Ir para conteúdo

Sugestão para pesca em 2020


Posts Recomendados

Parceiros, to quebrando a cabeça para achar um lugar bom para pescar o ano que vem com ação de tucunas e outros peixes de escama, e para quando as costas cansarem e a sede bater com força, tomar umas ampolas e pescar uns peixes de couro. Ficarei grato se puderem compartilhar o conhecimento de vocês. 
Obrigado desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem mora no Mato Grosso fica bem fácil decidir, pois além do Araguaia que o Kid falou, todos os rios da bacia do Xingu, todos os rios da bacia do Teles Pires, da bacia do Juruena e do Roosevelt possuem diversidade de espécies, incluindo tucunarés e peixes de couro. Basta vc decidir qual tipo de tucunaré deseja conhecer, qual rio possui mais diversidade e qual desafio de peixes de couro mais deseja, bem como qual pousada lhe propõe um pacote mais amigável.

Eu creio que o rio com maior diversidade de todas as espécies que procura ainda é o Teles Pires, indo em direção ao Pará (depois do represamento).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como Leandro disse depende quanto  quer gastar e o tamanho dos peixes de couro que quer pescar.  O mais diversificado principalmente em quantidade de peixe que já fui foi o Suiá Miçu,  pega Tucunaré demais ( entre 1 a 4kg) e Trairão no Pincho,  fim da tarde e noite batia os peixes de Couro ( Cachara, Palmito e Pirarara) mas difícil sair algo  mais que 10kg , além de Trairões de enjoar na tuvira. Eu gostei pois se conseguia  fazer isso todo dia, e não como maioria dos outros locais que cada dia acabava focando e saindo atrás de   um peixe ou estilo de pesca.  Mas como disse a quantidade era grande, já o tamanho não( ao não ser os trairões que são bem monstrinhos).

Araguaia região do Cristalino também excelente opção mas tem que acertar época certa de conseguir entrar nos lagos e os peixes de Couro tem o problema do  boto, mas sai umas Pirararas e Piraíbas gigantes. 

Já fui no Xingu na Região de Altamira, também ótimo pescaria nesse estilo de mesclar, porém já faz 10 anos não sei como está hoje lá

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme,tudo vai depender do quanto você pretende gastar...Mas estando em Cuiabá você já tem a vantagem do deslocamento...Pra quem está em SP,como eu,passagens aéreas pro Norte e algumas regiões do centro oeste pesam bastante no orçamento.Mas pelo estilo de pescaria que você pretende fazer,começando do mais barato pro mais caro:

-Araguaia,região do Cristalino,mais em conta com certeza;

-Suia-Miçu,pousada Suia Miçu;

-Rios Teles Pires,Juruena (norte do Mato Grosso,região de Alta Floresta)Aripuanã e Roosevelt (Sul do Amazonas) e Trombetas,no norte do Pará...Porém,são rios onde se deve evitar o primeiro semestre devido as cheias,que dificulta muito a pesca com artificiais.

E acredito que os destinos mais tops (pelo menos estão entre os melhores) seriam a região do rio São Benedito,no sul do Pará,que abrange também os rios Cururu e Azul,e também o rio Bararati,um estreito afluente do Juruena,próximo a divisa do Mato Grosso com o Amazonas....No São Benedito só existem 2 pousadas, a Thaimaçu,mais cara e mais procurada por estar no melhor trecho do rio,e a pousada São Benedito...No Bararati existe a pousada Bararati,mas se quiser pescar tanto no Bararati e Juruena na mesma pescaria (sonho) além de poder pescar no rio Tapajós,tem o Ecolodge da Barra....Uma fortuna,mas um lugar incrível em variedade de espécies sem dúvida alguma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo

Você reside no paraíso... perto dos melhores points de pesca do Brasil... além do deslocamento aéreo facilitado... não pensa muito não... pega e vai... Melhor que um dia pescando do que trabalhando... kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não posso negar que estamos perto, mas a pesca aqui pro pantanal ta complicada. O projeto cota 0 para cá ta correndo, mas a resistência dos pescadores profissionais e pessoas mal informadas estão arriscando o projeto. É um milagre ter peixe no pantanal com tudo que fazem por aqui, mas se por outra intervenção divina essa cota 0 passar e pegarem firme na fiscalização o pantanal voltará a ser o melhor lugar do mundo pra pescar. ✌️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parceiro, quanto vc quer gastar nisso dai?

Araguaia ainda é o mais baratinho

Estou indo para o Teles Pires, agora dia 9 de julho, nosso grupo queria escama e couro, então decidimos por ir.  Operação do @Pimenta Fishing

se quiser quando eu voltar me chama que te falo como foi

abçrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Guilherme Liotti disse:

Não posso negar que estamos perto, mas a pesca aqui pro pantanal ta complicada. O projeto cota 0 para cá ta correndo, mas a resistência dos pescadores profissionais e pessoas mal informadas estão arriscando o projeto. É um milagre ter peixe no pantanal com tudo que fazem por aqui, mas se por outra intervenção divina essa cota 0 passar e pegarem firme na fiscalização o pantanal voltará a ser o melhor lugar do mundo pra pescar. ✌️

Notícia ruim para o pantanal essa sua...

Se quiser pescar mais ao norte Rio Juruena Trairão Tucunaré, Matrinxã etc.

Ao sul Argentina, dourados e couro dos maiores do Mundo.

Se não me engano pimenta faz ambos os lugares que falei e mais alguns já citados acima.

Mas sempre vai depender de quanto quer gastar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Guilherme Liotti disse:

Parceiros, to quebrando a cabeça para achar um lugar bom para pescar o ano que vem com ação de tucunas e outros peixes de escama, e para quando as costas cansarem e a sede bater com força, tomar umas ampolas e pescar uns peixes de couro. Ficarei grato se puderem compartilhar o conhecimento de vocês. 
Obrigado desde já

Bom dia Guilherme.

Cara, também já estou fazendo minhas reservas para 2020 e consigo te orientar um pouco sobre isso pois também procuro esse tipo de pescaria seu, variando de arremesso a peixes de couro apoitado.

A primeira coisa que vc deve definir é a data que você pode ir, no meu caso só posso em maio e junho, após definido a data vc deve definir o quanto quer gastar e ai então sair a procura.

Vou citar alguns exemplos:

Janeiro e Março - alguns lugares estão fechados devido a piracema. Se quiser enjoar de pegar tucunare te recomendo Lago Angical no Tocantins, duas boas pousadas que atual la são Kojak e Mariozan.

Abril - Pantanal é uma boa opção mas o tucunaré é mais difícil, em contra partida tem o belo dourado e raramente vc pegará um bagre de expressão(acima de 50kgs). Melhor opção seria pantanal sul, região de Corumbá ou a região do Porto Jofre, Cáceres jamais.

Maio - Araguaia, Xingu e afluentes vc encontra os grandes peixes de couro e também os tucunares e trairoes. No Araguaia a maior desvantagem são os botos que atrapalham e muito a pescaria e no Xingu a maioria dos bons pontos estão nas reservas, ou seja, isso limita um pouco o pacote. Araguaia - Pousada Asa Branca I, onde vc pode pescar no Araguaia(Piraiba e Pirarara) e no Cristalino(Tucunare). Xingu - Pousada Recante do Xingu(Cachara e Jau). Suiá-Missu - trairoes.

Junho - Teles Pires é a melhor opção devido a grande quantidade de peixes e a diversidade de especies, há uma grande opção de pousadas como Pimenta, Amazon, Thaimaçu, São Benedito e Teles Pires Lodge. O rio já estará baixando e pega tanto tucunaré quanto peixe de couro.

Julho - Trombesta é uma boa opção pois o rio já esta baixando e vc consegue fazer ambas as pescarias, aqui a maior dificuldade é o acesso que pode ser de avião (rápido e caro) ou fluvial (barato e lento)

Agosto a dezembro - Amazonia e ou Roosevelt. No Roosevelt tem a pousada Amazon Roosevelt.

Espero poder ter ajudado um pouco pois pesquiso muito antes de agendar uma pescaria pra diminuir a chance de frustração. Algumas pousadas possuem um mapa ou calendário da pescas no site, isso ajuda bastante.

Um curiosidade, esse ano eu fui no Teles Pires e a pescaria que mais gostei foi a que eu menos esperava, no caso a de pacu borracha(peixe de 1 a 3 kgs) na corredeira/cachoeira. Com um equipamento bem equilibrado qualquer pescaria é boa kkkkk. Nesse caso usei um molinete saga 2000.

Abraço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, boa tarde.

Concordo plenamente com o Kid (afinal sou fã do Rio Araguaia), mas concordo com o Valtolino: você precisa definir data.

Maio/Junho é excelente no Rio Araguaia. Os cardumes estão subindo e voce consegue fazer várias pescarias interessantes: pacus (caranhas), matrinxãs, cacharas... além dos peixes próprios de lá (grandes bargadas no raseiro das praias e douradas, palmitos (mandubés) nas águas mexidas... Existem também lagoas muito boas para pesca como o Lago do Japonês (onde tem muito tucunaré e aruanãs (deliciosas de pescar) e o Lagoão, onde existe uma infinidade de espécies.

Já peixes grandes de couro, voce vai precisar de um equipamento específico, mas vai ter a oportunidade de pegar grandes pirararas e, com sorte, alguma piraíba...

Como os cardumes estão subindo, muitos desses peixes grandes ficam na espreita... 

Querendo melhorar, na busca de peixes grandes, tire pelo menos um dia para descer o rio e pescar na Volta Grande... Como o afluxo de barcos eé menor, fica mais tranquilo e aumenta a probabilidade de piraíbas.

Outra vantagem é que o custo/benefício do Araguaia é bem superior a outros lugares.

Mas lembre-se: é preciso marcar com antecedência se quiser bons piloteiros. Pesco há muitos anos com o Lindomar, dono da Pousada Recanto das Piraíbas. O cara é super bacana e um excelente piloteiro.

Para vc ter uma idéia, depois de muitos anos no mesmo lugar, resolvi dar uma mudada para conhecer outros pontos. Ligando há cerca de 20 dias, o piloteiro que escolhi só tinha reserva para duas datas em 2020. Fechei na hora. 

Outra excelente opção mas um pouco mais longe é Luciara, também no Rio Araguaia e o Cristalino como já informaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guiilherme,

em 2017 escrevi esse tópico com algumas informações e alguns amigos contribuíram com outras.

acho que deve ajudar na escolha.

mês que vem to indo pra Thaimaçu novamente, lá é top. difícil é conseguir vaga. rsrs

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tópico está show mesmo parceiros, muito obrigado pelas dicas até agora, estou analisando e ja começando a cotar algumas das dicas que passaram ! E vamos continuar com os relatos que podem ajudar mais pessoas. 

Valeu 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
14 horas atrás, Edgar Oshiro disse:

Acompanhando o tópico. Acabamos de voltar do Suiá Missu e já programando a de 2020. A princípio, mais inclinados ao trombetas. Turma variada, bait e couro. 

Edgar e como foi lá?   Eu fui ano de 2014 e 2015?  Como estão barcos e os guias?   Rio não estava cheio ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/07/2019 em 07:40, Guto Pinto disse:

Edgar e como foi lá?   Eu fui ano de 2014 e 2015?  Como estão barcos e os guias?   Rio não estava cheio ? 

Guto, eu gostei muito. Rio estava na caixa, mas ainda com acesso aos lagos. Os barcos nós preferimos usar os antigos, pois são menores e mais fácil pra passar os igarapés, mas essa semana acho que já estão com tudo renovado. Os motores de popa e elétrico tb estavam sendo trocados. Piloteiros, alguns são mais indicados para isca natural e outros para artificial. Eu fiquei muito satisfeito.

Só utilizei artificial e pegamos muito Tucunaré e alguns trairões. Quem foi de natural, cansaram de pegar cachara, trairão, cachorra, pirarara. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/07/2019 em 20:00, Guilherme Liotti disse:

Parceiros, to quebrando a cabeça para achar um lugar bom para pescar o ano que vem com ação de tucunas e outros peixes de escama, e para quando as costas cansarem e a sede bater com força, tomar umas ampolas e pescar uns peixes de couro. Ficarei grato se puderem compartilhar o conhecimento de vocês. 
Obrigado desde já

Saudações Guilherme !!!

Além dos lugares citados acima, pesquise também o rio Acari e o rio Sucunduri... Nos últimos anos tenho observado vários relatos de ótimas pescarias nesses dois rios, e bem do tipo que vc quer, tucunas, peixes de couro, bicudas, aruanãs, etc...

No Sucunduri tem umas duas ou três operações.

No Acari que eu saiba tem só uma operação, que é o mesmo proprietário da pousada Aripuanã.

Em ambos os rios que eu saiba é o tucunaré Pinima, mas os parceiros aqui podem te ajudar melhor nessa informação.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...