Ir para conteúdo

Cor de hélice faz diferença?


Posts Recomendados

Sempre acreditei que na isca de hélice o tucunaré ataca simplesmente por irritação e nunca para comer. Acontece que tenho feito alguns testes em um lago da cidade e a quantidade de ataques nas hélices vermelhas são infinitamente mais numerosos! Em Barcelos, por 2 vezes aconteceu o mesmo, os peixes só subiam em hélices vermelhas! Dessa forma, será isso apenas coincidência ou a isca de hélice pintada de vermelho chama realmente muito mais atenção do que as demais cores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante discussão. As cores mais usadas são halloween e palhaço, portanto pegam mais também. Eu procuro comprar nessas cores. Há alguns famosos que dizem que não faz a diferença por causa da velocidade, mas tem os intervalos entre uma puxada e outra. O K lure, americano que faz hélices duplas e vende inclusive para as grandes operações de SIRN, disse para mim que prefere fazer na maioria delas barriga laranja ou vermelha. Barriga laranja inclusive, para os açus, eu tenho muita produtividade, seja em isca branca ou verde limão, em qualquer nível de nado, não apenas superfície.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bruno Rodrigo Nogueira disse:

Sempre acreditei que na isca de hélice o tucunaré ataca simplesmente por irritação e nunca para comer. Acontece que tenho feito alguns testes em um lago da cidade e a quantidade de ataques nas hélices vermelhas são infinitamente mais numerosos! Em Barcelos, por 2 vezes aconteceu o mesmo, os peixes só subiam em hélices vermelhas! Dessa forma, será isso apenas coincidência ou a isca de hélice pintada de vermelho chama realmente muito mais atenção do que as demais cores?

Show Parceiro. Legal a informação. Coincidentemente eu gosto mais das vermelhas e brancas.......

Mas na caixa tem outras cores..né? Vai saber

Será que alguem entende realmente do que os Bocudos gostam?

 

Entre 10 e 21 novembro estarei em Barcelos. Se tiver por lá avisa para gente tomar umasssss

@Bruno Rodrigo Nogueira

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Adalberto Magrao disse:

Show Parceiro. Legal a informação. Coincidentemente eu gosto mais das vermelhas e brancas.......

Mas na caixa tem outras cores..né? Vai saber

Será que alguem entende realmente do que os Bocudos gostam?

 

Entre 10 e 21 novembro estarei em Barcelos. Se tiver por lá avisa para gente tomar umasssss

@Bruno Rodrigo Nogueira

 

Fala @Adalberto Magrao, tudo na paz!! Cara estarei lá no dia 15/10 e 07/01. Quem sabe não emendo esse intervalo p nos encontrarmos lá!!😂😂😂😂

Vc vai fazer aquele esquema de bate e volta saindo e voltando p a cidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Bruno Rodrigo Nogueira disse:

Fala @Adalberto Magrao, tudo na paz!! Cara estarei lá no dia 15/10 e 07/01. Quem sabe não emendo esse intervalo p nos encontrarmos lá!!😂😂😂😂

Vc vai fazer aquele esquema de bate e volta saindo e voltando p a cidade?

Sim....ja será a quinta vez. Dessa vez vamos em 4 amigos. Como somos aposentados e disponibilidade de tempo vamos Subir de Manaus de Barco. Comandante Natal. São 30 hrs se viagem. Kkkkll mas ja esta reservado os wiskssssss e cerveja para aguentar a maratona

.kkkkkkkkk  abrçs parceiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

Eu ainda acredito q ele venha atrás da vibração e do som....mas vai entender esse peixe!??! rsrsr

Fabricio mais facil eu entender minha mulher...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que não faz diferença alguma... Já vi pescador usando isca de hélice que estava só na madeira, sem pintura alguma e pegando. 

Mas mesmo achando isso, você me pergunta, tenho várias cores? SIM kkkkkkkk

Acho que pega muito mais o pescador que o peixe. 

Eu gosto das halloween, firetiger, clown, por gosto pessoal, mas acho que uma branca, branca cabeça vermelha, laranjada, verde, sei lá... Pegaria igual rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu ponto de vista é o do "bom senso". A atração não se desenvolve pela cor e sim pelo trabalho (vibração) das iscas. O ponto que me parece ser "inclusivo" é a similaridade com os peixes que funcionam como "alimento" da região. Como a grande quantidade de presas é de cor clara, reputo ser um dos motivos de sucesso das iscas "osso" ou "cabeça vermelha", principalmente nas versões de superfície (ou sub superfície), onde a claridade gera o reflexo pretendido pelo pescador. Iscas de meia água contudo, não tem esse mesmo desempenho (de cor) mas da forma como nadam em águas mais escuras. Claro que *é apenas uma opinião*, até porque, como muitos outros pescadores, também tenho "minha coleção de tipos, formatos, cores e apostas", que na verdade é o que trás a "sensação de alegria" ao pescador esportivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar da pergunta ser direcionada à iscas de hélice,onde o peixe ataca pelo barulho e vibração na água,gostaria aqui de citar sobre as iscas tipo zara e plugs de meia água,onde o peixe ataca na visual, pelo menos pra mim,é muito mais que provado que as iscas COR DE OSSO,BRANCAS COM CABEÇA VERMELHA OU METÁLICAS dão muito mais resultado...Digo pelas experiências que tive nos rios Grande,Paraná,Araguaia,Cristalino,Teles Pires e Amazônia...Em todos os lugares que pesquei tucunaré na minha vida,independente da espécie,essas cores claras sempre pegaram mais que as outras...Disso não tenho dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bruno Rodrigo Nogueira disse:

O pior é que penso igual vcs!! O que está me encucando é o pq o número de ataques nas vermelhas é muito maior!!

Sou de falar pra você q havia outras questões q foram desconsideradas, como, por exemplo, velocidade e comprimento da puxada, o ronco mais metálico ou menos metálico, a forma como a isca batia na água, local onde a isca chegava (se mais próximo ao barranco ou não)....Essas questões, PRA MIM, são mais importantes e relevantes q a cor da isca. 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Cristiano Rochinha disse:

Apesar da pergunta ser direcionada à iscas de hélice,onde o peixe ataca pelo barulho e vibração na água,gostaria aqui de citar sobre as iscas tipo zara e plugs de meia água,onde o peixe ataca na visual, pelo menos pra mim,é muito mais que provado que as iscas COR DE OSSO,BRANCAS COM CABEÇA VERMELHA OU METÁLICAS dão muito mais resultado...Digo pelas experiências que tive nos rios Grande,Paraná,Araguaia,Cristalino,Teles Pires e Amazônia...Em todos os lugares que pesquei tucunaré na minha vida,independente da espécie,essas cores claras sempre pegaram mais que as outras...Disso não tenho dúvida.

 

Iscas mais lentas e menos barulhentas, tb sempre me dei melhor com as brancas/osso/pequeno detalhe em vermelho....Neste casos acredito a cor faça a diferença.

 

Mas só para bagunçar o debate...rsrs...Quantos de nós aqui já presenciamos o peixe observando a isca no ar e, praticamente ao tocar na água, o peixe já abocanhou-a?!?! hehehe...E aí, como explicar q a cor fez diferença?!?! lingua::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fabrício Biguá disse:

 

Iscas mais lentas e menos barulhentas, tb sempre me dei melhor com as brancas/osso/pequeno detalhe em vermelho....Neste casos acredito a cor faça a diferença.

 

Mas só para bagunçar o debate...rsrs...Quantos de nós aqui já presenciamos o peixe observando a isca no ar e, praticamente ao tocar na água, o peixe já abocanhou-a?!?! hehehe...E aí, como explicar q a cor fez diferença?!?! lingua::

Exatamente...Pra mim não tem explicação e nem tenho interesse algum em descobrir se há explicação kkkkkk...Isso será uma eterna discussão,se o peixe enxerga cor ou não???Pra mim o que interessa é que ele veja e ataque minha isca mesmo kkkkkk....Deixa essa discussão pros biólogos rsrsrs...Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha modesta opinião, na pescaria com hélice, a cor da isca não é um fator relevante. O peixe ataca mais pelo barulho e movimento do que pela cor propriamente dita! Instinto predador na veia !!! 

Neste sentido, pactuo da premissa que a isca de hélice Vermelha (halloween) ou mesmo a Fire tiger,  pegam mais simplesmente porque usamos mais estas cores.

 

Por outro lado, para as demais iscas como as de superfície, sub superfície, meia agua e fundo, entendo que a cor tenha um papel fundamental na pescaria em função da sua apresentação no ecossistema de forma mais natural, realista e de fácil visualização, 

Há diversos estudos e vídeos, inclusive no YouTube,  mostrando que algumas cores em aguas escuros ( caso do Rio negro por ex. ) tornam-se praticamente imperceptíveis a uma determinada profundidade/luminosidade !!  Pelo que me lembro o vermelho é uma desta cores que desaparecem com mais facilidade, já a poucos metros da superfície. Corroborando com esta linha de raciocínio, me lembro que existia a tempos atrás, algumas marcas de linhas de monofilamento na cor vermelha que eram vendidas com a promessa de que se tornavam invisíveis a uma determinada profundidade.....

 

De qualquer forma, mesmo adepto a iscas de cores claras (osso, amarelo limão e prata), estou com a grande maioria dos pescadores daqui do forum..........Tenho iscas de todas as cores, tipos e para todas as profundidades, inclusive uma vermelhinha de barbela  bemmmm longa kkkkk !!!!!  VAI QUE  .......

 

abraço a todos !!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em iscas de superfície acho que a cor influencia muito pouco, o trabalho da isca é o que determina mesmo, com exceção do Stick, que trabalha também em sub superfície .... já em iscas sub, meia água e fundo já considero a cor da isca fundamental.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

osso, cabeça vermelha e limão, além das mais vendidas e usadas, funcionam em água clara e escura, pegam mais

 

cromada, prefiro se tem algum detalhe cítrico ou colorido, como aquela cor palhaço que tem na inna, na perversa, ou mesmo na T20 ainda que um pouco diferente

 

já transparente é muito interessante em águas cristalinas

 

agora o que realmente não importa a cor creio que seja jig de pena

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só p constar, esse fds pesquei cronometrando o tempo. Foram 4 horas com hélices de cores variadas e 4 horas com hélice vermelha!! Querem saber o resultado? 8 ataques na vermelha e 3 nas demais cores. O detalhe é que utilizei o   mesmo equipamento e mesmo modelo de isca o tempo todo! O que explica uma coisa dessa?!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Victor Assis disse:

Pessoal, aproveitando o gancho, alguém conhece alguma loja nos Estados Unidos que consigo encontrar Highroller RipRoller 5,5 Halloween? Site oficial deles, nunca tem essa cor.

Será q agora eles são exclusivos de lojas brasileiras? 300 pilas tá osso rs

Vitor, se tu tiver as iscas já e não for da cor que quer, manda pintar ou se for complicado também, eu compraria tinta spray preta e vermelha e mandava ver... e comprava também um verniz e passava por cima e vida que segue... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 26/07/2023 em 09:58, Bruno Rodrigo Nogueira disse:

Sempre acreditei que na isca de hélice o tucunaré ataca simplesmente por irritação e nunca para comer. Acontece que tenho feito alguns testes em um lago da cidade e a quantidade de ataques nas hélices vermelhas são infinitamente mais numerosos! Em Barcelos, por 2 vezes aconteceu o mesmo, os peixes só subiam em hélices vermelhas! Dessa forma, será isso apenas coincidência ou a isca de hélice pintada de vermelho chama realmente muito mais atenção do que as demais cores?

Em 27/07/2023 em 17:19, Alexandre Gomes de Almeida disse:

Pelo que me lembro o vermelho é uma desta cores que desaparecem com mais facilidade, já a poucos metros da superfície. Corroborando com esta linha de raciocínio,

Já li muito assunto relacionado e estudos de cores e contrastes na agua e comportamento variados de peixes perante "N" situações, teoria e pratica...

 

Diante relato exposto e contexto discutido, me resumo a apenas esse fato que fez a diferença na situação de pesca que estava.

 

Simples e complexo, mas bem fundamentado! kkkkkk

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/07/2023 em 07:00, Bruno Rodrigo Nogueira disse:

Só p constar, esse fds pesquei cronometrando o tempo. Foram 4 horas com hélices de cores variadas e 4 horas com hélice vermelha!! Querem saber o resultado? 8 ataques na vermelha e 3 nas demais cores. O detalhe é que utilizei o   mesmo equipamento e mesmo modelo de isca o tempo todo! O que explica uma coisa dessa?!!

Esse resultado é o fato constatado.

 

Contudo, em outras lugares e ocasiões pode não ser tão efetivo né...

 

Mas é muito bacana esses analises né...experiências, vivencia...enfim, como gosto de falar..."Pescar é muito mais emocionante e divertido que simplesmente pegar peixe."

 

Para mim o desafio nesse contexto é ainda saber fazer uma leitura clara do que usar em determinados tipos de situações praticas e isso pelo que vejo é praticar mais e mais e mais e mais e melhorar um pouquinho essa analise...hehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...