Ir para conteúdo

Deixar ou não deixar o piloteiro pescar?


Posts Recomendados

Sempre tive curiosidade de saber a opinião dos amigos sobre este tema.

Após ler o tópico do Paolo sobre Presidente Epitácio,

http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... highlight=

onde ele relata que o guia de pesca arremessou a isca sem garatéia e ajudou a atrair os peixes, achei apropriada a enquete:

Você deixa o seu piloteiro pescar? Se sim, com ou sem garatéia?

Minha resposta:

Via de regra eu não deixo o piloteiro pescar porque ele tem de prestar atenção na direção e velocidade do barco, na minha técnica (corrigi-la se necessário), e também ficar atento ao movimento de peixes no lago (aqueles que só o piloteiro vê). Acho que não dá para fazer tudo isso bem feito e ainda pescar.

Além disso, pelo treinamento diário, ele tem maior chance de pegar os grandes peixes que um pescador ocasional. Você gasta uma baita grana e na hora H o cara pega o seu troféu!!!

Entretanto, nas poucas ocasiões em que pesco sozinho, eu deixo ele arremessar com garatéias fechadas, porque pescar sozinho é fodis!! Dá um desânimo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tema Fábio...

Quando eu pescava sozinho na serra da mesa, eu sempre deixei o piloteiro pescar, principalmente um piloteiro lá da pousada do indaiá, pois, ele além de ser piloteiro é um excelente companheiro de pesca, então fica bem animado eu pescando com ele....

Inclusive ele já matou a isca dele várias vezes pra eu arremessar e pegar o peixe...

Já fui com um cidadão lá que ele só deixou o piloteiro com iscas sem garatéia...

Agora, quando estou com mais pescadores, prefiro que ele fique só pilotando mesmo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Costumo deixar, problema é piloteiro sem noção que não sabe dosar as coisas, uma das ultimas pescarias que fiz fiquei puto porque depois que liberei um equipamento pro cara ele não se preocupava com mais nada a não ser ficar pescando, e ainda ficava reclamando que carreta com manivela direita não presta. Em outra situação não sei o que o camarada fez que ele riscou toda a carcaça da carreta. Portanto eu acho tranquilo deixar o cara pescar, mais ele não pode esquecer que esta trabalhando. É aconselhavel não emprestar equipamento muito top pois a maioria não tem muito cuidado, pegue aquela titan 6000 e uma vara de vibra que já ta encostada e forneça para o piloteiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês me fizeram lembrar de uma pescaria no Araguaia, mais precisamente em Luis Alves. Nós não emprestamos nada ao piloteiro. Ele simplismente levou o próprio equipamento, e quando a gente chegava num pesqueiro bom, ele poitava o barco. e antes da gente ele já tinha jogado o equipamento dele nágua.

Consultamos os outros dois companheiros e chegamos a conclusão que não iriamos falar nada. Também nunca mais voltei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha aí a minha resposta.

Você deixa o seu piloteiro pescar? Se sim, com ou sem garatéia?

Minha resposta:

Via de regra eu não deixo o piloteiro pescar porque ele tem de prestar atenção na direção e velocidade do barco, na minha técnica (corrigi-la se necessário), e também ficar atento ao movimento de peixes no lago (aqueles que só o piloteiro vê). Acho que não dá para fazer tudo isso bem feito e ainda pescar.

Além disso, pelo treinamento diário, ele tem maior chance de pegar os grandes peixes que um pescador ocasional. Você gasta uma baita grana e na hora H o cara pega o seu troféu!!!

Entretanto, nas poucas ocasiões em que pesco sozinho, eu deixo ele arremessar com garatéias fechadas, porque pescar sozinho é fodis!! Dá um desânimo!!

Hheee....não tiro nem as vírgulas.

Por mais q ele ajude a chamar o peixe usando iscas sem garatéias, eu acho q o pescador acaba perdendo em outras coisas. :wink:

O caso do Marquinho é uma exceção, é claro....

E o Pesca Pesada deu o dedo e o cara pegou o braço inteiro...kkkk... :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também sou da opinião que piloteiro é para pilotar !

Até por conta de quem está ali para se divertir não é ele...

Tem horas em que isso é mais complicado, daí ser um assunto previamente tratado na contratação da pescaria ! O planejamento prévio incluiu esse tipo de cuidado... :roll: :twisted:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também sou da opinião que piloteiro é para pilotar !

Até por conta de quem está ali para se divertir não é ele...

Tem horas em que isso é mais complicado, daí ser um assunto previamente tratado na contratação da pescaria ! O planejamento prévio incluiu esse tipo de cuidado... :roll: :twisted:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parando com a brincadeira, eu tb acho que a função do Piloteiro é de pilotar, principalmente o elétrico e observar a movimentação de peixes na água. Mas, por exemplo, se parei em algum lugar onde não é necessário que o elétrico seja acionado, tipo num ilha onde estou pescando da beira, e se ficou apoitado no meio de um monte de estrutura. Não vejo o porque do Piloteiro não dar uma pescadinha. Também porque ele é filho de Deus, e com certeza as lombrigas dele estaram se mexendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que sou bonzinho demais. Sempre levo um equipamento mais simples para o piloteiro e nunca tive problema. Quem sabe eu mude de opinião quando acontecer algo que eu não goste como o que foi relatado por vocês.

No Araguaia deixava o cara pescar "as iscas - corvinas, cachorras, etc" conosco pois ajudava muito e podíamos ficar mais tempo nos dedicando aos grandes, mas isto sempre com o barco parado.

Na Argentina liberamos um equipamento simples para o piloteiro e não tivemos problemas.

Sou da opinião que se deixar o cara pescar ele ficará mais incentivado a nos levar nos pontos bons para pescaria.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim Piloteiro deve pescar somente as iscas necessárias para a pesca.

Ele está recebendo para isso:

1 - Levar o pescador nos melhores pontos,

2 - Orientar os melhores locais onde os peixes costumam ser pescados.

3 - Tirar o peixe do anzol

4 - Limpar os forem ser comidos

e etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Polemico este assunto,

sou que nem o Kleverson, levo um equipamento peba e deixo com o piloteiro. No Araguaia na ultima vez o piloteiro ja tinha uma tralha e ajudou bastante nos pontos. Pois o cara sendo maior conhecedor da região tacando uma isquinha sabe realmente a situação do ponto.

O chato é quando o piloteiro usa suas iscas vivas. Mas nas ultimas vezes o piloteiro ate levava algumas branquinhas.

E lembrando que uma vez conversando com um piloteiro ele falou que tem turista que nem água oferece para os piloteiros. Ai é sacanagem, ou melhor, falta de humanidade.

E vale a pena lembrar:

Gentileza gera gentileza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:arrow: Grande Flávio,

E lembrando que uma vez conversando com um piloteiro ele falou que tem turista que nem água oferece para os piloteiros. Ai é sacanagem, ou melhor, falta de humanidade.

Esquemas de pesca são sempre importantes, mas prevalece sempre o "bom senso" e mais ainda, o senso de educação do pescador ! O momento da pescaria é de lazer compartilhado, e na alegria, tornamo-nos ( quase sempre ) muito mais "generosos" que no cotidiano !

Independente de qualquer fato, temos que reconhecer a existência de uma "prestação de serviços", que é remunerada, ou seja, o papel esperado de um piloteiro, é deixar seu cliente na área do peixe, e não capturá-lo ( pelo cliente ) ! Mas é claro que cada um tem sua forma de pensar e agir... ( vamos respeitar todas elas, sem problemas ! ).

Concluindo, acredito que uma "conversa prévia" sobe o tema,

já é mais que suficiente para resolver o assunto,

seja sob o prisma negativo ou positivo !

Imagem Postada
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:( :( :( :( :(

Poxa, acho que sou bonzinho demais!!!!!!

Sempre deixo o cara pescar, ofereço cerveja, e etc.

Acho que o que vale é o bom censo.

O cara tem um trabalho a fazer que estamos pagando, se ele pescar e não atrapalhar, por mim pesca o dia todo. Se por acaso perceber o que a cara ta vacilando, ta bebendo demais, converso com o cidadão e tudo resolvido.

O que não pode é prejudicar a minha pescaria, de resto considero mais um pescador na canoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:( :( :( :( :(

Poxa, acho que sou bonzinho demais!!!!!!

Sempre deixo o cara pescar, ofereço cerveja, e etc.

Acho que o que vale é o bom censo.

O cara tem um trabalho a fazer que estamos pagando, se ele pescar e não atrapalhar, por mim pesca o dia todo. Se por acaso perceber o que a cara ta vacilando, ta bebendo demais, converso com o cidadão e tudo resolvido.

O que não pode é prejudicar a minha pescaria, de resto considero mais um pescador na canoa.

O Tonico não deixa o cara pescar ele praticamente obriga o camarada a ficar pescando, e foi numa dessas mesmo que acabei me enchendo pois eu tava todo enrolado com um peixe e o cara lá so pescando, num tava nem ai e ainda ficava reclamando da manivela do lado direito. Ele num deve nem lebrar porque concerteza já tava chumbado, kkkkkkkkkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:( :( :( :( :(

Poxa, acho que sou bonzinho demais!!!!!!

Sempre deixo o cara pescar, ofereço cerveja, e etc.

Acho que o que vale é o bom censo.

O cara tem um trabalho a fazer que estamos pagando, se ele pescar e não atrapalhar, por mim pesca o dia todo. Se por acaso perceber o que a cara ta vacilando, ta bebendo demais, converso com o cidadão e tudo resolvido.

O que não pode é prejudicar a minha pescaria, de resto considero mais um pescador na canoa.

Tonico, piloteiro come e bebe a vontade na minha canoa, mas pescar não, tem que estar atento e trabalhando o barco o tempo todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:( :( :( :( :(

Poxa, acho que sou bonzinho demais!!!!!!

Sempre deixo o cara pescar, ofereço cerveja, e etc.

Acho que o que vale é o bom censo.

O cara tem um trabalho a fazer que estamos pagando, se ele pescar e não atrapalhar, por mim pesca o dia todo. Se por acaso perceber o que a cara ta vacilando, ta bebendo demais, converso com o cidadão e tudo resolvido.

O que não pode é prejudicar a minha pescaria, de resto considero mais um pescador na canoa.

Tonico, piloteiro come e bebe a vontade na minha canoa, mas pescar não, tem que estar atento e trabalhando o barco o tempo todo.

So uma resalva, piloteiro so bebe bebida alcoolica quando parar os trabalhos, lembra no xingu o cara so queria encher a lata e quando acabava a pinga dele ele falava que ja tinha passado da hora do peixe e voltava para encher a cara .
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To com o Fabio também.

Em algumas situações peço ao guia de pesca que pesque: pegar iscas com anzol micro, se for pescar peixe de couro, e quando não tivermos iscas.

Pescando de arremesso, se a pescaria não estiver muito produtiva e ocorrerem corvinas no local, peço ao guia para pescar com isca de peixe no fundo. Se pegar 2 corvinas, o metalzinho desce na hora.

Agora, em outras circunstâncias, já estive pescando a trabalho, daí precisávamos coletar espécimes para realização de algum estudo. Nestes casos o guia sempre pescou. Sempre achei uma ótima oportunidade de vê-los pescando, conversar, aprender algo diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...