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Leonardo Rennó

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Histórico de Reputação

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    Leonardo Rennó recebeu reputação de Guto Pinto em Pescaria quintal de casa   
    Tooooop hem Gutão!!!
  2. Upvote
    Leonardo Rennó recebeu reputação de Felipe Sousa.´. em Como usar o Conjunto na água salgada?   
    Vídeo da Revista náutica, falando como adoçar, usar somente silicone e não micro óleo, etc..
  3. Upvote
    Leonardo Rennó recebeu reputação de Felipe Sousa.´. em Como usar o Conjunto na água salgada?   
    Acompanhei por algumas vezes o que o povo da marina Porto Seguro em Ubatuba fazia com a lancha do meu tio com um E- Tec 115 hp. Após uso lava tudo com água doce, motor ainda quente, pois quente abre micro fissuras que a água salgada é depositada, então quente a água doce também entra para lavar, povo la só usa silicone para proteção do motor e da lancha, e esse silicone compra de galão por la. Com uma frequência maior é feito engraxamento da coluna do motor bem como onde tiver pino de engraxar. A lancha ficava no barracão da marina aberta com todas tampas baús também aberta ate secar, aí então cobriam com a capa noite dia.
    Carreta meu tio tinha uma de ferro com pintura eletrostática da FreeHobby, mas na marina já recomendaram de cara comprar uma de madeira e guardar a de ferro, que era utilizada aqui em furnas, MG, água doce. E foi que meu tio fez, comprou uma carreta rodoviária de madeira para usar em Ubatuba, e trouxe a carreta de ferro e guardou. Lancha ficou lá uns 3 anos, foi feita uma troca de anodo, e quando trouxe de volta para cá aparentemente estava tudo ok.
    Tenho um amigo, Donato, que usa as vezes um Mercury 25 hp americano no mar, motor não tem marca de corrosão, sempre adoça certinho e tal. mas esses dias precisou desmontar para trocar uma junta desse motor que estava vazando, e dois parafusos estavam 100% travados, não conseguiam tirar na oficina náutica, por fim quebrou la dentro do bloco e tiveram que levar no torneiro mecânico para tirar o parafuso quebrado, isso se deu pelo sal, que travou tudo dentro da rosca, impressionante como saiu sal de dentro do parafuso, tava branco. 
    Mas como fanático em pesca, se morasse perto do mar ou mangue, tivesse oportunidade de dar umas pescadas iria sem dúvida alguma, mesmo tendo esse trabalho a mais com o com o conjunto.
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    Leonardo Rennó deu reputação a Astra-Taranis em Baterias na popa ou proa   
    se vc preza por seguranca, vc pode usar um fusivel saindo da bateria com o total da amperagem usada... e depois um dedicado para cada aparelho (proximo a ele de preferencia) com a amperagem de cada um obviamente, assim um fica protegido do outro em uma sobrecarga ou curto ou todo o sistema .
    novamente, akeles fusieis de som de carro eh uma boa, seja pela praticidade, seja pela qualidade, seja pelos formatos:
     



     
     
     
    nao gosto dos fusiveis maxi, costumam dar muito problema e esquentam, derretem, ja tive problemas serios com ele, nao usaria num carro com som fraco menos ainda num barco com umidade, calor, lata pra todo lado... tipo desses aqui:
     

  5. Upvote
    Leonardo Rennó deu reputação a Marcelo Terra em Baterias na popa ou proa   
    Mario meu amigo...
    Antes de instalar o cabo, verifique a potencia dos equipamentos que serão alimentados por este cabo e bateria. 
    Faça a soma das potencias em wats, divida por 12 caso a voltagem da bateria seja esta (12V) o resultado será a amperagem de todos equipamentos trabalhando junto (mesmo que o uso seja alternado)
    O cabo 10mm suporta ao máximo 50A (amperes)
    É melhor descobrir antes a necessidade da bitola do cabo que depois... 

  6. Upvote
    Leonardo Rennó recebeu reputação de Moacir Felipe Alves Soares em BlackBass Uai nautica   
    Parabéns pela compra!!
    Que lhe traga boas pescarias e bons momentos com os amigos de pesca!!
    Barco ficou muito bacana!!
    Abraço!!!
  7. Upvote
    Leonardo Rennó deu reputação a Astra-Taranis em Tomada do Engate ! A importancia de uma boa empresa!   
    É notório aqui no fórum que eu sou um dos mais preocupados com um ítem que por desconhecimento muitos não dão a importancia: carretinhas! Ao meu ver, ela é da mesma importancia ou ainda maior que o próprio barco, visto que sem ela, nada feito e quando ela falha, o desastre é grande.
    Assim como a carretinha é importante, o engate e todos seus periféricos é igualmente essencial ser de ótima qualidade (e não se engane 99% dos engates vendidos por aí são no mínimo uma verdadeira bomba pronta pra explodir).
    Desta vez vou falar um pouco sobre o a TOMADA DO ENGATE, a grande maioria usa tomadas de plásticos (preto ou cromado) que raramente duram mais que 6 meses sem se despedaçar ou trincar inteira gerando um risco concreto de dano a toda parte eletrica do carro (modulos, ecu, fusiveis, lampadas, etc) ate incendio, o que particularmente eu não recomendo. 

    Ha mais de 30 anos uso tomadas de metal, há diversos modelos, normalmente são conhecidas como tomadas de caminhão, seguem alguns modelos:
     


     
     
    A preferencia pela tomada de metal é simples e clara: elas não acabam nunca, não dão mal contato, são seguras, não quebram e portanto nao causam riscos aos carros (embora sua instalacao precisa ser feita com maior critério).
    Em geral todas elas seguem o mesmo padrao: de 5 a 7 pinos onde vc tem o macho e a femea espelhados e se destinam para cada parte da iluminação traseira do automóvel ser replicada para a carreta (que normalmente não possui a ré embora tenha pino destinado, uma pena). Sendo as de metal não cabem nas plasticas e vice versa.
    A ABNT tem um padrão destinado as tomadas do engate, mas por puro desconhecimento, dificilmente você vai conseguir ver o padrão em prática, mesmo assim, nao é difícil colocar os pinos em espelhamento em uma emergencia.
    Segue um esquema de padrao ABNT : 



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    Leonardo Rennó recebeu reputação de Paulo E. Marra F. em Oleo vazando? Mercury 40hp   
    So algumas perguntas, motor é que ano? Já limpou carburador alguma vez, e quando? Motor fica ou ficou mt tempo parado? Ou funciona sempre no orelhao, se afirmativo quanto em quanto tempo?
    Lhe pergunto pq tive dois desses mercurys 40
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    Leonardo Rennó deu reputação a João Luiz Lusardo em Carretilha Shimano Curado 201hg - Esquerda Com Abec 7   
    Giovani, sem querer me meter, mas já me metendo hehehe, a Curado I não é inferior às antigas E, ela tem avanços tecnológicos importantes em relação à Curado E, tem o sistema X Ship, com dois rolamentos entre o pinhão, o que melhora o alinhamento e acrescenta durabilidade ao conjunto motriz, a Curado E só tinha um rolamento. A Fricção já é em carbono (Cross Carbon Drag), o sistema de freio centrífugo é o SVS Infinity, bem mais moderno que o da Curado E, com ajuste fino externo, o que é uma vantagem, além de ter o carretel com sistema S3D, que melhora o arremesso. As engrenagens tbm são de latão, como na Curado E, mas tem dentes menores, o que proporciona maciez ao sistema. Na verdade o pessoal supervaloriza as Curado E, inclusive nomeando-as de "famosas", por terem sido fabricadas no Japão, enquanto as I tem sofrido algum preconceito por terem sido fabricadas na Malásia, mas o controle de qualidade delas segue o padrão Shimano. A Curado I é um produto mais moderno, com 6 anos de vantagens tecnológicas. Eu já tive Curado E, Chronarch E (versão posterior pro mercado americano) e Scorpion 1500XT (versão pro mercado japonês, que é superior apenas no uso no mar, por possuir rolamentos marinizados), agora tenho uma Curado I e posso dizer que esta é muito boa, arremessa mais que as anteriores e acredito sinceramente que deve durar tanto quanto as antigas Curado. Recentemente foi lançada a Curado K que é ainda superior (já encomendei duas delas), mas aposto que muitos anda vão preferir as antigas E, por puro saudosismo e conservadorismo. Nem tudo que é novo é ruim, geralmente a tecnologia só acrescenta vantagens aos produtos.
     
    Abraços e boa venda !!!!
  10. Upvote
    Leonardo Rennó recebeu reputação de Astra-Taranis em Visita a Posto6, Levefort e conhecer o Fabricio!!   
    Top o passeio e relato Astra!!!!!!!
     
  11. Upvote
    Leonardo Rennó recebeu reputação de Fabio Giovanoni em Canoa canadense   
    Também já pensei em algo assim, uma canoa leve, para carregar ate no rack do carro, mas acho o mercado Brasileiro meio lento quanto a este tipo de embarcação. A companhia da canoagem faz umas canoas bem legais, em fibra, mas caras. Canoa legal para pesca na minha opinião seria em polietileno, fundo chato para dar mais estabilidade, assim como as canoas da Coleman que vierampara o Brasil na decada de 90. A Brudden nautica fazia umas canoas em polietileno também, mas parece que tirou de produção. Eu estou no quarto caiaque, e para essas saídas rápidas é bem divertido.
    Segue fotos para ilustração das canoas Companha da canoagem, Brudden e as antigas Coleman:





  12. Upvote
    Leonardo Rennó deu reputação a Armando Ito em Amazônia - Pescaria frustrada (de novo)   
    saudade do tempo que juntava 4 ... enfiava tudo dentro da F1000 ( + carreta com o barco ) ... enfrentava 2 dias de estrada de terra ...
    e ainda dormia dentro de barraca , tomando banho no rio e fazendo as necessidades no mato ... rsrsrsrs
    hj virou puro comércio ...
  13. Upvote
    Leonardo Rennó deu reputação a Fabio Giovanoni em MOTOR 15HP X MOTONAUTICA   
    anderson ; parceiro ;   esses   mercury  xs  / xd / xss   = sao muito preparados ;   p/  velocidade   la´fora  ok  
     motor  tem uma relaçao  trasmissao     =    curta  x  cambio   /
     até onde sei    sobre o projeto  =  creio que o cilindro  é  revestido    de ; 
     cromo duro    ;  e nikasil      =   e ñ ferro fundido   ...nesses modelos  
     saiu umas configuraçoes de projeto assim   .... 
    principalmente = nos mercury americanos ok  ....
    e sendo  nikasil  tem  muitas vantagens   na frente do ferro fundido  ... 
    como tambem tem suas   =  desvantagens  ok    os pros e os contra  ; tem muita variante  ok ...
    conclusao  = tem q saber o uso  ; p/ que  / tipo de preparo  ; manutençao ;  e principalmente custo  $$$$$ 
    pois se fundir   ; travar  um cilindro desses  é fodaa   kkkkkk   $$$$$    ....
    minha opiniao  = p/  motor de alta ; cabeçote c/ alta taxa de compressao ;  e principalmente se o motor   for a acool  ; ou metanol  ;
    vira  diferente   =   do motor c/ cilindro   ferro fundido ok ... como disse ; tem muitas variantes ate aqui  ....
     
    da um bico  ; no  cilindro revetido  ;  processo nikasil  =  fica bem mais espelhado  ;  e sem micro poros  = fica msmo um espelho  =  
    detalhe  = ñ lasca   como aconteçe ;  c/ cromo duro ....  mas no nikasil  como no cromo  =  um risco  já era  
    conclusao  = melhora  muito tanto na atomizaçao como na vaporizaçao  do compustivel  tambem  ;   flui  bem melhor  ;e  totalmente  livre  ;
    assim se tem ganhos  nessa parte tambem ok  .....
    abraço ; vamo que vamo 

  14. Upvote
    Leonardo Rennó recebeu reputação de Fabio Giovanoni em Desempenho motores 15, 18 e 30hp   
    Muito bom os testes Guto!!! 
    Desta forma da pra toda turma ter uma boa ideia sobre desempenho de cada motorização, assim pode ajudar muito quem pretende comprar seu primeiro motor, ou até mesmo quem queira mudar de potencia.
    Parabéns pela iniciativa dos testes!!!
  15. Upvote
    Leonardo Rennó deu reputação a Guto Pinto em Dúvida Compra Barco   
    Normalmente as fábricas dão a opção da escolha da chapa.  Se vai usar motor de 15 a 25 prefira barcos de no máximo 1.5mm no fundo de chapa, no caso 4 pessoas o ideal seria um de 6metros,   Boca no máximo 1.45 e 52cm de borda  e pesando até uns 110kg no máximo pra se ter um desempenho razoável com essa potência que escolheu  , a opção entre a semichata ou bico fino vai do estilo de pesca, as semichatas sao mais estáveis, porém elas batem um pouco em rios com ondas, os bicos finos em geral encaram ondas melhor,  tem um desempenho bom  porém balançam um pouco mais.  Marca é complicado, como é do Sul veja os barcos da Fluvimar e Rio náutica, são bons barcos e tem as marcas tradicionais como a Levefort e Metalglass que se encontra em revendas o Brasil todo.  Existem ínumeras marcas boas tb como a Pantanáutica, Calaça, Mogi Mirim, Uai náutica, Metalforte, Uberfort, Multináutica, Marreco, etc. porém essas fábricas ficam no estados de SP, MG e GO o que pode encarecer o frete ou complicar a garantia caso precise. 
    Entre os motores vá de Yamaha, Mercury ou Tohatsu, esses dois  últimos são os mesmos motores ,  acha peça e assistência em qualquer lugar.  Potência vai de gosto, necessidade e $$,  no seu caso eu iria de 25/30hp, porém, são motores que pesam mais de 50kg, se acesso for ruim  e tiver que levar motor no "braço" um ótima opção são o Mercury Super/Tohatsu 18hp pois pesam 40kg e tem um desempenho melhor que um 15hp normal, ficando numa potência intermediária entre o 15 e 25/30.  
  16. Upvote
    Leonardo Rennó deu reputação a Guto Pinto em Desempenho motores 15, 18 e 30hp   
    Recentemente comprei um motor novo, um Tohatsu 18hp .  Apesar do motor estar amaciando dá pra ter uma noção do desempenho dele comparando com outros motores. 
    Barco foi uma Semichata 6m, 85kg, 1.35 m de boca, 1m de fundo.  2 pessoas pesadas( 210kg), 2 poitas, tanque quase cheio, bat 60amp, elétrico 35lbs e tralha de pesca.    Lembrando que os valores foram em represa  com agua parada. 
     
    1) Evinrude 15hp, hélice 9.25 x 10.    -------------30km\h
    2)Mariner  Marathon 15hp, hélice 9.25 x 9 -------32km\ h
    3)Tohatsu 18hp, hélice 9.25 x 9 --------------------38km\h
    4)Mercury 25hp ( 30) hélice 9.9 x 12 ------------- 46km\h

     
     
    Tirando por base a velocidade do Seapro  30hp e dos 15hp , o 18hp rendeu muito mais que um 15hp  mesmo em fase de amaciamento  e mistura dobrada, e pesando quase o mesmo.    É um motor que fica mais perto do Yamaha 25hp ou outro 25hp convencional do que um 15hp mesmo
  17. Upvote
    Leonardo Rennó recebeu reputação de Fabio Giovanoni em Multinautica Comanche 600s yamaha 25 quadrado   
    Show o barcão novo Adriel!!!
    Que lhe traga muita alegria e grandes pescarias!!!
    Abraço!!!
  18. Upvote
    Leonardo Rennó recebeu reputação de Adriel Melle em Multinautica Comanche 600s yamaha 25 quadrado   
    Show o barcão novo Adriel!!!
    Que lhe traga muita alegria e grandes pescarias!!!
    Abraço!!!
  19. Upvote
    Leonardo Rennó recebeu reputação de Fabio Giovanoni em Duvida regulagem do carburador do Sea Pro   
    Normalmente a regulagem de ar começa com 1 volta e 1/4....indo para 1, 1/2 e ja tive motor q foi com 2 voltas... Isso depende de alguns fatores...como por exemplo altitude.
    Guto...voce acompanhou a revisao? Ja vi mecanico fazer revisao e querer abrir gicle...mecher em altura da boia...(acho que no sea pro nao tem como mudar).
    Por acaso ficou parado por tempo superior a dois meses? Porque tem muita gente reclamando de problemas com carburaçao quando motor fica sem funcionar...mesmo que por periodos curtos. E de uma olhada se nao tem vela suja ou gasta.
    Abraço!!!
  20. Upvote
    Leonardo Rennó recebeu reputação de Fabio Giovanoni em Teste novo yamaha 25 hp, e tranformação para 30 hp.   
    Boa tarde João!!
    Muita gente fala em transformar o 40 mercury em 50 hp. Contudo tem algumas peças diferentes entre eles. Por exemplo o mercury 40 não abre 100% as borboletas. Eu em 2009 mexi no meu, arrisquei a perda de garantia, mas consegui melhorar o desempenho. Fiz algumas mudanças na regulagem original, tirei um batente que limitava as borboletas à abrirem, e consegui que as mesmas abrissem uns 85%. Melhorou muito, mas tenho convicção que não chega aos 50 hps. 
    Aqui tinha revenda tohatsu e nissan, e os 50 hp manuias eram comum por aqui. Em conversa com o dono da revenda que é meu amigo, me disse que no 50 hp tohatsu e nissan muda uma peça que faz as borboletas abrirem totalmente. e muda algo em carburação, não me recordo se é venturi, gicle.... foi isso que me foi passado em 2009.
    Assim como no super...se fizer a tal transformação melhora sim, mas não da os 18 hp. Pois nos legítimos 18 hps (tohatsu e nissan) muda came de aceleraçãoque faz a borboleta do carburador abrir 100%, muda venturi do carburador, muda gicle, muda difusor do carburador (nos 18 hp tohatsu e nissan o difusor tem mais furos que o difusor do 15 hp). Ou seja, teria que trocar todas estas peças, coisa que revenda alguma faz.
    Agora no sea pro e neste novo 25 hp yamaha a conversão para 30 hp é coisa simples e eficaz.
    Abraço!!
  21. Upvote
    Leonardo Rennó recebeu reputação de Fabio Giovanoni em Teste novo yamaha 25 hp, e tranformação para 30 hp.   
    Olá amigos do fórum, segue um vídeo de um teste feito no novo yamaha 25 hp, bem como a transformação do mesmo para 30 hp.
    Video feito pela Boat Shopping, me passado pela Autorizada Yamaha Pouso Náutica do nosso amigo Chicão.
     
  22. Upvote
    Leonardo Rennó recebeu reputação de Fabio Giovanoni em MOTOR 15HP X MOTONAUTICA   
    O casco que eu vi aqui em Pouso Alegre era parecido com esse de proa mais larga. Mas estava mais judiado. 
    Olhei meio rápido, nem dei atenção para o casco, estava cotando implemento agrícola na época, e passei meio corrido na loja. Nunca mais vi esse casco por aqui.
     
  23. Upvote
    Leonardo Rennó recebeu reputação de Fabio Giovanoni em MOTOR 15HP X MOTONAUTICA   
    Fábio, era muito parecido com este:
    http://sp.olx.com.br/regiao-de-ribeirao-preto/veiculos/barcos-lanchas-e-avioes/lanchas-pequenas-296955418
    Repare nas velocidades na descrição do vendedor:
     
    Preço: R$2.500R$6.500
    Uma lancha modelo Runabout, 11 pés, peso de 60kg (casco), motorização até 25 hp. Atingiu 57 km/h com motor 15 hp.
    Uma lancha modelo Hydroplane Three Points, de corrida, 9 pés, peso de 45 kg (casco), Motorização de 15 hp. Atingiu 83 km/h.
    As duas lanchas são semi-novas, sem detalhes.
    São feitas em compensado naval revestido de manta de fibra de vidro e resina epoxi.
    São projetos do Canada.
    Preço de R$6.500,00 cada uma, ou troca-se por moto 250cc. Honda ou Yamaha. Venda somente dos cascos.
     

  24. Upvote
    Leonardo Rennó recebeu reputação de Fabio Giovanoni em Motores Nissan Marine - motor japonês com preço muito acessível   
    Bom, tenho um Nissan 30 hp desde 2014 e um 18 hp comprado em março de 2015....motores show de bola!!!
  25. Upvote
    Leonardo Rennó deu reputação a Astra-Taranis em Óleo Lion 2T Api Tcw-3   
    nego fala MUUUIIITAAA merda a respeito de oleo sem saber absolutamente NADA do que ta falando. Só fala merda.
    escutei cada coisa, de viscosidade, de densidade, de agua no  oleo, cada coisa tao retardada q so pode vir de frentista idiota.
    os oleos BR sao nivel mundial, seja pra carro ou 2t, ate pq, alguns deles sao fabricados por outros grandes fabricantes como castrol, motul, chevron etc. Ai nego so fala besteira.
    Sobre o tcw3, basta entrar na pagina do certificador que tem a listagem completa dos oleos certificados e os que estao dentro da especificacao. 
    sao coisas diferentes, os certificados passaram por todos os testes e levam o selo da empresa, os com especificacao, apenas seguem as normas da certificadora, mas nao necessariamente passaram por todos os testes.
    a rigor, oleos BR , tanto o semi quanto o sintetico, sao certificados. o que lhes garante total aprovacao aos motores, assim como o da ribeiraopretana petrol (so que nunca usei esse, mas é certificado!).
    alguns oleos nao sao certificados e sao vendidos por ai (nao me lembro quais, pois so uso ipiranga e br) mas sao famosos e nao tem o selo da empresa.
    Oleo da ipiranga tb pode usar tranquilamente, pois é certificado.
    A priori, ate onde eu pesquisei, APENAS a BR possui oleo sintetico, sendo a BR e outra empresa com oleo SEMI sintetico, todas as outras utilizam formulacao mineral, inclusive a famosissima e carissima quicksilver e todos os seus oleos.
     
    O que eu tenho certeza absoluta é que o povo classifica qualidade por preço e nisso BR e ipiranga sao baratos perto de outras. logo, saem perdendo na visao dos especialistas com formacao em harvard sobre petroleo e seus destilados, tb conhecidos como frentistas ou vendedores. Esses caras sao fodasticamente precisos qdo analisam o oleo esfregando com a ponta dos dedos (imagina se fosse com a ponta o bilau...)
     
    Ademais, mineral, semi ou sintetico, pouco importa acredito eu, os motores nao atingem altos rpm (acima dos 8 ou 9 mil) nem tao pouco tem variacao de pressao (como avioes), portanto, nao irao conseguir nenhum resultado pratico diferente entre eles alem da fumaca ou possivel carbonizacao por excesso de oleo (erro do dono).  Sem contar, que oleo 2t, nao tem classificacao de densidade (pois eh misturado a gasolina e consumido imediatamente), logo, eh bom ouvir o que dizem e dar descarga no mesmo instante.
     
    Falei e disse, seja feliz. Mas na duvida, use ipiranga ou br.
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