Ir para conteúdo

[Desclassificado BGFA] Tucunaré Açu - Recorde Mundial por tamanho - Borsari - 2023.


Posts Recomendados

Turma....não sei se vcs acompanharam a captura de um super tucunaré açu fisgado pelo nosso amigo pescador Bruno Borsari, do barco Poraquê, claro, acompanhado do guia Pilolô, guia animal q merecia há muito tempo ter acertado um peixe desse porte. Parabéns baixinho. 
Mesmo fora de época, em pleno abril de 2023, fora pq o Aracá lá em Barcelos estava sequíssimo quando deveria estar cheio/subindo, mas o Borsari se aventurou por lá e acertou um monstro. palmas::

Vou postar aqui as palavras do Borsari no momento da captura narradas lá no seu perfil no Instagram.

 

Citar

@BRUNO_BORSARI - "Começando as postagens do maior tucunaré da minha vida! Um gigante que me emociona mesmo agora, uma semana após sua captura. Estive atrás dele por muito tempo, são exatas 75 semanas de pescaria em Barcelos-AM, pescando no rio negro e seus afluentes, entrando em lagos e igarapés remotos, imaginando onde poderia encontrar um exemplar dessa dimensão! São 75 semanas, 525 dias batendo hélice na saga de atrair esse monstro e ter a chance de duelar com ele e, com um pouco de sorte, conseguir capturá-lo para fotografar e filmar o animal antes da soltura.

Confesso que mesmo tendo experiência e “tempo de vôo” na Amazônia, quando percebi o tamanho do peixe que acabara de sugar minha hélice, meu coração veio na boca. O bicho abriu uma cratera na água, colocou a isca na boca e saiu pesado arrancando linha do carretel. O lago era estreito e estava seco, quando ele chegou numa margem, virou a cara pro outro lado e correu até a outra! Por sorte não tinha muita pauleira ou pedra. Ele ainda deu mais uma carreira pro meio do lago e parou, pesando muito pra baixo, chacoalhando a cabeça no intuito de soltar a isca da boca. Quando ele apareceu perto do barco vi que se tratava do maior tucunaré que eu já tinha visto!! Brigamos ainda por alguns minutos e quando colocamos o bogagrip nele, veio um alívio enorme e uma felicidade indescritível! Eu parecia uma criança, a alegria tomou conta de todos nós. Quando coloquei as mãos nele não conseguia distinguir se era um sonho ou realidade! Fiquei um bom tempo refletindo, passou um filme na minha cabeça… lembrei da minha primeira pescaria na região e fiquei em estado de graça por vários minutos. Agradeci muito e agradeço até hoje. Muitas pessoas me ajudaram, me ensinaram e continuam me ensinando e incentivando.

Obrigado, obrigado e obrigado!🙌
@barco_poraque"


 

Vou tentar pegar o vídeo do peixe diretamente com o Borsari para postar aqui no fórum.

Mas o peixe é esse daqui.

 

Captura_de_Tela_2023-04-14_às_22_07_29.png

 

E foi aí q as fotos da medição e soltura foram encaminhas para a BGFA, um "órgão" brasileiro, para a possível homologação.

 

Captura_de_Tela_2023-04-14_às_22_07_38.png

 

 

Ocorre que após muita discussão (imagino apenas), a BGFA resolveu não homologar o recorde mundial do pescador. E vamos as razões.

 

image.png

 

Citar

@BGFARECORDES. É com pesar que, após a análise da BGFA, comunicamos o indeferimento da homologação da quebra de Recorde do Tucunaré Açu, que ficou famoso nos últimos dias.

Não há dúvidas do mérito e grandeza da captura de um exemplar desse porte. Entretanto, sempre de forma muito transparente e responsável, prezando sempre pela lisura do procedimento, a BGFA informa que não foi possível o deferimento da homologação em razão da ausência de material (foto e vídeo) suficiente e adequado para que a medição fosse certificada.

Conforme as regras contidas no Regulamento de Regras da Modalidade COMPRIMENTO para Homologação de Recordes, deve haver, previamente, um vídeo da régua esticada, ainda sem o peixe, de forma a viabilizar a conferência do dispositivo (régua):

4.2.1. Deve-se iniciar o vídeo mostrando a Régua Oficial BGFA totalmente esticada sobre uma superfície plana, por completo e sem o peixe ainda (apenas a régua), para que seja possível aferir se a régua é a Oficial e está em condições de ser utilizada.

As fotos e vídeos enviados apresentavam o peixe já posicionado sobre a régua. E, considerando que a largura do peixe impediu a necessária visualização dos números (centímetros) na régua, não se fez possível um seguro e legítimo aferimento de suas reais medidas.

Não se questiona se, da forma com que foi medido, o peixe teria sua real medida diminuída ou aumentada. Esse tipo de cogitação não está em pauta. As regras se aplicam a todos, em total condição de igualdade.

Lamentamos a necessidade do indeferimento, mas serve a todos nós como exemplo e aprendizado.

Não podemos deixar de ressaltar e elogiar todo o consciente cuidado que todos envolvidos tiveram com o peixe e por terem seguido todas as outras regras de nosso regulamento.

Mais uma vez, parabéns ao pescador, guia, operação e ajudantes.

 

E foi aí, depois de muito tempo, que até me senti orgulhoso de ser brasileiro?!?! hehehe.

A turma dos haters de internet falam besteira de todo jeito, e saem em defesa de teorias e babaquices que até Deus duvida. Mas acabei saindo do silencio e postando em meio a alguns "alienados" as minhas impressões, sujeitas a críticas, claro. Vamos a elas:

 

Puts...odeio comentar neste tipo de postagem. Sempre tem algum q "alienado" q não entende o q ocorreu quanto a homologação e sai falando todo tipo de babaquice nos comentários.
Vou dizer com sinceridade. Nunca imaginei q a BGFA seria um "órgão" de tamanha responsabilidade e lisura. palmas:: E olha que já vi a IGFA dar altas ratadas em homologações por aí.
Primeiro q estamos no Brasil (povinho complicado, pra não dizer outra coisa)...Depois pq para a BGFA, seria excelente, seria o top dos top, seria a oportunidde ideal e perfeito para divulgar a marca dela pelo fundo à fora. Mostrar o MAIOR TUCUNARÉ AÇU DO MUNDO em cima da régua deles seria o verdadeiro "pulo do gato". Sem dúvidas, pelo menos pra mim, é o maior e o VERDADEIRO RECORDE MUNDIAL POR TAMANHO.

 

Ah, Fabrício...mais isso, mais aquilo, mas a régua, mas a listra do peixe...e blá-blá-blá....😒....Nada disso importa pra mim. O peixe foi desclassificado pq não cumpriu as regras e pronto. PARABÉNS PARA A BGFA. Inclusive vou comprar uma régua deles mesmo tenho a minha da IGFA. Terei orgulho de saber q uma empresa brasileira não se aproveitou do "barulho" q o recorde mundial traria de positivo pra ela. Parabéns mesmo. palmas::

Sinto muito, mas muito mesmo pelo Borsari ter se preocupado muito com o peixe e solta-lo pra vida, priorizando a soltura e se esquecendo de atentar para detalhes q passaram desapercebidos.  Vivenciei de perto esse drama quando o Zaccherini pegou o recorde mundial por tamanho. O cara não conseguiu sequer tirar uma foto que prestasse...rsrs...(isso pq o peixe foi morto / outros tempos). 
Pra mim, isso não importa. O Borsari é o atual recordista mundial do açu por tamanho. O cara tem o meu respeito e o de toda a turma da pesca esportiva.

Quanto ao vídeo q o amigo fez a auditoria da régua, acredito (e não sou perito para afirmar) mas aquela diferença se deu em razão da curvatura da lente da câmera do telefone. A imagem está distorcida uma vez o telefone estava mais a direita do peixe e não capta a imagem da forma q o "perito" sugeriu no vídeo.
Todo o restante, pra mim, está quase tudo correto. Todavia, recomendo não colocar a mão sobre o peixe na hora da foto. A régua deu uma dobradinha?!?! Deu sim...talvez isso tenha feito a medida aumentar milímetros (o q ainda manteria o peixe líder absoluto com grande vantagem como recorde por tamanho)...MAS REGRA É REGRA...E A BGFA manteve a sua correta postura.
E agora jogarei a "culpa" na BGFA, mas fato é que eles precisam mudar o tipo de plástico da régua para evitar do material não ficar facilmente e totalmente esticado. Se tem esse material no Brasil eu não sei, mas é certo q isso ocorrerá outras vezes. Nas réguas da IGFA o plástico é tipo misturado com uma lona, pesando a superfície, fazendo com q ela fique sempre esticada. Fica a recomendação.

No mais é isso. Nada vai tirar o meu respeito pelo peixe e pelo Borsari, e nem pela BGFA q se manteve lisa onde 99,9% de outras pessoas teriam se aproveitado da situação.

Parabéns Borsari (recordista mundial)...mas te mato por não ter uma régua da IGFA na bolsa...:wild:

Parabéns BGFA.

Parabéns Pilolô

 

E Pau no Cú dos Haters de Internet
Abs. 😉

 

 

 

COMENTÁRIO ADICIONADO EM 21ABR23.

 

Turma...sou obrigado a mais uma vez parabenizar a BGFA. Os caras fizeram uma auditagem animal das fotos recebidas. Afirmo q nem a IGFA faz igual.

Depois de alguns dias algumas fotos desse processo de auditagem vazaram na web e foi preocupante o q vi.

Não vou postar aqui as minhas impressões, agora revistas, pois tenho certeza q isso vai dar uma trêta do tamanho do mundo, mas chato pra caramba ver o resultado final da auditagem. oloko::

 

Na verdade gostaria de deixar registrado aqui que RETIRO TUDO o q disse sobre o tamanho do peixe, bem como os elogios feitos aos envolvidos na captura.

Afirmo sempre para os amigos pescadores....se forem registrar e divulgar um recorde mundial, o façam da forma mais correta e transparente possível para não cair em descrédito. Todo o resto é blá-blá-blá. 

Abs.

Fabrício Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabrício, depois da sua análise restam poucas palavras a serem ditas. 
 

Turma, já vimos alguns monstros em fotos, monstros acima de 84 cm, gordos de 24lbs e até maiores. Assim que vi a foto desse peixe vi que se tratava de um peixe diferente , ele é bem maior em estrutura que os troféus que costumo ver toda temporada. A comparação que estou fazendo desse peixe é com os maiores trofeus, os de 84 pra cima, os gordos… esse do Bruno é bem maior que esses trofeus. 
 

Fica o aprendizado sobre a forma correta da aferição e tenho certeza que em breve o Pilolo e o Bruno vão pegar outro parecido. Eles estão por lá! Abraços.

 

Obs: Creio que opiniões e polêmicas fazem parte do jogo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peixe é grande, em fotos acho que foi o maior que eu vi.

 

Mas a partir do momento em quem você entra nessa vibe de competição, tem que seguir as regras do jogo.

 

Alias, o que virou a pesca esportiva? perdemos a essência do rolê....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peixe maravilhoso.

Importa a captura e o que o pescador sentiu no momento.

eu ja deixei de lado esse negocio de record, competividade, etc.

vou , curto, tomo minhas cachaças, tiro minhas fotos.

 

parabens ao colega pela linda captura.

 

grande abraço aos queridos amigos do forum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não concordo, pelas imagens não é possível afirmar que o exemplar tenha 96 cm. Como ele já havia homologado outros exemplares anteriormente impossível esquecer o processo correto de medição em menos de 2 meses. Mas, cada um tem a sua interpretação e parabéns para a BGFA que cumpriu o regulamento! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra mim nao deveria existir isso de entidade q homologa peixe isso e aquilo... bobagem, o peixe eh linda, eh enorme e o cara pegou, pronto, ta feito.

oooorrrraaa eu tenho q competir cada segundo da minha vida, trabalho eh uma competicao absurda, pressao absurda, td q eu quero qdo saio pra pescar eh nao competir com nada e ng, so quero me divertir, nao to nem ai se o peixe eh um lambari ou uma baleia de 14 metros... desde q entre na linha e puxe, pra mim ta otimo.

 

parabens ao pescador, eu nem tentei ver o tamanho, so vi q eh lindo! (o peixe... o peixe...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por essas e outras que... "Pescar é sempre mais emocionante e divertido que simplesmente pegar peixe."

 

Certamente se tivesse feito tudo conforme a receita de bolo, ainda que recorde mundial, não renderia tanta estória e repercussão por muitos anos ....kkkkk

 

Que peixe incrível, privilegio poder ver um monstro desse tamanho e gordo né rs, vivo, pego por alguém responsável, e reintegrado a natureza, pelo relato do pescador, cita a tanto tempo atrás desse objetivo! Parabéns e tenha certeza de uma coisa, recorde registrado ou não, comentários positivos ou negativos, enfim podem falar o que quiser, mas só você ficará com esse sentimento do que vivenciou! Isso não tem preço! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parto de um ponto muito simples, não o conheço, mas se o proprio Bigua veio falar em nome dele, acredito que o cara deva ser honesto. Partindo deste ponto, sinceramente Phodis-se BGFA (está empresa que eu desconhecia), que se dane a IGFA (está sim teoricamente teria algum valor), e qualquer outra agencia que apareça por ai CIA, FBI kkkkk 

 

O cara zerou a vida, pegou o maior tucunaré do mundo e ngm vai tirar isso dele.

 

quem fala mal é no mínimo invejo kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Edmar Alves disse:

Só trocaram o "I" de (IGFA) por "B" de Brasil...logo BGFA (Brasil Game Fish Association)

Acho que não amigo, não faz sentido, já que eles se denominam praticamente um "Orgão" Brasileiro, levar "Game Fish Association" no nome.... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Joao Manoel Leonello Lucas disse:

Acho que não amigo, não faz sentido, já que eles se denominam praticamente um "Orgão" Brasileiro, levar "Game Fish Association" no nome.... 

 

É basicamente uma empresa privada brasileira

10 horas atrás, Joao Manoel Leonello Lucas disse:

Agora fiquei curioso o que significa BGFA? Alguém sabe?

que criou regras e critérios técnicos para homologação (comprovação) de recordes de peixes.

 

Agora o significado da sigla realmente não sei, devem ter pegado do inglês kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qdo dizem q o ftb so tucunare importa vem trocentos reclamar… essa materia ta ha dois dias no uol e ng sequer comentou:

 

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2023/04/17/recorde-pirara.htm   Recorde mundial eh nosso de pirarara e …. E. Phodis-se. Se nao rh tucunare bora discutir se o azul eh parente do amarelo ou do roxo…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Quanto ao que o Fabrício disse acima, não podemos ir contra: ele está certo! O pessoal do BGFA mandou muito bem ao negar o record, pois uma regra não foi cumprida.

Porém, na minha visão, nada mudará o que sentiu o pescador ao tirar da água aquele troféu. Muito me agradaria ter aquele lindo peixe na ponta da minha linha. Mas até lá vou competindo comigo mesmo em busca do MEU troféu.

Quanto a competição, nada tenho contra. Considero que a busca pelo troféu só ajuda a pesca esportiva. Todos sabemos que de onde saem peixes desse tamanho, barcos e pousadas, mesmo com preços de viagens para Europa, tem suas vagas preenchidas rapidamente durante aquela temporada e na próxima o preço ainda vai subir. Duvida? Experimente pedir desconto no Zaltana, Marié, Poraquê, Angatú, Kalua.

E o motivo todo o mundo já conhece...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu fosse o Bruno nesse caso nem estaria preocupado com isso ( creio que ele não está) pois só em ter oportunidade de ter contato com um peixe desse porte num lugar como aquele, (Amazônia) não tem preço, acho que de uns anos pra cá a mídia mudou muito a pesca e o verdadeiro sentido de pescar está se perdendo pra muitos… Parabéns Bruno, imagino a alegria e emoção que um peixe desse te proporcionou, isso já vale mais do que qualquer homologação! 👏🏽👏🏽👏🏽

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/04/2023 em 22:35, Fabrício Biguá disse:

Turma....não sei se vcs acompanharam a captura de um super tucunaré açu fisgado pelo nosso amigo pescador Bruno Borsari, do barco Poraquê, claro, acompanhado do guia Pilolô, guia animal q merecia há muito tempo ter acertado um peixe desse porte. Parabéns baixinho. 
Mesmo fora de época, em pleno abril de 2023, fora pq o Aracá lá em Barcelos estava sequíssimo quando deveria estar cheio/subindo, mas o Borsari se aventurou por lá e acertou um monstro. palmas::

Vou postar aqui as palavras do Borsari no momento da captura narradas lá no seu perfil no Instagram.

.......

 

Sou seu fã e não é atoa... 👏

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/04/2023 em 22:42, Astra-Taranis disse:

Qdo dizem q o ftb so tucunare importa vem trocentos reclamar… essa materia ta ha dois dias no uol e ng sequer comentou:

 

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2023/04/17/recorde-pirara.htm   Recorde mundial eh nosso de pirarara e …. E. Phodis-se. Se nao rh tucunare bora discutir se o azul eh parente do amarelo ou do roxo…

Te agradar tb é complicado...rsrs

 

O FTB é composto por pessoas, cada uma gosta mais de algo do que outra. Eu, Fabrício, tem época q dou uma focada em tucunaré, noutras em bassboats, noutras em determinado equipamento, náutica como um todo, classificados, relatos e por aí vai. Tem sala daqui q passo longe.

Você gosta de náutica, de carretinhas, de processos de fabricação e etc...

E isso acontece com todos q estão aqui.

 

Se você viu a matéria da pirarara há dois dias atrás e não postou ela aqui, pq outra pessoa o faria?!?! blink::

 

Eu não sou fã de peixes de couro, não entendo direito e por aí vai. Se você gosta, só clicar no botão CRIAR NOVO TÓPICO...insira a matéria e veja se dá comentários. Se der, blz, se não der, blz tb...A ideia é informar, é juntar as turmas, e deixar como referência para quem se interessar no assunto e pesquisar. Vai q amanhã o assunto da vez não passa a ser peixes de couro!??! O q importar é termos um lugar democrático e livre para todos postarem o que quiserem...:good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E adicionei esse comentário lá no post principal. Iria excluir todos os meus elogios feitos, mas não o farei em respeito ao contraditório. Caso surja algo novo, estará lá registrado....mas aqui vai o comentário.

 

Turma...sou obrigado a mais uma vez parabenizar a BGFA. Os caras fizeram uma auditagem animal das fotos recebidas. Afirmo q nem a IGFA faz igual.

Depois de alguns dias algumas fotos desse processo de auditagem vazaram na web e foi preocupante o q vi.

Não vou postar aqui as minhas impressões, agora revistas, pois tenho certeza q isso vai dar uma trêta do tamanho do mundo, mas chato pra caramba ver o resultado final da auditagem. oloko::

 

Na verdade gostaria de deixar registrado aqui que RETIRO TUDO o q disse sobre o tamanho do peixe, bem como os elogios feitos aos envolvidos na captura.

Afirmo sempre para os amigos pescadores....se forem registrar e divulgar um recorde mundial, o façam da forma mais correta e transparente possível para não cair em descrédito. Todo o resto é blá-blá-blá. 

Abs.

Fabrício Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabrício Biguá hjahaa nada facin facin ahhahaa

 

nao postei dias antes pq literalmente nao tive chance de fazer (trabalho mesmo) e pq tb nao me ligo nisso de tamanho recorde etc, acho que tem muito folclore e nao tenho pessoalmente, distincao um peixe mega grande dum grande, pra mim pode ser um lambari, desde q traga felicidade e boas recordacoes eh o q importa…

 

ontem fui num chacara que tinha um tanque com umas tilapias q da pra por em aquario de tao pqnas, meu guri e eu brincamos de pegar, te garanto q aquelas tranqueirinhas divertiu muito mais que se eu tivesse pego uma pirarara sei la onde mas sem meu menino junto gritando de felicidade…

 

nao sei o q ta havendo com o recorde ai, pelo q entendi, mudaram, deu alguma zica, mas todo meu respeito a sua colocacao de lisura e respeito as normas. Infelizmente isso nao eh natural pro brasileiro e vejo isso diarimente ser negligenciado ate pq qm deveria se dar bem com as normas corretas…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

Te agradar tb é complicado...rsrs

 

O FTB é composto por pessoas, cada uma gosta mais de algo do que outra. Eu, Fabrício, tem época q dou uma focada em tucunaré, noutras em bassboats, noutras em determinado equipamento, náutica como um todo, classificados, relatos e por aí vai. Tem sala daqui q passo longe.

Você gosta de náutica, de carretinhas, de processos de fabricação e etc...

E isso acontece com todos q estão aqui.

 

Se você viu a matéria da pirarara há dois dias atrás e não postou ela aqui, pq outra pessoa o faria?!?! blink::

 

Eu não sou fã de peixes de couro, não entendo direito e por aí vai. Se você gosta, só clicar no botão CRIAR NOVO TÓPICO...insira a matéria e veja se dá comentários. Se der, blz, se não der, blz tb...A ideia é informar, é juntar as turmas, e deixar como referência para quem se interessar no assunto e pesquisar. Vai q amanhã o assunto da vez não passa a ser peixes de couro!??! O q importar é termos um lugar democrático e livre para todos postarem o que quiserem...:good:

Agora fiquei sem entender, esclareça aí p gente Fabrício o q aconteceu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Bruno Rodrigo Nogueira disse:

Agora fiquei sem entender, esclareça aí p gente Fabrício o q aconteceu?

 

Explicar tudo geraria uma trêta da qual não gostaria de me envolver (por não ser parte interessada)....mas posso dizer q o peixe passou longe dos 96cm (e não perto, como eu imaginei e defendi). :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

 

Explicar tudo geraria uma trêta da qual não gostaria de me envolver (por não ser parte interessada)....mas posso dizer q o peixe passou longe dos 96cm (e não perto, como eu imaginei e defendi). :good:

Recebi um vídeo essa noite num grupo de pesca que participo( já deve ter espalhado nas redes sociais) qual demonstra nitidamente o que vc falou!! Também não vou postá-lo pq acho que não é o intuito do fórum.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...