Ir para conteúdo
Daniel Rochiti

Ajuda!!! Helice Mercury 40hp...Motor não atinge o giro!

Posts Recomendados

Gostaria de saber qual o tamanho original do Helice 40 hp mercury?

Estou com um problema, como nao entendo nada de helice ainda, o meu barco que adquiri faz uns dois meses esta andando 28/29 milhas e marcando 4000rpm nao sai disso. Conversei com um mecanico e ele disse que precisaria trocar o helice por um menor. Acontece que a unica marcacao que eu encontrei no meu helice foi essa 12.5.......ele me disse que era para ter mais alguma marcaçao.

O meu conjunto é um savage 5013 40hp.

obrigado, Daniel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber qual o tamanho original do Helice 40 hp mercury?

Estarei no paraguai amanha e nao sei qual comprar, e tem um problema tambem, como nao entendo nada de helice ainda o meu barco que adquiri faz uns dois meses esta andando 28/29 milhas e marcando 4000rpm nao sai disso. Conversei com um mecanico e ele disse que precisaria trocar o helice por um menor. Acontece que a unica marcacao que eu encontrei no meu helice foi essa 12.5.......ele me disse que era para ter mais alguma marcaçao. Estou na duvida se compro o helice ou espero para o mecanico dar uma olhada.

o meu conjunto é um savage 5013 40hp.

obrigado, Daniel

Daniel, se for o 40 Sea Pro e está marcando 12.5, é passo 12 e meio, mas estranho ele dar somente 4000 rpm, ele tem de atingir de 5300 a 5700 rpm, só com 4000 rpm ela não anda nada e gasta muito, geralmente os 40 seapro vem com passo 14, e a rotação fica entre 4500 a 4900 rpm. Se com 12.1/2 ele só chega a 4000rpm e 29 milhas (no gps?), pode passar para o passo 12 ou até mesmo 11, ele tem de atingir a maxima de 5700 com peso da embarcação em 60% (de carga nominal). Se for comprar helice nacional, a melhor que temos é a Sorabo, não tem outra igual em resistencia e desempenho ::tudo:: , falo por experiencia.

Espero ter ajudado, qualquer coisa estou a disposição por e-mail ou fone, 63 8467-3008 (este me acha a qqr hr), ou 63 3215-1577.

Abraços

Fernando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PAsso de hélice não tem fracionamento. 12,5 é o diametro.

Hélice para motores médios são da Sorabo, costuma ser a 10.1/4 x 14.

Esses motores não vem com hélice original Mercury BlackMAx.

A sua hélice não tem problema algum. A velocidade que vc relatou é a normal para este casco e este motor.

O seu rpm está indo só até 4.000 rpm porque o conta gíros está lendo errado, provavelmente vc deva retirá-lo e colocar na opção de motorização certa.

Isso aconteceu comigo exatamente da forma que vc está falando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Daniel, sobre o tamanho do hélice, infelizmente não posso ajudar, pois não sei! rsrsr

Mas já considerou a possibilidade de o seu conta giros estar errado?

Digo isso pelo seguinte:

Também tenho um motor mercury 40hp, partida manual, ano 2011 (40hp M). Está montado em um casco brasuka 500 (5m comprimento, boca de 1,40). Mais estreito que o seu.

A velocidade máxima que eu conseguia nele era de 48-49km/h (~30 milhas). Não passava de 5100rpm (como disseram, o máximo é para ficar entre 5300 a 5700).

Após a primeira revisão na autorizada, o mecânico informou-me que de fato ele vem limitado a 80% da potência máxima (não sei explicar "onde" é a limitação, pois não entendo disso). O que serve como medida de proteção ao motor. Assim, após ter sido devidamente amaciado, peças assentadas, lubrificadas, o ajuste é feito e então o motor alcança seu máximo desempenho.

Após isso, ele passou a atingir 54km/h (~33 milhas) e 5400rpm. Outros colegas que possuem o mesmo motor no mesmo tipo de barco relatam velocidades máximas parecidas.

Assim, seu barco com 29 milhas parece estar próximo ao limite, considerando o motor zero bala (mas posso estar dizendo bobagens, pois não conheço seu casco). Digo isso em relação a outros cascos parecidos. E isso, com apenas 4000rpm!?

Abraços e boa sorte com o barcão!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

4000 RPM tá errado, a velocidade tbm não deve ser levada em consideração.

Teste pelo GPS, até de celular serve.

Se for essa velocidade mesmo, pode ser erro do conta giros.

Observe em qual posição está.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tive 2 Big Fish 5014 Console com Mercury 40hp e lhe garanto que se a velocidade alcançada esta por volta da 30 milhas, pode verificar o conta giros que ele deve estar marcando errado. Esse conjunto não faz muito mais que isso, mesmo em condições ideais.

O hélice original é de passo 14 e no meu usava um hélice passo 13.

No fundo do aparelho tem uma chave numerada, se eu não me engano para este motor a chave deve estar apontando para o número 3 mas verifique com o fabricante do conta giros.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu 40HP manual sem a revisão ainda, está com 11 horas . Com 2 pessoas no barco ( brasula new 500 +- 170 kg) chegou a 52,5 KMH ( GPS) , vou mandar para revisão no ano que vem. Mas minha marcação está correta pois comprei o horimetro para motor 2 tempos, e está entre 5400 rpm a 5600 rpm depende do peso do barco. 4000 RPM fica +- 42 KMH.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelas dicas e comentarios.

estava pesquisando na internet para achar a posição correta da chave do tacometro, e achei nesse link http://www.mercurymarine.com.br/literat ... -ELO_b.pdf o manual em portugues do MERCURY 40HP. Nele esta falando para ajustar a chave seletora do tacometro na posição 6P.

Eu até tinha mudado o meu para a posicao 3 como tinha dito o Walter, mais nem cheguei a testar ainda vou muda-lo para a posicao 6P e testar para ver quanto chega o giro do motor. Acho que nao tem problema mudar essa chave e testar né????? alguem sabe me dizer se pode acontecer alguma coisa?????

Depois que fizer esses testes posto aqui o resultado da velocidade, giro, consumo........e as fotos tambem neh.....

abraço.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Testes feitos......

Velocidade: 49Km/h (Garmim Montana 650) - 3 pescadores, 28 litros de gasolina, tralha + caixa de gelo.

Consumo: Aceleração maxima. 2h48min com 25 litros, ou seja 10 litros hora

Tacometro: Esta lendo errado, antes de mudar a posição da chave chegava nos 4000RPM, depois que mudei não sai dos 2000RPM.......

Ajustes a serem feitos - Consertar o tacometro (se é que tem conserto) e comprar um helice novo e deixar o que estou usando de reserva.

Mais ainda estou na duvida em relaçao ao helice, será que devo comprar o mesmo que esta no meu barco ou devo mudar o tamanho?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de comprar outro hélice, arrume algum emprestado para teste.

Já verificou a altura do motor? Pode estar muito baixo.

O meu tacômetro era original Mercury (indicado para uso na posição 6) mas a que apresentou uma leitura mais coerente foi na 3. Faça um teste.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ajustes feitos............

O meu Tacômetro estava lendo errado mesmo.......troquei ele e também comprei outro hélice......

Aposição da chave é realmente a que o Valter falou.....posição 3

Hélice de passo 14

Velocidade: 02 pescadores + tralha + combustível = 49 km/h 5500RPM / Sozinho chegou a 51km/h.....

Fiz um vídeo dele navegando....... viewtopic.php?f=120&t=32534

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola boa tarde a todos, antes mesmo de me apresentar, gostaria de ter uma ideia sobre esta questão do Tacômetro.

Acabo de comprar minha primeira lancha uma Marujo 550 clx com motor Mercury 40hp-eo 2t (2016) ambos novos em folha . Esse barco não pesa mais que 200 kgs, notei que na aceleração máxima esta chegando a 3 mil giros e a 25milhas de velocidade final com hélice passo 14 ( original), acredito eu q seja pouco, pois estava meu pai e eu ( peso pena rsrs) eu peso 72 e meu pai coitado, de frente parece estar de lado, enfim,  e 25 litros de gasolina (tanque cheio) mais alguma traia, bem pouca, diga-se de passagem, e caixa de gelo.

Insisti na Náutica onde comprei, q tem alguma coisa errada, e os mesmos insistem em dizer q esta certo !!! e que 5700rpm eh a  limitação do motor...Obviamente eu não estou engolindo isso, pq a diferença eh gritante, quase 50% a menos e não faz sentido algum, me fazendo descartar as hipóteses de ser Helice, altura do motor com relação ao fundo do casco( esta correto) o trin esta quase no último estágio ( forçando para empinar o bico) e me deixando crer que como nosso amigo, teve um problema semelhante, ser mesmo o TACÔMETRO. Sei que tem um botão atrás do Tacômetro e esta na posição 6P, como foi citado anteriormente tem outras indicações como 8P, 3C juntamente com 3C tem 6C. Para mudar esse botão, eh preciso alterar a ligação dos fios ? ou eu posso fazer o teste eu mesmo apenas mudando ele de posição?  Aguardo a posição dos amigos, para que possa ficar menos estressado, pq eles insistirem em falar q esta certo essa rotação...pelo amor de Deus viu...Abraço a todos !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

marujo 550 com um 40hp dando 25mph (40kmh), tá é muito bom! é um barco de hidrica questionável, pesado, comando a distancia, com 1 1/2 pessoa , caixa de gelo, tralha , etc ...  a questao do rpm certamente é erro do tacometro, como vc mencionou tem outras posicoes.

 

se ele tivesse a 3 mil rpm de fato, vc deveria estar na metade ou menos dessa velocidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Astra não sei não, o Marujo dos barcos de aluminio que conheço é o mais veloz disparado .  Primeira coisa 3mil rpm em aceleração máxima é muito pouco, vc nota que o motor tá girando assim  baixo só de escutar?  Pode ser erro de tacometro.  Outro fato o motor tá com mistura dobrada amaciando?    Um Marujo CLX 500 com Mercury Seapro atinje 30 milhas leve. Esse barco é pra atingir 30 milhas fácil, não muito mais que isso tb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha só o exemplo do Barco do Daniel, criador do tópico que é um Savage  500  console, um barco mais "lento" que o Marujo, um barco estilo o Marfim com 1.68m de boca , 64 cm de borda e 165kg  , se no dele atinge 28 29 milhas no Marujo que tem uma boca menor 1.5m , 56cm de borda e com mesmo peso por ser 550 e não 500 era pra atingir 30 milhas e dependendo do acerto de helice até mais, pessoal da css muito depreparado e sem respeito ao cliente que compra um conjunto que deve custar uns R$25mil.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos, Guto, sinto que ele poderia dar mais motor sim, eh um motor mt silencioso e não tenho tanta experiencia com este motor, pois eu tinha um 15 Super, mas a grosso modo posso dizer que ele não esta gritando, sinto que falta um pouco mais de motor motor. Digamos assim, que ele esta dando com ctz mais que 3 mil giros, mas tbm não esta chegando a 5500 que seja, entendeu? O Conjunto  saiu por R$ 33 Mil com carreta, e estou sendo mal tratado desde o começo, pois de "30 dias" o prazo de entrega a lancha montada demorou mais de 75 dias...Ja me estressei mt com esse problema. Fiz visitas e liguei em algumas Náuticas Mercury e Yamaha, ambos dizem q pelo menos 30 milhas deveria estar chegando. Pensei em colocar o Hélice com passo menor tipo a 13 por ex, mas provavelmente ela ganhara giro e perdera velocidade final. Bom, eu vou num Lago aqui em Londrina msm no sábado fazer o teste do tacômetro, eu mesmo mudei a posição e coloquei na posição 3, vamos ver o que vai dar a lancha estava com a chave geral desligada quando fiz a mudança, sendo leigo no assunto se precisar mudar novamente desligarei pelo menos a chave da ignição para fazer a mudança, para evitar qualquer problema. Quanto citado pelo amigo anteriormente se ele deve estar com a mistura mais "gorda" eu não sei...não teria problema se eles me avisassem, pelo menos a dúvida estaria sanada, se eles não falam, eh pq provavelmente não seja isso...em nenhum momento me disseram isso, e sem mentira nenhuma, ja cogitei eles e indaguei pelo menos umas 5 vzs ja, eles simplesmente falam, ESTA NORMAL, EH ISSO MESMO Q ESSE MOTOR CHEGA e ainda por cima, insinua que estou criando problemas, eh mole ou querem mais ??  A NAUTICA PARANÁ aqui em Londrina esta me tratando assim, e tento falar com eles " pisando em ovos" para não dar motivos e piorarem minha situação por gosto...ja estou esperando de td deles se eu for contar td que ja falaram e ja fizeram nesse meio tempo, vou fescrever um livro então... Bem pessoal, eu sinceramente não sei o que faço, vou fazer este teste e depois conto o resultado, agradeço a todos a força ! Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vcs estao esquecendo que o motor ainda esta amaciando, o marujo é um barco que tem o bico muito curto. 

 

5 mph a mais acho dificil ele chegar depois de amaciado, mas umas 27 a 28 mph é bem possivel. Yamaha 40 depois de amaciado anda mais solto.

 

mas tente levar em algum mecanico, verificar regulagem, se a borboleta esta abrindo mesmo...

 

agora pós venda nessa area é risível, são pouquíssimos relatos de gente contente. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×