante está custando R$ 27.000,00! Soma-se a isso todas as demais despesas ( funcionários, comida, bebida, gasolina, diesel, etc, etc,etc...). No final das contas, o custo de manutenção é altíssimo!! Prova disso, é que comumente vemos alguém se aventurando a operar naquela região, e em menos de 2 temporadas joga a toalha!! Como dito pelo Kid e Fabrício, conforto é caro, e naquele lugar é mais caro ainda!! Pescar na Amazônia é caro, claro que sim! Mas na minha visão é um valor justo!! Fabrício Biguá reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Fevereiro 2 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 2 Exatamente o que o Fabrício resumiu, detalhe um resort tem quantos quartos 50, 100, 200, qtas pessoas 100, 300, 500 numa semana? 365 dias por ano com clientes. Em uma pousada ou barco hotel quantos clientes por semana? 10, 20? Numa pousada imensa bate 25 trabalhando metade do ano, o resto do ano é só custo pra manter sem entrar 1 centavo. O fato é sempre foi caro, o que mudou tb que de uns 15 anos pra cá foi nosso poder de compra foi caindo muito com passar dos anos. Não precisa ir longe, uma pescaria em Luis Alves em 2010 lembro com tudo eu paguei 8 salários mínimos da época , essa mesma pescaria hj tb tá custando os mesmos 8 salários mínimos. Pescaria nesses locais gira em torno do combustivel( barcos, logistica, gerador, até motoserra pra fazer a pousada) e aquisição de equipamentos( barcos, motores) dois itens totalmente atrelados ao dólar. Fabrício Biguá e LucaoCR reagiu a isso 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vagner Postado Fevereiro 3 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 3 O ponto que estava falando nao e se a operação da lucro ou nao , o ponto e que e o valor e alto por pescador. se fosse ruim nao ia ter pousada ou operação de pesca 5 estrelças e melhor que muito resort por ai. Continuo achando caro 6 pessoas em resort luxo = 1 pessoa pescando. Sei que o custo e alto, entre ficar rico e se quebrar se chama saber administrar, se pegar corumba como exemplo quantos se quebraram e a Joice tur so cresceu como todo ramo tem a pessoa que fica rica e tem o que se quebra fazendo a mesma coisa, operador tem estar presente ou ter uma pessoa de estrema confiança e saiba o que esta fazendo para que de certo. E facil nao e facil, se nao estaria todos ricos . Fabrício Biguá reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Fevereiro 4 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 4 Em 03/02/2026 em 08:20, Vagner disse: O ponto que estava falando nao e se a operação da lucro ou nao , o ponto e que e o valor e alto por pescador. se fosse ruim nao ia ter pousada ou operação de pesca 5 estrelças e melhor que muito resort por ai. Continuo achando caro 6 pessoas em resort luxo = 1 pessoa pescando. Sei que o custo e alto, entre ficar rico e se quebrar se chama saber administrar, se pegar corumba como exemplo quantos se quebraram e a Joice tur so cresceu como todo ramo tem a pessoa que fica rica e tem o que se quebra fazendo a mesma coisa, operador tem estar presente ou ter uma pessoa de estrema confiança e saiba o que esta fazendo para que de certo. E facil nao e facil, se nao estaria todos ricos . Ahh sim...agora você falou minha linguagem...rsrs.. Eu é q estou cada dia mais pobre... Me lembro quando eu, meu pai e meu irmão, lá por 2004, íamos pescar acampados por 3 dias na Serra da Mesa. Puxávamos nossa canoa num Voyage q não passava de 100km/h, canoinha de 5m com motor 15hp, 2 caixinhas de cerveja e comida simples. Gastávamos R$ 150,00 cada pelos 3 dias de pescaria (com tudo, até a lavagem do carro na volta). Hj encosto no posto de gasolina e só do barco vão 1.000,00...rsrs Encontro no mercado e mais 800,00 de cerveja. No açougue e mais 400,00 de picanha. "Ainda bem q aprendemos a conhecer coisas boas...mas isso tem um custo" Ass: @Kid M Willian Furlanetto e Bruno Rodrigo Nogueira reagiu a isso 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Rochinha Postado Fevereiro 9 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 9 Em 02/02/2026 em 17:44, Fabrício Biguá disse: Vagner e Rochinha...vcs precisam virar essa chave na mente de vcs. Se fosse fácil, teríamos filas de gente querendo ser operador de pesca na amazônia. Olha, vou te falar, poucos foram/são aqueles que ficaram ricos da pesca. Sou de apostar q eles ficaram foi um pouco mais pobres, é sério. Poderia passar horas aqui tentando explicar q os custos lá pra cima são altíssimos, os riscos maiores ainda. Sei q falando assim vcs ainda não entenderão...vamos ver se consigo explicar por outra ótica. Suponhamos q vcs tem 5 milhões de reais rendendo 50 mil por mês, isso, sem fazer nada. Num ano dá 600mil reais (juros simples)...Vc arriscaria tirar seu investimento do banco para se aventurar lá pra cima?!?! Lembrando q são apenas 6 meses de temporada, nos outros 6 vc fica parado ou tem q gastar para mover tudo para se virar trabalhando em outra coisa. Vc acha q algum operador tira 600k livre por ano lá pra cima!??! Agora, exercício pra vcs...rsrs...pegue um barco para 12 pescadores, com pacote por 15k, e tire todos os gastos da operação, e ainda tire os valores de impostos, de perdas, de investimento, de troca e reposição de tudo (afinal, tudo acaba), dos vales q os funcionários pedem fora de temporada, e por aí vai...Sério, sou de apostar q se vcs fizerem esses cálculos vocês vão mudar a opinião de vcs. Tentem ir na linha do q o Kid M falou....o conforto custa caro...Se 1 Heineken tá custando 5,00 no atacadista da nossa cidade e já achamos caro, imagina o valor da lata a 1000Km de distância a partir de Manaus?!?! Bem...o tópico perdeu a finalidade...mas vamos batendo papo sobre o assunto. Abs. Grande Fabrício!! Bão?? Vamos lá então...Eu não disse em momento algum que o lucro do operador seja exorbitante,embora em outras regiões fora da Amazônia tenha uns que ganham um bom dinheiro sim e posso lhe dar exemplos se quiser. O que estou tentando dizer e isso é sabido por todos,é que essas tais operações "exclusivas" cobram de seus clientes também os custos que eles tem com sei lá quem, de acordos caríssimos feitos entre eles...E aí,você concorda em dar seu dinheiro pra não sabe quem??Pois é,ao pagar um pacote desses,muita coisa "nebulosa" pode estar sendo feita com seu dinheiro nos bastidores,e aí meu irmão,eu to fora mesmo.... O exemplo de conta que você deu é sim bem claro,e concordo.Mas você mesmo citou: Uma operação que custa "15",que é um valor à ser considerado mesmo devido ao seu alto custo.Não acho errado.Mas eu falei em específico sobre essas tais "operações de 20,25 ou 30k"...Aí bicho,é fhodis entender kkkkk.... Digamos que parte desse valor se deve ao luxo que eles oferecem.Ok...Mas aí entra minha opinião particular;Pra que luxo numa pescaria???Pra mim,totalmente desnecessário.Porém,é lógico que esses operadores não querem vender esse pacote pra mim,um mero mortal e duro.O "nicho de clientes" deles,é outro.O que também não é nada errado.Cada um monta a operação de pesca do jeito que quiser e pra vender pra quem quiser. Mas aí com isso tudo,eu acabo voltando no meu início dos comentários:AOS POUCOS ESTÃO TIRANDO O DIREITO DE PESCARMOS NA AMAZÔNIA.Seja de um jeito ou de outro,isso é fato inquestionável. Olha,quem tem condições de ir ainda,sintam-se privilegiados.Vocês são a minoria,e merecidamente tem tais condições.Eu não tenho e não choro por isso.Mas apenas digo que se o tivesse,ainda sim não pagaria mais de 20k num pacote de pesca. É isso aí meu irmão.Como você disse,esse tópico desvirtuou o assunto,mas acho legal conversar sobre isso.Movimente o fórum e mostra sempre bastante opiniões divergentes mas interessantes.Sobre mim você já deve ter notado que sou meio do contra as vezes mesmo kkkk...Pra mim a pesca hoje em dia tem muita frescura,muito nego pnc e muita viadagem.É assim mesmo,sou sistemático e antigão kkkkkkk. Grande abraço e fica com Deus! Astra-Taranis e Fabrício Biguá reagiu a isso 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarcioPaulo Postado Fevereiro 9 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 9 3 horas atrás, Cristiano Rochinha disse: Grande Fabrício!! Bão?? Vamos lá então...Eu não disse em momento algum que o lucro do operador seja exorbitante,embora em outras regiões fora da Amazônia tenha uns que ganham um bom dinheiro sim e posso lhe dar exemplos se quiser. O que estou tentando dizer e isso é sabido por todos,é que essas tais operações "exclusivas" cobram de seus clientes também os custos que eles tem com sei lá quem, de acordos caríssimos feitos entre eles...E aí,você concorda em dar seu dinheiro pra não sabe quem??Pois é,ao pagar um pacote desses,muita coisa "nebulosa" pode estar sendo feita com seu dinheiro nos bastidores,e aí meu irmão,eu to fora mesmo.... O exemplo de conta que você deu é sim bem claro,e concordo.Mas você mesmo citou: Uma operação que custa "15",que é um valor à ser considerado mesmo devido ao seu alto custo.Não acho errado.Mas eu falei em específico sobre essas tais "operações de 20,25 ou 30k"...Aí bicho,é fhodis entender kkkkk.... Digamos que parte desse valor se deve ao luxo que eles oferecem.Ok...Mas aí entra minha opinião particular;Pra que luxo numa pescaria???Pra mim,totalmente desnecessário.Porém,é lógico que esses operadores não querem vender esse pacote pra mim,um mero mortal e duro.O "nicho de clientes" deles,é outro.O que também não é nada errado.Cada um monta a operação de pesca do jeito que quiser e pra vender pra quem quiser. Mas aí com isso tudo,eu acabo voltando no meu início dos comentários:AOS POUCOS ESTÃO TIRANDO O DIREITO DE PESCARMOS NA AMAZÔNIA.Seja de um jeito ou de outro,isso é fato inquestionável. Olha,quem tem condições de ir ainda,sintam-se privilegiados.Vocês são a minoria,e merecidamente tem tais condições.Eu não tenho e não choro por isso.Mas apenas digo que se o tivesse,ainda sim não pagaria mais de 20k num pacote de pesca. É isso aí meu irmão.Como você disse,esse tópico desvirtuou o assunto,mas acho legal conversar sobre isso.Movimente o fórum e mostra sempre bastante opiniões divergentes mas interessantes.Sobre mim você já deve ter notado que sou meio do contra as vezes mesmo kkkk...Pra mim a pesca hoje em dia tem muita frescura,muito nego pnc e muita viadagem.É assim mesmo,sou sistemático e antigão kkkkkkk. Grande abraço e fica com Deus! Acompanhando aqui esse tema, de operações exclusivas, eu acho super valido alguém que investe pesado, monta toda uma estrutura top das top, com direito a hidro no meio da floresta, não tenho nada contra, até pq esse pessoal tem um publico alvo, que tem condições e não estão preocupados com valores, nessas operações realmente os pacote de pesca serão mais caros, até ai tudo bem... mas o que não concordo é que esse pessoal tenha exclusividade e nenhuma outra operação mais básica ou barco autônomo, possa pescar nesses locais, já que em tese todos temos o direito de ir e vir. Astra-Taranis, Tiago Furlan, Felipe Csilva e 2 outros reagiu a isso 4 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Rochinha Postado Fevereiro 9 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 9 Em 02/02/2026 em 19:45, Guto Pinto disse: Exatamente o que o Fabrício resumiu, detalhe um resort tem quantos quartos 50, 100, 200, qtas pessoas 100, 300, 500 numa semana? 365 dias por ano com clientes. Em uma pousada ou barco hotel quantos clientes por semana? 10, 20? Numa pousada imensa bate 25 trabalhando metade do ano, o resto do ano é só custo pra manter sem entrar 1 centavo. O fato é sempre foi caro, o que mudou tb que de uns 15 anos pra cá foi nosso poder de compra foi caindo muito com passar dos anos. Não precisa ir longe, uma pescaria em Luis Alves em 2010 lembro com tudo eu paguei 8 salários mínimos da época , essa mesma pescaria hj tb tá custando os mesmos 8 salários mínimos. Pescaria nesses locais gira em torno do combustivel( barcos, logistica, gerador, até motoserra pra fazer a pousada) e aquisição de equipamentos( barcos, motores) dois itens totalmente atrelados ao dólar. Rapaz,Luiz Alves não ta isso tudo não oh loko Fechei em maio la na pousada Cristal,perto do Cristalino,por 6 mil,4 dias de pesca.1500 a diária. Em Luiz Alves as pousadas estão cobrando em média 1350 sem gasolina,colocando a gasolina,vai pra 1450 a 1500 a diária também. Algumas pousadas mais luxuosas de São Félix do Araguaia pra baixo é que estão cobrando mais caro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Fevereiro 9 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 9 24 minutos atrás, Cristiano Rochinha disse: Rapaz,Luiz Alves não ta isso tudo não oh loko Fechei em maio la na pousada Cristal,perto do Cristalino,por 6 mil,4 dias de pesca.1500 a diária. Em Luiz Alves as pousadas estão cobrando em média 1350 sem gasolina,colocando a gasolina,vai pra 1450 a 1500 a diária também. Algumas pousadas mais luxuosas de São Félix do Araguaia pra baixo é que estão cobrando mais caro. Cristiano só pra citar em 2010 fui em L.A pela primeira vez a pescaria fechou em 4k, , 5 dias de pesca tudo, ou seja 8 salarios na epoca ( 500) viagem, isca etc fiquei na Canoeiros , hj pra fazer a mesma pescaria botando tudo tb sai por volta de 12k . Outro exemplo 2014 eu fui pro Suiá , gastei td 3.5k ( 5 salários) , 2024 eu voltei a pescaria morreu 8k( 5 sálarios) . A questão é que em 10 anos o preço da pescaria subiu 120% e meu salário e acredito que dá maioria aqui não subiu isso, ou seja nosso poder de compra caiu demais em se tratando desses item ligados a pescaria, como pacotes, equipamentos, etc. Astra-Taranis reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Fevereiro 9 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 9 continuo acompanhando o topico, como nao conheco la (e ja discuti isso inumeras vezes com o guto e a realidade sempre me pega na curva), vou ficar so acompanhando... mas ficam algumas perguntas: a) nao rola lavagem de dinheiro? td eh pago? impostos, fgts, e todas as outras 57 mil paginas com letras extra miudas do nosso codigo tributario ?? pq se pagam, o valor ta ok pelas distancias e dificuldades... se nao , tem que rever isso ai... b) durante o periodo de "nao pesca" o que esse povo faz? fecha? poe dois nego armado la pra proteger? ou aluga pra japones, europeu ver passarinho, fauna flora etc??? c) supostamente, SUPOSTAMENTE, eu OUVI FALAR, de pessoas NAO MUITO CONFIAVEIS, e talvez nao estavam TAO PROXIMAS assim de mim fisicamente e moralmente falando, portanto, altamente questionavel, que nesses lugares ha muita rota de produtos pouco ortodoxos, como farinha de TRIGO oriunda de paises como colombia, bolivia sei la de onde.... assim como muitos estilingues e objetivos de alta precisao muito comumente atrelado aos exdruxulos e meriterissimos excelencias do PL 🙈 e admiradores de esportes de precisao. d) sera que muita coisa dessas nao é de fachada ? Nao generalizando, pq tem gente honesta claro... Pq assim, eu moro em Ribeirao Preto e ao menos nos ultimos 10 anos, se o cara ta com grana, investindo, fazendo umas empresas mirabolantes, uns negocios que me fazem jogar meu diploma e meu MBA em gestão empresarial no lixo, ou ta fazendo coisa errada, ou é laranja ou em breve vai aparecer no noticiario , normalmente, ligado ao GAECO, PF, RF, e outros... e) o cara ter uma exploração comercial de alto porte reservada, monopolizada, oligopolizada, seja la o nome que estao dando de fato é uma daquelas gonorréias inexplicáveis do nosso sistema brasileiro, ainda que a constituição proiba.... Mas proibir o cidadao ou o pequeno empreendedor, ou subsistencia de operar um local, é mais uma daquelas maluquices dificieis de explicar, como ilhas privadas, praias privadas, construcoes em area de restinga, licitacao ganha so por uma empresa - sempre e ad eterno- , e essa briga infernal polarizada que vivemos onde o unico que se fode é o brasileiro panaca (todos nós) e só ganham os amigos do amigo. f) e por fim, mas nao menos importante: se tua operação custa 1 milhao, e voce quer lucrar 1 milhao, é melhor oferecer 200 quartos ou 10 quartos? com 10 quartos custara muito mais caro... e nem vem com essa de exploração, poluicao etc... pq o cara que investe nesses lugares, ta cagando pra isso e tem dinheiro de sobra pra montar 10, 20, 30, 40 50, ou 100 quartos.... ao menos que Ford estava errado, a máxima que opera o mercado mundial de "ofereca o maximo que puder pelo mesmo US$1", talvez nao funcione na Amazonia brasileira, tipo o triangulo das bermudas, onde nao funciona gps, bussola, etc heheheh misterios que eu por puro de$conhecimento pe$$oal, financeiro e falta de inteligencia me intrigam bastante.... Ademais, o turismo no brasil é algo a ser estudado, viajar no Brasil 7 dias no Nordeste, custa mais caro que 11 dias nos USA ou Europa.... Saindo no Brasil, morando no Brasil, com colaboradores brasileiros... Tem algo de muito estranho nisso tudo. Nao seria diferente com o mercado da pesca, mas com os mesmos 25k de dinheiros, daria pra fazer muito mais em qqr outro ponto de pesca ou turismo no mundo. E nao se iluda R$ 25 k na cotacao de hoje a R$5,20 o dolar, sao US$4800 ... e isso eh grana pro europeu e pro americano tb, que gasta obviamente (muito menos) pra se divertir por la....Fora passagem, risco, doencas etc, etc, etc, etc, etc, etc... E nao precisa encarar brasileiro pinguço querendo levar vantagem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.