Bruno Rodrigo Nogueira Postado ontem às 14:36 Denunciar Compartilhar Postado ontem às 14:36 Resolvi criar esse tópico para ver se as diversas opiniões vão ao encontro da minha. Primeiro quero deixar bem claro que "pescaria" p mim é muito mais amplo do que simplesmente " pegar peixe". E por esse motivo o tópico não é " O CUSTO BENEFÍCIO DE UMA PESCARIA NA AMAZÔNIA"! Segundo, é que tenho verdadeira paixão por aquele lugar, e pretendo pescar naquela região enquanto Deus permitir! A questão é a seguinte: Em se tratando de Rio Negro, está impossível fazer uma pescaria com menos de R$ 15 mil ( somando pacote, aéreo, hotel, taxa ambiental, etc). Nos rios exclusivos, esse valor passa muito dos R$ 20 mil( isso na atual temporada). Então, ando me questionando se o custo benefício de se "pegar peixe" na amazônia compensa?( novamente deixando claro que "pegar peixe" é muito inferior a "pescar" p mim!) Já fui inúmeras vezes na amazônia, "pegando quantidade absurda de peixe", mas também já fui pegando apenas 3 peixes na semana inteira! Outros destinos( tenho ido pouco) tem me apresentado melhor resultado em quantidade de peixe do que a amazônia, levando ainda em consideração um custo financeiro e deslocamento muito menor. Então para concluir, será que a amazônia compensa para aquele que vair exclusivamente atrás do peixe? GustavoGRL reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado ontem às 15:35 Denunciar Compartilhar Postado ontem às 15:35 Excelente abordagem, Bruno... A única contribuição q poderia dar na pergunta é a de que o custo x benefício de cada um de nós é relativo....rsrs Hj, pra mim, está bastante puxado o valor (mesmo sabendo q os custos da operação são altíssimos). Antigamente o pescador q investia na AM tinha a "bênção da ignorância", onde ele só sabia que um repiquete estragaria a pescaria dele depois de 2 dias pescando. Hj, com a velocidade das comunicações ele já sabe q não terá uma pescaria boa semanas antes de ir, ou seja, sofrerá por 3 semanas seguidas se o espírito dele estiver focado apenas no peixe. Nós, pescadores esportivos, estamos cada vez mais frescos .... antes era Skol, barraca e cagar no mato....Hj é Chef com estrela Michellin na praia...ou seja, vai encarecer tudo mesmo...Rios exclusivos (o q é compreensível, mas q atinge principalmente a classe média pra baixo)... resumindo, a cada dia o meu custo x benefício na AM está pendendo pro: está ficando caro demais pra mim. Então, continue mantendo a sua paixão...Estar lá não tem preço, ou seja, não há custo x benefício q pague.. Aproveite... Renato Barreto reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Adalberto Magrao Postado ontem às 15:48 Denunciar Compartilhar Postado ontem às 15:48 Fala Parceiro @Bruno Rodrigo Nogueira....para mim que sou aposentado esta ficando cada vez mais inviavel. Estou queimando as economias que fiz ao longo dos anos para Ir Pescar Na Amazonia . Fazem 5 anos que vou por minha conta ..fazendo Bate volta de Barcelos e agora na Pousada Paca Açu do Amigo Izaias. Mesmo assim com passagem e transfer não sai por menos de 10 k. Nossa turma que antigamente iamos em 10 ..12 pessoas agora é reduzido em 4 ou 2. Esta muito dificil Para 2027 estou planejando ir para Rio Manso. Sei que não é Amazonia mas pelo menos continuo pescando 2 a 3 x por ano. Fica na paz. Grande abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edmar Alves Postado ontem às 18:09 Denunciar Compartilhar Postado ontem às 18:09 3 horas atrás, Bruno Rodrigo Nogueira disse: a amazônia compensa para aquele que vair exclusivamente atrás do peixe Na minha visão tenho o sentimento que: Respondendo especificamente a essa pesgunta, NÃO, a amazônia não compensa para aquele que vai exclusivamente atrás de peixe, mas SIM por todo o resto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Rochinha Postado ontem às 18:50 Denunciar Compartilhar Postado ontem às 18:50 Minha opinião: Só vale a pena pra quem é endinheirado e muito,mas muito apaixonado pelo tucunaré açu. Pois se tratarmos a questão somente CUSTOxBENEFÍCIO PRA PEGAR PEIXE,existem regiões na Amazônia onde se pega peixe com muito mais facilidade do que o tucunaré do rio Negro,e em alguns locais,ainda gastando menos dinheiro que no rio Negro. Pelo menos pra pessoas com renda igual a minha,não vale a pena ir até o rio Negro pra tentar PEGAR PEIXE.Não vale mesmo! Agora se a questão for CUSTOxBENEFÍCIO PRA SE CURTIR UMA SEMANA DE PESCARIA,aí fica muito mais fácil de resolver...É só levar em consideração o gosto que cada um tem por determinado lugar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado ontem às 19:26 Denunciar Compartilhar Postado ontem às 19:26 Também vou me manifestar ! Existem locais de pescaria que mesmo sediados numa mesma bacia, são bastante diferentes entre si. Já foi dito, mas não custa repetir, que frequentar o rio Negro é coisa para quem precisa desfrutar de um período nessa região e pode pagar... A grande dificuldade é "se satisfazer" com aquilo que imaginou encontrar, com outros "bônus" que vem junto do pacote... Importante se ter em mente, que é possível encontrar "ofertas" mais próximas ao que se deseja pagar, MAS é preciso exercer a "renúncia"... Estar disposto a não ter AC, cerveja meio fria, bote sem confiança de funcionamento, desconhecimento dos piloteiros, e por aí segue... Pegar o peixe precisa estar incluído dentro do contexto de "usufruir os dias de pesca", e não pensar hipocritamente que "nem precisa peixe"... Em se tratando da bacia Amazônica, acredito ser difícil superar essa ambiência, mesmo que as matas inspirem pouca participação. Parar numa praia de areias brancas e desfrutar de um assado (pode ser de carne, mas o de peixe combina melhor) é algo mágico. Montar e/ou participar de um grupo de amigos nesse período de "isolamento" e compartilhamento de amizades é sempre especial ! Claro que existem inúmeros outros cenários a serem desfrutados, outros rios, afluentes e até mesmo igarapés, e essas recomendações não são exclusivas do (para) o rio Negro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LucaoCR Postado ontem às 19:28 Denunciar Compartilhar Postado ontem às 19:28 Eu concordo que tá ficando cada vez mais caro e algumas operações estão com preços proibitivos. Temporada extremamente promissora e nas últimas semanas vi operações grandes oferecendo quantidade grande de vagas para setembro e outubro, teve até uma com desconto de 20%. Tenho a impressão que subiram demais os preços e pode haver uma bolha. Enquanto eu conseguir uma boa operação entre 15 a 20 mil reais, devo seguir indo, talvez não todo ano. Esse ano estou indo em uma operação muito bem conceituada, pousando de hidro direto lá pra cima no Caurés e pagamos 17 mil por cabeça picado em 13 boletos. Pra temporada que vem eles já devem aumentar para 19-20 mil. Eu não vou simplesmente pelo peixe, apesar de ser o foco principal e de eu ser o primeiro a sair de manhã e um dos últimos a voltar no fim do dia. Eu valorizo demais estar em um grande grupo de amigos, tomar várias, fazer uma boa fumaça, jogar conversa fora, churrasco na beira do rio, entre outras coisas. É premissa do nosso grupo fechar todas as vagas da semana, seja em operações de 8, 16 ou 20 lugares. Por enquanto tem dado certo, mas pra isso a gente meio que fundiu 3 grupos distintos e sempre levamos uns calouros. Te falar que muitas vezes fica gente de fora e tem gente que vai sem nunca ter pescado na vida, alguns chegam lá e pescam 100% do tempo, outros pescam um pouco e curtem o resto do tempo, tem gosto pra tudo, rs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Joao Paulo ML Postado ontem às 20:30 Denunciar Compartilhar Postado ontem às 20:30 fala meus amigos! Resumo de como me sinto em relação a isso Tive frustração em Barcelos ano passado pela baixíssima produtividade. E adoro aquele lugar. Já SIRN e Itapará tenho muita vontade mas acho caro demais. Assim, avaliando exclusividade de trecho, boa estrutura e serviços e possível produtividade, estão no meu radar operações cujos valores estão entre um e outro acima, como Xeruini o qual vou este ano, Jufaris o qual vou ano que vem (ambos nas porções intermediárias) e Água Boa. E pescarias de diversidade pela produtividade e diversão garantida, como Rio Cururu. Abç Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Martins Postado ontem às 20:45 Denunciar Compartilhar Postado ontem às 20:45 1 hora atrás, LucaoCR disse: Eu concordo que tá ficando cada vez mais caro e algumas operações estão com preços proibitivos. Temporada extremamente promissora e nas últimas semanas vi operações grandes oferecendo quantidade grande de vagas para setembro e outubro, teve até uma com desconto de 20%. Tenho a impressão que subiram demais os preços e pode haver uma bolha. Enquanto eu conseguir uma boa operação entre 15 a 20 mil reais, devo seguir indo, talvez não todo ano. Esse ano estou indo em uma operação muito bem conceituada, pousando de hidro direto lá pra cima no Caurés e pagamos 17 mil por cabeça picado em 13 boletos. Pra temporada que vem eles já devem aumentar para 19-20 mil. Eu não vou simplesmente pelo peixe, apesar de ser o foco principal e de eu ser o primeiro a sair de manhã e um dos últimos a voltar no fim do dia. Eu valorizo demais estar em um grande grupo de amigos, tomar várias, fazer uma boa fumaça, jogar conversa fora, churrasco na beira do rio, entre outras coisas. É premissa do nosso grupo fechar todas as vagas da semana, seja em operações de 8, 16 ou 20 lugares. Por enquanto tem dado certo, mas pra isso a gente meio que fundiu 3 grupos distintos e sempre levamos uns calouros. Te falar que muitas vezes fica gente de fora e tem gente que vai sem nunca ter pescado na vida, alguns chegam lá e pescam 100% do tempo, outros pescam um pouco e curtem o resto do tempo, tem gosto pra tudo, rs. Eu concordo com tudo que o amigo Lucão disse, principalmente a parte do amigos, tomar todas e inclusive uma boa fumaça. Só tenho a acrescentar que pra mim não existe nada comparado a um Açu de 20 libras pulando numa Rip de 7.25”. Dito isso, concordo que os preços estão altos e que gourmetizaram a parada, mas pretendo ir até o dia que ficar impossível. A grande verdade da vida é que não sabemos quantas vezes mais poderemos tomar um banho no rio negro. LucaoCR reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Martins Postado ontem às 20:47 Denunciar Compartilhar Postado ontem às 20:47 Somente pra completar, não existe custo benefício quando o assunto é paixão. LucaoCR reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Rodrigo Nogueira Postado 23 horas atrás Autor Denunciar Compartilhar Postado 23 horas atrás Esse foi justamente o motivo de ter criado o tópico! Acredito que estar naquele lugar é impagável, e pretendo ir até quando Deus me permitir. Pegar um açuzão não tem preço( se tratando de coração), mas será que se o bocudo estivesse disponível em outro lugar ainda iríamos pagar caro p ir na Amazônia? De verdade? E sem hipocrisia, pq obviamente vou lá por causa do peixe( mesmo retornando se não pegar nenhum). Eu iria!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado 10 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 10 horas atrás Um pitaco de alguem que nunca foi, e provavelmente não irá nos próximos meses... Apenas pelo peixe? Nao mais, ja foi sim, mas nao mais... Amazonas rareou de peixe, e tirando o acu, os mais interessantes ja se encontram fora de la, como pirarucu, tambas, cachorras e outras que foram introduzidas por aí aos montes. Particularmente eu nao iria pelo açu, meu maior desejo seriam os pirarucus, tambas e outros. Mas hoje se encontra isso com certa facilidade ate em SP. Eu gostaria de ir pela beleza, imensidão, natureza, cultura, enfim, tudo que cerca por la. Mas talvez pra isso existam pacotes mais baratos, bem mais baratos.. Pescar pra mim tem significado de estar em família, de se retirar do.ambiente profissional e urbano, de se reconectar... pra isso, basta ir no rio grande, tiete, ou qqr outro por alguns reais... Falando em poucos reais, ainda pescaria pra mim significa eu, meu filho, talvez meu pai e talvez minha esposa. Se você somar 4x $20 mil, prefiro sinceramente, fazer outras coisas ainda que ame a pesca, ha outras prioridades.... Se $100 mil nao faz nem cócegas, vai fundo, va e leve a família e curta o que conquistou. Infelizmente essa nao é realidade de 99% das famílias brasileiras... infelizmente Dito isso. Sair de casa, arriscar, pagar, matar 7 a 9 dias ou mais de férias em um passeio individual meu ao invés de por a família toda junto, simplesmente nao casa com minha vida de esposo e pai. Se fosse muito mais barato, algo palatavel tipo uns 5 a 6 mil reais, ai sim compensaria muito. Mas 20 pila pra cima nao condiz com vida em família de grande parte. Se me dessem? To indo hj eheheh Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Martins Postado 7 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 7 horas atrás (editado) 3 horas atrás, Astra-Taranis disse: Um pitaco de alguem que nunca foi, e provavelmente não irá nos próximos meses... Apenas pelo peixe? Nao mais, ja foi sim, mas nao mais... Amazonas rareou de peixe, e tirando o acu, os mais interessantes ja se encontram fora de la, como pirarucu, tambas, cachorras e outras que foram introduzidas por aí aos montes. Particularmente eu nao iria pelo açu, meu maior desejo seriam os pirarucus, tambas e outros. Mas hoje se encontra isso com certa facilidade ate em SP. Eu gostaria de ir pela beleza, imensidão, natureza, cultura, enfim, tudo que cerca por la. Mas talvez pra isso existam pacotes mais baratos, bem mais baratos.. Pescar pra mim tem significado de estar em família, de se retirar do.ambiente profissional e urbano, de se reconectar... pra isso, basta ir no rio grande, tiete, ou qqr outro por alguns reais... Falando em poucos reais, ainda pescaria pra mim significa eu, meu filho, talvez meu pai e talvez minha esposa. Se você somar 4x $20 mil, prefiro sinceramente, fazer outras coisas ainda que ame a pesca, ha outras prioridades.... Se $100 mil nao faz nem cócegas, vai fundo, va e leve a família e curta o que conquistou. Infelizmente essa nao é realidade de 99% das famílias brasileiras... infelizmente Dito isso. Sair de casa, arriscar, pagar, matar 7 a 9 dias ou mais de férias em um passeio individual meu ao invés de por a família toda junto, simplesmente nao casa com minha vida de esposo e pai. Se fosse muito mais barato, algo palatavel tipo uns 5 a 6 mil reais, ai sim compensaria muito. Mas 20 pila pra cima nao condiz com vida em família de grande parte. Se me dessem? To indo hj eheheh Amigo, se o seu interesse é tambaqui e pirarucu, seu problema é bem menor que o nosso. A região do cristalino é ilha do bananal no Araguaia tem pirarucu demaaaaais. Sem falar dos bravos azuis e dos tambaqui no Araguaia que estão aos montes. Povo tá até matando pra controlar. A verdade não é que o peixe rareou. Barcelos nunca foi lugar de se pescar pirarucu e outros peixes. Lá sempre foi destino de buscar Açu. Mesmo 15 anos atrás não se via pirarucu por lá. São muito raros. Nessa região aí do Araguaia vai achar pescaria de 5 dias por 6 mil com certa tranquilidade. Ilha do bananal já fica mais caro um pouco. E também não é bem assim que vai gastar 100mil pra 4 pessoas em Barcelos. Consigo te indicar alguns barcos hotéis bons que ainda se paga de 8 a 9 mil a semana. Contudo, eu realmente não vejo sentido de alguém que não faça questão do açu ir pra Barcelos mesmo. Editado 7 horas atrás por Guilherme Martins Olha Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.