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Exibindo conteúdo com a maior reputação em 13-03-2017 em todas áreas

  1. Turma...aproveitando o texto q postei no tópico de um amigo q estava querendo saber se valia a pena instalar um jack no casco dele, resolvi criar este tópico aqui. Antes de falarmos em jackplate, precisamos entender o que é PAD e o que é GAP. Veja a imagem abaixo. Encontrar a melhor altura do motor em relação ao casco pode ser uma tarefa complicada. O jackplate ajuda a regular esta altura. Jack Plate é uma peça geralmente confeccionada em alumínio que vai entre o espelho de popa e o motor, e que permite o ajuste vertical do motor de popa. E pra que serve um jackplate?!?! - Menor arrasto do motor da água. O jackplate irá levantar o motor na vertical...ou seja, ele irá aumentar ou diminuir o GAP (diferença de altura entre o fundo do casco e centro do eixo da hélice). E pra que eu aumentaria ou diminuiria essa medida?!?! Simples, para diminuir o arrasto da rabeta da água. Imagine vc em um barco em alta velocidade enfiando o braço dentro da água?!?! rsrsrs... A pressão seria enorme, não é mesmo?!?! A rabeta do barco também exerce esta mesma pressão, fazendo com que a velocidade diminua. Uma das funções do jackplate é diminuir este arrasto a medida em q vc vai subindo o motor da água. Assim, de forma prática, vc vai subindo o motor, subindo, subindo até q o arrasto diminua. Por consequência a velocidade final vai aumentar, assim como o giro do motor. Em contra partida, vc pode ir subindo até q a hélice entre (ou se "esconda") atrás do espelho da popa e perca totalmente a pressão na água. Em alguns casos o piloto vai subindo tanto o motor, que a traseira do barco sai tanto da água q chega a perder a pressão (hélice com a água) fazendo com que a proa do barco toque na água e exerça uma pressão maior que a popa, fazendo o barco rodar. Isso é comumente chamando de blow-out. No vídeo abaixo vc verá um exemplo de blow out ocorrido com o nosso amigo Luciano Lumaq na largada do Torneio de São Simão de 2015. Ele vai tirando o jack/motor da água para ter um melhor desempenho. Repare q milésimos de segundo antes dele rodar vc conseguirá ouvir o giro do motor aumentar. Isso é pq a hélice saiu da água e perdeu pressão na água. - Mudança do centro de gravidade (CO) do barco. O centro de gravidade ideal de uma embarcação também influencia na navegação. Se o CO está muito na frente, a proa do barco afunda e irá gerar muito arrasto. Se o CO está muito atrás, a popa enterra na água e o barco começa a cavalgar. Entendendo este princípio vc conseguirá imaginar pq existe jackplate de diversos tamanhos (maioria entre 4' e 16'). Subindo o jack a popa do barco também sobre, consequentemente a proa abaixa um pouco. E vice-versa. O que observei (na prática) sobre a utilização de jackplates nestes últimos anos: - Subir o motor na vertical traz enormes vantagens ao desempenho do barco. Subir o jack em apenas 1 polegada pode representar uma diferença de 2 ou 3 Km/h na velocidade final. Vale muito a pena. Isso com o barco leve (leia mais abaixo). - Sobre o tamanho do jack, pouco ou nada se alterou na performance...Mas atribuo isso ao enorme peso que transportamos em nosso barcos quando em condições de pesca. Já acelerei cascos iguais, como motores iguais, um deles com jack de 4" enquanto q o outro de 16"...e o barco com o jack menor teve melhor desempenho. E pq isso?!?!?! - Barco Leve Imagine o seguinte....Imagine o casco super leve e sem qualquer acessório ou equipamento dentro. Nada de baterias, motor elétrico, carregadores, gelo, nada....Além disso o barco está com 10 litros de combustível apenas para o teste, ok?!?! Imagine agora um motor de 250hp espetado na traseira dele e apenas um piloto magricela ao volante. Vc terá o máximo de desempenho do conjunto. Vc concorda q a medida em q for subindo o jack e trim do motor vc irá tirar o barco quase q completamente da linha da água?!?! Isso mesmo, apenas uma pequena parte da popa irá tocar na água gerando uma excelente velocidade final. Nesta situação vc pode subir o jack ao máximo q o motor dará conta - terá força - de tirar o casco da água. Vc levanta o jack e percebe na hora que o casco que está totalmente fora da água. O casco parece flutuar nesta situação. - Barco Pesado Imagine agora este mesmo barco mas com 3 pescadores de 90kg cada, 120 litros de combustível, 3 baterias de 105amp, carregadores onboard, gelo e bebida, tralhas de pesca, e etc...Vc concorda que, por mais que vc suba o trim e o jack do motor, este mesmo barco não irá sair da água da mesma forma q ele leve?!?!? Por mais que vc suba o jack, o motor não tem força pra tirar o casco da água. Vc vai dando jack e vai percebendo q o desempenho não muda (ou apenas piora)...Isso se dá pq o jack começa a subir mas não consegue tirar a popa da água, a força do motor q deveria apenas impulsionar o barco pra frente começa a se dissipar em outras direções. O melhor desempenho encontrado é com o jack lá embaixo. Nestes casos dizemos que o conjunto está muito pesado, o que representa 95% dos pescadores que estão na água com o objetivo de passar o dia fora PESCANDO. E é por isso q jacks compridos em embarcações pra pesca (muito carregadas) não fazem tanta diferença dos jacks curtos. - ATENÇÃO - pedimos apenas cuidado aos que irão procurar o melhor ajuste do jack. Perder a traseira do barco a 70 / 80km/h é uma coisa...mas perder a traseira andando acima de 130 Km/h é outra. Não faça isto se não tiver prática em navegar nesta velocidade, esteja equipado com colete salva-vidas, use o corta corrente e, se possível, use capacete. Abraços e até a próxima.
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  2. Já algum tempo que estou ensaiando para escrever este relato, agora meu bom amigo Caetano me cobrou, então... Em 2015 pescando no barco hotel Demeni, ao chegar de uma cansativa pescaria de açus , galera reunida no restaurante contando as historia do dia de pesca mais que movimentado chegou aos meus ouvidos a historia do vídeo a seguir. Meus bons amigos e grandes pescadores Serginho e Caetano se aproximaram e contaram a façanha do dia... pqp e que façanha. Tinham capturado um açu gigante, com 10 Kgs que estourou a linha e pasmem... acharam a linha boiando na agua e tiraram o gigante na unha. Um verdadeiro trabalho em equipe. O historia tinha tudo pra se perder, se não fosse um pequeno detalhe. O amigo estava com uma GOPRO e pior, fizeram o backup no meu notebook ! Enfim, vejam o vídeo que massa. Espero que gostem.
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  3. Relato breve sobre pescaria realizada na Estacia Ze Tacca. https://www.facebook.com/fernando.tacca.790?fref=ts , https://www.facebook.com/Pousada-Estancia-Ze-Tacca-956540521038072/, http://estanciazetacca.wix.com/index Pescaria marcada para sábado e domingo eu junto com Meu Pai (Zé Augusto)chegamos a pousada na sexta a noite e começamos a pescar no sábado. Sábado de manha depois do café, conhecemos o guia e barco na água pra começarmos a trabalhar a isca, chegando ao local perguntei ao guia FAbio qual isca deveria começar,ele me disse so ta saindo na zara superfície, não sou muito fam de trabalhar zara tanto que so tenho uma zig zarinha Nelson Nakamura na minha caixa, eu e meu pai iniciamos de meia água, piloteiro na primeira zarada da zara 110 dele estoura um baita azulão, seguimos tentando na meia água porem pouca produtividade e o nosso Guia peixe demora sair mas so estava pegando azulão depois de insistirmos na meia aguai saiu uns azulão , ai troquei para zara , so entrava monstro na zara o guia falou joga ali entre as 2 arvores La foi meu arremeço trabalho de isca e estouro na isca , so que estourou foi meu líder de 0,52 vexter , não vi nem a cara do peixe, saiu azulão de ate 60 cm, todos na zara , segundo dia se repetio vento pra enxer o saco muito trabalho pescando com a isca zara do meu pai e estourou na linha era grande correu pra galhada e ai sem chance líder estou novamente , resultado perdi as 2 unicas zaras nossa kkkk depois de muita insistência saiu alguns na meia água mais os grandes todos na superfície Abraços segue algumas fotos, soltamos todos exemplares que pegamos levamos so 2 por que charutou na guelra ai não tem chance de sobreviver. Pousada top guias top comida simples e boa, pesqueiros próximo a paousada evitando longo deslocamento VID_20170311_174850393.mp4 VID_20170312_095216698.mp4
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  4. Esta pronto o Marfim, só falta chegar
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  5. Pescaria de sabado e domingo .momentos inesqueciveis ,dias top . 61 cm de muita emoção .
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  6. Estive lá a alguns dias atrás conversando com amigos,mas nem pesquei.Mas é aquilo mesmo que te disse,tem bastante gente pescando de ceva,e peixe ta saindo,mas tem que insistir bastante,acertar o ponto e principalmente a isca.Leve um pouco de tudo,milho cozido,minhoca,massa e principalmente massa amarela e se encontrar,carangueijo. Um bom trato também é importante,mas geralmente tem nessas pousadas pra vender.De uma ligada antes. A maioria dos peixes são piaus 3 pintas,mas vira e mexe sai alguma piapara,piauçu e pacu-caranha. Em Colombia,a situação é a mesma,com a diferença de estar saindo umas boas corvinas.Em ambos as cidades da pra se pescar di boa,sem medo de assaltos. Abço!
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  7. Mais uma pescaria top meu amigo, esta @Jefferson Guia Tres Marias não é mole não acerta mesmo. Mais uma vez parabéns.
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  8. Espero o review da New Sole... pq a antiga já era muito boa! E acho pouco provável @eduardo chedid que a Maruri tenha feito melhor nesse perfil proposto!
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  9. @Lúcio Rezende Ferreira....é isso aí. Apenas pra ajudar a turma q nos lê a entender o q é a medida do PAD e o GAP, aqui vai a imagem. Ajustar a altura do jack é tão, ou mais complicado, que ajustar a altura do trim. Quando falamos que não compensa instalar jack em cascos de alumínio, isso se deve, na maioria dos casos, pelo elevado custo do jackplate em relação a casco. Hj um jack de 6" mecânico de boa marca custa na faixa dos R$ 2.000,00, sendo que um 14" hidráulico sai perto dos R$ 10.000,00. Além disso, os ganhos de desempenho podem não ser tão expressivos. No q se refere a cavalgada, puts, testei uma vez num Pantanáutica de 5.5m, com motor 90hp Etec e não adiantou nada. Além disso o espelho de popa da grande maioria dos cascos de alumínio não foram fabricados para suportar o peso e a pressão que o jack juntamente como motor. Se o dono insistir é muito provável q o espelho de popa irá rachar em algum ponto. Então, CUIDADO!!! E pra que serve um jackplate?!?! - Menor arrasto do motor da água. O jackplate irá levantar o motor na vertical...ou seja, ele irá aumentar ou diminuir o GAP (diferença de altura entre o fundo do casco e centro do eixo da hélice). E pra que eu aumentaria ou diminuiria essa medida?!?! Simples, para diminuir o arrasto da rabeta da água. Imagine vc em um barco em alta velocidade enfiando o braço dentro da água?!?! rsrsrs... A pressão seria enorme, não é mesmo?!?! A rabeta do barco também exerce esta mesma pressão, fazendo com que a velocidade diminua. Uma das funções do jackplate é diminuir este arrasto a medida em q vc vai subindo o motor da água. Assim, de forma prática, vc vai subindo o motor, subindo, subindo até q o arrasto diminua. Por consequência a velocidade final vai aumentar, assim como o giro do motor. Em contra partida, vc pode ir subindo até q a hélice entre (ou se "esconda") no espelho da popa e perca totalmente a pressão na água. Em alguns casos o piloto vai subindo tanto o motor, que a traseira do barco sai tanto da água q chega a perder a pressão (hélice com a água) fazendo com que a proa do barco toque na água e exerça uma pressão maior que a popa, fazendo o barco rodar. Isso é comumente chamando de blow-out. - Mudança do centro de gravidade (CO) do barco. O centro de gravidade ideal de uma embarcação também influencia na navegação. Se o CO está muito na frente, a proa do barco afunda e irá gerar muito arrasto. Se o CO está muito atrás, a popa enterra na água e o barco começa a cavalgar. Entendendo este princípio vc conseguirá imaginar pq existe jackplate de diversos tamanhos (maioria entre 4' e 16'). O que observei (na prática) sobre a utilização de jackplates nestes últimos anos: - Subir o motor na vertical traz enormes vantagens ao desempenho do barco. Subir o jack em apenas 1 polegada pode representar uma diferença de 2 ou 3 Km/h na velocidade final. Vale muito a pena. Isso com o barco leve (leia mais abaixo). - Sobre o tamanho do jack, pouco ou nada se alterou na performance...Mas atribuo isso ao enorme peso que transportamos em nosso barcos quando em condições de pesca. Já acelerei cascos iguais, como motores iguais, um deles com jack de 4" enquanto q o outro de 16"...e o barco com o jack menor teve melhor desempenho. E pq isso?!?!?! - Barco Leve Imagine o seguinte....Imagine o casco super leve e sem qualquer acessório ou equipamento dentro. Nada de baterias, motor elétrico, carregadores, gelo, nada....Além disso o barco está com 10 litros de combustível apenas para o teste, ok?!?! Imagine agora um motor de 250hp espetado na traseira dele e apenas um piloto magricela ao volante. Vc terá o máximo de desempenho do conjunto. Vc concorda q a medida em q for subindo o jack e trim do motor vc irá tirar o barco quase q completamente da linha da água?!?! Isso mesmo, apenas uma pequena parte da popa irá tocar na água gerando uma excelente velocidade final. Nesta situação vc pode subir o jack ao máximo q o motor dará conta - terá força - de tirar o casco da água. Vc levanta o jack e percebe na hora que o casco que está totalmente fora da água. O casco parece flutuar nesta situação. - Barco Pesado Imagine agora este mesmo barco mas com 3 pescadores de 90kg cada, 120 litros de combustível, 3 baterias de 105amp, carregadores onboard, gelo e bebida, tralhas de pesca, e etc...Vc concorda que, por mais que vc suba o trim e o jack do motor, este mesmo barco não irá sair da água da mesma forma q ele leve?!?!? Por mais que vc suba o jack, o motor não tem força pra tirar o casco da água. Vc vai dando jack e vai percebendo q o desempenho não muda (ou apenas piora)...Isso se dá pq o jack começa a subir mas não consegue tirar a popa da água, a força do motor q deveria apenas impulsionar o barco pra frente começa a se dissipar em outras direções. O melhor desempenho encontrado é com o jack lá embaixo. Nestes casos dizemos que o conjunto está muito pesado, o que representa 95% dos pescadores que estão na água com o objetivo de passar o dia fora PESCANDO. E é por isso q jacks compridos em embarcações pra pesca (muito carregados) não tem muita utilidade. Voltando a pergunta do Lúcio. Lúcio...cada barco tem um ajuste de trim e jack diferentes. Alguns conseguem navegar com o GAP negativo, ou seja, acima da linha do PAD. Em outros casos (ou na grande maioria dos casos), o GAP é positivo, ou seja, o eixo do hélice trabalha abaixo da linha do fundo do casco. Como se acha o melhor ajuste?!?!?! Resposta = TESTANDO. Se vc leu e entendeu o q expliquei acima, certamente irá saber como regular e encontrar a melhor medida do GAP do seu conjunto. Tente lá e vá postando aqui o progresso do ajuste. Vc verá como é interessante achar a melhor regulagem de uma embarcação. Qualquer dúvida vá postando aqui pra turma ir te ajudando.
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  10. Top demais @Fabrício Biguá. O barco dele e top. Um bass seria sonho para mim. Quem sabe. abracos
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  11. @João Neto...vlw meu amigo. Certamente iremos conhecer a Pousada Martins.. @Rafael Junqueira...vlw meu amigo. E saiba q está pronto para colocarmos na água. Na hora q precisar, tá na sua mão. @Eduardo Nardin...Obrigado. Realmente tudo caro. O problema é q os acessórios q vão nestes barcos são os mesmos utilizados em super lanchas. Além disso, tem muita coisa importada...aí já viu, né!??! A Dilma sempre dando um jeitinho de taxar tudo entre 60% e 200%. Mas não desista do seu barco...Sempre q puder, coloque o bicho na água. E carreta é um dos itens mais importante do conjunto. Já vi muito mais acidente fora da água - na rodovia/estrada de chão - q navegando...rsrs. @Elias Machado ...obrigado meu amigo. @Rodrigo Coutinho...obrigado pelas palavras. E bom demais saber q entendeu a minha intenção em compartilhar as informações do nosso conjunto. Quanto a escolha do barco, show de bola....mas precisando de alguma dica, é só me mandar uma MP q te dou dicas de A a Z pra vc. Já ajudei turma a montar uns 30 barcos e, aos poucos, vamos conhecendo o melhor "caminho das pedras". Atenção redobrada na escolha de tudo para que depois vc precise trocar. Ah, e bom demais saber que o @Marcelo Pupim já tá de olho no seu conjunto...rsr Vlw turma...
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  12. Rodrigo tô na fila para comprar seu barco kkkkk
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